SlideShare a Scribd company logo
1 of 21
Grupo 5 Composição étnica da população brasileira Migrações Externas Migrações Internas Lucas, Rodolfo, Savio, Herick, Carlos, Rafael Rodrigues, Romerson
Composição étnica da população brasileira Brancos Os portugueses deixaram forte influência genética na população brasileira. Os brancos auto-declarados compõem cerca de 49,9% da mesma, somando cerca de 93 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior concentração esteja no Sul e Sudeste do Brasil. Consideram-se brancos os descendentes diretos ou predominantes de europeus e de outros povos de cor branca.
Composição étnica da população brasileira Brancos Através de um importante mapeamento genético, chegou-se a conclusão que o brasileiro de cor branca é descendente quase que exclusivamente de europeus do lado paterno (90%). Já no lado materno, apresenta uma intensa miscigenação: 33% de linhagens ameríndias, 28% de africanas e 39% de européias. Isso é explicado historicamente: no início da colonização, os colonos portugueses não trouxeram suas mulheres, o que acarretou no relacionamento entre homens portugueses com mulheres indígenas e, mais tarde, com as africanas.  A maioria dos brasileiro são a formação de mais de uma raça.
Composição étnica da população brasileira Índios Os índios auto-declarados compõem 0,4% da população brasileira, somando cerca de 519 mil indivíduos. Populações indígenas podem ser encontradas por todo o território brasileiro, embora mais da metade esteja concentrada na Região amazônica do Norte e Centro-Oeste. Consideram-se índios todos os descendentes puros dos povos autóctones do Brasil e/ou que vivem no ambiente cultural tradicional dos mesmos.
Composição étnica da população brasileira Índios Os índios auto-declarados compõem 0,4% da população brasileira, somando cerca de 519 mil indivíduos. Populações indígenas podem ser encontradas por todo o território brasileiro, embora mais da metade esteja concentrada na Região amazônica do Norte e Centro-Oeste. Consideram-se índios todos os descendentes puros dos povos autóctones do Brasil e/ou que vivem no ambiente cultural tradicional dos mesmos.
Composição étnica da população brasileira Índios Quando os primeiros portugueses chegaram ao Brasil, em 1530, a população indígena girava em torno de 3 a 5 milhões de indivíduos. Na metade do século XIX, os índios não passavam de 100 mil pessoas e no final do século XX eram cerca de 300 mil. O desaparecimento da população nativa brasileira se deve principalmente a quatro fatores: a dizimação promovida pelos colonizadores, as doenças européias que se espalharam como epidemias, a miscigenação racial e, principalmente, a perda dos valores e da identidade indígenas ao longo dos séculos.
Composição étnica da população brasileira Negros Os negros auto-declarados compõem 6,3% da população brasileira, somando cerca de 11 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior proporcionalidade esteja no Nordeste. Consideram-se negros todos os descendentes dos povos africanos trazidos para o Brasil e que têm o fenótipo característico africano.
Composição étnica da população brasileira Negros Pesquisas genéticas recentes indicam que a grande maioria dos brasileiros têm mais de 10% de marcadores genéticos africanos, assim como mostram que aqueles considerados negros no Brasil, muitas vezes carregam alto grau de carga genética européia e indígena.
Composição étnica da população brasileira Pardos Pardos são pessoas que se declaram mulatas, caboclas, cafuzas, mamelucas ou mestiças de negro com pessoa de outra raça. Para efeitos estatísticos, pardos são considerados negros pelo governo. No censo de 2005, 43,2% da população nacional se auto-declarou como sendo parda.
Composição étnica da população brasileira Amarelos Os amarelos auto-declarados compõem 0,5% da população brasileira, somando cerca de 1 milhão de indivíduos. Estão concentrados em dois estados brasileiros: São Paulo e Paraná, embora populações menores estejam espalhadas por todo o território brasileiro. Consideram-se amarelos todos os descendentes de povos asiáticos .
Composição étnica da população brasileira Amarelos A grande maioria dos amarelos brasileiros são descendentes de japoneses que imigraram para o Brasil entre 1908 e 1960, devido a problemas econômicos. O Brasil abriga hoje a maior comunidade japonesa fora do Japão. Outros grupos amarelos em fase de crescimento rápido, são os chineses e coreanos que atualmente integram o comércio nas capitais.
Migrações externas A maior parte das emigrações deve-se a um emprego melhor, moradia melhor, e principalmente a uma melhor expectativa de vida, nos outros países, os brasileiros atualmente estão preferindo os países de primeiro mundo como os Estados Unidos, a Europa e Japão. Emigração
Migrações externas Os portugueses representam o maior contingente de imigrantes entrados no Brasil. Calcula-se que devam viver atualmente, no país, 213.203 portugueses, concentrados nos grandes centros urbanos, com destaque especial para o Rio de Janeiro e São Paulo.   Imigração portugueses
Migrações externas Os primeiros italianos chegaram ao Brasil em 1875, estabelecendo-se no Rio Grande do Sul, na região serrana e também em Santa Catarina, onde o clima era mais ameno, assemelhando-se um pouco com as regiões de onde vieram, especialmente do Vêneto (norte italiano), de onde provinha a maior parte das famílias imigrantes. Logo após essa época, São Paulo tornou-se o maior pólo receptor de italianos, que inicialmente se encaminharam para as zonas cafeicultoras do interior.   Imigração italianos
Migrações externas As primeiras levas de imigrantes alemães chegaram em 1824 e, desde então, deram preferência à região Sul do Brasil, onde fundaram a colônia de Sã Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A partir de 1850, foram se instalando em Santa Catarina, sobretudo no vale do Itajaí, onde surgiram Brusque, Joinville e Blumenau, cidades de marcantes características alemãs.  Imigração alemães
Migrações externas Depois dos portugueses e italianos,os espanhois são o terceiro maior contingente imigratório do Brasil. Fixando-se principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, iniciaram suas atividades em fazendas, mas acabaram por migrar para as cidades.  Imigração espanhois
Migrações externas A imigração japonesa teve início em 1908, quando aportou no Brasil o navio Kasato Maru, com 165 famílias a bordo. Estabeleceram-se inicialmente no estado de São Paulo e depois no Pará, onde se desenvolve importante núcleo produtor de pimenta-do-reino (Tomé-Açu). Fixaram-se principalmente em colônias rurais, onde introduziram importantes inovações na indústria de hortifrutigranjeiros. Na cidade de São Paulo, foram se concentrando num bairro — a Liberdade —, que adquirindo características de sua cultura, perceptíveis principalmente nas ruas e cartazes. Além disso, instalados no cinturão verde em torno da cidade, são responsáveis pela maior parte do estabelecimento de frutas, legumes, verduras, aves e ovos para a população da metrópole paulista. Imigração japoneses
Migrações Internas   As  migrações internas  no Brasil acontecem principalmente por motivos economicos e desastres ecologicos.Um exemplo de migração foi aquela devido às secas que assolaram o Nordeste brasileiro na década de 1960, que fizeram com que milhares de pessoas abandonassem suas casas no sertão brasileiro por falta de alternativa agrícola e políticas sociais na região.
Migrações Internas Outro exemplo histórico foi a migração de nordestinos para a região Norte do Brasil no fim do século XIX. Isto se deu por dois motivos: o início do Ciclo da Borracha e a grande seca que assolou a região Nordeste.Destaca-se também a movimentação de imigrantes nordestinos e sulistas em busca de uma vida melhor na Região Sudeste do País, único pólo industrial brasileiro na década de 1970.
Migrações Internas •  Migrantes da região nordeste em direção ao sudeste, centro-oeste e norte:  geralmente são trabalhadores rurais interioranos que não conseguem trabalho, a seca castiga muitas vezes suas lavouras e esses vão em busca de oportunidades de trabalho principalmente em São Paulo, que corresponde à área mais industrializada do país, embora a região centro-oeste e norte tenha atraído recentemente um grande percentual desses migrantes.
Migrações Internas •  Migrantes da região sul e sudeste em direção ao centro-oeste e norte:  nas últimas décadas houve um aumento significativo de migrantes, sobretudo de paulistas, mineiros, paranaenses, catarinenses e gaúchos que seguem em direção ao centro-oeste e norte, esse fluxo migratório é proveniente dos interesses desses de adquirir terras a baixos custos para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, diante disso estados como Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins têm aumentado de forma significativa seus respectivos contingentes populacionais   .

More Related Content

What's hot

7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRAfaf29
 
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)profacacio
 
2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábio
2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábio2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábio
2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábiocasadobrasil
 
Formação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiroFormação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiroferaps
 
3º ano e.m (mod. 25) Brasil população
3º ano e.m (mod. 25) Brasil população3º ano e.m (mod. 25) Brasil população
3º ano e.m (mod. 25) Brasil populaçãoAlexandre Alves
 
O povo brasileiro imigação
O povo brasileiro   imigaçãoO povo brasileiro   imigação
O povo brasileiro imigaçãoAndré Moraes
 
Influência dos italianos na cultura brasileira
Influência dos italianos na cultura brasileiraInfluência dos italianos na cultura brasileira
Influência dos italianos na cultura brasileiraTatiana Rochedo
 
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)Acácio Netto
 
Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01
Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01
Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01André Luiz Marques
 
A formação do povo brasileiro
A formação do povo brasileiroA formação do povo brasileiro
A formação do povo brasileiroJoão Marcelo
 
Migrações nordestinas
Migrações nordestinasMigrações nordestinas
Migrações nordestinasNonato Bouth
 
Migracoes brasileiras sartre
Migracoes brasileiras sartreMigracoes brasileiras sartre
Migracoes brasileiras sartreAdemir Aquino
 
IECJ - Cap. 8 - A população brasileira
IECJ - Cap. 8 - A população brasileiraIECJ - Cap. 8 - A população brasileira
IECJ - Cap. 8 - A população brasileiraprofrodrigoribeiro
 

What's hot (20)

Geografia brasil população
Geografia   brasil populaçãoGeografia   brasil população
Geografia brasil população
 
7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
7 ANO FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
 
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
 
2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábio
2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábio2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábio
2º Ciclo de Charla - Imigrações e Migrações - Parte 1 Professor Fábio
 
A Formação do Povo Brasileiro
A Formação do Povo BrasileiroA Formação do Povo Brasileiro
A Formação do Povo Brasileiro
 
Formação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiroFormação do povo brasileiro
Formação do povo brasileiro
 
7º ano (caps.5)
7º ano (caps.5)7º ano (caps.5)
7º ano (caps.5)
 
3º ano e.m (mod. 25) Brasil população
3º ano e.m (mod. 25) Brasil população3º ano e.m (mod. 25) Brasil população
3º ano e.m (mod. 25) Brasil população
 
O povo brasileiro imigação
O povo brasileiro   imigaçãoO povo brasileiro   imigação
O povo brasileiro imigação
 
Influência dos italianos na cultura brasileira
Influência dos italianos na cultura brasileiraInfluência dos italianos na cultura brasileira
Influência dos italianos na cultura brasileira
 
Aula 7º (cap.4)
Aula 7º (cap.4)Aula 7º (cap.4)
Aula 7º (cap.4)
 
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
Cap. 3 - População brasileira (7º ano)
 
Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01
Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01
Populaoeconomiaedinmicademogrficabrasileira 110916211645-phpapp01
 
A formação do povo brasileiro
A formação do povo brasileiroA formação do povo brasileiro
A formação do povo brasileiro
 
Migrações nordestinas
Migrações nordestinasMigrações nordestinas
Migrações nordestinas
 
Migrações no brasil
Migrações no brasilMigrações no brasil
Migrações no brasil
 
População brasileira
População brasileiraPopulação brasileira
População brasileira
 
Migracoes brasileiras sartre
Migracoes brasileiras sartreMigracoes brasileiras sartre
Migracoes brasileiras sartre
 
Geografia brasil população
Geografia   brasil populaçãoGeografia   brasil população
Geografia brasil população
 
IECJ - Cap. 8 - A população brasileira
IECJ - Cap. 8 - A população brasileiraIECJ - Cap. 8 - A população brasileira
IECJ - Cap. 8 - A população brasileira
 

Viewers also liked

Geografia Humana - 10. RESUMO - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...
Geografia Humana - 10. RESUMO   - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...Geografia Humana - 10. RESUMO   - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...
Geografia Humana - 10. RESUMO - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...Jessica Amaral
 
Expansão do território e migrações internas
Expansão do território e migrações internasExpansão do território e migrações internas
Expansão do território e migrações internasRodrigo Baglini
 
Movimentos MigratóRios
Movimentos MigratóRiosMovimentos MigratóRios
Movimentos MigratóRiosPaticx
 
Anos Dourados - Anos 50
Anos Dourados - Anos 50Anos Dourados - Anos 50
Anos Dourados - Anos 50Luizinhu Sales
 
Migrações internas e emigração
Migrações internas e emigraçãoMigrações internas e emigração
Migrações internas e emigraçãodiariohistoria
 
A década de 50 - Anos 50
A década de 50 - Anos 50A década de 50 - Anos 50
A década de 50 - Anos 50Carine Gusso
 
Livros para baixar 4shared
Livros para baixar 4sharedLivros para baixar 4shared
Livros para baixar 4sharedEdna Andrade
 

Viewers also liked (7)

Geografia Humana - 10. RESUMO - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...
Geografia Humana - 10. RESUMO   - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...Geografia Humana - 10. RESUMO   - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...
Geografia Humana - 10. RESUMO - PATARRA, Neide. “Tendências e Modalidades R...
 
Expansão do território e migrações internas
Expansão do território e migrações internasExpansão do território e migrações internas
Expansão do território e migrações internas
 
Movimentos MigratóRios
Movimentos MigratóRiosMovimentos MigratóRios
Movimentos MigratóRios
 
Anos Dourados - Anos 50
Anos Dourados - Anos 50Anos Dourados - Anos 50
Anos Dourados - Anos 50
 
Migrações internas e emigração
Migrações internas e emigraçãoMigrações internas e emigração
Migrações internas e emigração
 
A década de 50 - Anos 50
A década de 50 - Anos 50A década de 50 - Anos 50
A década de 50 - Anos 50
 
Livros para baixar 4shared
Livros para baixar 4sharedLivros para baixar 4shared
Livros para baixar 4shared
 

Similar to 1º Va Grupo 05

Formação da cultura brasileira
Formação da cultura brasileiraFormação da cultura brasileira
Formação da cultura brasileiraPatricia Moreira
 
Imigrantes
ImigrantesImigrantes
Imigranteseloifc
 
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIROA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRORonaldo Junio
 
População e aspectos sociais demográficos.pptx
População e aspectos sociais demográficos.pptxPopulação e aspectos sociais demográficos.pptx
População e aspectos sociais demográficos.pptxKelvin Sousa
 
Imigrantes
ImigrantesImigrantes
Imigranteseloifc
 
slides formação da população brasileira.pdf
slides formação da população brasileira.pdfslides formação da população brasileira.pdf
slides formação da população brasileira.pdfStfaniSousa1
 
História dos povos indigenas- 7º ano B- Profº Jader
História dos povos indigenas- 7º ano B- Profº JaderHistória dos povos indigenas- 7º ano B- Profº Jader
História dos povos indigenas- 7º ano B- Profº JaderAlziro Lopes
 
Imigração ao brasil
Imigração ao brasilImigração ao brasil
Imigração ao brasilandresjacobo
 
2ano populaçao brasil
2ano populaçao brasil2ano populaçao brasil
2ano populaçao brasilCarla Matos
 
Aula 2 Intensivo População Frente 2 Sartre
Aula 2 Intensivo População Frente 2 SartreAula 2 Intensivo População Frente 2 Sartre
Aula 2 Intensivo População Frente 2 SartreCADUCOC2
 
Mobilidades locais e globais
Mobilidades locais e globaisMobilidades locais e globais
Mobilidades locais e globaisxikofonseca
 
Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)
Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)
Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)Claudio Henrique Ramos Sales
 
Cópia de população
Cópia de populaçãoCópia de população
Cópia de populaçãoCOSMO ALVES
 

Similar to 1º Va Grupo 05 (20)

O brasil e suas etnias
O brasil e suas etniasO brasil e suas etnias
O brasil e suas etnias
 
Documento de Helena.pptx
Documento de Helena.pptxDocumento de Helena.pptx
Documento de Helena.pptx
 
Formação da cultura brasileira
Formação da cultura brasileiraFormação da cultura brasileira
Formação da cultura brasileira
 
Imigrantes
ImigrantesImigrantes
Imigrantes
 
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIROA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
 
População e aspectos sociais demográficos.pptx
População e aspectos sociais demográficos.pptxPopulação e aspectos sociais demográficos.pptx
População e aspectos sociais demográficos.pptx
 
Imigrantes
ImigrantesImigrantes
Imigrantes
 
slides formação da população brasileira.pdf
slides formação da população brasileira.pdfslides formação da população brasileira.pdf
slides formação da população brasileira.pdf
 
1º Mb Grupo 05
1º Mb   Grupo 051º Mb   Grupo 05
1º Mb Grupo 05
 
Geografia a
Geografia  aGeografia  a
Geografia a
 
História dos povos indigenas- 7º ano B- Profº Jader
História dos povos indigenas- 7º ano B- Profº JaderHistória dos povos indigenas- 7º ano B- Profº Jader
História dos povos indigenas- 7º ano B- Profº Jader
 
Imigração ao brasil
Imigração ao brasilImigração ao brasil
Imigração ao brasil
 
2ano populaçao brasil
2ano populaçao brasil2ano populaçao brasil
2ano populaçao brasil
 
Aula 2 Intensivo População Frente 2 Sartre
Aula 2 Intensivo População Frente 2 SartreAula 2 Intensivo População Frente 2 Sartre
Aula 2 Intensivo População Frente 2 Sartre
 
1º Ma Grupo 05
1º Ma   Grupo 051º Ma   Grupo 05
1º Ma Grupo 05
 
Europa e Europeus - Latinos
Europa e Europeus - LatinosEuropa e Europeus - Latinos
Europa e Europeus - Latinos
 
Mobilidades locais e globais
Mobilidades locais e globaisMobilidades locais e globais
Mobilidades locais e globais
 
Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)
Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)
Modulo 18 - A população brasileira - os brancos (apostila Anglo)
 
Cópia de população
Cópia de populaçãoCópia de população
Cópia de população
 
Brasil!
Brasil!Brasil!
Brasil!
 

More from ProfMario De Mori

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEMProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 

More from ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 

1º Va Grupo 05

  • 1. Grupo 5 Composição étnica da população brasileira Migrações Externas Migrações Internas Lucas, Rodolfo, Savio, Herick, Carlos, Rafael Rodrigues, Romerson
  • 2. Composição étnica da população brasileira Brancos Os portugueses deixaram forte influência genética na população brasileira. Os brancos auto-declarados compõem cerca de 49,9% da mesma, somando cerca de 93 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior concentração esteja no Sul e Sudeste do Brasil. Consideram-se brancos os descendentes diretos ou predominantes de europeus e de outros povos de cor branca.
  • 3. Composição étnica da população brasileira Brancos Através de um importante mapeamento genético, chegou-se a conclusão que o brasileiro de cor branca é descendente quase que exclusivamente de europeus do lado paterno (90%). Já no lado materno, apresenta uma intensa miscigenação: 33% de linhagens ameríndias, 28% de africanas e 39% de européias. Isso é explicado historicamente: no início da colonização, os colonos portugueses não trouxeram suas mulheres, o que acarretou no relacionamento entre homens portugueses com mulheres indígenas e, mais tarde, com as africanas. A maioria dos brasileiro são a formação de mais de uma raça.
  • 4. Composição étnica da população brasileira Índios Os índios auto-declarados compõem 0,4% da população brasileira, somando cerca de 519 mil indivíduos. Populações indígenas podem ser encontradas por todo o território brasileiro, embora mais da metade esteja concentrada na Região amazônica do Norte e Centro-Oeste. Consideram-se índios todos os descendentes puros dos povos autóctones do Brasil e/ou que vivem no ambiente cultural tradicional dos mesmos.
  • 5. Composição étnica da população brasileira Índios Os índios auto-declarados compõem 0,4% da população brasileira, somando cerca de 519 mil indivíduos. Populações indígenas podem ser encontradas por todo o território brasileiro, embora mais da metade esteja concentrada na Região amazônica do Norte e Centro-Oeste. Consideram-se índios todos os descendentes puros dos povos autóctones do Brasil e/ou que vivem no ambiente cultural tradicional dos mesmos.
  • 6. Composição étnica da população brasileira Índios Quando os primeiros portugueses chegaram ao Brasil, em 1530, a população indígena girava em torno de 3 a 5 milhões de indivíduos. Na metade do século XIX, os índios não passavam de 100 mil pessoas e no final do século XX eram cerca de 300 mil. O desaparecimento da população nativa brasileira se deve principalmente a quatro fatores: a dizimação promovida pelos colonizadores, as doenças européias que se espalharam como epidemias, a miscigenação racial e, principalmente, a perda dos valores e da identidade indígenas ao longo dos séculos.
  • 7. Composição étnica da população brasileira Negros Os negros auto-declarados compõem 6,3% da população brasileira, somando cerca de 11 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior proporcionalidade esteja no Nordeste. Consideram-se negros todos os descendentes dos povos africanos trazidos para o Brasil e que têm o fenótipo característico africano.
  • 8. Composição étnica da população brasileira Negros Pesquisas genéticas recentes indicam que a grande maioria dos brasileiros têm mais de 10% de marcadores genéticos africanos, assim como mostram que aqueles considerados negros no Brasil, muitas vezes carregam alto grau de carga genética européia e indígena.
  • 9. Composição étnica da população brasileira Pardos Pardos são pessoas que se declaram mulatas, caboclas, cafuzas, mamelucas ou mestiças de negro com pessoa de outra raça. Para efeitos estatísticos, pardos são considerados negros pelo governo. No censo de 2005, 43,2% da população nacional se auto-declarou como sendo parda.
  • 10. Composição étnica da população brasileira Amarelos Os amarelos auto-declarados compõem 0,5% da população brasileira, somando cerca de 1 milhão de indivíduos. Estão concentrados em dois estados brasileiros: São Paulo e Paraná, embora populações menores estejam espalhadas por todo o território brasileiro. Consideram-se amarelos todos os descendentes de povos asiáticos .
  • 11. Composição étnica da população brasileira Amarelos A grande maioria dos amarelos brasileiros são descendentes de japoneses que imigraram para o Brasil entre 1908 e 1960, devido a problemas econômicos. O Brasil abriga hoje a maior comunidade japonesa fora do Japão. Outros grupos amarelos em fase de crescimento rápido, são os chineses e coreanos que atualmente integram o comércio nas capitais.
  • 12. Migrações externas A maior parte das emigrações deve-se a um emprego melhor, moradia melhor, e principalmente a uma melhor expectativa de vida, nos outros países, os brasileiros atualmente estão preferindo os países de primeiro mundo como os Estados Unidos, a Europa e Japão. Emigração
  • 13. Migrações externas Os portugueses representam o maior contingente de imigrantes entrados no Brasil. Calcula-se que devam viver atualmente, no país, 213.203 portugueses, concentrados nos grandes centros urbanos, com destaque especial para o Rio de Janeiro e São Paulo. Imigração portugueses
  • 14. Migrações externas Os primeiros italianos chegaram ao Brasil em 1875, estabelecendo-se no Rio Grande do Sul, na região serrana e também em Santa Catarina, onde o clima era mais ameno, assemelhando-se um pouco com as regiões de onde vieram, especialmente do Vêneto (norte italiano), de onde provinha a maior parte das famílias imigrantes. Logo após essa época, São Paulo tornou-se o maior pólo receptor de italianos, que inicialmente se encaminharam para as zonas cafeicultoras do interior. Imigração italianos
  • 15. Migrações externas As primeiras levas de imigrantes alemães chegaram em 1824 e, desde então, deram preferência à região Sul do Brasil, onde fundaram a colônia de Sã Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A partir de 1850, foram se instalando em Santa Catarina, sobretudo no vale do Itajaí, onde surgiram Brusque, Joinville e Blumenau, cidades de marcantes características alemãs. Imigração alemães
  • 16. Migrações externas Depois dos portugueses e italianos,os espanhois são o terceiro maior contingente imigratório do Brasil. Fixando-se principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, iniciaram suas atividades em fazendas, mas acabaram por migrar para as cidades. Imigração espanhois
  • 17. Migrações externas A imigração japonesa teve início em 1908, quando aportou no Brasil o navio Kasato Maru, com 165 famílias a bordo. Estabeleceram-se inicialmente no estado de São Paulo e depois no Pará, onde se desenvolve importante núcleo produtor de pimenta-do-reino (Tomé-Açu). Fixaram-se principalmente em colônias rurais, onde introduziram importantes inovações na indústria de hortifrutigranjeiros. Na cidade de São Paulo, foram se concentrando num bairro — a Liberdade —, que adquirindo características de sua cultura, perceptíveis principalmente nas ruas e cartazes. Além disso, instalados no cinturão verde em torno da cidade, são responsáveis pela maior parte do estabelecimento de frutas, legumes, verduras, aves e ovos para a população da metrópole paulista. Imigração japoneses
  • 18. Migrações Internas As migrações internas no Brasil acontecem principalmente por motivos economicos e desastres ecologicos.Um exemplo de migração foi aquela devido às secas que assolaram o Nordeste brasileiro na década de 1960, que fizeram com que milhares de pessoas abandonassem suas casas no sertão brasileiro por falta de alternativa agrícola e políticas sociais na região.
  • 19. Migrações Internas Outro exemplo histórico foi a migração de nordestinos para a região Norte do Brasil no fim do século XIX. Isto se deu por dois motivos: o início do Ciclo da Borracha e a grande seca que assolou a região Nordeste.Destaca-se também a movimentação de imigrantes nordestinos e sulistas em busca de uma vida melhor na Região Sudeste do País, único pólo industrial brasileiro na década de 1970.
  • 20. Migrações Internas • Migrantes da região nordeste em direção ao sudeste, centro-oeste e norte: geralmente são trabalhadores rurais interioranos que não conseguem trabalho, a seca castiga muitas vezes suas lavouras e esses vão em busca de oportunidades de trabalho principalmente em São Paulo, que corresponde à área mais industrializada do país, embora a região centro-oeste e norte tenha atraído recentemente um grande percentual desses migrantes.
  • 21. Migrações Internas • Migrantes da região sul e sudeste em direção ao centro-oeste e norte: nas últimas décadas houve um aumento significativo de migrantes, sobretudo de paulistas, mineiros, paranaenses, catarinenses e gaúchos que seguem em direção ao centro-oeste e norte, esse fluxo migratório é proveniente dos interesses desses de adquirir terras a baixos custos para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, diante disso estados como Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins têm aumentado de forma significativa seus respectivos contingentes populacionais .