1º Ma   Grupo 05
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

1º Ma Grupo 05

on

  • 957 views

 

Statistics

Views

Total Views
957
Views on SlideShare
957
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

1º Ma Grupo 05 Presentation Transcript

  • 1. Colégio “Jesus Cristo Rei” Professor: Mário de Mori Título: Composição étnica do Brasil Conteúdo: Tema 5 Alunos: Grupo 5 Disciplina: Geografia Série: 1° Turma: mA Cachoeiro de Itapemirim, ES- 09/06/2009
  • 2. As etnias formadoras da população do Brasil. Três grupos étnicos formaram a população brasileira: os brancos, os negros e os indígenas. A diversidade cultural do Brasil é encontrada em poucos lugares do mundo. E, além de diverso, o povo brasileiro é também miscigenado. A nossa miscigenação não é apenas um dado genético, ela faz parte fundamental de nossa cultura. Afinal, os traços de cada um dos grupos étnicos fazem parte também dos costumes do dia a dia de toda população.
  • 3. As Migrações Externas do Brasil. A migração pode ser definida como um movimento de transferência populacional. E como se trata de um movimento de pessoas no espaço, a migração pode ser vista de formas diferentes dependendo do lugar observado. • Emigração: quando um ser humano sai de onde vive e muda-se para outro lugar. • Imigração: quando ele chega em um determinado lugar. Pode-se afirmar que por ordem de quantidade, o grupo que mais veio ao Brasil foi: Italianos, Portugueses, Espanhóis, Japoneses, e Alemães. Os portugueses representam o maior contingente de imigrantes entrados no Brasil.
  • 4. A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco. Foi um movimento ao mesmo tempo colonizador e povoador, pois contribuiu para formar a população que se tornaria brasileira, sobretudo num processo de miscigenação que incorporou portugueses, negros e indígenas.
  • 5. As Migrações Internas do Brasil. As migrações internas compreendem os movimentos populacionais que ocorrem dentro de um novo país. Cerca de um terço dos brasileiros não vive onde nasceu. As migrações internas respondem por boa parte deste terço, e classificam- se basicamente em duas categorias: deslocamento do campo para a cidade, o chamado (êxodo rural) - causado frequentemente pela falta de oportunidades de trabalho e serviços no campo e pela concentração fundiária. Recentemente as migrações regionais mais importantes ainda são a de nordestinos para as regiões Sudeste e Sul, em busca de trabalho nos setores industrial.
  • 6. Créditos a: Ariadne Muniz Carlos Roberto Lays Vaillant Michelle Rodrigues Raysa Nunes Thays Gaspar