Apresentação Som

1,475 views
1,130 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,475
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
144
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação Som

  1. 1. Princípios de propagação e fenômenos ondulatórios. Princípios de armazenagem e reprodução som digital e som analógico.
  2. 2. O Que é o Som! Som pode ser entendido como uma variação de pressão muito rápida que se propaga na forma de ondas em um meio elástico. Em geral, o som é causado por uma vibração de um corpo elástico, o qual gera uma variação de pressão corresponde no meio à sua volta. Qualquer corpo elástico capaz de vibrar rapidamente pode produzir som e, nesse caso, recebe o nome de fonte sonora.
  3. 3. O Que é o Som! Percebemos o som através de variações de pressão no ar que atingem nosso ouvido. Para que possamos perceber o som é necessário que as variações de pressão que chegam aos nossos ouvidos estejam dentro de certos limites de rapidez e intensidade. Se essas variações ocorrem entre 20 e 20.000 vezes por segundo esse som é potencialmente audível,
  4. 4. O Que é o Som! Uma onda sonora pode ser representada em um gráfico bidimensional onde o eixo horizontal representa a passagem do tempo e o vertical a variação de pressão. Esse tipo de gráfico pode fornecer várias informações sobre o som. O som senoidal, chamado som puro porque é desprovido de harmônicos e cujo nome é deve-se ao fato de poder ser representado pelo gráfico de uma função seno. http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/introducao/som.html
  5. 5. Som Analógico e Som Digital Som analógico é som análogo ao real. Isso não muda. Não é uma interpretação, como é o som analógico digitalizado. É uma transdução, uma materialização da onda sonora real no vinil, em registros físicos, não em códigos que dependem de software. Tanto que basta uma agulha e um cone de papel para você escutar o que tem dentro de um áudio-vinil. É o espelho do som real. Imagine-se diante de um espelho:
  6. 6. Quem inventou o primeiro dispositivo de som O precursor do gramofone foi o fonógrafo inventado pelo americano Thomas Edison em 1877. O primeiro protótipo do fonógrafo foi obtido pelo francês Léon Scott em 1857, quando estudava as características do som. Somente vinte anos depois, no entanto, graças a uma máquina inventada por Thomas Alva Edison, foi possível ouvir a reprodução de uma gravação.
  7. 7. Quem inventou o primeiro dispositivo de som Modelo de Fonógrafo foi de Léon Scott Agulha Gramofone a manivela
  8. 8. Microfone No dia 4 de março de 1877, Emile Berninder criou o primeiro microfone. Porém, o primeiro instrumento utilizável foi criado simultaneamente por Alexander Graham Bell, que em seus laboratórios o aperfeiçoou muito.
  9. 9. Microfone O microfone converte vibrações mecânicas na gama audível (em freqüências de 20Hz a 20kHz - seja no ar, água ou num material sólido) em um sinal elétrico. Na maioria dos microfones em uso as ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas através de um diafragma fino e flexível e em seguida convertidas em sinal elétrico através de bobina móvel ou por carga e descarga de um condensador. No caso de microfones de condensador estes necessitam de uma tensão de alimentação contínua, chamada de phantom power, que é de fato uma tensão de polarização. Microfone Dinâmico Microfones de Condensador
  10. 10.   Caio Graco. www.professorgraco.blogspot.com Audio Digital e Sonorização

×