Resumo egito antigo

3,940 views

Published on

Resumo sobre o Egito Antigo

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,940
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
85
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Resumo egito antigo

  1. 1. Egito Antigo
  2. 2. DIVISÃO HISTÓRICA A maior parte do que conhecemos sobre esta civilizaçãovem das pirâmides, pinturas, textos e objetos deixados nastumbas dos reis. O Egito Antigo se localizava no nordeste da África, empleno Deserto do Saara. Fazia parte, também, do Crescente Fértil, que englobavatambém outras regiões, como Mesopotâmia, Fenícia eIsrael. A civilização egípcias e desenvolveu às margens do rioNilo, que transformou o Egito Antigo em um imenso oásiscom mais de 1000 quilômetros de comprimento.
  3. 3. O rio Nilo O vale do Nilo compreendia o Alto Egito, ouTerra do Sul, e o Baixo Egito, ou Terra do Norte. Orio Nilo desembocava no Mar Mediterraneo. De junho a outubro, as águas do Nilo inundavamas terras de ambas margens e depositavam húmusque servia como adubo natural que fazia da terraum local pronto para a agricultura. Passadas as cheias os egípcios começavam ocultivo da terra.
  4. 4. O rio Nilo Para evitar as enchentes os egípcios utilizavamum poço à margem do rio, demonimando denilômetro. Heródoto, grego, afirmou em um de seus textosa importância do Nilo dizendo: “O Egito é umadádiva do Nilo”.
  5. 5. Economia Egípcia A agricultura era a principal atividadeeconomica egípcia; Os principais produtos eram:  algodão, cevada, trigo, linho, papiro, entre outros… O papiro era utilizado na fabricação depapel, que era utilizado em diferentesformas de escrita da época;
  6. 6. Economia Egípcia Os egípcios viviam também da pesca,produto de grande importância naalimentação. Os exedentes eram comercializados comos povos das regiões desérticas; Nos períodos que não eram de cheias doNilo os egípcios se dedicavam aos assuntosdo estado, em canais de irrigação, obraspúblicas e templos.
  7. 7. Sociedade Egípcia O chefe principal desta sociedade era o faraó, reconhecido pelosegípcios como o todo-poderoso. Sendo considerado como um deus vivo,filho dos deuses, intermediário entre estes e os homens; O faraó tinha autoridade absoluta e concentrava, em si, os poderespolíticos e religiosos. Ou seja, trata-se de um governo teocrático edespótico;
  8. 8. Sociedade Egípcia Abaixo do faraó a sociedade estava dividida em sete grupos sociais:  nobres, sacerdotes, escribas, soldados,  artesãos, Camponeses Escravos No Egito Antigo existia mobilidade social,mesmo que pequena. Por outro lado,havia grande desigualdade social.
  9. 9. Religião  A religiosidade egípcia se caracterizava como politeísta e antropozoomórfica;  Era uma sociedade teocêntrica, ou seja, todas as suas ações giravam em torno da religiosidade. Para o egípcio os deuses interferiam diretamente no mundo.  Grande parte de suas crenças rituais foram incluídos no Livro dos Mortos (livro sagrado);  Eles acreditavam na vida após a morte, crença representada em pinturas e objetos deixados nas tumbas.
  10. 10. Religião  Para garantir a passagem para outra vida eles desenvolveram as técnas de mumificação. Os egípcios construiam grandes túmulos, sendo as pirâmides as maiores. Elas serviam de descanso para os faróis e continham vários objetos pessoais para garantir o conforto deste na vida após a morte.  Os egípcios também tinham incontáveis deuses, com funções e aspectos variados. Existiam deuses universais e locais. Entre os primeiros, alguns estavam ligados à morte e ao enterro das pessoas. É o caso de Osíris e Anúbis.
  11. 11. Espero que tenha gostado deste resumo, continue seus estudos lendo mais sobre o assunto eavaliando seus conhecimentos em nossa página de exercícios. Até a próxima!

×