GEOGRAFIA
Revisão Geral para o
ENEM 2013
Prof. João Paulo Silva

joaopauloprogeo.blogspot.com.br
Globalização

Processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, apoiado
em novas tecnologias de transp...
Revolução tecnocientífica

Essa nova é também chamada de revolução tecnocientífica, e esta
revolução científica está relac...
Potências emergentes

A sigla Brics dá nome a um grupo formado por potências econômicas emergentes:
Brasil, Rússia, Índia,...
Clima

Elementos climáticos, como a umidade, pressão atmosférica e temperatura;

fatores de determinação do clima; e as mu...
Teorias demográficas

Teoria Malthusiana (a população mundial cresceria em um ritmo rápido,
comparado a uma progressão geo...
Fontes de energia

Alteração da matriz energética, fontes convencionais ou alternativas.
• queima de combustíveis fósseis....
Migrações internacionais

Haitianos no Brasil (mesma rota hoje é usada por imigrantes de outras
nacionalidades, como seneg...
Processos de formação, principais formas no Brasil e placas tectônicas.
Os alunos devem reconhecer os agentes internos (cr...
Solos: formação, uso e degradação

O processo de formação dos solos deve ser entendido no contexto da ação do
intemperismo...
Recursos hídricos

Potencial e aproveitamento (hidroeletricidade, irrigação e transporte)
Regiões tropicais, áreas sedimen...
Fontes:
http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/14/guia-deestudos-confira-10-temas-essenciais-de-geografia.h...
Geografia ENEM 2013
Geografia ENEM 2013
Geografia ENEM 2013
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Geografia ENEM 2013

619

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
619
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
60
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Geografia ENEM 2013

  1. 1. GEOGRAFIA Revisão Geral para o ENEM 2013 Prof. João Paulo Silva joaopauloprogeo.blogspot.com.br
  2. 2. Globalização Processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, apoiado em novas tecnologias de transporte e telecomunicações e na ampliação da capacidade produtiva. Itens relacionados: •movimentos migratórios; •.crise de 2008; •saída do Paraguai do bloco liderado pelo Brasil. •Blocos econômicos em crise, a zona do euro, o Mercosul.
  3. 3. Revolução tecnocientífica Essa nova é também chamada de revolução tecnocientífica, e esta revolução científica está relacionada com a segunda globalização, como a gente conhece, que só aconteceu por causa desse desenvolvimento da tecnologia originada principalmente durante o período da Guerra Fria.
  4. 4. Potências emergentes A sigla Brics dá nome a um grupo formado por potências econômicas emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A importância do grupo ultrapassou a área econômica e a presença desses quatro países tornou-se indispensável em discussões políticas. São países de diversas origens (ex-colônias, ex-socialistas, "socialismo de mercado" no caso da China, por exemplo) que irão apresentar significativos níveis de desenvolvimento econômico. É importante estar atento ao fortalecimento do setor industrial e tecnológico, aumento da capacidade exportadora (principalmente das commodities, no caso do Brasil e África do Sul) e expansão dos mercados consumidores internos (com significativa melhoria das condições de vida de seus cidadãos).
  5. 5. Clima Elementos climáticos, como a umidade, pressão atmosférica e temperatura; fatores de determinação do clima; e as mudanças do clima e suas consequências. O que devo saber? •diferença entre fatores e elementos climáticos e entre clima e tempo. •assuntos como o aquecimento global; •camada de ozônio e até mesmo o frio que a região centro-sul do país teve no mês de julho podem ser abordados.
  6. 6. Teorias demográficas Teoria Malthusiana (a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado a uma progressão geométrica, e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética); Neomalthusiana; e Reformista. O tema é muito importante e lembra que o recente livro de Dan Brown "Inferno" discorre sobre população, podendo ser um "gancho" para alguma questão.
  7. 7. Fontes de energia Alteração da matriz energética, fontes convencionais ou alternativas. • queima de combustíveis fósseis. • questões envolvendo problemas ambientais; • diminuição desses recursos e busca por novas alternativas são corriqueiras.
  8. 8. Migrações internacionais Haitianos no Brasil (mesma rota hoje é usada por imigrantes de outras nacionalidades, como senegaleses, nigerianos, dominicanos e indianos), novos fluxos imigratórios, xenofobia, motivação política e econômica O Brasil se considera, de maneira errada, um país que aceita muito bem as diferenças, os imigrantes, e não é bem assim. Em São Paulo, por exemplo, a gente vê o preconceito que o nordestino sofre. Considerando o crescimento da xenofobia por aqui.
  9. 9. Processos de formação, principais formas no Brasil e placas tectônicas. Os alunos devem reconhecer os agentes internos (criadores do relevo) e os agentes externos (modeladores do relevo). Partindo desta relação, estabelecer o dinamismo do processo de formação das unidades do relevo no Brasil e identificar as diferenças entre as depressões (predominantes), os planaltos e as planícies.
  10. 10. Solos: formação, uso e degradação O processo de formação dos solos deve ser entendido no contexto da ação do intemperismo [físico e químico] da formação do relevo. Desgaste e decomposição das rochas são fundamentais para a formação dos solos. Quanto ao seu uso e degradação, deve ser diferenciado o agronegócio [agressivo e impactante] das diversas formas sustentáveis de produção agrícola, principalmente aquelas que envolvem a agricultura familiar.
  11. 11. Recursos hídricos Potencial e aproveitamento (hidroeletricidade, irrigação e transporte) Regiões tropicais, áreas sedimentares e as grandes bacias hidrográficas passam a ser vistas como áreas estratégicas na produção energética renovável, no aproveitamento agrícola de áreas secas (irrigação) e como modalidade de transporte capaz de reduzir de forma significativa o custo de produção e aumentar a competitividade dos produtos. O Brasil, com seu gigantesco potencial hídrico, passa a se destacar como detentor de um dos maiores potenciais do mundo.
  12. 12. Fontes: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/14/guia-deestudos-confira-10-temas-essenciais-de-geografia.htm http://solonaescola.blogspot.com.br/2011/09/fatores-de-formacao-dosolo-1.html http://meioambiente.culturamix.com/recursosnaturais/desenvolvimento-do-solo-caracteristicas-gerais http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/03/clima-resumo-muitaspessoas-confundem.html http://mcartuns.wordpress.com/2013/08/02/globalizacao-3/ http://klebercaverna.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html
  1. ¿Le ha llamado la atención una diapositiva en particular?

    Recortar diapositivas es una manera útil de recopilar información importante para consultarla más tarde.

×