Your SlideShare is downloading. ×
O Mundo Multipolar   2º Mc
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

O Mundo Multipolar 2º Mc

3,352
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
3,352
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ASPECTOS DO MUNDO MULTIPOLAR
    ATIVIDADE DOS ALUNOS DO COLÉGIO JESUS CRISTO REI – 2º MC
  • 2. Frase 1
    Na atualidade algumas organizações estão sendo formadas para o surgimento de uma visão mais ampla do mundo. A mais importante e abrangente é a ONU quem tem como objetivo a manutenção da paz no mundo. Mas será que essa organização trata todos os países da mesma maneira? Com democracia?
  • 3. Comentário:
    As ONGs são formadas para que a divulgação de algum tema, seja ele ecológico, de cunho neoliberal ou de algum bem para a sociedade seja divulgado. Projetos são formados sem que haja a intervenção do governo e essa grande divulgação faz com que amplie a visão do mundo em que vivemos, pois elas (as ONGs) se espalham por todo o mundo. Entre as várias ONGs existentes, a ONU é a maior e o objetivo dessa entidade é a manutenção da paz mundial, mais os os países dessa organização não são tratados igualmente, não há democracia entre eles.
  • 4.
  • 5. FRASE: 2
    Atualmente,a ONU(ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS),e formada por 192 países membros,é responsável por discutir problemas sociais,políticos e ambientais,com órgãos especializados em diversos setores.
  • 6. COMENTÁRIO:
    A ONU foi criada,no final da Segunda Guerra Mundial com objetivo de implantar a paz no mundo.
    Essa organização possui 192 países membros que discutem o que é melhor para o mundo,no caso dos conflitos,as desigualdades,os problemas políticos e ambientais.A ONU também possui seus órgãos como:O Conselho de Segurança que tem como objetivo manter à paz e a segurança mundial,que há 15 membros,os que venceram a guerra e os que foram eleitos pela Assembleia Geral,já Asembleia Geral permite todos os países membros ao voto,junto a ela há outros órgãos como:O Acnur,UNICEF e PNUD.O Conselho econômico e social ,possui 54 membros tem o de promover movimentos sociais,culturais e econômicos,e possuem alguns órgãos como:FAO,UNESCO,OIT e a OMS.O Conselho de Tutela administra os territórios não-autônomos,O Secretariado,é eleita uma pessoa pela Assembleia Geral,que passa a ter poderes e o Tribunal Internacional de Justiça tem como objetivo julgar os problemas mundiais.
    Na ONU também possui diversos setores responsáveis com à saúde,educação,finanças e os direitos humanos.
  • 7. Imagem:
  • 8. Frase 03
    O FMI tem a função de conceder empréstimos aos países que apresentassem déficit nas suas balanças comerciais. Foi criado para conceder ajuda aos países arrasados pela Segunda Guerra Mundial.
    As decisões são tomadas a partir de critérios da maioria de votos, porem esse voto esta vinculado a um sistema de cotas de contribuição, ou seja, quem contribui mais com a instituição tem um percentual maior de voto. Os EUA é o grande articulado com 20% dos votos.
    Os planos de ajuste do FMI, exigem dos governos: cortes de gastos públicos, desvalorização cambial, liberação comercial e privatização de empresas. Tudo isso para pagar o empréstimo feito.
  • 9. Comentário
    O FMI foi criado para ajudar economicamente os países que foram destruídos no final da Segunda Guerra Mundial, também concedendo empréstimos para aqueles que tinham déficit na balança comercial.
    No fundo monetário internacional as decisão são tomadas a partir de cotas de votos, onde o maior cotista com 20% é os EUA.
    Para pagar o empréstimo os países tinham que obedecer umas regras como: cortes de gastos públicos, liberação econômica, privatização, entre outros.
  • 10.
  • 11. Frase 04
    O g-8 é formado pelos 7 países mais industrializados do mundo - Itália,França,Alemanha,Grã-Bretanha,Canadá,Estados Unidos e Japão - mais a Rússia.Entre as e]metas dos Líderes do G-8 estão,aumentar a cooperação em comércio e finanças,fortalecer a economia global,promover a paz e a democracia e evitar e resolver conflitos.
    CRÍTICAS E QUESTÕES
    Os críticos do G-8 acusam o grupo de representar os interesses de uma elite de países industrializados em detrimento das necessidades do resto do mundo.
    O G-8 também atrai críticas por ter uma visão favorável á globalização.Os últimos encontros anuais foram marcados por violentos protestos,como o de Genova,na Itália,em 2001.
    A violência provocou um reforço do cordão de segurança que separa os políticos dos manifestantes,endossando a imagem do G-8 de grupo elitista.
  • 12. Comentário da frase 4
    O G-8 é formado por 7 países,os mais ricos e industrializados do globo terrestre.Itália,Alemanha,Grã-Bretanha,Canadá,Estados Unidos,Japão,França e o oitavo elemento,a Rússia.Entre a pauta das discussões do G-8,estão assuntos como:Fortalecer a Economia global,promover a PAZ e a democracia ,além de evitar e resolver conflitos.
    Alguns críticos acusam o G-8,por representar os interesses de uma elite de países industrializados em contrapartida as necessidades dos países mais pobres do resto do mundo.
    Os últimos encontros foram marcados por violentos portestos.
  • 13.
  • 14. FRASE 05 A OMC é responsável pela organização do comercio mundial, buscando uma ampla liberação do mercado facilitando o comercio entre os países colocando os mesmos em equilíbrio e promovendo o “destravamento”.Os países pobres e emergentes diminuíram suas barreiras comerciais aceitando a entrada de produtos industrializados em seus territórios, mas já os países ricos dificultaram a entrada dos produtos agrícolas não colaborando na mesma proporção que os países pobres gerando uma certa dificuldade de conciliação de regras a serem seguidas .Assim na maioria das vezes os acordos são feitos entre dois países ou dois blocos econômicos diminuindo a probabilidade de haver sucesso nas medidas tomadas pela OMC para controlar o comercio internacional .  
  • 15. Comentário
    A OMC serviu para colocar ordem, equilíbrio e fazer um comercio internacional mais justo promovendo o enriquecimento em conjunto.
    A probabilidade de haver uma ampla liberação do comercio é pequena. Os países pobres emergentes fizeram sua parte diminuíram suas barreiras deixando que houvesse a entrada de produtos industrializados em seus territórios, já os países ricos não fizeram o mesmo, impediram a entrada de alimentos agrícolas em seu comércio, pois seus preços são mais baratos, gerando uma diferença de atitudes.
    Sendo assim o sucesso das medidas da OMC foi interrompida, não sendo assinados os acordos entre os países do mundo.
  • 16.
  • 17. FRASE 7
    A OTAN foi um símbolo da Guerra Fria, ela era controlada pelo EUA. Com o fim das guerras e dos militares , ela continuou existindo, mas sem o dever de defender todo o mundo. A OTAN atualmente atua na Europa.Existem varias organizações não-governamentais, que são chamadas de ONGs, elas existem com o dever de produzir campanhas por todo o mundo, entre elas existem a “Cruz Vermelha, CARE, Greenpeace Brasil, SOS Mata Atlântica, que é uma das maiores ONGs do Brasil, que foi feita com para proteger a Mata Atlântica.
  • 18. Comentário
    Durante a Guerra Fria, varias instituiçõess foram criadas, como a OTAN, ela atua na europa, mesmo após o fim das Guerras.
    Algumas ONGs são chamadas de organizações não-governamentais, elas produzem campanhas, como a Cruz Vermelha e Greenpeace.
    Elas ajudam a manter o mundo e ajudam também as pessoas.
  • 19. Imagens de Greenpeace e SOS Mata Atlântica:
  • 20. Frase nº 8
    Fóruns mundiais: Econômico X Social.
    Na Suíça acontece uma reunião dos chefes de estados,onde debatem e decidem o rumo da economia do mundo,focando-se sempre em países desenvolvidos,não se importando tanto com questões sociais que é o Fórum econômico mundial,onde o tema principal é o dinheiro,pensando ser o dinheiro algo vital.
    Se contrapondo a ele foi criado um outro fórum,o Fórum social que foi criado aqui no Brasil,Porto Alegre, que já se preocupa com o meio,o popular,esta proposta deu certo e hoje luta pelo oposto do fórum econômico,não dizendo que a economia é desnecessária,mais não levando ela para uma questão vital,visando mais o social,as questões do povo.
  • 21. Comentário:
    Nesta Frase se pode notar a diferença de opiniões de um lado um “grupinho” de pessoas bem sucedidas que só visam a economia,o dinheiro,o desenvolvimento deles,e o de outra minoria que luta pelo bem estar social,a sociedade,onde se preocupa com soluções,não colocando o dinheiro em primeiro lugar,acreditando que um outro mundo é possível,onde o capital não esteja em primeiro lugar.desenvolvem ações que reúnem milhares de pessoas, movimentos sociais, organizações não governamentais.
  • 22.
  • 23. Frase do Trecho 9
    A Musica Disneylândia, lançada pelos Titãs, ilustra a realidade mundial em relação a misturas de etnias. A musica exibe como há uma interação entre os povos, entre países, ou seja, descreve o processo de globalização que foi bastante discutida na década de 1990 e que até hoje é importante para interação entre os países.
  • 24. Comentário
    Na época em que os Titãs gravaram esta musica, foi uma era em que o mundo estava se interagindo, se globalizando. Esta musica retrata muito bem a era vivida em que ela foi lançada, mostrando o caldeirão e a unificação de culturas
  • 25.
  • 26. FRASE 12 A globalização nos coloca à frente de questões de tendência à padronização do consumo, como por exemplo, os jovens usam jeans, ouvem rock, vão ao Mc Donalds e, ao mesmo tempo querem se diferenciar em relação aos outros jovens e, então, passam a se organizar em “tribos”.
  • 27. COMENTÁRIO :
    Atualmente, nossas próprias contradições com relação ao mercado nos tornam objeto de consumo de grandes marcas: queremos consumir de acordo com o modismo e, ao mesmo tempo, nos classificar, seguindo nossa personalidade, em certas tribos juvenis, como skatistas, darks, punks, sarados, etc.
    Consequentemente, surge o preconceito, influenciado também pela mídia, por causa dessas diferenças; como por exemplo entre: ricos e pobres, áreas desenvolvidas x áreas subdesenvolvidas, pessoas que tem acesso a água tratada x pessoas que tem carências de recursos.
    Esses muros de globalização fazem com que fique cada vez mais difícil a imigração, legal ou ilegal.
  • 28.
  • 29. Frase 14
    O avanço tecnológico gerou um crescimento econômico diferenciado, as potências industriais tiveram direitos econômicos garantidos por religiões, organizações civis, não eram só bens materiais que eram comercializados.Foram as indústrias que criaram a necessidade de transportar matérias primas e aprimorar o processo de produção. Esse processo de aprimoramento foi que gerou grandes centros industriais.
  • 30. Comentário
    A necessidade faz com que haja o aprimoramento de novas formas de crescimento econômico e, com transformações para esse aprimoramento, religiões, organizações civis, por exemplo, acabam sendo comuns e em alguns casos indispensáveis em certas economias.
  • 31.
  • 32. Frase: 15
    Os pólos tecnológicos surgem das mais variadas fontes de desenvolvimento tecnológico em uma rede urbana, gerando produtos e bens de produção de alta tecnologia.
  • 33. Comentário:
    • Os pólos surgem através de centros de pesquisas, favorecidos pelos meios tecnológicos da cidade, como os aeroportos, redes de fibras óticas, malha rodoviária. Os pólos tecnológicos acabam por gerar produtos de tecnologia avançada, tecnologia essa, pouco vista em vários países. Esses pólos crescem em lugares que ofereçam esses centros e esse tipo de tecnologia, como os países de primeiro mundo, e através dessas tecnologias que são descobertas coisas impossíveis a percepção do homem.
  • Imagem:
  • 34. Frase 16
    Nós usamos muitos aparelhos modernos (DVD, TV a cabo, celular, filmadora, computador ... ) e virou mais uma necessidade do que um mero luxo.Isso é fruto do desenvolvimento tecnológico e de uma intensa pesquisa tecnológica. Por estar constantemente mudando as pessoas estão se adaptando e acabam sofrendo influencia desse desenvolvimento.
  • 35. Nós hoje temos muitos itens de consumo da vida moderna,e até em bairros mais humildes e favelas (onde a alimentação é um grande desafio)ter um celular ou uma televisão é mais uma necessidade do que um luxo,o que mostra um grande desenvolvimento tecnológico.Quando nós comemos uma barra de cereal ou até mesmo um biscoito,mesmo sem saber,estamos consumindo produtos de intensa pesquisa tecnológica.
  • 36.
  • 37. Frase 17
    • A nossa vida está cercada por produtos tecnológicos. Alguns deles, da linha alimentícia, são produzidos a partir da tecnologia. Como exemplo, os vários tipos de óleos vegetais. Eles são geneticamente modificados para que haja a produção e o lucro. Isso mostra como está o crescimento da tecnologia e as suas conseqüências.
  • Comentário
    O crescimento da tecnologia está muito grande. Até coisas em que menos imaginamos, ela está presente. Muitos alimentos hoje, são criados a partir da base, como por exemplo o óleo, e isso mostra como nossa vida está cercada por produtos tecnológicos.
  • 38. Imagem
  • 39. Frase 18
    O mundo subdesenvolvido pode ser considerado um dependente de tecnologia, que são geradas por grandes corporações internacionais, com o intuito de obter lucros. As consequências são tão importante e ao mesmo tempo graves.
    O setor ligado a alimentação, detém em suas mãos todo o ciclo dos alimentos principais, constituindo uma grave questão estratégica.
  • 40. Comentário
    Muitos países subdesenvolvidos são gerados por grandes corporações internacionais, que geram lucro, por isso são considerados dependentes de tecnologia. Porém isso causa consequências, boas ou más.
    O setor ligado a alimentação é o que contém todo o ciclo dos alimentos principais, com isso causa uma grave questão estratégica.
  • 41.
  • 42. Frase 19
    A dominação do comércio de alimentos afeta o meio ambiente devido ao :
    • Uso de alimentos geneticamente modificados.
    • 43. Disseminação de monoculturas pelo mundo,que acaba gerando um maior uso de defensivos agrícolas.
    A indústria farmacêutica desenvolve produtos cada vez mais caros e muitas vezes restritos,ao invés de fazer o certo ou seja prevenir doenças.
  • 44. Comentário
    O uso de alimentos geneticamente modificados afeta o ambiente e o ser humano,pois ainda não sabemos suas consequências.
    A disseminação de monoculturas acaba tornando o campo cada vez mais vulnerável ao surgimento de pragas, e aumentando o uso de defensivos,aumenta as graves consequências trazidas por eles.
    A indústria farmacêutica por sua vez, ao invés de prevenir logo as doenças,condiciona todo um ramo de pesquisa humana ao desenvolvimento de produtos cada vez mais caros e restritos.
    Isso tudo é gerado através da dominação do comércio de alimentos pelo mundo.
  • 45. Imagem Ilustrativa
    Indústria farmacêutica e comércio de alimentos.
  • 46. Frase 20
    Com um ramo movido pela busca do lucro, diversas moléstias que açoitam os países pobres não são pesquisadas, simplesmente por não terem resultado econômico. Por outro lado a medicina ligada ao sistema cardiovascular cresce cada vez mais em faturamento com cirurgias e medicamentos caros.
    Também no plano comercial, os grandes conglomerados mundiais detêm o poder em todos os setores: na medicina, na industria, na cultura, nos serviços e até mesmo nos meios de comunicações.
  • 47. Comentário
    Em alguns países mais pobres não há interesse em se investir em pesquisas sobre algumas moléstias, entre elas a malária e doença de Chagas, por exemplos. Isto acontece porque não traz resultado econômico nem lucro para qualquer setor. Já a medicina ligada ao sistema cardiovascular traz muito lucro com cirurgias e medicamentos caros, o que atrai a população gerando faturamento.
    Também é preocupante o domínio dos grandes conglomerados, que tem poder em todos os setores: na medicina, na industria, na cultura, nos serviços e até nos meios de comunicações.
  • 48.
  • 49. Frase número 22:
    A grande maioria dos meios de comunicação da atualidade está comprometida com os poderes políticos dominantes. Ou seja, ela tende a privilegiar aqueles que, de alguma forma, atende a seus interesses.
  • 50. Na maioria das vezes , os meios comunicação podem agir de maneira tendenciosa. Ou seja, favorecer os poderes políticos que estão no poder. Elas informam a notícia de um ponto de vista diferente e na maioria das vezes não percebemos, pois é feito através de mínimos detalhes. Por isso, é importante se informar sobre a mesma notícia em diferentes fontes.
  • 51.
  • 52. Frase 23
    Nos países mais poderosos as guerras não são realizadas apenas em campos de batalha, mas também nos principais meios de comunicação. A propaganda ilude as famílias e faz com que elas enviem seus filhos a guerra, para que eles sirvam ao estado de forma patriótica carregado de belos símbolos de heroísmo. A grande maioria da famílias nunca mais vê seus filhos pois a imprensa evita mostrar casos de infortúnios pessoais (milhares de recrutas feridos, mutilados e mortos).
  • 53. Comentário da frase 23
    Hoje em dia as guerras não são apenas confrontadas de forma direta, mas também de forma indireta através dos meios de comunicação. A mídia e as propagandas fazem com que diversas famílias sejam iludidas ao ponto de mandarem seus filhos para a guerra achando que estão fazendo um ato patriótico. Muitas destas famílias nunca mais vêem seus filhos pois a imprensa não mostra pessoas feridas, mutiladas e nem mortas.
  • 54.
  • 55. Frase 24
    A força militar dos EUA, que é tão temida e forte pelo fato de a sua tecnologia ser de ponta, contribui consideravelmente com a capacidade de intervenção, ou seja, o poder militar que os EUA conseguiram através da sua tecnologia militar avançada fez com que ele tivesse um poder a mais sobre os outros países, em comparação com as outras potências, assim mantendo o controle dos fluxos comerciais. Os EUA acumulam déficits comerciais, vende os preciosos títulos norte-americanos com uma grande taxa de juros, fazendo com que os outros mercados financiem os prejuízos desse país tão poderoso. Mas por ele ter essa grande força militar, ele mantém a fonte econômica de que precisa, um exemplo são os poços de petróleo do Oriente médio.
  • 56. Comentário
    Os EUA possuem um grande poder militar, que conquistaram a partir da sua alta tecnologia, e por ter tal poder são donos de tamanha influência no cenário mundial. São conhecidos como “xerifes globais”. Vendem seus títulos a preços altos e com altas taxas de juros no financiamento, fazendo com que a sua economia cresça. Os EUA mantém a fonte econômica de que precisa.
  • 57. Imagem
  • 58. Frase 25
    O domínio tecnológico sobre o mundo, que garante as economias dominantes a predominar tanto nas diversas produções, quanto no consumo e nas matérias- primas.
  • 59. Comentário da frase
    O grande poder causado pelo avanço da tecnologia sobre ao mundo, vem garantindo aos países que dominam a economia o privilégio de dominar a produção, o seu lucro, as forças militares e o consumo das matérias-primas.
    Esse domínio foi conquistado com o avanço dos produtos tecnológicos e com a criação da interne, dando mais poder aos países que tinham uma economia favorável.
  • 60.
  • 61. FRASE 26
    Um dos grandes domínios,que já tem sido questionado é a dominação da opinião. Mas de milhões de pessoas no mundo, que acreditam estar bem informadas, só que nem suspeitam que as suas opiniões e tendências foram decididas em outras instâncias. Não sabem que a opinião dominante dos principais jornais, noticiosos televisivos, daquela conhecida revista semanal de atualidade sejam, na verdade, produtos comerciais feitos sob medida para a manutenção de interesses também comerciais nas, acima de tudo, político.
  • 62. Comentário da frase
    Está minha frase, está direcionada na questão de como as
    Comunicações, que era para nos informar sobre questões
    Como: políticas, comercio, economias etc, e também dar
    pesquisas concretas e certas sobre essas questões que por
    exemplo as que eu acabei de citar, não passa de mais
    Um simples produtos de mercado, para manter a manutenção
    que o comercio impõe, mas sobre tudo aos interesses políticos.
    Fazendo com que nossas tendências e opiniões sejam
    manipulados e sendo decidida a parti dos interesses das
    grandes corporações.
  • 63.
  • 64. FRASE 27: Os grandes conglomerados mundiais
    Os grandes conglomerados mundiais, também chamados corporações transnacionais, podem ser definidos como as empresas que possuem, pelo menos, 10% da participação nos negócios em filiais localizadas em Território estrangeiro.
    Levando-se em conta essa definição, existem no mundo mias de 60 mil conglomerados mundiais, empregando mais de 54 milhões de pessoas. Essas empresas abarcam nada menos do que dois terços de todo o comercio internacional (Bens industrializados e serviços) do mundo no inicio do século XXI.
  • 65. Comentário
    Corporações transnacionais São empresas que possuem filiais em vários países, realizando uma parte significativa do seu volume de negócios no estrangeiro. A empresa-mãe cuja sede social fica situada no país de origem, controla as filiais do grupo. A sua estratégia passa pela organização da produção à escala mundial, deslocalizando determinados segmentos na perspectiva de reduzir os custos de produção, essas empresas tem grande poder no mundo e geram emprego a mais de 54 milhões de pessoas.
  • 66.
  • 67. Frase 28
    As unidades territoriais,entendendo-as como países disputam para que os grandes conglomerados,com desejo de que consiga um bom lucro.Mas muitas das vezes, as exigências feitas pelas grandes empresas ao territórios são extraordinárias, fazendo com que o negocio seja satisfatório apenas para as transnacionais, exemplo disso, a montadora Ford exigiu algumas condições:
    • Doação do terreno
    • 68. Completa infra-estrutura
    • 69. Estado ajudar na construção
    • 70. Isenção Fiscal
  • Comentário
    Entendi que, os países disputam o domínio de transnacionais em seu território com finalidade de obter lucros, porém não é sempre que conseguem porque muitas das vezes as transnacionais exigem coisas, como mostra os exemplos, fazendo com que somente ela lucre.
  • 71. Imagem
  • 72. Frase 29
    Os megablocos concentram 75% dos fluxos global em valores monetários de mercadoria.Os bens manufaturados têm apresentado um constante aumento do seu valor comercial, devido ao aumento do desenvolvimento na produção.Com a atuação concentrada em bens como os ligados às telecomunicações, informática e ramo farmacêutico; os países pobres tem apresentado diminuição nos valores de suas produções tanto no setor secundário como no setor primário.Esse problema é mais comumente denominado “deterioração dos termos de troca”.
  • 73. comentário
    A denominação econômica no âmbito do comércio internacional do mundo multipolar é de que a tendência, os países ricos fiquem mais ricos e os pobres mais pobres no valor de concentrações de fluxos de mercadorias internacionais.Então denominada de “deterioração dos termos de troca” esses países que tem diminuição no valor de exportação internacional.
  • 74. IMAGEM
  • 75. Frase: 30
    Países subdesenvolvidos disputam entre si para terem o direito de sediar multinacionais, assim causando prejuízos ao próprio Estado, pois para ganhar esta concorrência diminui os impostos (ou até os extingui), e uma maior disponibilidade de recursos naturais a essa empresa
  • 76. Comentário:
    A concorrência entre os países subdesenvolvidos para sediar uma multinacional, às vezes, pode acarretar um grande prejuízo para o Estado e o meio ambiente. A medida que oferecem subsídios, descontos tributais e maior disponibilidade de recursos ambientais, essas empresas utilizam destas vantagens para obter um maior lucro, superando as empresas nacionais em uma concorrência injusta.
  • 77.
  • 78. Frase 31
    Georg Bush, o filho, é um exemplo muito claro de desvios de funções públicas. Especulou-se pelos meios de comunicação menos controlados pelo poder econômico que o presidente usou as empresas de petróleo do estado do Texas como base econômica para sua promoção política, e assim, beneficiando as indústrias petrolíferas.
  • 79. Comentário:
    O Governo de Georg W. Bush tem como objetivo Promoção das indústrias petrolíferas, na tentativa de controlar a produção de petróleo no Oriente Médio,ocasionando desvios de funções públicas. Pois deixa as empresas de base sem incentivo e investe no petróleo para fortalecer o governo do maior país multipolar.
  • 80.
  • 81. FRASE 32:
    No mundo as organizações populares como sindicados,plataformas sociais e outras em gerais já não tem mais tanto poder de influência tudo isso devido a ideologia neoliberais que se propagou pelo mundo através dos meios de comunicação que ajudaram a opinião publica que sejam convincentes dos planos das empresas transnacionais
  • 82. Comentário:
    Os sindicados, plataformas e outros grupos em gerais de manifestações perderam espaço no mundo devido as idéias neoliberais dando espaço a opinião publica que foi propagado através do meio de comunicação.
  • 83.
  • 84. FRASE 33
    Atualmente, ser um país bem desenvolvido, ajuda muito a população, pois empresas sucedidas querem construir em algumas cidades suas indústrias e isso gera empregos. Entretanto num mundo globalizado, receber os investimentos de uma grande montadora significa entrar em contato com o comércio internacional, concentrado entre os megablocos, para assim gerar a negociação nas bolsas globais.
  • 85. Comentário:
    Ter empresas sucedidas em sua cidade é bastante favorável, pois gera empregos a população. E receber investimentos dessas grandes empresas é também entrar em contato com o comércio internacional, por isso hoje em dia grandes empresas fazem ligações com outros países para que consequentemente sua produção aumente.
  • 86.
  • 87. Frase 34
    Estavam em uma “disputa” pela localização de uma unidade da Ford no Brasil. Foi escolhido uma cidade da Bahia, e o estado concedeu a Ford 31 milhões de reais. Além da Ford, existem outras grandes montadoras de automóveis no Brasil, e elas possuem investimentos, porém é questionado, para que o estado necessita pagar aquela quantia? Será que a empresa é tão superior assim às outras, que deve-se ter uma quantia para obtê-la em seu estado, sendo que, quem escolheu o lugar foi a própria empresa?
  • 88. Comentário
    Para montar uma sede da Ford em mais uma parte do Brasil, foi feito uma busca. Nesta, quiseram montar na Bahia. Porém, o estado teve que dar uma quantia de 31 milhões de reais à Ford para poder ter a sede lá. Outras industrias de automóveis também montam suas sedes, porém, não pegam tanto dinheiro com o estado. Foi a própria Ford que escolheu o lugar, então não deveria ter recebido uma quantia tão grande como essa do estado.
  • 89. Imagem
  • 90. FRASE 35
    Os conglomerados mundiais tem um compromisso direto e absoluto, no qual, em nosso sistema de vida, prometem nos levar a realizar e também em questão da felicidade. O verdadeiro comprometimento desses grupos é feito com seus acionistas e o mercado das bolsas de valores.
  • 91. As ações de todos os conglomerados mundiais são negociados nas principais bolsas de valores das praças financeiras mais importantes. E, através disso são mostrados, para a comunidade, vários balanços apresentando análises financeiras que demonstram a saúde e robustez das empresas. Os critérios para essa demonstração de saúde são: rentabilidade da produção, rentabilidade do patrimônio, domínio do mercado, faturamento bruto lucro e etc... Através da divulgação desses balanços as grandes companhias ganham ou perdem o seu valor de negociação nas bolsas globais.
  • 92. Ex: conglomeração
  • 93. Frase 36
    Os Estados Unidos criaram o Plano Marshall após a segunda guerra com o objetivo de recuperar a economia da Europa, e a colocou em primeiro lugar em desenvolvimento da parte norte do globo, sendo financiado pelos países pobres que fazem parte do sul do globo; ou seja, os países pobres (do sul) sustentam a riqueza dos países ricos (do norte)
  • 94. Comentário
    O nosso mundo atual é dividido em dois pólos econômicos , o norte que é formado pelos países desenvolvidos e o sul que são os subdesenvolvidos , e de acordo com que minha frase explica é que os Estados Unidos criaram o plano Marshall que tinha o objetivo de ajudar os países abalados após a Segunda Guerra Mundial mais não foi bem isso que aconteceu.E outra coisa que a frase deixa explicito é que os países do sul financiam os países do norte (dão dinheiro , matéria prima e muitas outras coisas gerando muito lucro aos países do norte).
  • 95.
  • 96. Frase 37
    Os Bancos Centrais tem um poder muito grande sobre o capital financeiro, esses BC’s apesar de serem controlados pelo governo apresentam suas decisões sem interferência alguma.
    O grande poder dos BC’s sobre o capital financeiro que é gerado pela globalização. Esse poder é gerado por causa da circulação e acumulação de capital no mundo inteiro.
  • 97. Comentário
    Os Bancos Centrais exercem seu poder decidindo a taxa de juros oficial de um país e isso ajuda as suas organizações. Porém eles querem mais independência do governo, apesar de não receberem influência dos mesmos.
    As organizações comandadas pelos BC’s são bastantes importantes no cenário internacional e influenciam na abertura total do capital financeiro (globalização), por isso as nações e as suas economias estão sempre muito sujeitas às decisões dos bancos.
  • 98.
  • 99. Frase – 38
    O preço que a sociedade paga por ter aberto mão do direito de realizar suas operações financeiras com dinheiro vivo. A ilusão de pagar 6% e cobrar 9% do dinheiro que é pego de empréstimos pelos cidadãos. E 5% pelo uso do “dinheiro de plástico” é o que leva as instituições financeiras a serem as mais lucrativas do mercado.
  • 100. Comentário
    A partir do momento que o sistema financeiro descobriu
    que a classe “C” da sociedade podia receber crédito, focou
    as linhas de crédito e abriu ainda mais o leque de serviços
    financeiros. Com o intuito de ganhar lucro “em cima dos
    outros”. Nesta linha de pensamento, foi concedido o
    “crédito fácil” para a maioria das pessoas que não
    consegue fazer o pagamento em dia.
    O famoso “dinheiro de plástico” é outra linha de ilusão de
    crédito. Paga-se à terceiros tomarem conta do dinheiro que
    foi conseguido com muito trabalho e suor. E quando alguém
    faz pagamentos com o cartão de crédito, os bancos têm direito a uma verta porcentagem nos ganhos.
  • 101.
  • 102. Frase-39
    O capital financeiro tem um poder muito grande, e ele tem um forte domínio e influencia nas sociedades do mundo, ele que retira renda da circulação na sociedade e essa renda é concentrada em poucas mãos, com isso a produção aumenta o seu custo. E o capital, além de ter grande poder,circula rapidamente pelo globo.
    O acumulo de capital é concentrado na mão de banqueiros e mega-investidores, ou seja, os grandes especuladores.
  • 103. Comentário
    O capital financeiro não deveria ter um domínio e influencia tão amplos, ele gera elevadas taxas sobre as transações comerciais, retirando renda da circulação e concentrando-a em poucas mãos, prejudicando assim a produção, porque com isso aumentará os custos da mesma. O capital financeiro não reconheçefronteiras, e circula com rapidez pelo globo partindo das conquistas tecnológicas e dos recursos eletrônicos, que com eles o dinheiro aplicado no setor especulativo global é 40 vezes maior que o gerado na economia produtiva e isso é ruim, porque o capital especulativo investe em "papel", dai o termo "economia de papel", que seria em bolsas, empréstimos, etc. Resumindo quem tem dinheiro tem poder e isso causa uma grande desigualdade social.
  • 104.
  • 105. Frase 40
    A liberdade dos fluxos do capital por entre as antigas fronteiras dos Estados Nacionais é um dos maiores problemas do globo. E esse problema só alcança a dimensão da tragédia humana que existe na atualidade por causa de dois fatores: a existência de uma dominação tecnológica, que possibilita a existência desse problema, e o interesse que os grandes conglomerados têm por essa situação, que lhes é totalmente favorável. De um modo geral, com estabilidade, o capital tende a se direcionar e se reproduzir e se concentrar no âmbito dos megablocos, mas principalmente entre as economias dominante de populações brancas, com a exceção do Japão.
  • 106. COMENTÁRIO
    O mundo tem um grande problema quando se trata de fronteiras entre Estados Nacionais, e que são dois os fatores causadores desses, são eles: a existência de uma dominação tecnológica, e o interesse que os grandes conglomerados têm por essa situação. Mas o Capital tende a se reproduzir nessas nações e se concentrar no âmbito dos megablocos, mas parecendo ter um certo receio de investir em economias de raças que não seja a branca, e investindo totalmente nessas nações de raças brancas, com a exceção do Japão
  • 107.
  • 108. Frase 41
    Atualmente, há total liberdade no mercado de capitais. Essa liberdade beneficia não só conglomerados e países desenvolvidos, como também favorece a prostituição, a corrupção e outras atividades ilícitas.
  • 109. Comentário
    A rapidez, o anonimato, a eficiência, a falta de controle e a grande segurança são as causas da grande liberdade que há no mercado de capitais. Isso favorece os conglomerados e os países desenvolvidos, mas também colabora com atividades ilegais, como a prostituição, a pedofilia, corrupção, lavagem de dinheiro e muitas outras, protegidas pelo anonimato e outras características do mercado, o que torna difícil punir os culpados.
  • 110.
  • 111. Frase 42
    Para a existência de tantas atividades ilegais existe ,toda estrutura técnica e administrativa dos bancos internacionais, a passividade dos estados mais poderosos do mundo ,bem como a estrutura operacional de paraísos fiscais ,espalhados por todo o globo.
  • 112. Comentário
    Existe toda estrutura técnica para atividades ilegais,e administrativa dos bancos internacionais e passividade dos estados poderosos.
  • 113.
  • 114. Frase n° 43
    A liberdade dos fluxos de capital é um grande problema, o capital tende a se concentrar nos megablocos, nas economias dominantes. Com o domínio tecnológico e político das comunicações, a discussão desse problema não acontece. Os beneficiados por esse sistema raramente dão sua opinião, porém, os mesmos, quando questionados, dizem que o capital foge dos locais em que há controle sobre a entrada e saída dos investimentos.
  • 115. Comentário
    Com a liberdade dos fluxos de capital, acaba ocorrendo uma exclusão dos países com menos poder pois o capital tende a ficar nos países mais poderosos. É difícil um meio de comunicação falar sobre isso, pois não é de interesse dos poderosos, porém, quando os que ganham com esse sistema falam, dizem que o capital foge dos países que controlam o fluxo de capital.
    Os que apoiam o controle de capitais criaram alternativas, como taxar a entrada de capitais e estabelecer um tempo de permanência desse dinheiro no país.
    Há vários motivos para controlar o fluxo de capitais, um deles é que não é de interesse dos beneficiados buscar melhoras na questão social, apenas querem o lucro.
  • 116.
  • 117. Frase 44
    O país que mais tem recebido investimentos internacionais tem sido a China,onde existe um Estado que não dá liberdade aos fluxos de capitais, mas outro país que restringe esses movimentos de capital especulativo é a Índia ,pois sua economia tem crescido com segurança e suas taxas são altas, diferente da média de países pobres do mundo, inclusive o Brasil.
  • 118. Comentário
    A China é o país que mais tem recebido investimentos, mas a Índia restringe os movimento do capital especulativo, pois a sua economia vem crescendo com segurança ,com taxas altas , diferentemente da média total de países pobres do mundo, incluindo o Brasil.
  • 119. Imagens.
  • 120. Frase 45
    As relações internacionais tem como característica principal a busca por mercado,procurando lucro.Com isso a maior parte da população mundial vive em área dominada,influenciando na liberdade de opinião.
  • 121. Comentário
    Com a Nova Ordem Mundial há uma busca por lucro,onde o capital é quem manda,desta forma quem tem o poder de decisão é quem possui mais capital e os que possuem menos devem apenas aceitar o que os mais poderosos decidem,assim sendo manipulados.
  • 122.
  • 123. Frase 46
    A dominação de todo o resto do planeta, feita a partir dos grandes conglomerados mundiais, criam para as relações internacionais vários problemas que não são resolvidos com habilidade, mas com a geração de mais desarticulação social e ambiental.
  • 124. COMENTÁRIO
    Os grandes conglomerados mundiais, junto com os países desenvolvidos e as organizações formadas ou influenciadas por eles, criam para as relações internacionais, muitos problemas que acabam não sendo resolvidos com habilidade, assim,gerando ainda mais desarticulação social e ambiental.
  • 125. ANEXOS
  • 126. Frase: 47
    O grande desenvolvimento dos países de Primeiro Mundo faz com que os camponeses queiram migrar para os mesmos e assim eles criam barreiras para impedir essa migração.
    Os Países desenvolvidos não investem em novas fontes de energia e com isso o Oriente Médio vive em constante intervenção contribuindo para o aparecimento de grupos terroristas e com isso os EUA eliminam os direitos civis.
  • 127. Comentário da Frase 47:
    A migração está fortemente presente nos países desenvolvidos pelo fato de proporcionar melhores condições de vida e moradia, mas esses camponeses encontram no caminho fortes barreiras contra essa migração.
    Acaba aparecendo grupos terroristas por que os países desenvolvidos não investem em fontes de energia e com isso os EUA eliminam os direitos civis.
  • 128. Imagem:
  • 129. Frase 48
    • Os países desenvolvidos buscam o lucro a qualquer preso destruindo os recursos naturais e causam disputas para a conquista de outros.
    • 130. Os Estados Unidos não conseguindo resolver seus problemas com o consumo de drogas em seu país fazem intervenções na América do Sul.
    • 131. Os países pobres são os mais frágeis às crises mundiais, quando entram em colapso pegam dinheiro emprestado com o FMI em troca de menos intervenção do estado na economia.
  • comentário
    • Os países desenvolvidos por terem mais poder político e militar, muitas vezes não tendo ou acabando com seus recursos naturais se acham no direito de dominar as regiões com recursos naturais de seu interesse, como os Estados Unidos que invadiu vários países do Oriente Médio ricos em petróleo com a desculpa de acabar com o terrorismo.
    • 132. Os EUA tem problemas com o consumo de drogas em seu pais mais estão diminuindo gradativamente o número de usuários, somente este ano os norte americanos estimam gastar 14 bilhões de dólares com campanhas e ações contra o consumo destes entorpecentes.
    • 133. Com a crise mundial econômica vários países pobres precisarão pegar dinheiro emprestado com o FMI, em troca deste empréstimo eles têm que investir menos na economia e gastar menos na saúde, educação, cortar gastos de todos os lados, o que pode causar problemas futuros como é o caso do Brasil que até hoje sofre com o corte de gastos feito nestes setores há décadas.
  • Imagens