Capitalismo e socialismo

7,444 views
7,161 views

Published on

1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
  • Muito bom! Me ajuda muito, tiro boas notas , através desses slides!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
7,444
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
113
Actions
Shares
0
Downloads
364
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Capitalismo e socialismo

  1. 1. O capitalismo e o socialismo são dois tipos de sistema sócio-econômico bastante diferentes um do outro. O início do capitalismo foi na Inglaterra, através da Revolução Industrial, é o sistema mais antigo caracteriza-se por apresentar uma economia de mercado e uma sociedade de classes. O socialismo nascido com o objetivo de derrubar o capitalismo caracteriza-se por apresentar uma economia planificada e uma sociedade sem classes. tem como os precursores Karl Marx e Friedrich Engels com a publicação do Manifesto Comunista, que explica os fatos que casaram a desigualdade social.
  2. 2. Capitalismo • “Vivemos em um mundo capitalista!”.Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono. Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas,urbanização, etc.) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo. Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e osnão-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.
  3. 3. AS CARACTERÍSTICAS DOSISTEMA CAPITALISTAEste sistema caracteriza em linhas gerais:pela propriedade privada ou particular dos meiosde produção;pelo trabalho assalariado;pelo predomínio da livre iniciativa sobre aplanificação estatal.
  4. 4. SocialismoO Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. Aidéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda
  5. 5. • Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características são: República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coréia, a República Democrática Popular Laoana e a República Socialista do Vietnã.
  6. 6. AS CARACTERÍSTICAS DOSISTEMA SOCIALISTAEste sistema caracteriza em linhas gerais:não existe propriedade privada ou particular dosmeios de produção;a economia é controlada pelo Estado com oobjetivo de promover uma distribuição justa dariqueza entre todas as pessoas da sociedade;o trabalho é pago segundo a quantidade equalidade do mesmo.
  7. 7. Cuba (socialista)• Apesar de seus fracassos, a Revolução Cubana é considerada um capítulo importante da história da América Latina, por constituir o primeiro e único Estado socialista do continente americano. Atualmente, Cuba é único país socialista do Ocidente, e um dos poucos do mundo, ao lado da China, da Coréia do Norte, do Vietnã e do Laos.
  8. 8. Vietnã• Atualmente o Vietnã é um país comunista. O sistema político é único partido (o partido comunista do Vietnã) com o objetivo:O partido líder, o estado administra e o povo é dono através o poder é Assembléia do Vietnã. De fato, até agora os representantes são membros de Assembléia ocupando 90% para cima. Os líderes do governo e de Assembléia são os antigos membros de partido e são apresentados pelo Bureau político do partido comunista do Vietnã. Segundo o Artigo 4 da Constituição Vietnamita, o Partido Comunista do Vietnã é o único partido liderado. O líder do Partido Comunista do Vietnã é um Secretário Geral que é o Senhor Nong Duc Manh.
  9. 9. China (socialista)• Durante as três décadas que se seguiram ao estabelecimento da República Popular da China (RPC), em 1949, parecia que estas palavras estariam juntas para sempre numa unidade inspiradora. A China foi forçada a sofrer a humilhação da derrota na Guerra do Ópio com a Grã-Bretanha em 1840-42 e o tratado de abertura de portos que se seguiu. O povo chinês sofreu não só sob o governo despótico do seu imperador e depois de uma série de senhores da guerra como também sob o peso esmagador do imperialismo, o qual dividiu o país em esferas de influência controladas pelo estrangeiro.
  10. 10. • Gradualmente, principiando na década de 1920, o Partido Comunista Chinês conduzido por Mao Zedong organizou a resistência popular crescente à dominação estrangeira, à exploração do país e à ditadura de Chiang Kai-shek. O triunfo da revolução sob a liderança do Partido Comunista Chinês chegou finalmente em 1949, quando o partido proclamou que poria um fim não só ao sofrimento do povo como traria um novo futuro democrático baseado na construção do socialismo.

×