Revolução americana 1776

807 views

Published on

Aula planejada para os meus alunos do 2º ano Médio

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
807
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Revolução americana 1776

  1. 1. REVOLUÇÃO AMERICANA - 1776
  2. 2. ANTECEDENTESColonização de povoamento (ideal de Self- Government) e política inglesa de Negligência Salutar.Influência das ideias iluministasGuerra dos Sete Anos – 1756/63  Vitória da Inglaterra sobre a França  Aumento dos impostos sobre os colonos
  3. 3. FIM DA POLÍTICA DE NEGLIGÊNCIA SALUTAR Lei do Açúcar – 1764 Lei do Selo – 1765 Lei dos Alojamentos – 1765 Lei do Chá - 1773  Incidente do porto de Boston  Publicação das Leis Intoleráveis pela Inglaterra - 1774
  4. 4. 1° CONGRESSO DA FILADÉLFIARealizado em 05 de setembro de 1774: repudiava as Leis IntoleráveisIndisposição da Inglaterra em atender aos desejos da colôniaConflito entre a burguesia colonial e a Metrópole.19 de abril de 1775 – Batalha de Lexington: início da Guerra de Independência.
  5. 5. 2° CONGRESSO DA FILADÉLFIA - 1775Em Maio realiza-se o 2° Congresso de FiladélfiaGeorge Washington torna-se comandante das tropas americanas
  6. 6. DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS04 de julho de 1776 surgiu a Declaração Oficial de Independência dos Estados Unidos cujo principal relator foi Thomas Jefferson.Inspirada nos ideais iluministas, defendia a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.
  7. 7. GUERRAS DE INDEPENDÊNCIAPrimeira Etapa: 1775 a 1778  Período em que as tropas coloniais americanas lutaram praticamente sozinhas contras as forças inglesas.Segunda Etapa: 1778 a 1781  Período em que as tropas coloniais americanas contaram com ajuda militar e financeira dos países aliados como a França, a Espanha e Províncias Unidas (Holanda)
  8. 8. 1ª CONSTITUIÇÃO: 1787 Afirmação do liberalismo e da divisão dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário como defendia Montesquieu. Consolidação do poder político nas mãos da Burguesia. A 1ª página da Constituição dos EUA. Lê-se acima a frase: We, the people. (Nós, o povo)
  9. 9. CONTRADIÇÕES DO PROCESSO EMANCIPATÓRIONo plano interno: manutenção da escravidão negraNo plano externo: adoção de uma política imperialista de dominação defendendo a democracia e a liberdade mundiais porem suas ações "Patrulhadores de escravos", compostos representavam a negação majoritariamente de brancos pobres, tinham a autoridade de parar, destes mesmos valores. revistar, torturar e até matar escravos que violassem os códigos do escravo americano. Acima, caricatura nortista dos patrulheiros capturando um escravo fugitivo, em um almanaque abolicionista.
  10. 10. EXPANSIONISMO TERRITORIALPolítica de incentivo à imigração: Homestead Act – promoveu a marcha para o oeste (For Oest) com distribuição gratuita de terras aos estrangeiros e teve como consequência o genocídio indígena e perdas territoriais do México.Desdobramentos: População  1790: 3,9 milhões  1870: 40 milhões
  11. 11. DIVERGÊNCIAS ENTRE O SUL E O NORTESul:–Economia dependente: agroexportadora e monocultora,latifundiária (plantation), sociedade escravocrata.Defendiam a permanência da escravidão e políticaprotecionista ao algodão. Eram DemocratasNorte:– Economia auto-suficiente: manufatureira, industrial ecomercial; fim da escravidão e estabelecimento da mão-de-obra livre assalariada. Defendiam a formação de ummercado interno como proteção dos produtos nacionais eincentivo à produção industrial. Eram Republicanos
  12. 12. CONTROLE POLÍTICO Norte: Controle financeiro X Sul: controle político 1860: Abraham Lincoln vence as eleições ( Partido Republicano) 1861: Formação dos Estados Confederados liderados pela Carolina do Sul. Abraham Lincoln declara guerra aos estados do sul para reincorporá-los à União.
  13. 13. GUERRA DE SECESSÃO: 1861 A 1865 Confederados X Nortistas Vitória inicial dos sulistas suplantada pelo poderio bélico do norte. 1863: Abraham Lincoln assina a lei abolindo a escravatura como medida para enfraquecer os confederados. 1863: decisiva Batalha de Gettysburg 1865: rendição definitiva do exercito confederado.
  14. 14. AVANÇO CAPITALISTA NORTE AMERICANO Após a guerra foram aprovadas leis protecionistas que beneficiaram a indústria, o setor de serviços e comercial foi reorganizado. O sul se tornou o grande fornecedor de produtos agrícolas para o norte. Em poucas décadas os Estados Unidos tornaram-se uma das maiores potências industriais do mundo passando a adotar uma política imperialista em relação a América Latina.

×