Resumo   egito antigo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Resumo egito antigo

on

  • 5,007 views

Resumo sobre o Egito Antigo

Resumo sobre o Egito Antigo

Statistics

Views

Total Views
5,007
Views on SlideShare
4,924
Embed Views
83

Actions

Likes
0
Downloads
37
Comments
0

1 Embed 83

http://historiaempauta.com 83

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Resumo   egito antigo Resumo egito antigo Presentation Transcript

  • Egito Antigo
  • DIVISÃO HISTÓRICA A maior parte do que conhecemos sobre esta civilizaçãovem das pirâmides, pinturas, textos e objetos deixados nastumbas dos reis. O Egito Antigo se localizava no nordeste da África, empleno Deserto do Saara. Fazia parte, também, do Crescente Fértil, que englobavatambém outras regiões, como Mesopotâmia, Fenícia eIsrael. A civilização egípcias e desenvolveu às margens do rioNilo, que transformou o Egito Antigo em um imenso oásiscom mais de 1000 quilômetros de comprimento.
  • O rio Nilo O vale do Nilo compreendia o Alto Egito, ouTerra do Sul, e o Baixo Egito, ou Terra do Norte. Orio Nilo desembocava no Mar Mediterraneo. De junho a outubro, as águas do Nilo inundavamas terras de ambas margens e depositavam húmusque servia como adubo natural que fazia da terraum local pronto para a agricultura. Passadas as cheias os egípcios começavam ocultivo da terra.
  • O rio Nilo Para evitar as enchentes os egípcios utilizavamum poço à margem do rio, demonimando denilômetro. Heródoto, grego, afirmou em um de seus textosa importância do Nilo dizendo: “O Egito é umadádiva do Nilo”.
  • Economia Egípcia A agricultura era a principal atividadeeconomica egípcia; Os principais produtos eram:  algodão, cevada, trigo, linho, papiro, entre outros… O papiro era utilizado na fabricação depapel, que era utilizado em diferentesformas de escrita da época;
  • Economia Egípcia Os egípcios viviam também da pesca,produto de grande importância naalimentação. Os exedentes eram comercializados comos povos das regiões desérticas; Nos períodos que não eram de cheias doNilo os egípcios se dedicavam aos assuntosdo estado, em canais de irrigação, obraspúblicas e templos.
  • Sociedade Egípcia O chefe principal desta sociedade era o faraó, reconhecido pelosegípcios como o todo-poderoso. Sendo considerado como um deus vivo,filho dos deuses, intermediário entre estes e os homens; O faraó tinha autoridade absoluta e concentrava, em si, os poderespolíticos e religiosos. Ou seja, trata-se de um governo teocrático edespótico;
  • Sociedade Egípcia Abaixo do faraó a sociedade estava dividida em sete grupos sociais:  nobres, sacerdotes, escribas, soldados,  artesãos, Camponeses Escravos No Egito Antigo existia mobilidade social,mesmo que pequena. Por outro lado,havia grande desigualdade social.
  • Religião  A religiosidade egípcia se caracterizava como politeísta e antropozoomórfica;  Era uma sociedade teocêntrica, ou seja, todas as suas ações giravam em torno da religiosidade. Para o egípcio os deuses interferiam diretamente no mundo.  Grande parte de suas crenças rituais foram incluídos no Livro dos Mortos (livro sagrado);  Eles acreditavam na vida após a morte, crença representada em pinturas e objetos deixados nas tumbas.
  • Religião  Para garantir a passagem para outra vida eles desenvolveram as técnas de mumificação. Os egípcios construiam grandes túmulos, sendo as pirâmides as maiores. Elas serviam de descanso para os faróis e continham vários objetos pessoais para garantir o conforto deste na vida após a morte.  Os egípcios também tinham incontáveis deuses, com funções e aspectos variados. Existiam deuses universais e locais. Entre os primeiros, alguns estavam ligados à morte e ao enterro das pessoas. É o caso de Osíris e Anúbis.
  • Espero que tenha gostado deste resumo, continue seus estudos lendo mais sobre o assunto eavaliando seus conhecimentos em nossa página de exercícios. Até a próxima!