Invasesbrbaraseformaodaeuropamoderna 111101132734-phpapp02

619 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
619
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Invasesbrbaraseformaodaeuropamoderna 111101132734-phpapp02

  1. 1. AS INVASÕES BÁRBARAS EA FORMAÇÃO DA EUROPA MODERNA ENSINO MÉDIO Profª. – Fatima Ap. de Freitas
  2. 2. ARMAS USADAS PELOS BÁRBAROS
  3. 3. QUEM ERAM OS BÁRBAROS? Os gregos e depois os romanos chamavam de “bárbaros” os povos que viviam além dos domínios de sua civilização e se mostravam avessos à sua cultura. Em relação a Roma, bárbaro era o povo não- submetido ao império, que falava língua diversa d latim e do grego, adotava outras regras jurídicas e um modo de vida diferente do romano.
  4. 4. PRINCIPAIS “DEFEITOS” DOSBÁRBAROS VISTOS PELA ÓTICA DO POVO ROMANO. COSTUME DE UNTAR O CABELO COM MANTEIGA RANÇOSA NÃO TOMAR BANHO CHEIRAR A ALHO E CEBOLA ROUPAS RÚSTICAS FEITAS DE PELES DE ANIMAIS
  5. 5. •VISIGODOS •OSTROGODOS •BORGUNDIOS 1 -GERMÂNICOS •FRANCOS •VANDALOS •LOMBARDOS...BÁRBAROS •TURCOS 2 -ASIÁTICOS •AVAROS •HUNOS •CITAS 3 -IRANIANOS •SARMATAS •ALANOS
  6. 6. A ENTRADA DOS GERMANOS NO IMPÉRIO ROMANO FASE DAS MIGRAÇÕES:  FASE DAS INVASÕES: A SÉCULOS III E IV PARTIR DO SÉC. V Os germanos entraram nos domínios do Império Corresponde ao romano de forma período em que os pacífica, por meio de germanos entraram no acordos com o próprio Império Romano de governo de Roma forma violenta e ajudando a proteger as brutal, fugindo de fronteiras outros povos como os hunos.
  7. 7. CARACTERÍSTICAS DOS POVOS GERMÂNICOS Predomínio da vida rural (aldeias) Assembléias de guerreiros Instabilidade política Curta duração dos reinos Propriedade coletiva → propriedade privada Economia agrária, fome constante e alto índice de mortalidade Camponeses livres → dominação de uma nobreza Comitatus (relação de fidelidade e companheirismo) Famílias patriarcais Religião politeísta = forças da natureza, Valquírias, paraíso x hell
  8. 8. CAUSAS DAS “INVASÕES BÁRBARAS” PESTES EM SUAS TERRAS NO ORIENTE GRANDES ONDAS DE FOME, FORÇANDO A BUSCA POR ALIMENTO GUERRAS ENTRE OS POVOS ASIÁTICOS, FORÇANDO A FUGA.
  9. 9. FORMAÇÂO E EXPANSÂO DO REINO FRANCO DINASTIA MEROVÍNGIA CARLOS MARTEL = prefeito do palácio, conteve o avanço ↓ dos muçulmanos na Batalha de Poitiers em 732 d.C ←Meroveu: Avô de Clóvis – fundadorda dinastia Merovíngia (século V aVIII. PEPINO O BREVE = filho de Carlos Martel. ↓ •destronou o rei Childerico III iniciando assim a DINASTIA CAROLÍNGIACLÒVIS: unificou as tribos francas epromoveu a expansão dos domínios, •Derrotou os lombardosconverteu-se ao catolicismo, (ameaçavam a igreja católica) epromovendo uma aliança com a doou os territórios conquistadosIgreja Católica. à Igreja – Patrimônio de São Pedro.
  10. 10. CARLOS MAGNO
  11. 11. CARLOS MAGNO (768-814) Filho e sucessor de Pepino o Breve. Conquistou um vasto território. Para administrar o império Carlos Magno estabeleceu normas (leis) escritas denominadas de capitulares Dividiu os territórios entre condes e marqueses como seus vassalos (beneficium). Inspetores de rei chamados de missi-dominici fiscalizavam o império
  12. 12.  Carlos Magno procurou controlar os nobres para que estes prestassem fidelidade e da prestação de serviços,principalmente militares, concedendo- lhes terras em beneficium e títulos, o que mais tarde será introduzido no sistema Feudal. O esquema funcionava assim:
  13. 13. Renascimento CarolíngioCarlos Magno estimulou as artes, as letras o que contribuiu para a preservação e a transmissão da cultura da Antiguidade Clássica.Criou escolas e no seu governo iniciou o processo de encadernação de livros.
  14. 14.  Após a morte de Carlos Magno seus sucessores não conseguiram manter o império unido por muito tempo gerando conflitos entre seus netos filhos de Luís I (Carlos, Luís e Lotário) que passam a disputar o trono, gerando uma guerra civil. No ano 843, foi assinado o Tratado de Verdun pondo fim ao conflito e dividindo o reino entre os filhos de Luís I, acompanhada de independência e autonomia dos administradores locais.
  15. 15. Invasões dos séculos IX e X Leste – húngaros Norte – Vikings (escadinavos) Sul – muçulmanos (Península Itálica e Ibérica) A falta de segurança enfraqueceu o comércio e a população buscou refúgio no campo. Enfraquecimento do poder central dos antigos reinos germânicos. Transformações do modo de vida caracterizando o Feudalismo.
  16. 16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS História Global - Gilberto Cotrim História Novo Olhar – Marco Pellegrini Imagens: Historianet, Wikipédia. Sugestões de filmes Átila, rei dos hunos. Vikings.

×