• Save
TecDig - Iniciando o Photoshop
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,129
On Slideshare
839
From Embeds
290
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 290

http://profclaudiabordin.tumblr.com 290

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Tecnologias Digitais para Claudia Bordin projeto Rodrigues 2o.Sem 2012 UTFPR gráfico tratamento de imagens questões importantesMATERIAL DE APOIO da Profa. Claudia Bordin Rodrigues Se quiser usar, seja legal e cite a fonte.
  • 2. objetivo da aula ‣Como escolher uma imagem adequada ao projeto gráfico? 2 Questões simbólicas 1 Questões técnicasMATERIAL DE APOIO da Profa. Claudia Bordin Rodrigues Se quiser usar, seja legal e cite a fonte.
  • 3. questões 1 simbólicas Estéticas Funcionais Iconográficas (semióticas) Perguntas: Para que serve a imagem? Para comunicar qual mensagem? Para qual público? Pode ser abstrata ou deve ser literal? Tem relação com a cultura? Com a sociedade? É compreendida por todos?MATERIAL DE APOIO da Profa. Claudia Bordin Rodrigues Se quiser usar, seja legal e cite a fonte.
  • 4. questões 1 técnicas Processos Suporte Material Perguntas: A imagem tem resolução suficiente para impressão? A imagem tem qualidade gráfica? A imagem está ‘calibrada’ cromaticamente? A leitura das formas é clara ao usuário?MATERIAL DE APOIO da Profa. Claudia Bordin Rodrigues Se quiser usar, seja legal e cite a fonte.
  • 5. 1 conceitos básicos do PhotoshopMATERIAL DE APOIO da Profa. Claudia Bordin Rodrigues Se quiser usar, seja legal e cite a fonte.
  • 6. 1conceito delayers
  • 7. Seleção e recorte Pincéis, objetos, máscaras, borracha Lápis, texto,2conhecendo a edição Zoom e controlebarra de Cor objeto/ferramentas fundo
  • 8. Seleção e recorteLassoCria seleções a mão livre e retas.Magnetic LassoDetecta bordar de um objeto e coloca empontos de ancoragem ao longo da borda,formando a seleção.Em formas complicadas, use FREQUENCY para melhorara proximidade de pontos.MarqueeCria seleções em forma pré definida epermite combinar diversas seleções deformas.Seleções suavesCom qualquer ferramenta de seleção, épossível ativar o anti-aliasing
  • 9. Seleção de elementosCom a ferramenta MOVE ativa, segure CTRLe clique em um elemento de camada. Paraadicionar mais elementos à sua seleção,segure também SHIFTDuplicar camadasCom a MOVE ativa, clique sobre umelemento, pressionar ALT e arrastar.CropAo selecionar uma área com o CROP, umamalha (ou regra de 1/3) é criada sobre aimagem para guiar o corte. Para terminar ocorte, duplo clique sobre a área interna aser cortada.Seleções suavesCom qualquer ferramenta de seleção, épossível ativar o ANTI-ALIASING.Mantemos ele ativo para evitar o‘serrilhado’ dos recortes na borda dasimagens.
  • 10. A super Magic WandFaz uma seleção de pixels baseada emcores, permitindo selecionar com precisãoáreas da imagens a serem tratadas.Caso tenha muitas áreas de diferentes cores na seleção,reduza o valor do TOLERANCE.Quick SelectionUtiliza um pincel para a seleção das áreas.Com a seleção pintada ativa é possívelremover partes dela pintando com aferramenta enquanto segura o ALT. Seleções suaves Com qualquer ferramenta de seleção, é possível ativar o ANTI-ALIASING. Mantemos ele ativo para evitar o ‘serrilhado’ dos recortes na borda das imagens.
  • 11. GRADIENTPode ser um método para criar transiçõessuaves entre imagens de camadasdiferentes, aplicando um gradiente preto-e-branco a uma máscara. Para fazer isso,adicione uma máscara a camada de cima(Layer> Layer Mask> Reveal all) e selecionea ferramenta GRADIENT. Nas amostras,selecione Black/White. Clique na miniatur damáscara no menu LAYERS e arraste ogradiente pela imagem.As áreas pretas do degradê escondem oque estiver naquela camada e as áreasbrancas deixam visível. Na paleta LAYERSvocê vê a própria máscara que contém ogradiente.Outras funcionalidadesBordas da seleção: FEATHERRefine Edge: On whiteBrushTip Shape, Texture, Dynamics, Scattering
  • 12. CLONE STAMPUtilizada para correção de áreas da imagemutilizando recursos da própria imagem.Copia uma área de preenchimento deimagem e replica no lugar desejado.Use o ALT para selecionar a área a serclonada.PATCHUtilizada para retoques sutis, especialmentese utilizada em uma duplicata do layer.Faça uma seleção ao redor da imperfeiçãocom a ferramenta PATCH selecionada.Depois, localize uma área de boa textura earraste para esse local.HEALINGO pincel SPOT HEALING auxilia a remoçãode pequenas imperfeições.Escolha pinceismacios para um reparo perfeito, e certifique-se de o tipo PROXIMITY MATCH estejaselecionado no menu para criar um visualmais suave.
  • 13. Casa Fantasma Montagem entre layers Colorindo Coloração de layers Melhorando a luminosidade Brilho/Contraste3 Suavizando expressão Healing, Patch, Cloneexercícios da Efeito de esboçoaula de hoje Usando o filtro High Pass