☺ Euskadi Ta
Askatasuna
mais
conhecida pela        ☺ Causa e objetivos:
sigla ETA,            através de vários
significa ...
Ações
Durante a ditadura de
Franco na Espanha                       Março de 1996: O PP, de
1937: General Franco          ...
Maio de 2003: Os Estados Unidos declaram o Batasuna um grupo
terrorista.
A União Européia faz o mesmo um mês depois.
Julho...
Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia




       Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia – Ejército del Pueblo
A origem FARC está ligada à intensa disputa entre conservadores e
liberais que perpassou a primeira metade do século XX na...
A FARC é um grupo guerrilheiro armado, composto por uma milícia civil
armada, pelo Partido Comunista Clandestino Colombian...
O Exército de Libertação Nacional da Colômbia (em
castelhano Ejército de Liberación Nacional, ELN) é uma
organização guerr...
• Algumas ações do grupo no ano
  nesse ano:
 16 maio: Quatro militares morreram e duas menores
 ficaram feridas hoje ao c...
A parte em azul é a Bolívia, onde se localiza a ELN:
O Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) é um grupo
revolucionário armado baseado no estado mexicano de Chiapas....
Sua luta, que se pode dar um seguimento nas mãos de
suas seis declarações políticas, se pode expressar com
três pensamento...
O EZLN, em pé de guerra contra o meu governo desde 1º de
janeiro de 1994, cria cinco Declarações da Selva Lacandona, mas
e...
SADDAM HUSSEIN
 ABD AL-MAJID
   AL-TIKRITI
Nascimento: Tikrit, 28 de Abril de1937
Morte: Bagdá, 30 de Dezembro de 2006

•   Em 1956 aderiu ao PSAB e participou do go...
Minissérie ‘’House of Saddam’’ produzida em 2008 pela BBC e HBO.
Al Qaeda
Al-Qaeda - (árabe: ‫القاعدة‬tradução: el-Qā‘idah ,
ou al-Qā‘idah, quot;A Fundaçãoquot; ou quot;A Basequot;) é
uma organiza...
Objetivos:
      A inspiração filosófica da Al-Qaeda vem dos escritos de Sayyid Qutb,
um pensador proveniente da Irmandade...
Como a Al Qaeda está organizada atualmente?
A Al Qaeda está dividida em 4 grupos principais. Existe a Al Qaeda no Iraque,
...
“(...) acredita que o governo americano sabe onde Bin Laden está, mas não quer
pagar o preço político de invadir o Paquist...
2º Mb   Grupo 02
2º Mb   Grupo 02
2º Mb   Grupo 02
2º Mb   Grupo 02
2º Mb   Grupo 02
2º Mb   Grupo 02
2º Mb   Grupo 02
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

2º Mb Grupo 02

1,016

Published on

Published in: Education, News & Politics
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,016
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

2º Mb Grupo 02

  1. 1. ☺ Euskadi Ta Askatasuna mais conhecida pela ☺ Causa e objetivos: sigla ETA, através de vários significa Pátria atentados choca-se com Basca e a política do Estado Liberdade, espanhol, exigindo a Surgido na independência de todo década de 60, seu lema é o País Basco. A Bietan jarrai, repressão sobre os que significa bascos contribuiu seguir nas duas, decisivamente para o ou seja, na luta radicalismo no interior da política e militar. Localização: ETA e na segunda País metade dos anos 60 a Basco(situa-se organização passou no norte da a luta armada, tendo Espanha e como alvo os membros noroeste da do aparato de repressão. França)
  2. 2. Ações Durante a ditadura de Franco na Espanha Março de 1996: O PP, de 1937: General Franco direita, vence as eleições ocupa o país Basco. Até gerais. então, O grupo extremista os bascos tinham direito a um considera a chegada do pouco de autonomia, partido ao poder mas o ditador espanhol um retorno à ditadura de cancela qualquer privilégio e Franco. reprime duramente a Dezembro d 1997: 23 aspiração dos bascos por independência. líderes do HB são presos 1959: O ETA é formado, com por o objetivo de criar um sete anos, por colaborarem País Basco independente. com o ETA. Essa foi a 1968: O ETA mata sua primeira vez primeira vítima, Melitón que membros do partido Manzanas, foram presos por um dos líderes da polícia cooperação com o grupo secreta na idade de San extremista. Sebastián.
  3. 3. Maio de 2003: Os Estados Unidos declaram o Batasuna um grupo terrorista. A União Européia faz o mesmo um mês depois. Julho de 2003: Bombas explodem com um intervalo de poucos minutos nos balneáreos espanhóis de Alicante e Banidorm, ferindo pelo menos 13 pessoas. Cinco dias depois, outra bomba explode em um estacionamento no aeroporto de Santander. Novembro de 2003: A polícia espanhola prende 12 supostos líderes do ETA em uma série de batidas. Dezembro de 2003: A polícia recaptura o suposto chefe de logística do ETA, Ibon Fernandez Iradi, na cidade francesa de Mont- de-Marsan. de-Marsan A Guarda Civil espanhola deteve na madrugada desta terça-feira quatro suspeitos de integrarem o grupo separatista basco ETA. Segundo informações do canal estatal TVE e da rádio Cadena Ser, os dois homens e as duas mulheres foram presos após uma operação em três casas em San Sabestian e na cidade de Pasaia. Embora os supostos terroristas não tenham ficha criminal, a polícia suspeita que eles façam parte de um comando de apoio que fornece infra-estrutura e informações ao ETA.
  4. 4. Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia – Ejército del Pueblo
  5. 5. A origem FARC está ligada à intensa disputa entre conservadores e liberais que perpassou a primeira metade do século XX na Colômbia. Os liberais se aliaram com setores socialistas numa guerra civil contra os conservadores que durou 16 anos [1948 a 1964]. Porém 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela revolução cubana, os liberais se aliam aos Conservadores e apoiaram o envio de tropas ao povoado de Marquetália, com o objetivo de conter 50 revoltosos fugitivos. Os camponeses rebelados, na fuga para as regiões montanhosas da Selva, constituem as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, que inicialmente era composta por ex-militantes liberais e militantes comunistas e passa hoje a receber crescentemente a influência do Partido Comunista Colômbiano, atuando com 6 000 a 8 000 guerrilheiros aproximadamente.
  6. 6. A FARC é um grupo guerrilheiro armado, composto por uma milícia civil armada, pelo Partido Comunista Clandestino Colombiano, e pelos grupos de simpatizantes. Estes grupos dão apoio desde ás ações revolucionárias de guerra, apóiam os revoltosos em atividades sigilosas, até o apoio ao abastecimento alimentício. E esses guerrilheiros estão presentes em 15-20% do território colombiano, principalmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes, áreas de difícil acesso. E segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaína dentro da Colômbia, sendo responsável por boa parte do suprimento mundial de cocaína e pelo tráfico dessa droga para os Estados Unidos.
  7. 7. O Exército de Libertação Nacional da Colômbia (em castelhano Ejército de Liberación Nacional, ELN) é uma organização guerrilheira, de inspiração comunista e de caráter político-militar, criado em 1965, é o segundo maior grupo rebelde da Colômbia. Este movimento atraiu desde o seu início vários padres católicos, dedica-se principalmente à sabotagem de infra- estruturas, nomeadamente da indústria petrolífera e da rede eléctrica. Hoje, tem nas suas fileiras perto de 20 mil homens, que dividem o seu trabalho entre a atividade militar e ações de carácter social. É liderado por Nicolás Rodríguez Bautista (Gabino), e tem sido afetado pela ação dos paramilitares de extrema-direita. Sua popularidade tem sido muito afetada pela crescente repulsa dos colombianos aos movimentos de esquerda, assim como por seu apoio aos paramilitares que os combatem.
  8. 8. • Algumas ações do grupo no ano nesse ano: 16 maio: Quatro militares morreram e duas menores ficaram feridas hoje ao cair em um campo minado que rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) instalaram em uma aldeia do município colombiano de El Tarra (nordeste), fronteiriço com a Venezuela, informaram fontes oficiais. 17 abr (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) pediu hoje que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) busquem um acordo que coloque fim aos combates entre as duas guerrilhas em quatro regiões da Colômbia.
  9. 9. A parte em azul é a Bolívia, onde se localiza a ELN:
  10. 10. O Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) é um grupo revolucionário armado baseado no estado mexicano de Chiapas. O EZLN visa combater as opressões sofridas pelos povos indígenas no México, e, mais do que um grupo guerrilheiro, se auto-define como um movimento organizado em comunidades cuja organização política seria baseada na “democracia direta”. O EZLN incorpora em sua luta tecnologias modernas como telefones via satélite e a internet como maneira de obter apoio interno e no estrangeiro.
  11. 11. Sua luta, que se pode dar um seguimento nas mãos de suas seis declarações políticas, se pode expressar com três pensamentos mínimos que vão do local ao global: – A defesa de direitos coletivos e individuais negados aos povos indígenas mexicanos. – A construção de um novo modelo de nação que inclua a democracia, a liberdade e a justiça como princípios fundamentais de uma nova forma de fazer política. – O tecido de uma rede de resistências e rebeliões no mundo todo em nome da humanidade e contra o neoliberalismo.
  12. 12. O EZLN, em pé de guerra contra o meu governo desde 1º de janeiro de 1994, cria cinco Declarações da Selva Lacandona, mas em épocas diferentes e estas visam melhorar a forma de governo mexicano, para que corra a justiça, liberdade e democracia para os povos do México. 1ª Declaração da Selva de Lacandona (1º de janeiro de 1994) 2ª Declaração da Selva de Lacandona (10 de junho de 1994) 3ª Declaração da Selva de Lacandona (janeiro de 1995) 4ª Declaração da Selva de Lacandona 5ª Declaração da Selva de Lacandona
  13. 13. SADDAM HUSSEIN ABD AL-MAJID AL-TIKRITI
  14. 14. Nascimento: Tikrit, 28 de Abril de1937 Morte: Bagdá, 30 de Dezembro de 2006 • Em 1956 aderiu ao PSAB e participou do golpe o estado. Dois anos mais tarde participou do outro golpe do Estado e foi em 1960 que foi condenado à morte pela primeira vez, porém foi mandado para um asilo político, de onde sairia 3 anos depois e se casaria com sua prima de sangue Sajida Khairallah. Logo depois, em 1964, volta à prisão e permanece lá durante mais três anos. • Em 1969 Hussein assume a vice-presidência do Conselho do Comando Supremo da Revolução, se casa com Samira Fadel e um ano mais tarde recebe o prêmio da Unesco pelo projeto de investir em alimentação e educação de forma intensa e eficaz. • Em 1979 assume os cargos de chefe do Estado, presidente do Conselho do Comando Supremo da Revolução, primeiro ministro, comandante das Forças Armadas e secretário geral do Partido Ba’th. • Durante sua estadia no poder, Saddam Hussein ordenou que espalhassem cartazes com seus retratos por todo Iraque, o que dava-o imagem de bom pai de família e islamita devoto, mas era visto como autoridade infalível. Construiu ainda 23 palácios, onde não dormia duas noites seguidas com medo de que quisessem atingi-lo. • Porém, foi em 2006 que tudo acabou. Saddam Hussein foi condenado à pensa de morte por enforcamento.
  15. 15. Minissérie ‘’House of Saddam’’ produzida em 2008 pela BBC e HBO.
  16. 16. Al Qaeda
  17. 17. Al-Qaeda - (árabe: ‫القاعدة‬tradução: el-Qā‘idah , ou al-Qā‘idah, quot;A Fundaçãoquot; ou quot;A Basequot;) é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visam, supostamente, reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.
  18. 18. Objetivos: A inspiração filosófica da Al-Qaeda vem dos escritos de Sayyid Qutb, um pensador proveniente da Irmandade Islâmica, cujos textos inspiraram a maioria dos principais movimentos militantes islâmicos hoje ativos no Médio Oriente. O autor defende uma revolução islâmica armada para a sobreposição de todos os regimes não guiados pela lei islâmica, e reitera a expulsão de milícias e empresas ocidentais de todos os países muçulmanos. De acordo com afirmações transmitidas pela Al-Qaeda na internet e em canais de televisão, as últimas metas da Al-Qaeda passam por reestabelecer o Califado do mundo islâmico, e, para isso, trabalham com quaisquer grupos extremistas, organizações ou governos que lhes permitam atingir essa meta. Os fundamentos originais da Al-Qaeda originária são fortemente anti-sionistas. Em 1997, numa entrevista com Peter Arnett, Osama bin Laden cita a presença estado-unidense no Médio Oriente e o apoio israelita como as principais razões para as ações da sua organização.Em comunicados formais, bin Laden tem preferido usar o termo Frente Internacional pelo Jihad contra os Judeus e Cruzados como nome para o grupo, em vez do mais famoso Al-Qaeda.
  19. 19. Como a Al Qaeda está organizada atualmente? A Al Qaeda está dividida em 4 grupos principais. Existe a Al Qaeda no Iraque, onde a ação realmente está se desenrolando. Existe a Al Qaeda no Paquistão, onde Bin Laden e Zawahiri provavelmente estão vivendo. Existe a Al Qaeda no norte da África, que é mais recente. E existe a Al Qaeda na Europa, que é organizada em redes precariamente ligadas, não tão coerente quanto essas outras entidades, mas ainda assim muito disseminada e perigosa, como pudemos ver recentemente no Reino Unido. O que está bastante claro é que não veremos mais a Al Qaeda inteira reunida em só um lugar, como aconteceu após o 11/9 no Afeganistão. Hoje, a Al Qaeda está escondida em muitos países diferentes. Tornou-se um movimento, não só uma organização.
  20. 20. “(...) acredita que o governo americano sabe onde Bin Laden está, mas não quer pagar o preço político de invadir o Paquistão para capturá-lo.”
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×