Revista cultura cajueirense
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Revista cultura cajueirense

on

  • 1,096 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,096
Views on SlideShare
1,044
Embed Views
52

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

3 Embeds 52

http://escolacajueiro.blogspot.com.br 42
http://escolacajueiro.blogspot.com 9
http://escolacajueiro.blogspot.pt 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Revista cultura cajueirense Revista cultura cajueirense Presentation Transcript

    • CONTO MARAVILHOSO Você conhece algumas histórias que têm sido contadas há muitos anos. São histórias que permanecem através dos tempos, porque são contadas e recontadas de geração a geração. Estamos falando do que a teoria literária denomina de contos maravilhosos. Esses contos continuam entre nós até hojeREVISTA CULTURAL CAJUEIRENSE encantando nossas crianças, são contos de fadas, bruxas ou de outros seres que nas histórias são capazes de praticar magias, bruxaria e poderes sobrenaturais. Ao desempenhar um trabalho de conto e reconto e de resgate literária pude perceber que os alunos de 5ª a 8ª série são fascinados por esse tipo deEscola Mun. Ens. Fund. Cajueiro – 1ª edição; maio de história, visto que a idéia a priori era catalogar história não registrada, construir um acervo histórico local, porém os alunos se envolveram de forma tão prazerosa2011 nos contos maravilhosos, trazendo para o projeto uma nova cara ou fazendo dele a sua cara.PROJETO CONTO E RECONTO:Fazendo um resgate da cultura literáriacajueirense. A foto a cima é uma apresentação do conto da branca de neve, nascimento e a presença das três bruxas com sua varinha de condão. A foto ao lado retrata a Conto maravilhoso apresentação do conto de O fascínio pelos clássicos infantis CINDERELA. Esse conto é A família e as histórias na educação dos filhos muito importante para se A importância da história na educação trabalhar a bondade, a maldade, o A escola orgulho e arrogância. Precisamos Do porteiro ao vigia na integração do projeto mostrar que certos valores como História local o caráter e a dignidade devem ser Relembrando e reescrevendo histórias cultivados e preservados em Poesia nossa escola e sociedade. O Cachorro e o Jacaré, Os Educadores
    • A FAMÍLIA E AS HISTÓRIAS NA A ESCOLAEDUCAÇÃO DOS FILHOS Do porteiro ao vigia na integração do projeto Acreditamos que os enredos literários, ao saírem do planocotidiano pessoal e imergirem na trama de outras vidas, provocam oimaginário do leitor e permitem discernir o caráter benéfico oumaléfico de certas atitudes. Com isso, o conteúdo da leitura étransformado em vivência pessoal e contribui para o processoeducativo ao colaborar na formação da afetividade de crianças.Infelizmente devido às necessidades básicas de todo cidadão comovestir, comer e contribuir na educação dos filhos, os pais estão acada dia mais dispersos e ocupados com os afazeres diários,deixando muitas das vezes costumes tradicionais como o ato decontar história para seus filhos ficarem um pouco de lado. Pensandonessa carência didática pedagógica houve a idéia de envolver os paisnesse projeto, levando-os a contar histórias que foram contados porseus pais há muito tempo atrás, e assim seus filhos iam ouvindo eregistrando essas histórias, fazendo seu resgate. “Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Essas são as palavras mais sábias e coerente do maior educador contemporâneo de todas as épocas. A culminância do projeto foi um dia como esse em que Paulo Freire se referia, dia de integração e de participação de toda e escola, onde diretor, coordenadora pedagógica, serventes, vigias, pais, alunos e professores de todos os níveis deram-se a mão para a realização desse projeto. É desse tipo de parceria, de educação que nossa sociedade precisa. PARABÉNS ESCOLA CAJUEIRO.
    • REESCREVENDO E INVENTANDO TAREFAS EXECUTADASHISTÓRIAS E POESIAS Durante o projeto os alunos desempenharam diversas tarefas, dentre as quais cito, confecções de cartazes envolvendo o tema do projeto CONTO E RECONTO, construções de estantes, confecções de revistas com as histórias registradas e contadas por seus pais, produções da melhor poesia, além de trazer para escola pessoas para contar essas histórias. CARTAZESA aluna Kelly que cursa a 7ª série está recitando a poesia da autoriado grupo. ESTANTESGenally, 6ª serie, recitando poesiaEssa talvez foi a parte mais difícil do projeto...a hora de contar ourecontar as histórias contadas pelos seus pais, mas para mim vocêsforam mestre e fizeram seu papel com muita competência.
    • POEMA ESCOLHIDO POR TODOS OSPOESIA PROFESSORESQuero aproveitar a oportunidade e relatar nessa revista o grupo OS EDUCADORESvencedor da melhor elaboração de poesia. A este grupo de alunos da Nosso grupo é vencedor, viemos para aprender junto com os6ª série quero parabenizá-lo e dizer-lhe que fico muito honrada em professores inteligentes para no final do ano vencer. Com a professora decomunicar essa honra ao mérito. A vocês: Marília, Marlly, Daiane, Português aprendemos a escrever, com a professora de MatemáticaIvan e Géssica, meus parabéns. O poema .......... foi analisado e aprendemos a conferir, com o professor de História aprendemos avotado pela maioria dos professores. descobrir, com o professor de Ciências aprendemos a prevenir, com o professor de Ed. Ambiental aprendemos a prevenir e não poluir. Somos o grupo que viemos para vencer, na aula de Educação Física nosso corpo mexer com a bola nos pés muitos gols vamos fazer. Continuamos a dizer que na aula de Redação muitos pontos vamos fazer, acentuando as palavras que lemos para você. Na Geografia aprendemos a descobrir, com a linha do Equador nosso mapa dividir, entre Sul, Leste, Oeste, na região Norte vivemos aqui, no nosso conto feliz aprendemos a descobrir. Começamos a falar de Ensino Religioso, nosso trabalho está finalizando porque Deus foi carinhoso, pois agradecemos a ele por ser maravilhoso. Com a professora de Inglês não temos presa de aprender as palavras são difíceis, mas sabemos dizer GOOD EFERTENOM desejamos a vocêsAluna Marlly recitando a poesia. Aos demais alunos gostariam de dizer-lhes que tambémfizeram um belíssimo trabalho, suas poesias também ficaram muitoboas. Foram diversos os temas escolhidos por vocês: amor, escola,família, professores, enfim, temas reais vivenciados diariamente porvocês. A todos vocês meus sinceros parabéns e agradecimentos peloempenho e dedicação.
    • MEUS CRÉDITOS MENTORA DO PROJETO  AO DIRETOR DA ESCOLA: Luis Carlos Araujo, que se empenhou para a realização desse projeto.  A COORDENADORA PEDAGÓGIGA: Rosiete Lameira, que na minha ausência me ajudou e contribuiu na condução desse projeto. Sou uma educadora preocupada com o desenvolvimento de meus alunos, dessa forma procuro promover ações que motivam o ensino e aprendizagem, fazendo do ambiente escolar um espaço de interação e  E A TODOS OS MEUS ALUNOS, PAIS DE afetividade. Sei que diante dos muitos obstáculos que ALUNOS E FUNCIONÁRIOS EM GERAL. envolvem o trabalho do professor às vezes fica difícil e até falta motivação para fazer trabalhos como este, mas se ficarmos nos lamentando e deixando de fazermos a nossa parte, nunca teremos uma educação de qualidade. Eu desejo uma escola melhor para meus alunos, como diz Carlos Drummond de Andrade “Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.”
    • Reconhecendo o trabalho docente Paulo Freire: Verdades da Sabem qual o melhor pagamento que recebemos, enquantoprofessores? Quando somos reconhecidos por aqueles que mais nosdedicamos, NOSSOS ALUNOS. Dessa forma não poderia deixar de Profissão de Professor Ningu...agradecer a um grupo de alunos da 7ª serie (FRANCIANE, Verdades da Profissão de ProfessorKARINA, LEILA E ROSIANE) que fizeram de sua poesia umahomenagem ao meu trabalho. Poema A nossa professora prediletaFizemos esse poema com muita atenção,Dedicando a todos com muita satisfação,Na arte e na alegria de aprenderE também na educação.Na Língua Portuguesa aprendemos as coisas certas,Pois foi você que nos ensinou as palavras corretas.Quando chegou aqui achamos que não era legalMas agora temos certezaQue você é especial. “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professorQuando lhe vimos é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seusQueríamos lhe conhecer filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. IssoAgora que lhe conhecemos gostamos muito de você. nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuemVocê é simpática e muito contente sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixoPois, é esse seu jeito que faz de você prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação,Amiga e companheira da gente. grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. O projeto é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade,Quando vamos para a escola repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elasVamos com muita alegria demonstramos o compromisso com a educação que queremos. AosPois é você quem faz alegrar nosso dia. professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educarProfessora, nós sentimos muito orgulho de você, as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se aPois é com você que temos muita vontade de aprender. educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela,Por aqui temos finalizando com todo o prazer, desculpe tampouco, a sociedade muda.”Algumas falhas que transmitimos para você.
    • ESSA HISTORIA FOI CONTADA PELO SEU CRISTINO TIO DE CRÉDITOS ESPECIAIS AOS PROFESSORES EUM ALUNO,; TIAGO LOPES DOS SANTOS, DA 8ª SÉRIE (9º FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA CAJUEIROANO) DA ESCOLA CAJUEIRO. Ao centro da foto, diretor da escola, LUIS CARLOS O Jacaré e o Cachorro Era uma vez o jacaré e o cachorro, há muito tempo era o cachorroque não tinha língua e foi anunciada uma grande seca e tudo indicava quejá estava pra acontecer, o cachorro estava muito preocupado com a seca e ojacaré nem estava ligando para a seca, pois ele morava na beira dos lagos. Um dia o cachorro foi procurar o jacaré e disse: _ Jacaré me empresta sua língua para eu beber água durante a seca,já que você mora na beira do rio e não senti tanta sede. O jacaré disse: _ Ta bom só durante a seca. O jacaré na sua bondade emprestou alíngua, e até hoje o cachorro nunca devolveu a língua do jacaré. A direita, profª Mitzi de matemática, depois eu profª Iracy de Língua Portuguesa, em seguida profº e diretor Luis Carlos, posteriormente profª Néia de Língua Inglesa, profº James de Geografia, de blusa azul identificando a escola a coordenadora pedagógica, depois mãe e funcionária da escola a Marilene e a esquerda a profª Laura professora das séries iniciais. A VOCÊS O MEU MUITÍSSIMO OBRIGADO POR TEREM CONTRIBUIDO COM ESSE EVENTO.
    • CRÉDITOS ESPECIAIS A TODOS AOS MEUS ALUNOS REFERENCIAS http://pensador.uol.com.br/frase/NTI0ODYz/ Escola Cajueiro, projeto Conto e Reconto, 2011, Aurora do Pará Fonte Site: HTTP://www.bancodeescola.com/andrade.htm Fonte: http://adventure.howstuffworks.com