Your SlideShare is downloading. ×
0
Gravura na escolaGravura na escola
Maria de Lourdes V. V. ArzamendiaMaria de Lourdes V. V. Arzamendia
Neusa WustNeusa Wust
JustificativaJustificativa
 Uma das maneiras mais antigas do homem se expressar foi, semUma das maneiras mais antigas do ...
OBJETIVOS GERAISOBJETIVOS GERAIS
 Analisar a arte como fato históricoAnalisar a arte como fato histórico
 Estudar gravur...
OBJETIVOS ESPECÍFICOSOBJETIVOS ESPECÍFICOS
     Compreender o que vem a ser gravura nas Artes Compreender o que vem a ser...
 Após ouvirem o conto “As façanhas de Zé Após ouvirem o conto “As façanhas de Zé 
Burraldo” realizaram as ilustações atra...
 Após a elaboração das gravuras iniciamos umaApós a elaboração das gravuras iniciamos uma
apresentação com o aplicativo M...
 Após a elaboração das gravuras iniciamos umaApós a elaboração das gravuras iniciamos uma
apresentação com o aplicativo M...
Atividade 7.4
Atividade 7.4
Atividade 7.4
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Atividade 7.4

409

Published on

Slides relatando uma experiencia do trabalho sobre gravuras em sala de aula.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
409
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Atividade 7.4"

  1. 1. Gravura na escolaGravura na escola Maria de Lourdes V. V. ArzamendiaMaria de Lourdes V. V. Arzamendia Neusa WustNeusa Wust
  2. 2. JustificativaJustificativa  Uma das maneiras mais antigas do homem se expressar foi, semUma das maneiras mais antigas do homem se expressar foi, sem dúvida, a gravura. Desde o momento em que carimbavam suasdúvida, a gravura. Desde o momento em que carimbavam suas mãos nas paredes das cavernas ou produziam seus baixo-relevosmãos nas paredes das cavernas ou produziam seus baixo-relevos no sentido de se comunicarem ou lidarem com o transcendental,no sentido de se comunicarem ou lidarem com o transcendental, estavam, mesmo que inconscientemente, agindo esteticamente,estavam, mesmo que inconscientemente, agindo esteticamente, ou seja, produzindo arte.ou seja, produzindo arte.  A gravura, de modo ancestral de comunicação, passou por umaA gravura, de modo ancestral de comunicação, passou por uma série de transformações, desmembrou-se em variadas técnicas desérie de transformações, desmembrou-se em variadas técnicas de acordo com o material utilizado como matriz impressora, sendoacordo com o material utilizado como matriz impressora, sendo utilizada por grandes mestres da arte em todo o percurso de nossautilizada por grandes mestres da arte em todo o percurso de nossa história.história.  Conhecer o que é gravura, sua origem e importância na HistóriaConhecer o que é gravura, sua origem e importância na História da Arte é dar oportunidade aos alunos de conhecerem a trajetóriada Arte é dar oportunidade aos alunos de conhecerem a trajetória de evolução na cultura de cada povo, conhecer seu contexto e,de evolução na cultura de cada povo, conhecer seu contexto e, assim, compreenderem, sua própria realidade.assim, compreenderem, sua própria realidade.
  3. 3. OBJETIVOS GERAISOBJETIVOS GERAIS  Analisar a arte como fato históricoAnalisar a arte como fato histórico  Estudar gravura no contexto artístico, comoEstudar gravura no contexto artístico, como técnica de multiplicação e reprodução detécnica de multiplicação e reprodução de imagem.imagem.
  4. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOSOBJETIVOS ESPECÍFICOS      Compreender o que vem a ser gravura nas Artes Compreender o que vem a ser gravura nas Artes  Visuais.Visuais.  Pesquisar sobre artistas que expressam sua arte Pesquisar sobre artistas que expressam sua arte  através da gravura.através da gravura.  Pesquisar as obras de J. Borges e Samico.Pesquisar as obras de J. Borges e Samico.  Refletir sobre a relação entre a literatura popular Refletir sobre a relação entre a literatura popular  nordestina e a xilogravura.nordestina e a xilogravura.  Produzir um trabalho coletivo a partir de um suporte Produzir um trabalho coletivo a partir de um suporte  alternativo à técnica da xilogravura.alternativo à técnica da xilogravura.  Socializar a produção e apresentá-la ao público com Socializar a produção e apresentá-la ao público com  auxílio das novas tecnologias.auxílio das novas tecnologias.
  5. 5.  Após ouvirem o conto “As façanhas de Zé Após ouvirem o conto “As façanhas de Zé  Burraldo” realizaram as ilustações através da Burraldo” realizaram as ilustações através da  tecnica isoporgravura.tecnica isoporgravura.
  6. 6.  Após a elaboração das gravuras iniciamos umaApós a elaboração das gravuras iniciamos uma apresentação com o aplicativo Movie Maker eapresentação com o aplicativo Movie Maker e os alunos adoraram!os alunos adoraram!
  7. 7.  Após a elaboração das gravuras iniciamos umaApós a elaboração das gravuras iniciamos uma apresentação com o aplicativo Movie Maker eapresentação com o aplicativo Movie Maker e os alunos adoraram!os alunos adoraram!
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×