Revolução inglesa   2º. ano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Revolução inglesa 2º. ano

on

  • 17,897 views

Absolutismo inglês, Dinastias Tudor e Stuart, o processo revolucionário inglês e consequencias da revolução

Absolutismo inglês, Dinastias Tudor e Stuart, o processo revolucionário inglês e consequencias da revolução

Statistics

Views

Total Views
17,897
Views on SlideShare
17,620
Embed Views
277

Actions

Likes
3
Downloads
344
Comments
1

4 Embeds 277

http://professoraapaixonadaporhistoria.blogspot.com.br 265
http://professoraapaixonadaporhistoria.blogspot.ru 8
http://professoraapaixonadaporhistoria.blogspot.com 3
http://www.blogger.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Revolução inglesa   2º. ano Revolução inglesa 2º. ano Presentation Transcript

  • 2º. ANO – ENSINO MÉDIO Profª. – Fatima Freitas
  • DO ABSOLUTISMO ÀMONARQUIA PARLAMENTAR Dos séculos XVI até meados do século XVII, a Inglaterra foi governada por reis absolutistas. A partir daí, o absolutismo foi combatido pelo parlamento que desejava limitar o poder do rei e atender seus interesses políticos e socioeconômicos. Grupos: comerciantes, proprietários rurais que buscavam lucros com a exploração da terra, donos de manufaturas, etc.
  • A MONARQUIA ABSOLUTISTA INGLESA O absolutismo teve início com o rei Henrique VII (1485-1509), fundador da dinastia Tudor, que assumiu o trono ao final da Guerra das Duas Rosas (1455-1485) – conflito provocado por disputas pelo trono inglês entre duas famílias poderosas da nobreza, os Lancaster (rosa vermelha), e os York (rosa branca) que eram grandes proprietários de terras. A questão foi resolvida com a coroação de Henrique VIII, que tinha lanços de parentesco com as duas famílias, e com o apoio da burguesia conseguiu pacificar o país. Seus sucessores ampliaram os poderes da monarquia inglesa. Rei Henrique VII
  •  No reinado de Elizabeth I (1558-1603), o absolutismo monárquico inglês fortaleceu-se ainda mais e colaborou ativamente para o desenvolvimento do país. Nesse período teve início a expansão colonial inglesa, com a colonização da América do Norte e o apoio dos atos de pirataria contra navios espanhóis.  Elisabeth I, a rainha virgem.
  • MEDIDAS ADOTADAS PELAMONARQUIA ABSOLUTISTA Durante o século XVI, os Tudor governaram a Inglaterra de forma absoluta com o apoio da burguesia e da nobreza feudal (gentry),porque havia interesses comuns,pois a gentry e a burguesia explorava a terra com fins lucrativos. A centralização do poder político como garantia de ordem social; A uniformização das moedas,do sistema de pesos e medidas e das tarifas para facilitar o comércio; A permissão concedida aos piratas para atacar navios inimigos; O incentivo dado à expansão marítima e comercial.
  •  A Igreja Anglicana, controlada pelo Estado, também participava do jogo de interesses: mantinha nas cerimônias a forma ritual católica (liturgia, hierarquia sacerdotal, etc.) mas destacava o conteúdo calvinista. A ética calvinista era mais adequada aos valores burgueses, uma vez que estimulava o trabalho, a eficiência, a poupança e a cumulação de riquezas. A dinastia Tudor chega ao fim com a morte de Elizabeth I, sem descendentes diretos, o trono coube a seu primo Jaime, rei da Escócia, que se tornou soberano dos dois países com o título de Jaime I, iniciando assim a dinastia dos Stuart.
  • OS TUDOR´S E A CONCILIAÇÃO ENTRE AS CLASSES...VANTAGENS E/OU BENEFÍCIOS: ARISTOCRACIA• ESTABILIDADE POLÍTICA E SOCIAL.• CARGOS PÚBLICOS. NOBREZA• REFEZ SUAS POSSES COM SAQUES NO “NOVO MUNDO”. ALTA BURGUESIA• RECEBIA MONOPÓLIOS COMERCIAIS. ARTESÃOS E CAMPONESES• PRIVILÉGIOS CORPORATIVOS
  • PARLAMENTO INGLÊS FORMAÇÃO DO PARLAMENTONOBREZA X CLERO (SÉC. XIII)NOBREZA X CLERO X GRUPOS ECONÔMICOS (SÉC.XIV) EM ASCENSÃO
  • CÂMARA DOS LORDES CÂMARA DOS COMUNS (nobres) (proprietários)*ELEITOS por todas as classes sendo que oVOTO DEPENDIA DAS PROPRIEDAES E NÃODA NOBREZA
  •  Jaime I Jaime I (1603 - 1625, início da dinastia Stuart)  Anglicano.  Apoiava o rei: senhores feudais, igreja anglicana e alta burguesia.  Apoiava o parlamento: pequena e média burguesia, gentry (nobreza mercantil) e puritanos (calvinistas ingleses).  Tentou restabelecer o absolutismo e ampliar a influência do catolicismo.  Perseguições a católicos e puritanos.  Aumento de impostos.  Dissolução do parlamento (1614 – 1622).
  • Carlos I (1625 – 1649)  1628 – Petição de Direitos = restringia o poder do soberano (Parlamento)  Fecha o Parlamento, governa uma década sem chamá-lo novamente  1640 → convoca o Parlamento, precisando de fundos para lutar contra os escoceses  Entra em choque novamente, fecha (1642).  1649 → Início da guerra civil
  • PARLAMENTO DECLARA GUERRA A CARLOS I !!! PARLAMENTO SE DIVIDE... (gentry com medo de perder status social) PARTIDÁRIOS DO PARLAMENTO (gentry puritana) “cabeças redondas”
  • FASES DA REVOLUÇÃO INGLESA GUERRA CIVIL (1642-1648) REGIME REPUBLICANO (1649-1659) RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA (1660-1688) REVOLUÇÃO GLORIOSA (1688-1689)
  • Guerra Civil Inglesa ( 1642 – 1648 )  Cavaleiros  Cabeças Redondas (Rei) (Parlamento)  Presbiterianos (alta  Partidários do absolutismo, nobreza, burguesia), nobreza católicos ingleses e liberal, puritanos irlandeses. (pequena burguesia)  Oliver Cromwell (Novo  Carlos I mandou invadir o parlamento e prender os modelo de exército) principais líderes.A Guerra civil chega ao fim com a vitória do parlamento e o reiCarlos I foi preso e condenado à morte, sendo decapitado em 30de janeiro de 1649.
  • Decapitação de Carlos I em 30 de janeiro de 1649. BATALHA ENTRE AS FORÇAS DO REI E DO PARLAMENTO
  • REGIME REPUBLICANO (1649-1659) Cromwell esmagou as oposições, instalou a república e comandou o país de 1649 a 1658 (Protetorado). Principais acontecimentos: Formação da Comunidade Britânica (1651) – união da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, sob o comando de Cromwell. Decreto do Ato de Navegação (1651) – todas as mercadorias importadas ou exportadas pela Inglaterra deveriam ser transportadas em navios ingleses, favorecendo o desenvolvimento da marinha inglesa. Guerra contra a Holanda (1652-1654) – os prejuízos com o Ato de Navegação inglês, os holandeses declaram guerra à Inglaterra, mas foram derrotados e a Inglaterra torna-se a maior potência naval do mundo.
  • ATOS DE NAVEGAÇÃO
  •  Estabelecimento do título de Lorde Protetor (1653) – com esse título, seu título tornou-se vitalício e hereditário.o Em 1658, seu filho Ricardo, assumiu o poder após o falecimento, dando continuidade ao regime republicano.o Não tinha a mesma habilidade do pai, foi apelidado de “Ricardinho cai não cai” mantendo-se no poder por apenas oito meses, sendo deposto por um golpe militar em sintonia com o Parlamento.o Devido as agitações políticas, o Parlamento decidiu restaurar a monarquia restaurando a dinastia Stuart, na pessoa de Carlos II que deveria governar sob o domínio político do Parlamento.
  • RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA DINASTIA STUART (1660 – 1688):  Carlos II (1660 – 1685).  Anglicano, pró-católicos. CARLOS II  Aproximação com a França.  Parlamento cria o HABEAS CORPUS e exclui católicos de cargos.  Parlamento é novamente fechado pelo rei (1683).  Seu sucessor é seu irmão Jaime II.
  • Jaime II (1683 – 1688).  Católico e tentou restabelecer o catolicismo.  Tentativa de restabelecer o absolutismo.  Apoiado por Luís XIV (FRANÇA).  Manteve as perseguições aos puritanos (grupo majoritariamente burguês)  Surgimento de conflitos entre os grupos sociais que apoiavam o Parlamento e os que apoiavam a monarquia e desejavam o absolutismo.
  • REVOLUÇÃO GLORIOSA (1688-1689) Parlamento temeroso com a restituição do catolicismo oferece a coroa a Guilherme de Orange (holandês), casado com Maria Stuart, filha mais velha de Jaime II. Em troca, pedia o parlamento livre e a manutenção do anglicanismo.  1689: Guilherme de Orange acata ao Bill of Rights (Declaração dos Direitos).  Parlamento decidiria sobre impostos, garantia a propriedade privada, as liberdades individuais e divide o poder.  Fim do absolutismo na Inglaterra.  Burguesia assume o poder por meio do parlamento (Monarquia Parlamentar) “O rei reina, mas não governa”
  • Inglaterra, 1669Primeira monarquiaconstitucional eparlamentarista
  • OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!