Síria conflitos

1,845 views
1,685 views

Published on

Com Resumo do Resumo da síntese.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,845
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
142
Actions
Shares
0
Downloads
97
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Síria conflitos

  1. 1. Conflitos naConflitos na SÍRIASÍRIA Prof. João PauloProf. João Paulo
  2. 2. Oriente Médio • . O Oriente Médio é uma região estratégica do ponto de vista econômico e geopolítico visto que apresenta grandes reservas de petróleo exportadas para países desenvolvidos e emergentes. Também apresenta expressiva complexidade devido às constantes intervenções de grandes potências (a exemplo das invasões dos EUA no Afeganistão em 2001 e no Iraque em 2003), mudanças políticas (Primavera Árabe: Tunísia, Egito, Líbia, Iêmen, Barein e Síria), ao crescimento do fundamentalismo islâmico e as tensões étnicas, religiosas e territoriais, a exemplo do conflito entre palestinos e israelenses.
  3. 3. • A Primavera Árabe, iniciada em 2010, é um movimento por democracia contra regimes autoritários em países árabes com maioria muçulmana. No caso da Síria, os rebeldes (em sua maioria sunitas, a exemplo de ELS – Exército de Libertação da Síria e até de grupos fundamentalistas e terroristas) lutam contra o governo do ditador Bashar Al-Assad, que pertence à minoria alauíta. A guerra civil na Síria levou milhares de refugiados a fugirem em direção aos países vizinhos, como Turquia, Jordânia, Líbano e Iraque.
  4. 4. Forças militares O Oriente Médio, área de maior concentração de jazidas de petróleo, configura-se como uma região de extrema importância econômica e geopolítica.
  5. 5. Quantas pessoas já morreram? Qual a extensão dos estragos? • Segundo a ONU, mais de 9 mil pessoas foram mortas por forças de segurança e, pelo menos, outras 14 mil foram presas. Já o governo estima o número de mortos em cerca de 4 mil - aproximadamente 2,5 civis e o restante integrantes das forças de segurança.
  6. 6. Implicações geopolíticas • O presidente Barack Obama, em sua disposição de dar uma resposta “limitada” ao ataque químico perpetrado na Síria, já afirmou que aliados americanos como Israel, Turquia e Jordânia seriam ameaçados, assim como interesses de segurança nacional dos EUA, se o regime do ditador Bashar Assad puder usar armas químicas sem uma punição. Ao longo de mais de dois anos, o conflito sírio já respingou em países vizinhos, como o Líbano. A iminência de uma intervenção ocidental só aumenta as implicações para a região.
  7. 7. ZONAS DE CONFLITOS As tentativas de deposição do presidente sírio Bashar Al Assad têm resultado em massacres de civis e revolucionários com o explícito apoio do Irã; contudo, as tentativas de aprovação de sanções contra o país são vetadas pela China e Rússia, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
  8. 8. No dia 30 de agosto, o governo dos EUA divulgou um mapa dos locais que teriam sido atingidos por armas químicas no dia 21 de agosto. Segundo o secretário de Estado americano, John Kerry, 1.429 pessoas morreram no ataque, entre elas ao menos 426 crianças
  9. 9. Demografia
  10. 10. A maior composição da imigração de refugiados da Síria, país que se encontra em catastrófica guerra civil, corresponde aos antigos refugiados da guerra do Iraque (2003).
  11. 11. Exército sírio
  12. 12. Por que Bashir al-Assad permanece no poder, frente as manifestações, ao contrário da Tunísia e do Egito?
  13. 13. Três razões: - Apoio por parte da elite sunita ! -Apoio Rússia e China ! -Apoio dos Militares !
  14. 14. Por que Israel aliado histórico dos EUA, não intervêm na Síria ?
  15. 15. Medo de retaliação por parte do HEZBOLLAH, movimento terrorista do Líbano, apoiado pela Síria e contrário a existência do Estado de Israel !!
  16. 16. Resumo do Resumo

×