Your SlideShare is downloading. ×
0
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Revolução americana   1776
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Revolução americana 1776

2,503

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,503
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. REVOLUÇÃO AMERICANA - 1776
  • 2. ANTECEDENTESColonização de povoamento (ideal de Self- Government) e política inglesa de Negligência Salutar.Influência das ideias iluministasGuerra dos Sete Anos – 1756/63  Vitória da Inglaterra sobre a França  Aumento dos impostos sobre os colonos
  • 3. FIM DA POLÍTICA DE NEGLIGÊNCIA SALUTARLei do Açúcar – 1764Lei do Selo – 1765Lei dos Alojamentos – 1765Lei do Chá - 1773  Incidente do porto de Boston  Publicação das Leis Intoleráveis pela Inglaterra - 1774
  • 4. 1° CONGRESSO DA FILADÉLFIA Realizado em 05 de setembro de 1774: repudiava as Leis Intoleráveis Indisposição da Inglaterra em atender aos desejos da colônia Conflito entre a burguesia colonial e a Metrópole. 19 de abril de 1775 – Batalha de Lexington: início da Guerra de Independência.
  • 5. 2° CONGRESSO DA FILADÉLFIA - 1775Em Maio realiza-se o 2° Congresso de FiladélfiaGeorge Washington torna-se comandante das tropas americanas
  • 6. DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS 04 de julho de 1776 surgiu a Declaração Oficial de Independência dos Estados Unidos cujo principal relator foi Thomas Jefferson. Inspirada nos ideais iluministas, defendia a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.
  • 7. GUERRAS DE INDEPENDÊNCIAPrimeira Etapa: 1775 a 1778  Período em que as tropas coloniais americanas lutaram praticamente sozinhas contras as forças inglesas.Segunda Etapa: 1778 a 1781  Período em que as tropas coloniais americanas contaram com ajuda militar e financeira dos países aliados como a França, a Espanha e Províncias Unidas (Holanda)
  • 8. 1ª CONSTITUIÇÃO: 1787  Afirmação do liberalismo e da divisão dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário como defendia Montesquieu.  Consolidação do poder político nas mãos da Burguesia. A 1ª página da Constituição dos EUA. Lê-se acima a frase: We, the people. (Nós, o povo)
  • 9. CONTRADIÇÕES DO PROCESSO EMANCIPATÓRIO No plano interno: manutenção da escravidão negra No plano externo: adoção de uma política imperialista de dominação defendendo a democracia e a "Patrulhadores de escravos", compostos liberdade mundiais majoritariamente de brancos pobres, tinham a autoridade de parar, porem suas ações revistar, torturar e até matar escravos que representavam a violassem os códigos do escravo americano. Acima, caricatura nortista dos negação destes mesmos patrulheiros capturando um escravo fugitivo, em um almanaque abolicionista. valores.
  • 10. EXPANSIONISMO TERRITORIAL Política de incentivo à imigração: Homestead Act – promoveu a marcha para o oeste (For Oest) com distribuição gratuita de terras aos estrangeiros e teve como consequência o genocídio indígena e perdas territoriais do México. Desdobramentos: População  1790: 3,9 milhões  1870: 40 milhões
  • 11. DIVERGÊNCIAS ENTRE O SUL E O NORTESul:–Economia dependente: agroexportadora e monocultora,latifundiária (plantation), sociedade escravocrata.Defendiam a permanência da escravidão e políticaprotecionista ao algodão. Eram DemocratasNorte:– Economia auto-suficiente: manufatureira, industrial ecomercial; fim da escravidão e estabelecimento da mão-de-obra livre assalariada. Defendiam a formação de ummercado interno como proteção dos produtos nacionais eincentivo à produção industrial. Eram Republicanos
  • 12. CONTROLE POLÍTICO Norte: Controle financeiro X Sul: controle político 1860: Abraham Lincoln vence as eleições ( Partido Republicano) 1861: Formação dos Estados Confederados liderados pela Carolina do Sul. Abraham Lincoln declara guerra aos estados do sul para reincorporá-los à União.
  • 13. GUERRA DE SECESSÃO: 1861 A 1865 Confederados X Nor tistas Vitória inicial dos sulistas suplantada pelo poderio bélico do nor te. 1863: Abraham Lincoln assina a lei abolindo a escravatura como medida para enfraquecer os confederados. 1863: decisiva Batalha de Gettysburg 1865: rendição definitiva do exercito confederado.
  • 14. AVANÇO CAPITALISTA NORTE AMERICANO  Após a guerra foram aprovadas leis protecionistas que beneficiaram a indústria, o setor de serviços e comercial foi reorganizado.  O sul se tornou o grande fornecedor de produtos agrícolas para o norte.  Em poucas décadas os Estados Unidos tornaram-se uma das maiores potências industriais do mundo passando a adotar uma política imperialista em relação a América Latina.

×