SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 100
ASPECTOS NATURAIS DA TERRA E SEUS RECURSOS - CREI - 2º VA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 01 - A CORRENTE DO GOLFO E O CLIMA EUROPEU O clima europeu caracteriza-se por ser predominantemente temperado. É influenciado por vários fatores, sendo um deles a Corrente do Golfo que se desloca no Oceano Atlântico, em direção a Europa amenizando o clima do litoral ocidental europeu mantendo as temperaturas mais elevadas, (impedindo o congelamento do Mar do Norte, fato que favorece a pesca) e do litoral oriental da América, permitindo o fluxo comercial entre as regiões.
Circulação da Corrente do Golfo (representada em vermelho) no Atlântico Norte. IMAGENS ILUSTRATIVAS
[object Object],COMENTÁRIO
Frase 2 ,[object Object]
Imagem Ilustrativa  Deserto da Kalahari Visto do espaço Um  suricata , espécie comum no Kalahari  Mapa das corrente fria de Benguela  que formam o deserto de Kalahari no sudoeste da África.
Comentário sobre o tema ,[object Object],[object Object]
Frase 3 O tufão e o furacão são sinônimos de eventos semelhantes.Todos eles são de grande massa de ar que se formam na atmosfera e giram em alta velocidade,que produzem ventos muito fortes e devastadores.
Imagem Ilustrativa  Consequência de um Furacão
Comentário sobre o tema  O mundo está nas mãos do  Homem e se ele não parar para mudar suas atitudes com certeza terá muito pouco para oferecer as próprias gerações . Fortes furacões e Tufões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta deixando famílias totalmente desabrigadas.Os cientistas afirmam que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos, ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, do desmatamento e da queimada de florestas,
Frase 6  O aquecimento global está ocorrendo através de gases poluentes principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis, na atmosfera. As consequências são  -         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; -         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; -         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas; -         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças . 
IMAGEM
Comentario ,[object Object]
Frase 07 El Niño  é causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial. Os principais impactos causados pelo fenômeno no Brasil são:chuvas abundantes (acima da normal) na região Sul, o norte e o leste da Amazônia e o Nordeste sofrem pela diminuição da chuva. E o sudeste  apresenta temperaturas mais altas, o que torna o inverno mais ameno. Já para as demais regiões do país, os efeitos são considerados mais fracos.    La Niña  ocorre devido à diminuição da temperatura ocasionada pelo aumento da força dos ventos alísios. Seus efeitos sobre o Brasil divergem daqueles causados pelo El Niño: na região norte ocorrem chuvas mais abundantes e aumento da vazão dos rios. O mesmo ocorre no nordeste, enquanto que na região sul ocorrem secas prolongadas e passagens rápidas de frentes frias; nas regiões centro-oeste e sudeste os efeitos são pouco previsíveis podendo variar.
 
Comentário  Como foi observado o "EL NIÑO e LA NIÑA" são dois fenômenos de variações no aquecimento e resfriamento das águas do Oceano Pacífico Tropical, com intervalos de tempo diferenciados. A figura 1 mostra que os ventos alísios se enfraquecem, sem os ventos fortes todo o Oceano Pacífico Equatorial começa a aquecer, liberando evaporação e formando nuvens com intensas chuvas no Pacífico Equatorial Ocidental. Já na figura 2, os ventos alísios "empurram" as águas do Pacífico para o Pacífico Equatorial Oeste, onde ficam mais quentes. Por consequência, próximo à costa do Peru as águas ficam mais frias e a evaporação e formação de chuvas fortes fica concentrada na Indonésia.
Frase-9 Explique o que é água renovável, reserva primaria de água, água consumida, água retirada e água virtual.
Imagem ilustrativa
COMENTÁRIO DO TEMA E IMAGEM CONFORME A IMAGEM.  A ÁGUA RENOVÁVEL  CONCEITO AMPLAMENTE UTILIZADA PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, É A DIFERENÇA ENTRE AS CHUVAS E A EVAPORAÇÃO  RELATIVAS Á PARTE CONTINENTAL DA TERRA.  RESERVA PRIMÁRIA DE ÁGUA , O TOTAL QUE OCORRE EM UMA UNIDADE GEOGRÁFICA QUE PODE SER UTILIZADA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, TAMBÉM CHAMADA, RESERVA DE ÁGUA UTILIZÁVEL.  ÁGUA RETIRADA , É A QUE É COLETADA DO AMBIENTE NATURAL PARA USO HUMANO, SENDO QUE PARTE DELA PODE SER REUTILIZADA.  ÀGUA VIRTUAL  É NECESSÁRIA  PARA PRODUÇÃO DE MERCADORIAS, PLANTAÇÕES DE FRUTAS, LEGUMES.
Frase N° 12 Pessoas ficam com menos de 10 litros de água por dia, são em média 1,197 bilhões de pessoas sem acesso a água potável em todo o mundo, e isso se deve a nós que não a utilizamos corretamente, e acaba nisso pessoas morrendo por não ter um bom acesso a água potável.
 
[object Object],[object Object]
Frase 14  O desastre que ocorreu em uma plataforma de petróleo no golfo do México foi causado por uma explosão e o naufrágio da plataforma Deepwater Horizon. Com esta catástrofe, ocorre conseqüências graves ao meio ambiente como intensa poluição aos mares aumento de CO² ,e ajuda no crescimento do buraco na camada de ozônio,e uma das piores conseqüências é a vida de varias espécies em risco.
Imagem Ilustrativa
Comentário sobre o tema ,[object Object]
FRASE 15 A respeito dos principais problemas dos rios brasileiros, pode-se dizer que estão diretamente ligados a sua poluição. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial, todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Com isso, a cada dia esses rios, estão sendo mais poluídos.
[object Object]
COMENTÁRIO SOBRE O TEMA ,[object Object]
Frase 16 Com o passar do tempo, a evolução da economia e a forma como os moradores pensavam mudou, o objetivo de conseguir lucros passou a ser o principal alvo, onde casas e indústrias passaram a jogar no rio e nos córregos, restos de produtos que não seriam mais utilizados. Hoje, o rio e quem sobrevive dele sofre com isso! Cachoeiro de Itapemirim vendo sua situação, solicitou os serviços da Foz do Brasil, que tem um projeto que visa  eliminar o lançamento do esgoto nos principais córregos que cortam a cidade. Extinção de odores, recuperação da flora e fauna aquática, diminuição de doenças e valorização dos imóveis próximos aos córregos.
 
Comentário ,[object Object],[object Object]
FRASE 17 As ações antrópicas no domínio morfoclimático da Amazônia começaram no século XVIII e XIX com a coleta de drogas medicinais. Depois houve tentativas de ocupação e exploração da borracha e já na primeira metade do século XX foram feitas tentativas de ocupação agrícola como a Fordlândia, além da abertura de estradas e implantação de agrovilas. A construção da ferrovia Madeira-Mamoré que ligaria a Bolívia aos portos marítimos foi um grande prejuízo e deixou vários mortos e custos para o Brasil. A Fordlândia foi outro grande projeto que não deu certo. A Fordlândia propunha a implantação da borracha no seu próprio meio onde foi originada, mas por fatores ambientais esse projeto foi desativado. O Projeto Jarí que era a implantação de uma hidrelétrica no rio Jarí, também não deu certo. Ludwig, o criador desse projeto, comprou uma termoelétrica do Japão e trouxe aqui, mas o projeto fracassou e ele foi assumido por outras empresas como o Banco do Brasil que somou as dívidas com a dívida externa brasileira.
IMAGEM
COMENTÁRIO A maior parte dos projetos feita pelo homem para o domínio morfoclimático da Amazônia foi um fracasso.  Essas ações antrópicas destruíram e continuam a destruir-la.  Os projetos estão sendo feitos sem consciência de que precisamos da natureza para viver e eles somam prejuízos, despesas e destruição para o Brasil.  Cada vez mais o homem destrói a Amazônia, até que ponto essa destruição vai chegar?
Frase 20 A irrigação em grandes áreas contínuas e o seu cultivo intensivo tem causado distúrbios às condições naturais locais, eliminando a vegetação nativa e, como consequência imediata, alterando a microflora e fauna regionais, a produção de peixes, a população de insetos e as condições de erosão e de sedimentação na bacia hidrográfica.  O aproveitamento racional requer a manutenção de parte da área em condições naturais, preservando o ecossistema e servindo como local de refúgio e de reprodução da fauna.  Outros impactos podem ser causados pela irrigação: prática de monocultura que, ao alterar a população de insetos, provoca maior demanda de inseticidas e geração de subprodutos industriais, como o vinhoto .
Imagem ilustrativa
COMENTÁRIO ,[object Object],[object Object]
FRASE Nº22   ATUALMENTE EXISTEM  DUAS VISÕES PARA O PROJETO DA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO. O PRIMEIRO É O CENARIO DO IMEDIATISMO,CARACTERIZADO PELA ÂNSIA DE FAZER ÁGUA CHEGAR ,A TODO CUSTO,NAS TORNEIRAS DA POPULAÇÃO,SENDO QUE  NÃO HÁ A PREOCUPAÇÃO COM AS CONSEGUÊNCIAS IMPOSTAS AO MEIO AMBIENTE AO SE ADOTAR ESSA ALTERNATIVA. O SEGUNDO É O CENARIO DA PONDERAÇÃO,CARACTERIZADO PELAS PREOCUPAÇÕES CONSTANTES COM RELAÇÃO AS LIMITAÇÕES DAS FONTES HÍDRICAS NA CONDUÇÃO DO PORCESSO TRANSPOSITÓRIO.
 
[object Object],[object Object],[object Object]
Frase 23 Esse é um dos domínios morfoclimáticos mais atingidos e degradados pela ação antrópica. Monoculturas, como cana-de -açúcar e café extração de madeira,ocupação urbana e industrial  contribuíram e contribuem histórica e atualmente para sua degradação.   No litoral do Nordeste, encontra-se o solo de massapê, excelente para a prática agrícola, sendo historicamente ligado à monocultura latifundiária da cana-de-açúcar.
imagem
Comentário ,[object Object],[object Object]
FRASE 24 ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMETÁRIO SOBRE O TEMA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Frase 25 A Mata Atlântica vem sendo destruída por queimadas intencionais para abertura de rodovias,avanço da população,criação de gado e agricultura.E temos também a extração ilegal da madeira ,que é vendida de maneira ilícita. Para tentar diminuir o desmatamento desse bioma,é preciso algumas medidas como:Melhorar a fiscalização fortalecendo as instituições encarregadas da proteção ambiental.Demarcação de todas as terras indígenas.Expansão dos programas governamentais de combate às queimadas.E de leis eficazes contras o desmatamento e a exploração de indústrias.
Imagem ilustrativa
Comentário ,[object Object],[object Object]
Frase 26 A minha frase é sobre os impactos ambientais causados pelo homem no domínio morfoclimático na mata das araucárias.
 
COMENTÁRIO  Os impactos ambientais das Araucárias são: o manejo inadequado dos solos frágeis, a presença de ventos constantes, a utilização de maquinário pesado, que revolve o solo na superfície e compacta com maior profundidade que acabou por levar ao desenvolvimento de grandes areais no Sudeste do Rio Grande do Sul.
Frase 27 ,[object Object],[object Object],[object Object]
Imagem Ilustrativa
Comentário final ,[object Object],[object Object]
FRASE 33 O esgotamento dos recursos naturais – solo, água e remanescentes florestais – tem sido um dos principais problemas ambientais verificados em Cachoeiro de Itapemirim. A água, fica cada vez mais  comprometida por ações tais como: desmatamento,drenagem profunda de várzeas, baixa cobertura vegetal, abertura de estradas, aumento da população urbana, barragem , dentre outros. Os efeito dessa devastação  sobre o Rio Itapemirim é grande, porque o assoreamento ano a ano vem se tornando mais grave, como será visto no próximo slide...    
 
COMENTÁRIO Conforme a imagem anterior podemos observar uma das áreas de  assoreamento do Rio Itapemirim. Assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia ou detritos, sendo uma das causas de morte de rios, devido à redução de profundidade. Em Cachoeiro de Itapemirim o intenso desmatamento e a má utilização do solo,  aumenta o processo erosivo.Dentre as atividades que contribuem para isso  estão  a agropecuária e as práticas agrícolas. Esta situação facilita sobremaneira o carregamento de solo para os cursos d’água, e que aliada aos rejeitos das indústrias de mármore e granito da região, causam assoreamento e grande turbidez nas épocas de chuvas. As terras, carregadas pela erosão, foram assorear em diversas partes do Rio Itapemirim, ocasionando problemas de trasbordamento, alargamento de margens e mesmo enchentes catastróficas. Além do Rio Itapemirim  tornar-se mais raso pelo assoreamento, os seus regimes de vazão foram profundamente alterados, com a diminuição do curso de água no período mais seco e, na época das  chuvas,  as suas  águas tornaram-se turvas pela grande quantidade de terra levada em suspensão para o fundo do oceano. O lançamento de esgoto urbanos sem tratamento,  de resíduos provenientes de indústria de aguardente, frigoríferos e cooperativas de derivados do leite, das indústrias de extração e beneficiamento de mármore e granito comprometem a qualidade de vida do Rio Itapemirim. Nos  períodos de poucas chuvas  já se verificaram algumas tendências à desertificação em determinadas áreas situadas em suas margens, existindo solos que, por sua baixa capacidade de retenção de água pelo comportamento hidrológico, se assemelham aos ambientes desérticos.   
FRASE 34 Existe uma grande preocupação em relação ao esgotamento dos recursos minerais do mundo. Uma das características do desenvolvimento de um país é o uso excessivo dos recursos do planeta. Isso ocorre em maior abrangência nos países desenvolvidos do que nos mais pobres.
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO SOBRE O TEMA O fato de uma país possuir grande quantidade de recursos minerais pode ser um gerador de desenvolvimento, pois gera diversificação econômica e exportadora. No entanto, muitos países como o Brasil, por exemplo, quase sempre não tem meios de transformar a matéria bruta, então são obrigados a vender estes produtos e os comprar pronto para serem usados por um preso muito mais alto,  o que afeta sua economia. Outro fator que muito implica nesse caso é a utilização inadequado desses recursos, que leva ao seu esgotamento.
Frase 35 A bauxita é um mineral que ocorre naturalmente, é um material heterogêneo composto principalmente de um ou mais hidróxido de alumínio e várias misturas de sílica. O Brasil é o terceiro maior produtor da mesma. No qual é muito bom para o país, pois com isso o Brasil pode desenvolver uma quantidade maior de Abrasivos, cimentos, produtos químicos, metalúrgicos e material refratário, entre outros. Só que causa algumas conseqüências como grandes alterações nas características do solo. O que também impede um bom desenvolvimento do País.
Amostra de Bauxita  Transformação de Bauxita em Alumina Imagem Ilustrativa
Comentário sobre o tema A imagem anterior mostra, uma amostra de Bauxita e também uma transformação de Bauxita em Alumina. Que é um minério que traz algumas implicações para o desenvolvimento do país.
FRASE 36 A questão se refere ao manganês que é um mineral considerado estratégico devido seu amplo uso industrial e comercial e sua desigual distribuição geográfica.  Ele pode ser utilizado como descolorizador de vidro com impurezas de ferro, na coloração de vidros na cor ametista, no preparo de oxigênio e cloro, bem como na secagem de tintas pretas.  É importante para o crescimento das plantas e em funções vitais dos animais superiores.
IMAGEM ILUSTRATIVA manganês no estado natural
COMENTÁRIO SOBRE O TEMA ,[object Object]
Frase 37 O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio do mundo e também o que tem maior reserva. Os estados em que mais se encontram são: Minas Gerais, Goiás e Amazonas. Em sua maior parte é utilizado em ligas de ferro-nióbio que tem alta resistência a choques e são utilizados em pontes, dutos, locomotivas. Ele também é utilizado para outras coisas como: turbinas a gás, canalização, construção de reator nuclear, compõe ligas supracondutoras de eletricidade, utilizado na produção  de lentes óticas, aço inoxidável e magnetos para tomógrafos de ressonância magnética.
Imagem ilustrativa.
Comentário sobre o tema. ,[object Object],[object Object]
Frase 44 ,[object Object],[object Object]
Imagem Ilustrativa
Comentário sobre a tema ,[object Object],[object Object]
Frase 45 ,[object Object]
imagem
[object Object],[object Object]
FRASE 46  Existem doze entrepostos instalados com capacidade de armazenar 8 milhões de toneladas de carvão mineral, sendo que o de Tubarão, Santa Catarina, é para seis milhões de toneladas, ocupando uma área de 120 hectares. A maioria do carvão do Rio Grande do Sul é do tipo betuminoso alto volátil C, enquanto o carvão catarinense é do tipo betuminoso alto volátil A, considerado de melhor qualidade.
carvão
COMENTÁRIO  ,[object Object],[object Object],[object Object]
Frase 47 O Brasil possui como maior matriz energética a energia hidráulica, pois é a mais usada no país e a mais comum no mundo todo. Porém essa energia tem benefícios e malefícios, que devem ser bem examinados antes de se construir  uma hidrelétrica, porque acabam com muitas casas, gastam muito dinheiro e muitas vezes não rendem o esperado.
Barragem de enrocamento. Desvio do rio. Imagem de satélite da Hidrelétrica de Itaipu depois de pronta. Imagens ilustrativas
[object Object],[object Object]
Frase 46 A polêmica em torno da usina de Belo Monte tem sido gerada pois sua construção é criticada por ambientalistas e representantes de movimentos sociais, eles dizem que o impacto ambiental será muito grande e os críticos apontam para uma suposta ineficiência da hidrelétrica. Enquanto o governo Lula afirma que a nova usina, pode beneficiar 26 milhões de brasileiros, e uma das vantagens é o preço competitivo da energia produzida, e vai gerar aproximadamente  41 mil empregos diretos e indiretos.
 
Comentário ,[object Object],[object Object]
FRASE 49 ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA ,[object Object],. Usina Hidrelétrica de Balbina. Usina hidrelétrica do Tucuruí
COMENTARIO SOBRE O TEMA ,[object Object],[object Object]
Frase 50: ,[object Object],[object Object],[object Object]
Imagem Ilustrativa:
Comentário sobre o tema: ,[object Object],[object Object]
Frase 51 A busca por alternativas aos combustíveis fósseis e as preocupações com o aquecimento global têm feito crescer o interesse mundial pelos biocombustíveis (agrocombustíveis). O Brasil é o maior produtor mundial de biocombustíveis,apresentando uma expansão elevada na produção de etanol com 33,2% da produção mundial;grande destaque também para o biodiesel,e bioeletrecidade, que são atividades muito trabalhadas e promissoras no país.
Imagem ilustrativa
Comentário sobre o tema: ,[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 52 •  O prefixo grego bio significa vida; necro, morte.  A classificação não é de todo insensata.  Agora estamos em pleno ciclo dos agrocombustíveis, incorretamente chamados de biocombustíveis.  Este novo ciclo provoca o aumento dos preços dos alimentos, já denunciado por Fidel Castro. Estudo da OCDE e da FAO, divulgado a 4 de julho, indica que “os biocombustíveis terão forte impacto na agricultura entre 2007 e 2016.”  Os preços agrícolas ficarão acima da média dos últimos dez anos.  •  A desnutrição ameaça, hoje, 52,4 milhões de latino-americanos e caribenhos, 10% da população do Continente.  Com a expansão das áreas de cultivo voltadas à produção de etanol, corre-se o risco dele se transformar, de fato, em necrocombustível - predador de vidas humanas.
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO SOBRE O TEMA Como podemos ver, as consequências está em alta, e em alguns anos, o nosso planeta vai piorar cada vez mais, pois há muitas desnutrições, as pessoas estão poluindo cada vez mais, e isso só vai piorando com o meio ambiente.  Os preços dos alimentos estão aumentando, e prejudicando muitos por causa do aumento .
FRASE 53  ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTARIO SOBRE O TEMA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Cartilha clima aquecimento global
Cartilha clima aquecimento globalCartilha clima aquecimento global
Cartilha clima aquecimento globalÉric Santos
 
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária Fernando Alcoforado
 
Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09
Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09
Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09integracaoepnazare
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticasLeonardo Alves
 
Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...
Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...
Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...Myris Silva
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticaspicoalto
 
Riscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes NaturaisRiscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes Naturaismarleneves
 
As cheias e as secas
As cheias e as secas   As cheias e as secas
As cheias e as secas Andriy Russu
 
Ciências mudanças climaticas1
Ciências   mudanças climaticas1Ciências   mudanças climaticas1
Ciências mudanças climaticas1daniellylethicia
 
As alterações-climáticas
As alterações-climáticasAs alterações-climáticas
As alterações-climáticasAlcina Barbosa
 
Climatologia: fenômenos climáticos
Climatologia: fenômenos climáticosClimatologia: fenômenos climáticos
Climatologia: fenômenos climáticosIvanilson Lima
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticasProfessor
 
Escola secundária de fafe
Escola secundária de fafeEscola secundária de fafe
Escola secundária de fafeGeologiactiva
 
Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)Noviski07
 
As secas
As secasAs secas
As secasESP
 
Riscos e catástrofes
Riscos e catástrofesRiscos e catástrofes
Riscos e catástrofesPocarolas
 
Seminário Mudanças Climáticas
Seminário Mudanças Climáticas Seminário Mudanças Climáticas
Seminário Mudanças Climáticas Patrícia Souza
 

Mais procurados (20)

Cartilha clima aquecimento global
Cartilha clima aquecimento globalCartilha clima aquecimento global
Cartilha clima aquecimento global
 
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
 
Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09
Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09
Consequencias das Mudanças ClimáTicas, Alexandra Pedro CTT 09
 
Secas ruben 7º e
Secas ruben 7º eSecas ruben 7º e
Secas ruben 7º e
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticas
 
Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...
Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...
Mudanças Climáticas Globais e Consequências para o Brasil - Dr. Carlos Nobre ...
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticas
 
Riscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes NaturaisRiscos e Catastrofes Naturais
Riscos e Catastrofes Naturais
 
As cheias e as secas
As cheias e as secas   As cheias e as secas
As cheias e as secas
 
Secas
SecasSecas
Secas
 
Ciências mudanças climaticas1
Ciências   mudanças climaticas1Ciências   mudanças climaticas1
Ciências mudanças climaticas1
 
As alterações-climáticas
As alterações-climáticasAs alterações-climáticas
As alterações-climáticas
 
Secas
SecasSecas
Secas
 
Climatologia: fenômenos climáticos
Climatologia: fenômenos climáticosClimatologia: fenômenos climáticos
Climatologia: fenômenos climáticos
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticas
 
Escola secundária de fafe
Escola secundária de fafeEscola secundária de fafe
Escola secundária de fafe
 
Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)Trabalho poluiçao(wmv)
Trabalho poluiçao(wmv)
 
As secas
As secasAs secas
As secas
 
Riscos e catástrofes
Riscos e catástrofesRiscos e catástrofes
Riscos e catástrofes
 
Seminário Mudanças Climáticas
Seminário Mudanças Climáticas Seminário Mudanças Climáticas
Seminário Mudanças Climáticas
 

Semelhante a Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º va

Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º ma
Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º maAspectos naturais da terra e seus recursos 2º ma
Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º maProfMario De Mori
 
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2ProfMario De Mori
 
O Estado Geral Do Planeta
O Estado Geral Do PlanetaO Estado Geral Do Planeta
O Estado Geral Do Planetamartha
 
Aula Mudanças Climáticas
Aula Mudanças ClimáticasAula Mudanças Climáticas
Aula Mudanças ClimáticasCADUCOC2
 
Eustasia global e a realidade do litoral brasileiro
Eustasia global e a realidade do litoral brasileiroEustasia global e a realidade do litoral brasileiro
Eustasia global e a realidade do litoral brasileiroLuis Carlos Antonelli
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Globalguestb8ed3e
 
A distribuição da água no planeta
A distribuição da água no planetaA distribuição da água no planeta
A distribuição da água no planetaMariana Cerveira
 
A Água
A ÁguaA Água
A Água713773
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações ClimáticasPaula Morgado
 
Vivendo e agindo CarbonoNeutro Social
Vivendo e agindo CarbonoNeutro SocialVivendo e agindo CarbonoNeutro Social
Vivendo e agindo CarbonoNeutro Socialvcbiovale
 
O Estado Geral Do Planeta Reduzido
O Estado Geral Do Planeta   ReduzidoO Estado Geral Do Planeta   Reduzido
O Estado Geral Do Planeta Reduzidomartha
 
Geografia a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...
Geografia   a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...Geografia   a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...
Geografia a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...Gustavo Soares
 
Ciclo da agua
Ciclo da aguaCiclo da agua
Ciclo da aguakleberfir
 
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUEAquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUEMussagy Sidine Massango
 

Semelhante a Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º va (20)

Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º ma
Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º maAspectos naturais da terra e seus recursos 2º ma
Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º ma
 
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
 
Unidade4
Unidade4Unidade4
Unidade4
 
O Estado Geral Do Planeta
O Estado Geral Do PlanetaO Estado Geral Do Planeta
O Estado Geral Do Planeta
 
clima.pdf
clima.pdfclima.pdf
clima.pdf
 
Aula Mudanças Climáticas
Aula Mudanças ClimáticasAula Mudanças Climáticas
Aula Mudanças Climáticas
 
Eustasia global e a realidade do litoral brasileiro
Eustasia global e a realidade do litoral brasileiroEustasia global e a realidade do litoral brasileiro
Eustasia global e a realidade do litoral brasileiro
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Global
 
A distribuição da água no planeta
A distribuição da água no planetaA distribuição da água no planeta
A distribuição da água no planeta
 
A Água
A ÁguaA Água
A Água
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticas
 
07 Joana 6 C2
07 Joana 6 C207 Joana 6 C2
07 Joana 6 C2
 
Ciclo da água
Ciclo da águaCiclo da água
Ciclo da água
 
07 Joana 6 C2
07 Joana 6 C207 Joana 6 C2
07 Joana 6 C2
 
Vivendo E Agindo Carbono Neutro Social
Vivendo E Agindo Carbono Neutro SocialVivendo E Agindo Carbono Neutro Social
Vivendo E Agindo Carbono Neutro Social
 
Vivendo e agindo CarbonoNeutro Social
Vivendo e agindo CarbonoNeutro SocialVivendo e agindo CarbonoNeutro Social
Vivendo e agindo CarbonoNeutro Social
 
O Estado Geral Do Planeta Reduzido
O Estado Geral Do Planeta   ReduzidoO Estado Geral Do Planeta   Reduzido
O Estado Geral Do Planeta Reduzido
 
Geografia a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...
Geografia   a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...Geografia   a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...
Geografia a importancia das correntes maritimas para o clima e a economia d...
 
Ciclo da agua
Ciclo da aguaCiclo da agua
Ciclo da agua
 
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUEAquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
 

Mais de ProfMario De Mori

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEMProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 

Mais de ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 

Último

Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 

Último (20)

Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 

Aspectos naturais da terra e seus recursos 2º va

  • 1.
  • 2. FRASE 01 - A CORRENTE DO GOLFO E O CLIMA EUROPEU O clima europeu caracteriza-se por ser predominantemente temperado. É influenciado por vários fatores, sendo um deles a Corrente do Golfo que se desloca no Oceano Atlântico, em direção a Europa amenizando o clima do litoral ocidental europeu mantendo as temperaturas mais elevadas, (impedindo o congelamento do Mar do Norte, fato que favorece a pesca) e do litoral oriental da América, permitindo o fluxo comercial entre as regiões.
  • 3. Circulação da Corrente do Golfo (representada em vermelho) no Atlântico Norte. IMAGENS ILUSTRATIVAS
  • 4.
  • 5.
  • 6. Imagem Ilustrativa Deserto da Kalahari Visto do espaço Um  suricata , espécie comum no Kalahari Mapa das corrente fria de Benguela que formam o deserto de Kalahari no sudoeste da África.
  • 7.
  • 8. Frase 3 O tufão e o furacão são sinônimos de eventos semelhantes.Todos eles são de grande massa de ar que se formam na atmosfera e giram em alta velocidade,que produzem ventos muito fortes e devastadores.
  • 9. Imagem Ilustrativa Consequência de um Furacão
  • 10. Comentário sobre o tema O mundo está nas mãos do Homem e se ele não parar para mudar suas atitudes com certeza terá muito pouco para oferecer as próprias gerações . Fortes furacões e Tufões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta deixando famílias totalmente desabrigadas.Os cientistas afirmam que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos, ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, do desmatamento e da queimada de florestas,
  • 11. Frase 6 O aquecimento global está ocorrendo através de gases poluentes principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis, na atmosfera. As consequências são -         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; -         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; -         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas; -         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças . 
  • 13.
  • 14. Frase 07 El Niño é causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial. Os principais impactos causados pelo fenômeno no Brasil são:chuvas abundantes (acima da normal) na região Sul, o norte e o leste da Amazônia e o Nordeste sofrem pela diminuição da chuva. E o sudeste apresenta temperaturas mais altas, o que torna o inverno mais ameno. Já para as demais regiões do país, os efeitos são considerados mais fracos.   La Niña ocorre devido à diminuição da temperatura ocasionada pelo aumento da força dos ventos alísios. Seus efeitos sobre o Brasil divergem daqueles causados pelo El Niño: na região norte ocorrem chuvas mais abundantes e aumento da vazão dos rios. O mesmo ocorre no nordeste, enquanto que na região sul ocorrem secas prolongadas e passagens rápidas de frentes frias; nas regiões centro-oeste e sudeste os efeitos são pouco previsíveis podendo variar.
  • 15.  
  • 16. Comentário Como foi observado o "EL NIÑO e LA NIÑA" são dois fenômenos de variações no aquecimento e resfriamento das águas do Oceano Pacífico Tropical, com intervalos de tempo diferenciados. A figura 1 mostra que os ventos alísios se enfraquecem, sem os ventos fortes todo o Oceano Pacífico Equatorial começa a aquecer, liberando evaporação e formando nuvens com intensas chuvas no Pacífico Equatorial Ocidental. Já na figura 2, os ventos alísios "empurram" as águas do Pacífico para o Pacífico Equatorial Oeste, onde ficam mais quentes. Por consequência, próximo à costa do Peru as águas ficam mais frias e a evaporação e formação de chuvas fortes fica concentrada na Indonésia.
  • 17. Frase-9 Explique o que é água renovável, reserva primaria de água, água consumida, água retirada e água virtual.
  • 19. COMENTÁRIO DO TEMA E IMAGEM CONFORME A IMAGEM. A ÁGUA RENOVÁVEL CONCEITO AMPLAMENTE UTILIZADA PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, É A DIFERENÇA ENTRE AS CHUVAS E A EVAPORAÇÃO RELATIVAS Á PARTE CONTINENTAL DA TERRA. RESERVA PRIMÁRIA DE ÁGUA , O TOTAL QUE OCORRE EM UMA UNIDADE GEOGRÁFICA QUE PODE SER UTILIZADA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, TAMBÉM CHAMADA, RESERVA DE ÁGUA UTILIZÁVEL. ÁGUA RETIRADA , É A QUE É COLETADA DO AMBIENTE NATURAL PARA USO HUMANO, SENDO QUE PARTE DELA PODE SER REUTILIZADA. ÀGUA VIRTUAL É NECESSÁRIA PARA PRODUÇÃO DE MERCADORIAS, PLANTAÇÕES DE FRUTAS, LEGUMES.
  • 20. Frase N° 12 Pessoas ficam com menos de 10 litros de água por dia, são em média 1,197 bilhões de pessoas sem acesso a água potável em todo o mundo, e isso se deve a nós que não a utilizamos corretamente, e acaba nisso pessoas morrendo por não ter um bom acesso a água potável.
  • 21.  
  • 22.
  • 23. Frase 14 O desastre que ocorreu em uma plataforma de petróleo no golfo do México foi causado por uma explosão e o naufrágio da plataforma Deepwater Horizon. Com esta catástrofe, ocorre conseqüências graves ao meio ambiente como intensa poluição aos mares aumento de CO² ,e ajuda no crescimento do buraco na camada de ozônio,e uma das piores conseqüências é a vida de varias espécies em risco.
  • 25.
  • 26. FRASE 15 A respeito dos principais problemas dos rios brasileiros, pode-se dizer que estão diretamente ligados a sua poluição. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial, todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Com isso, a cada dia esses rios, estão sendo mais poluídos.
  • 27.
  • 28.
  • 29. Frase 16 Com o passar do tempo, a evolução da economia e a forma como os moradores pensavam mudou, o objetivo de conseguir lucros passou a ser o principal alvo, onde casas e indústrias passaram a jogar no rio e nos córregos, restos de produtos que não seriam mais utilizados. Hoje, o rio e quem sobrevive dele sofre com isso! Cachoeiro de Itapemirim vendo sua situação, solicitou os serviços da Foz do Brasil, que tem um projeto que visa eliminar o lançamento do esgoto nos principais córregos que cortam a cidade. Extinção de odores, recuperação da flora e fauna aquática, diminuição de doenças e valorização dos imóveis próximos aos córregos.
  • 30.  
  • 31.
  • 32. FRASE 17 As ações antrópicas no domínio morfoclimático da Amazônia começaram no século XVIII e XIX com a coleta de drogas medicinais. Depois houve tentativas de ocupação e exploração da borracha e já na primeira metade do século XX foram feitas tentativas de ocupação agrícola como a Fordlândia, além da abertura de estradas e implantação de agrovilas. A construção da ferrovia Madeira-Mamoré que ligaria a Bolívia aos portos marítimos foi um grande prejuízo e deixou vários mortos e custos para o Brasil. A Fordlândia foi outro grande projeto que não deu certo. A Fordlândia propunha a implantação da borracha no seu próprio meio onde foi originada, mas por fatores ambientais esse projeto foi desativado. O Projeto Jarí que era a implantação de uma hidrelétrica no rio Jarí, também não deu certo. Ludwig, o criador desse projeto, comprou uma termoelétrica do Japão e trouxe aqui, mas o projeto fracassou e ele foi assumido por outras empresas como o Banco do Brasil que somou as dívidas com a dívida externa brasileira.
  • 34. COMENTÁRIO A maior parte dos projetos feita pelo homem para o domínio morfoclimático da Amazônia foi um fracasso. Essas ações antrópicas destruíram e continuam a destruir-la. Os projetos estão sendo feitos sem consciência de que precisamos da natureza para viver e eles somam prejuízos, despesas e destruição para o Brasil. Cada vez mais o homem destrói a Amazônia, até que ponto essa destruição vai chegar?
  • 35. Frase 20 A irrigação em grandes áreas contínuas e o seu cultivo intensivo tem causado distúrbios às condições naturais locais, eliminando a vegetação nativa e, como consequência imediata, alterando a microflora e fauna regionais, a produção de peixes, a população de insetos e as condições de erosão e de sedimentação na bacia hidrográfica. O aproveitamento racional requer a manutenção de parte da área em condições naturais, preservando o ecossistema e servindo como local de refúgio e de reprodução da fauna. Outros impactos podem ser causados pela irrigação: prática de monocultura que, ao alterar a população de insetos, provoca maior demanda de inseticidas e geração de subprodutos industriais, como o vinhoto .
  • 37.
  • 38. FRASE Nº22   ATUALMENTE EXISTEM DUAS VISÕES PARA O PROJETO DA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO. O PRIMEIRO É O CENARIO DO IMEDIATISMO,CARACTERIZADO PELA ÂNSIA DE FAZER ÁGUA CHEGAR ,A TODO CUSTO,NAS TORNEIRAS DA POPULAÇÃO,SENDO QUE NÃO HÁ A PREOCUPAÇÃO COM AS CONSEGUÊNCIAS IMPOSTAS AO MEIO AMBIENTE AO SE ADOTAR ESSA ALTERNATIVA. O SEGUNDO É O CENARIO DA PONDERAÇÃO,CARACTERIZADO PELAS PREOCUPAÇÕES CONSTANTES COM RELAÇÃO AS LIMITAÇÕES DAS FONTES HÍDRICAS NA CONDUÇÃO DO PORCESSO TRANSPOSITÓRIO.
  • 39.  
  • 40.
  • 41. Frase 23 Esse é um dos domínios morfoclimáticos mais atingidos e degradados pela ação antrópica. Monoculturas, como cana-de -açúcar e café extração de madeira,ocupação urbana e industrial contribuíram e contribuem histórica e atualmente para sua degradação. No litoral do Nordeste, encontra-se o solo de massapê, excelente para a prática agrícola, sendo historicamente ligado à monocultura latifundiária da cana-de-açúcar.
  • 43.
  • 44.
  • 46.
  • 47. Frase 25 A Mata Atlântica vem sendo destruída por queimadas intencionais para abertura de rodovias,avanço da população,criação de gado e agricultura.E temos também a extração ilegal da madeira ,que é vendida de maneira ilícita. Para tentar diminuir o desmatamento desse bioma,é preciso algumas medidas como:Melhorar a fiscalização fortalecendo as instituições encarregadas da proteção ambiental.Demarcação de todas as terras indígenas.Expansão dos programas governamentais de combate às queimadas.E de leis eficazes contras o desmatamento e a exploração de indústrias.
  • 49.
  • 50. Frase 26 A minha frase é sobre os impactos ambientais causados pelo homem no domínio morfoclimático na mata das araucárias.
  • 51.  
  • 52. COMENTÁRIO Os impactos ambientais das Araucárias são: o manejo inadequado dos solos frágeis, a presença de ventos constantes, a utilização de maquinário pesado, que revolve o solo na superfície e compacta com maior profundidade que acabou por levar ao desenvolvimento de grandes areais no Sudeste do Rio Grande do Sul.
  • 53.
  • 55.
  • 56. FRASE 33 O esgotamento dos recursos naturais – solo, água e remanescentes florestais – tem sido um dos principais problemas ambientais verificados em Cachoeiro de Itapemirim. A água, fica cada vez mais comprometida por ações tais como: desmatamento,drenagem profunda de várzeas, baixa cobertura vegetal, abertura de estradas, aumento da população urbana, barragem , dentre outros. Os efeito dessa devastação sobre o Rio Itapemirim é grande, porque o assoreamento ano a ano vem se tornando mais grave, como será visto no próximo slide...    
  • 57.  
  • 58. COMENTÁRIO Conforme a imagem anterior podemos observar uma das áreas de assoreamento do Rio Itapemirim. Assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia ou detritos, sendo uma das causas de morte de rios, devido à redução de profundidade. Em Cachoeiro de Itapemirim o intenso desmatamento e a má utilização do solo, aumenta o processo erosivo.Dentre as atividades que contribuem para isso estão a agropecuária e as práticas agrícolas. Esta situação facilita sobremaneira o carregamento de solo para os cursos d’água, e que aliada aos rejeitos das indústrias de mármore e granito da região, causam assoreamento e grande turbidez nas épocas de chuvas. As terras, carregadas pela erosão, foram assorear em diversas partes do Rio Itapemirim, ocasionando problemas de trasbordamento, alargamento de margens e mesmo enchentes catastróficas. Além do Rio Itapemirim tornar-se mais raso pelo assoreamento, os seus regimes de vazão foram profundamente alterados, com a diminuição do curso de água no período mais seco e, na época das chuvas, as suas águas tornaram-se turvas pela grande quantidade de terra levada em suspensão para o fundo do oceano. O lançamento de esgoto urbanos sem tratamento, de resíduos provenientes de indústria de aguardente, frigoríferos e cooperativas de derivados do leite, das indústrias de extração e beneficiamento de mármore e granito comprometem a qualidade de vida do Rio Itapemirim. Nos períodos de poucas chuvas já se verificaram algumas tendências à desertificação em determinadas áreas situadas em suas margens, existindo solos que, por sua baixa capacidade de retenção de água pelo comportamento hidrológico, se assemelham aos ambientes desérticos.  
  • 59. FRASE 34 Existe uma grande preocupação em relação ao esgotamento dos recursos minerais do mundo. Uma das características do desenvolvimento de um país é o uso excessivo dos recursos do planeta. Isso ocorre em maior abrangência nos países desenvolvidos do que nos mais pobres.
  • 61. COMENTÁRIO SOBRE O TEMA O fato de uma país possuir grande quantidade de recursos minerais pode ser um gerador de desenvolvimento, pois gera diversificação econômica e exportadora. No entanto, muitos países como o Brasil, por exemplo, quase sempre não tem meios de transformar a matéria bruta, então são obrigados a vender estes produtos e os comprar pronto para serem usados por um preso muito mais alto, o que afeta sua economia. Outro fator que muito implica nesse caso é a utilização inadequado desses recursos, que leva ao seu esgotamento.
  • 62. Frase 35 A bauxita é um mineral que ocorre naturalmente, é um material heterogêneo composto principalmente de um ou mais hidróxido de alumínio e várias misturas de sílica. O Brasil é o terceiro maior produtor da mesma. No qual é muito bom para o país, pois com isso o Brasil pode desenvolver uma quantidade maior de Abrasivos, cimentos, produtos químicos, metalúrgicos e material refratário, entre outros. Só que causa algumas conseqüências como grandes alterações nas características do solo. O que também impede um bom desenvolvimento do País.
  • 63. Amostra de Bauxita Transformação de Bauxita em Alumina Imagem Ilustrativa
  • 64. Comentário sobre o tema A imagem anterior mostra, uma amostra de Bauxita e também uma transformação de Bauxita em Alumina. Que é um minério que traz algumas implicações para o desenvolvimento do país.
  • 65. FRASE 36 A questão se refere ao manganês que é um mineral considerado estratégico devido seu amplo uso industrial e comercial e sua desigual distribuição geográfica. Ele pode ser utilizado como descolorizador de vidro com impurezas de ferro, na coloração de vidros na cor ametista, no preparo de oxigênio e cloro, bem como na secagem de tintas pretas. É importante para o crescimento das plantas e em funções vitais dos animais superiores.
  • 66. IMAGEM ILUSTRATIVA manganês no estado natural
  • 67.
  • 68. Frase 37 O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio do mundo e também o que tem maior reserva. Os estados em que mais se encontram são: Minas Gerais, Goiás e Amazonas. Em sua maior parte é utilizado em ligas de ferro-nióbio que tem alta resistência a choques e são utilizados em pontes, dutos, locomotivas. Ele também é utilizado para outras coisas como: turbinas a gás, canalização, construção de reator nuclear, compõe ligas supracondutoras de eletricidade, utilizado na produção de lentes óticas, aço inoxidável e magnetos para tomógrafos de ressonância magnética.
  • 70.
  • 71.
  • 73.
  • 74.
  • 76.
  • 77. FRASE 46 Existem doze entrepostos instalados com capacidade de armazenar 8 milhões de toneladas de carvão mineral, sendo que o de Tubarão, Santa Catarina, é para seis milhões de toneladas, ocupando uma área de 120 hectares. A maioria do carvão do Rio Grande do Sul é do tipo betuminoso alto volátil C, enquanto o carvão catarinense é do tipo betuminoso alto volátil A, considerado de melhor qualidade.
  • 79.
  • 80. Frase 47 O Brasil possui como maior matriz energética a energia hidráulica, pois é a mais usada no país e a mais comum no mundo todo. Porém essa energia tem benefícios e malefícios, que devem ser bem examinados antes de se construir uma hidrelétrica, porque acabam com muitas casas, gastam muito dinheiro e muitas vezes não rendem o esperado.
  • 81. Barragem de enrocamento. Desvio do rio. Imagem de satélite da Hidrelétrica de Itaipu depois de pronta. Imagens ilustrativas
  • 82.
  • 83. Frase 46 A polêmica em torno da usina de Belo Monte tem sido gerada pois sua construção é criticada por ambientalistas e representantes de movimentos sociais, eles dizem que o impacto ambiental será muito grande e os críticos apontam para uma suposta ineficiência da hidrelétrica. Enquanto o governo Lula afirma que a nova usina, pode beneficiar 26 milhões de brasileiros, e uma das vantagens é o preço competitivo da energia produzida, e vai gerar aproximadamente 41 mil empregos diretos e indiretos.
  • 84.  
  • 85.
  • 86.
  • 87.
  • 88.
  • 89.
  • 91.
  • 92. Frase 51 A busca por alternativas aos combustíveis fósseis e as preocupações com o aquecimento global têm feito crescer o interesse mundial pelos biocombustíveis (agrocombustíveis). O Brasil é o maior produtor mundial de biocombustíveis,apresentando uma expansão elevada na produção de etanol com 33,2% da produção mundial;grande destaque também para o biodiesel,e bioeletrecidade, que são atividades muito trabalhadas e promissoras no país.
  • 94.
  • 95. FRASE 52 • O prefixo grego bio significa vida; necro, morte. A classificação não é de todo insensata. Agora estamos em pleno ciclo dos agrocombustíveis, incorretamente chamados de biocombustíveis. Este novo ciclo provoca o aumento dos preços dos alimentos, já denunciado por Fidel Castro. Estudo da OCDE e da FAO, divulgado a 4 de julho, indica que “os biocombustíveis terão forte impacto na agricultura entre 2007 e 2016.” Os preços agrícolas ficarão acima da média dos últimos dez anos. • A desnutrição ameaça, hoje, 52,4 milhões de latino-americanos e caribenhos, 10% da população do Continente. Com a expansão das áreas de cultivo voltadas à produção de etanol, corre-se o risco dele se transformar, de fato, em necrocombustível - predador de vidas humanas.
  • 97. COMENTÁRIO SOBRE O TEMA Como podemos ver, as consequências está em alta, e em alguns anos, o nosso planeta vai piorar cada vez mais, pois há muitas desnutrições, as pessoas estão poluindo cada vez mais, e isso só vai piorando com o meio ambiente. Os preços dos alimentos estão aumentando, e prejudicando muitos por causa do aumento .
  • 98.
  • 100.