Trabalhando geometria plana com Tangram
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Trabalhando geometria plana com Tangram

on

  • 4,015 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,015
Views on SlideShare
3,919
Embed Views
96

Actions

Likes
4
Downloads
49
Comments
0

3 Embeds 96

http://informaticaeducativaematematica.blogspot.com 90
http://informaticaeducativaematematica.blogspot.com.br 4
http://www.informaticaeducativaematematica.blogspot.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Trabalhando geometria plana com Tangram Trabalhando geometria plana com Tangram Presentation Transcript

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECECENTRO E EDUCAÇÃO - CEDDISCIPLINA; MATEMÁTICA IIPROFº: GORETH ZEFERINO E DENNYS LEITETRABALHANDO GEOMETRIA PLANA COM O TANGRAMALUNAS: CÍNTIA RODRIGUES DIANA MACHADO ERBENE SILVEIRA
  • PLANO DE AULA TRABALHANDO GEOMETRIA PLANA COM O TANGRAMNível de ensino: 5°anoDuração: 5 aulas de 100minutos
  • TANGRAMO Tangram é um jogo PLANO DEconstituído por sete peças (também Oriental antigo AULAconhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1paralelogramo.O objetivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma, usando as setepeças. Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção,ou sequer o seu inventor.A referência mais antiga, é de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com aimagem de duas senhoras chinesas resolvendo um tangram. Em chinês, otangram é conhecido como Chi chiao tu, ou as Sete Peças Inteligentes.A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX.Chegou rapidamente ao EUA e à Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês.A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anosatrás. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas pararesolver.
  • OBJETIVOS PLANO DE AULAGeral: Estabelecer relações entre a geometria plana e o nossocotidiano.Específico: Observar a geometria plana que está ao nosso redor; Resolver problemas utilizando as relações entre as figurasgeométricas; Capacitar os alunos a utilizarem o raciocínio lógico; Desenvolver o pensamento geométrico através do Tangram; Observar e discutir características do sólido geométrico.
  • CONTEÚDOS PLANO DE AULA Reta, semirreta e segmento de reta ; Ângulos;Polígonos; Classificação de triângulos e quadriláteros.
  • RECURSOS Palito de Picolé; PLANO DE AULA Transferidor, régua e compasso;Gravuras de figuras geométricas; Computador com acesso a Internet;  Software livre “Tangram” disponível em< http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/han dle/mec/10632 / > e o site do Google Maps;  Vídeo: Pato Donald no mundo da Matemágica.
  • METODOLOGIA 1ª Aula: PLANO DE AULA A aula iniciará a partir de uma roda de conversa, onde oprofessor deverá fazer uma sondagem sobre os conhecimentosprévios das criança referente as retas; O professor apresentará retas, semirretas e segmentos de retas,focando suas diferenças e suas posições diante de um plano. Emseguida, os alunos irão para o laboratório de informática e serãoconvidados a localizar a escola no Google Maps. Nesse mementose trabalhará a interdisciplinaridade entre geografia e matemática.No campo matemático se explorará a localização das ruas, noentorno da escola, como forma de apresentar as retas paralelas eperpendiculares dentro de um contexto real.
  • METODOLOGIA 2ª Aula: PLANO DE AULA O professor iniciará a aula levantando os conhecimentos préviossobre ângulos. Utilizará perguntas e comentários acerca do futebol(O que significa o gol no ângulo? Você já ouviu essa expressão?) edo balé (Como se faz um giro em 360º?); Logo após, os alunos serão convocados a utilizar seustransferidores e réguas, afim de elaborar ângulos e também demedí-los em atividade no caderno, através de duas semirretas. Emseguida, haverá debates acerca dos ângulos encontrados.
  • METODOLOGIA PLANO DE AULA 3ª Aula: O professor iniciará o dia escolar instigando seus alunos aidentificarem figuras geométricas existentes na sala de aula; Em seguida, o professor apresentará várias formas geométricas,explicando o vértice, o lado e os ângulos das figuras, bem comosuas respectivas nomenclaturas. Os alunos serão convocados arealizar uma atividade utilizando palitos de picolé para construçãode figuras geométricas através do ditado das classificação dasmesmas.
  • METODOLOGIA 4ª Aula: PLANO DE AULA Convidar os alunos para, através de diversas imagens de triângulose quadriláteros, levantar seus conhecimentos prévios acerca desteassunto; Em sequência, o professor apresentará as classificações deângulos, de lados e vértices. Logo após, os alunos deverão ir para olaboratório de informática para conhecer e utilizar o software Tangram(facilita a compreensão das formas geométricas, estabelece relaçãoentre espaço, forma e área, desenvolve a criatividade, o raciocíniológico, a identificação da geometria das imagens e as diversaspossibilidades de construção de outras imagens). Através deste jogointerativo, trabalhará a fixação e assimilação do conteúdo estudado.
  • METODOLOGIA PLANO DE AULA 5ª Aula: Para concluir todo o conteúdo abordado, reproduziremos o vídeo“Donald no mundo da Matemágica”. Em seguida, perguntaremos aos alunos sobre as figurasgeométricas que eles identificaram no filme, sua classificação e ondesão encontradas.
  • AVALIAÇÃO PLANO DE AULA Processual e contínua, através de registros e da observação.Nesse sentido, serão levados em consideração a participação dosalunos nas diversas atividades propostas, bem como suascolocações em sala de aula; Análise da capacidade do aluno em relacionar o assuntoabordado com o seu cotidiano; A observação e os registro feitos ao longo das aulas,possibilitarão a análise para um possível redirecionamento doplanejamento do conteúdo abordado, para possibilitar aaprendizagem significativa;