Como se tornar uma fonte

257 views
193 views

Published on

A PR Newswire dá dicas de como se preparar para estreitar relacionamento com a mídia.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
257
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como se tornar uma fonte

  1. 1. Prepare-se para se tornar fonte
  2. 2. Fonte, dentro do jargão jornalístico, significa aquela pessoa com a qual se pode obter algum tipo de informação. Com o boom da comunicação empresarial e do serviço deassessoria de imprensa, muita gente passou aansiar por figurar no caderninho de fontes dos jornalistas e ter seu nome e identidade expostos na mídia.
  3. 3. Para ajudar as fontes a serem bem quistas e, portanto, requisitadaspela imprensa, separamos algumas dicas:
  4. 4. Esteja disponível Repórteres normalmente têmprazos apertados e trabalham em cima da hora, o que significa que ele eventualmente não poderáesperar você terminar sua viagem de negócios para atendê-lo. Tornar-se disponível é o primeiropasso para se tornar referência no meio editorial.
  5. 5. Seja honesto Nem sempre um repórter vai procurá-lo para falar coisas positivas de seu negócio. Às vezes, a mídia solicitará sua opinião em momentos de crise e fugir, nestes casos, é apior solução. Ser transparente e solícito é a base para a construção de um bom relacionamento com a imprensa.
  6. 6. Seja relevanteSe você foi procuradopela imprensa para falarde determinadoassunto, tenha foco. Ojornalista não é umcanal para veiculação demensagens de auto-promoção, por isso,tenha em mente temasrelevantes para tratarna conversa.
  7. 7. Seja isento Ok, você pode tratar bem um repórter, mas quereragradá-lo em excesso pode ser o começo do fim. O princípio de qualquerrelacionamento sólido está na confiança e na relação jornalista/fonte, isto não poderia ser diferente.
  8. 8. Prepare-seAntes de umaentrevista, procurementalizar que tiposde perguntas umrepórter poderá fazera você. Se a suaconversa girará emtorno de dados ounúmeros, tenha estesem mãos paraembasar sua fala. Fujado improviso.
  9. 9. Assessore-se Se você quer potencializar suas chances de ser reconhecido como fonte ou se conseguiu um lugar cativo na lista dos jornalistas, mas ainda tem dificuldade em lidar com entrevistas, comece a pensar na idéia de contratar um assessor deimprensa. Além de este profissional trabalhar para encaixá-lo em reportagens, ele também poderá prestar todo o auxílio no momento das entrevistas, direcioná-lo e treiná-lo para uma conversa bem- sucedida e um relacionamento duradouro.
  10. 10. Contatos: Janaína WeigelDiretora de Relações com a Mídia para a América Latina jana.weigel@prnewswire.com Camila Conte Coordenadora de Relações com a Mídia camila.conte@prnewswire.com www.prnewswire.com.br www.twitter.com/prnewswirebr www.flickr.com/prnewswirebr www.slideshare.net/prnewswirebr www.blogprnewswire.com

×