Independência das 13 colônias

16,808 views
16,423 views

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
16,808
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
285
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Independência das 13 colônias

  1. 1. EUROPA E OUTROS ESPAÇOS:PODER, CULTURA E SOCIEDADE A Era das Revoluções – A Independência das 13 colônias
  2. 2. O PACTO COLONIAL INGLÊS Inglaterra – controle não rigoroso sobre suas 13 colônias da america do Norte. Século XVII (Leis de Comércio e Navegação) – tentativa do governo inglês de proibir o comércio marítimo das colônias em navios não ingleses. Os colonos recusam-se a obedecer as ordens britânicas.
  3. 3.  Século XVIII – Guerra dos 7 anos (1756- 1763) – Inglaterra e França disputam territórios na Ásia, África e América do Norte. Apesar de vitoriosos, os ingleses tiveram muitos gastos; procuram arrecadar mais impostos dos colonos norte- americanos.
  4. 4. MUDANÇAS NA POLÍTICA INGLESA Dividas com a guerra – o Parlamento inglês aumenta os impostos dos colonos norte- americanos. 1764 – Lei do Açúcar: tarifas alfandegárias sobre importados como melaço, vinho, café, seda, linho...
  5. 5.  1765 – Lei do Selo: imposto sobre documentos, jornais, etc....Toda publicação deveria pagar essa tarifa para obter o selo real. 1773 – Lei do Chá: o chá passa a ser monopólio exclusivo da Cia.das Índias Orientais (Londres).
  6. 6.  Essa empresa distribuiria o produto diretamente nas colônias atrapalhando o comércio norte- americano que já fazia isso. Boston Tea Party (Festa do chá de Boston) – colonos disfarçados de índios lançam ao mar o carregamento de chá de navios ingleses.
  7. 7. A FESTA DO CHÁ EM BOSTON
  8. 8. AS 13 COLÔNIAS EM 1776
  9. 9. AS LEIS INTOLERÁVEIS  Novas medidas, intoleráveis pelos colonos;  Fechamento do porto de Boston até que os prejuízos fossem pagos;  Ocupação de Massachusetts (ao norte) por tropas inglesas;  Ocupação inglesa no oeste americano impedindo a expansão dos colonos para essa área.
  10. 10. Indignados, os líderes coloniais se reuniram no 1º Congresso Continental da Filadélfia (1774) para boicotar os produtos ingleses.
  11. 11. A DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA  1775 – inicio da guerra de independência;  4/7/1776 – representantes das 13 colônias se reúnem no 2º Congresso Continental da Filadélfia para aprovar a Declaração de Independência.
  12. 12. ASSINATURA DA INDEPENDÊNCIA DOSESTADOS UNIDOS - 1776
  13. 13.  Com inspiração iluminista, proclamavam o direito de liberdade das colônias e criavam a República dos Estados Unidos da América.
  14. 14.  Todos os homensIDÉIAS PRINCIPAIS são iguais;  Todos tem direito à vida, liberdade e felicidade;  As colônias unidas são Estados livres e independentes.  Nenhuma colônia deve obediência à Coroa britânica.
  15. 15. IDÉIAS ILUMINISTAS – SEC.XVIII
  16. 16.  1781 – com a ajuda da França, Espanha e Holanda, os norte- americanos derrotam os ingleses (Batalha de Yorktown). 1783 – assinado em Paris o Tratado de Versalhes onde a Inglaterra reconhecia a independência dos Estados Unidos.
  17. 17. UM POR TODOS E TODOS PELA PÁTRIA...
  18. 18. O SIGNIFICADO DA INDEPENDÊNCIA  EUA – 1º país americano independente.  Sua vitória foi um duro golpe sobre o Antigo Regime (ruptura com a dominação política e econômica do sistema colonial);  Criação de uma nova organização política – a República com governantes eleitos pelos cidadãos e submetidos a uma constituição.
  19. 19. O FEDERALISMO NORTE-AMERICANO Cada unidade federativa (Estado) tem direito a seu próprio governo, leis e tributos. Todos contribuem com o governo central com parte de sua arrecadação, enviando deputados estaduais ao Congresso Nacional e respeitando os 3 Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Foi o modelo adotado pelo restante da América, inclusive o brasil.
  20. 20. OS TRÊS PODERES...
  21. 21. ATIVIDADES1. Ordene os acontecimentos e dê o nome das leis ou fatos correspondentes:a. Por meio dele, a Inglaterra reconhecia a independência dos Estados Unidos.b. A Coroa inglesa fechou o porto de Boston e ordenou a ocupação de Massachusetts pelas forças britânicas.c. O documento, aprovado no Congresso da Filadélfia,inspirava-se nos ideais iluministas.d. O Parlamento britânico decretou o monopólio da Companhia das Índias Orientais no comércio do chá.e. A lei impunha aos colonos a cobrança de tarifas alfandegárias sobre vários produtos.
  22. 22. 2. Quais os elementos comuns no pensamento de Rousseau,Montesquieu e Voltaire?3. Aponte um aspecto especifico no pensamento de cada um desses filósofos.4. Elabore uma ficha sobre o Iluminismo.aponte as seguintes informações:a) Outro nome que recebeu:b) País que foi o centro do movimento:c) Principais críticas que fazia:d) Idéias que defendia:e) Principal veiculo de divulgação das idéias.
  23. 23.  5. escreva um texto sobre os fatores que levaram à independência dos Estados Unidos da América. 6.leia o texto e responda às questões: Tolerância religiosa: “Nenhum cidadão será compelido a freqüentar ou apoiar qualquer crença religiosa [...] mas, ao contrario, todos terão direito de professar e, por meio de argumentos,manter suas opiniões em matéria de religião, e , por isso, não terão seus direitos civis de maneira alguma diminuídos , ampliados ou afetados” (Estatuto da Liberdade Religiosa, Estado da Virginia, 1786) A. qual a ideia central do texto? B. o texto contraria o funcionamento do Antigo Regime? Por que? C. esse texto contem alguma ideia iluminista? Qual? 7.Em que sentido a independência dos Estados Unidos pode ser considerada uma “revolução”?
  24. 24. RESPOSTAS 1. e. 1764 – Lei do Açúcar; d. 1773 – Lei do Chá; b. 1774 – Leis Intoleráveis; c0 1776 – Declaração de Independência;a. 1781 – Tratado de Versalhes. 2. as idéias iluministas, baseadas na razão e na liberdade, e a crítica ao absolutismo. 3. Rousseau: defesa da soberania popular; Montesquieu: defesa dos 3 poderes; Voltaire: defesa da liberdade de expressão.
  25. 25.  4. Iluminismo5. As 13 colônias inglesas da América do Norte, desde o inicio dacolonização, gozavam de certa liberdade, ao contrario do que ocorria com ascolônias portuguesas e espanholas da América. A guerra conta a Inglaterracomeçou quando o governo da metrópole tentou controlar o comércio dascolônias com outras regiões, criando taxas e dando o monopólio docomércio de chá à Cia. Das Índias Orientais. O acirramento das hostilidadesentre os colonos e o governo inglês levou à guerra. Em 1776, influenciadospelas idéias iluministas, os colonos aprovaram a Declaração deIndependência.
  26. 26.  6. a. a ideia de que cada pessoa pode professar sua crença religiosas sem que isso diminua, amplie ou afete seus direitos. B. sim, porque no Antigo Regime não era possível expressar-se livremente, mesmo em matéria religiosa. Em geral, a pessoa devia seguir a religião do rei, que era considerado de origem divina. C. sim, o direito à liberdade de expressão. 7. A palavra “revolução” indica uma ruptura histórica, por meio de uma profunda subversão da ordem vigente. O termo teve origem na astronomia e acabou sendo apropriado pela politica. A independencia dos EUA pode ser considerada uma Revolução por romper com o dominio colonial; mas o processo não subverteu a ordem social interna, já que a escravidao foi mantida e a participaçao politica foi limitada.

×