Cartografia

445 views
423 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
445
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
261
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cartografia

  1. 1. Cartografia Formas de projeções A representação mais precisa da superfície da Terra é o globo. A representação por meio de mapas,sempre acarretará distorções. Não existem projeções melhores ou piores. Cada uma se adapta a determinadasfinalidades. Mas nenhuma resolve o problema da representação da curvatura da Terra numa superfície plana. Para ser feita, a representação emprega um sistema de projeções cartográficas baseadas emrelações matemáticas e geométricas. Apesar dos problemas que todas apresentam, sem essas projeções seriaimpossível a reprodução plana do globo terrestre. As três projeções mais usadas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal. Projeção cilíndrica Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos,sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. Ao ser desenrolado, apresentará sobre uma superfície plana todas as informações que para ele foramtransferidas. Nem todas as projeções cilíndricas são iguais. A projeção cilíndrica conforme conserva a forma doscontinentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies, como é o caso da primeira projeção elaboradapor Mercator. • Gerard Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho, durante as grandes navegações do século 14. Do continente europeu partiram naviospara a África, América e Ásia. A projeção é a mais apropriada à navegação marítima e mostra uma visão eurocêntrica do mundo. Com o objetivo de aperfeiçoar as características da projeção de Mercator nas superfícies das regiões dealta latitude, Arthur H. Robinson criou a sua projeção, em 1963. Com Robinson, os meridianos são colocados em linhas curvas, em forma de elipses que se aproximamquanto mais se afastam da linha do Equador. É a projeção mais usada nos atlas atuais.
  2. 2. • A projeção equivalente preserva o tamanho real da superfície representada, mas não mantém as formas,direções e ângulos, como é o caso da projeção de Peters. • O mapa-múndi de Peters valoriza os países subdesenvolvidos, colocando-os em destaque ao representá-los com os seus tamanhosproporcionais. Ele projeta em linguagem cartográfica a idéia de igualdade entre as nações. O cartógrafo alemão Arno Peters (1916-2002) considerava que os mapas eram uma das manifestaçõessimbólicas da submissão dos países do Terceiro Mundo. Peters combateu a imagem de superioridade dos países do Norte representada nos planisférios derivadosda projeção de Mercator. Seu pressuposto de que todos os países deveriam ser retratados no mapa-múndi de forma fiela sua área, dá destaque os países subdesenvolvidos. • Para reforçar ainda mais os princípios norteadores da projeção de Peters, alguns cartógrafos inverteram a posição convencional dos mapas. Projeção cônica Um cone imaginário em contato com a esfera é a base para a elaboração do mapa. Os meridianosformam uma rede de linhas retas convergentes nos pólos e os paralelos formam círculos concêntricos. Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente.
  3. 3. • Na projeção cônica, as distorções próximas ao paralelo de contato com o cone são pequenas e aumentam à medida que as superfíciesrepresentadas se distanciam desse paralelo. Projeção plana ou azimutal O mapa numa projeção azimutal é construído sobre um plano tangente a um ponto qualquer da esferaterrestre. Este ponto ocupa sempre o centro do mapa. A projeção azimutal é usada, em geral, para representar as regiões polares e suas proximidades e paralocalizar um país na posição central, tornando possível o cálculo de sua distância em relação a qualquer ponto dasuperfície terrestre. O emblema da ONU é uma projeção azimutal. • As deformações são pequenas nas proximidades do ponto de tangência, mas aumentam com o distanciamento deste ponto.

×