Avaliação aluno autor

3,081 views
2,903 views

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,081
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
123
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Avaliação aluno autor

  1. 1. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor Profº Gilvano Bronzoni Junho/ 2011 Campo grande-MS Por que avaliar?
  2. 2. r Muitas vezes o estudante não conhece os métodos e instrumentos de avaliação, fica sem entender os critérios, o que não acrescenta em nada em seu aprendizado!
  3. 3. A avaliação é compreendida como uma soma de números, deixando de lado o estímulo pelo conhecimento. A maioria dos métodos de avaliação ainda são classificatórios, o que muitas vezes não interessa e nem apresenta significado para os estudantes.
  4. 4. Como cita Luckesi (1984, p. 12): " De instrumento diagnóstico para o crescimento, a avaliação passa a ser um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo [...]" . Quase sempre a autoridade da avaliação tradicional, é usada como instrumento ameaçador e para impor disciplina.
  5. 5. Dia de avaliação!!! Aprendeu ou não aprendeu? Avaliação não pode ser usada para rotular!
  6. 6. O diálogo e os combinados devem ser transparentes, pois os estudantes são ativos no processo, e estão vivendo uma realidade que lhes oferece vários instrumentos de pesquisa e aprendizado.. “ Sabe-se que quanto mais as escolas e seus professores aprenderem a utilizar recursos comuns que atinjam todos os alunos, menos se necessitará de medidas de atenção especiais-que afetem somente uma parte dos alunos...” (DURAN, 2007, P.15)
  7. 7. Avaliação deve ser contínua, depende de instrumentos, quais usar? Trabalho em grupo! Trabalho em grupo! Debates Prova escrita Músicalização Seminários Representação, encenação
  8. 8. Para formar um aluno crítico, autor e autônomo os instrumentos de avaliação devem proporcionar também oportunidade de criação, autoria e construção. Para formar alunos com perfil de autoria e autonomia, precisamos que professores acreditem que os alunos devem agir e problematizar suas ações, respondendo para si mesmo suas inquietações e perturbações.
  9. 9. Avaliação é também, relação aluno /professor!
  10. 10. Avaliação da aprendizagem ou avaliação e aprendizagem? O conhecimento não pode ser visto como pronto e acabado, estamos em construção, no processo de avaliação do aluno autor, predominam instrumentos que o incentivem a criar, problematizar e encontrar suas respostas, e não como algo que o faça repetir verdades.
  11. 11. É preciso avaliar para aprender!
  12. 12. Referências Bibliográficas : Becker, Fernnado. Educação e construção do conhecimento . Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: Melhoria do ensino ou inovação conservadora .Uniandes- LIDIE, 1999. Duran, David. Vidal,Vinyet. Aprendizagem entre iguais: da teoria à prática . Porto Alegre: Artmed, 2007 LUCKESI, C. C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo . Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 61, 1984. . OLIVEIRA, João Battisa Araújo e (org.). Gerenciando a escola eficaz: conceitos einstrumentos . Salvador – BA: Secretaria do Estado de Educação, 2000.

×