Guia básico do twitter

  • 1,399 views
Uploaded on

Este guia contém informações básicas sobre como gerenciar a sua conta do Twitter.Além disso, veja dicas de como agendar conteúdo, como encurtar o link, como acompanhar a relevância do conteúdo e as 3 …

Este guia contém informações básicas sobre como gerenciar a sua conta do Twitter.Além disso, veja dicas de como agendar conteúdo, como encurtar o link, como acompanhar a relevância do conteúdo e as 3 regras básicas do usuário do Twitter

More in: Social Media
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,399
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
34
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. GUIA BÁSICO DO TWITTER GUIA BÁSICO DO TWITTER
  • 2. GUIA BÁSICO DO TWITTER Conteúdo BREVE HISTÓRICO ..................................................................................................................................... 3 PARA QUE SERVE O TWITTER? ................................................................................................................ 3 3 REGRAS BÁSICAS DO USUÁRIO DO TWITTER ................................................................................... 4 FERRAMENTAS ........................................................................................................................................... 4 CONFIGURAÇÃO DE PERFIL................................................................................................................... 4 AGENDAMENTO DE TWEETS ................................................................................................................... 6 ENCURTADOR DE URL .............................................................................................................................. 8 FONTES DE CONTEÚDO ........................................................................................................................... 9 USO DE # E MENÇÕES (@) ..................................................................................................................... 9 ANALISANDO O CONTEÚDO ............................................................................................................... 12 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................................................... 14 Autora Priscila Stuani Formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Com 07 anos de experiência em gestão de serviços, aprendi que os detalhes fazem a diferença. Gosto de aprender com as pessoas, e se possível, ensinar um pouco do que vejo, leio e entendo com elas. Uma entusiasta pelas mídias sociais. Acredito que com dedicação, otimismo e disciplina, tudo pode ser melhor e diferente. Twitter: @PriscilaStuani
  • 3. GUIA BÁSICO DO TWITTER BREVE HISTÓRICO O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone nos EUA. A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está "piando" pela internet, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o “SMS da Internet”. Segundo o site veja isso, o Twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou o que ela quer você preste atenção. Ainda que muitas pessoas utilizem por diversão, existe a oportunidade de se compartilhar conteúdo interessantes, e isso inclui os conteúdos próprios e/ou da área do seu interesse. A missão é conseguir deixar claro o tema em apenas 14o caracteres. É de suma importância que o link seja encurtado para não poluir o tweet e não ocupar espaço. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. Se você pretende gerenciar uma conta no Twitter que seja de uma marca ou empresa, as dicas são as mesmas. Ainda que criada para isso, evite ao máximo as postagens pessoais, com exceção de que algum seguidor interaja com você. Apenas nesses casos é recomendável que você comente sobre o clima, ou sobre outro assunto. PARA QUE SERVE O TWITTER?  Para ler as notícias e artigos;  Para saber o que as marcas estão divulgando  Compartilhar informações
  • 4. GUIA BÁSICO DO TWITTER  Reclamar com prestadores de serviços e pessoas  Seguir e conhecer pessoas com interesses em comum  Atualizações em tempo real 3 REGRAS BÁSICAS DO USUÁRIO DO TWITTER #1 Mantenha seu perfil atualizado #2 Retribua as menções recebidas #3 Não siga quem não te segue de volta FERRAMENTAS  Retweet: O retweet é uma função do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original.  Twitter List: Twitter List é um recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.  Trending Topics: Os Trending Topics ou TTs são uma lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista as hashtags (#) e nomes próprios.  Mencionar: Colocando o @ junto ao nome do usuário, o mesmo será mencionado, ou seja, receberá uma notificação que alguém citou ele. CONFIGURAÇÃO DE PERFIL Para acessar a configuração do seu perfil, clique no ícone ao lado do envelope.
  • 5. GUIA BÁSICO DO TWITTER Depois clique em perfil.  Foto: Partindo do princípio que o seu Twitter é para compartilhar assuntos de interesse, conteúdo próprio onde você busca demonstrar conhecimento sobre determinado assunto ou ainda incluir notícias e imagens, recomendamos que a foto do perfil seja séria, evite foto de poses e uso de decotes ou regatas, dependendo do sexo do usuário.  Nome: Se possível, deixe o seu nome ou algo fácil, evite palavras complexas, imagine que você tenha que soletrar o seu Twitter para alguém te achar... Complicado.  Website: Se você não tem um blog ou site, coloque o link do seu Linkedin, as pessoas podem te adicionar nessa importante rede profissional.  Bio: Aproveite esse pequeno espaço para dizer quem você é e o que busca.  Facebook: Com essa opção, você pode sincronizar a sua conta do Twitter com o Facebook, ou seja, tudo que for publicado no Twitter será replicado no Facebook. Cuidado para não deixar a sua Time Line lotada, isso cansa os seus amigos.
  • 6. GUIA BÁSICO DO TWITTER Depois de todas as informações preenchidas, clique em Salvar Alterações. AGENDAMENTO DE TWEETS Uma mídia social desatualizada não serve para nada. Não atrai novos seguidores, e um Twitter sem seguidores perde o sentido, afinal você vai compartilhar o seu conteúdo com quem se ninguém te segue? Pensando nisso, recomendamos que você tenha uma dinâmica de postagens, ou seja: agende tweets para que o seu microblog seja atualizado diariamente sem a necessidade de você parar de fazer algo para atualizar o Twitter. Agende as postagens com intervalo de uma hora, começando às 9 até às21 horas. Se tiver disponibilidade, nada te impede de ter mais tweets. O ideal é que haja um intervalo mínimo entre as postagens de 20 minutos. Existem várias ferramentas para agendamento de tweets, mas eu vou falar do Twuffer. Eu já uso ele faz muito tempo e não tenho problemas. Mas vocês podem utilizar o Tweet Deck, Hoot Suite, Dynamic Tweets dentre outras. O importante é ficar claro a importância de se atualizar o Twitter e saber que existem ferramentas que te ajudam para isso. 1) Entre no site www.twuffer.com e clique em Sign in with Twitter.
  • 7. GUIA BÁSICO DO TWITTER 2) Se você estiver logado na sua conta do Twitter, basta clicar em Autorizar Aplicativo, caso contrário, digite o login e a senha. 3) Pronto, agora você está no painel de Dica: Para encurtar o link, use o Google URL Shortener agendamento.
  • 8. GUIA BÁSICO DO TWITTER 4) Selecione a data e horário para que o seu tweet seja agendado, depois clique em Schedule Tweet para finalizar. ENCURTADOR DE URL Conforme dito anteriormente, recomendamos o uso do Google URL Shortner para encutar o link. Se você estiver logado em uma conta do Gmail, você poderá acompanhar a quantidade de clicks que o mesmo recebe no decorrer dos dias. Isso contribui para que você veja se a fonte ou conteúdo tem relevância e está sendo visto por outras pessoas.
  • 9. GUIA BÁSICO DO TWITTER FONTES DE CONTEÚDO O conteúdo é a alma de qualquer rede social. É importante que você tenha clareza sobre quais assuntos quer compartilhar. Se você for da área de TI, por exemplo, busque informações em sites como o TI Especialistas, TI Inside, Computer World e etc. Se você é da área de marketing, busque artigos e notícias no site Exame, Viver de Blog, Implantando Marketing e assim por diante. É importante que você não se limite a um único assunto. Diversifique. Busque fontes de assuntos correlatos ao seu. USO DE # E MENÇÕES (@) A hastg (#) é importante para você aparecer nas buscas de outras pessoas pelo conteúdo que você publicou. Se a palavra que você pretende colocar com # já tiver na notícia, não precisa repetir. Exemplo: “10 filmes que todo gestor de marketing deve assistir >> http://goo.gl/JNtRT2 #marketing”
  • 10. GUIA BÁSICO DO TWITTER Para mencionar outros Twitters, utilize o @+nome. Isso é muito importante para que a pessoa mencionada saiba que você compartilhou uma notícia dela. Se a pessoa não for seu contato, é provável que ela te adicione. Não é uma regra, mas um indício. #FF no Twitter é a sigla para Follow Friday, que significa “Siga Sexta-feira”. FF no Twitter é utilizado como uma recomendação, as pessoas dão dicas de outras para seguir um outro perfil no Twitter que seja muito interessante, e valha a pena. Dica: O #FF é um bom recurso para mencionar as pessoas que no decorrer da semana te mencionaram e seguiram. SEGUIDORES Existem vários sites que te ajudam a ganhar mais seguidores. Além disso, é comum as pessoas utilizarem hastags, como por exemplo #UniaoDoTwitterSegueEuSigoDeVolta . Do ponto de vista de qualidade, isso não é o ideal. É preferível ter 100 seguidores que tenham interesses em comum com você do que 1000 seguidores de todas as partes do mundo que sequer
  • 11. GUIA BÁSICO DO TWITTER entendem português e não devem fazer a mínima ideia do que você posta. Nesses casos, para ganhar novos seguidores, a dica é você sempre utilizar hastags nos seus tweets que estejam relacionados com a sua área. As pessoas com interesse em comum vão passar a te seguir. E você também pode procurar essas pessoas, através das hastags, e segui-las. Depois de um curto período (3 dias), se essa pessoa não te seguiu de volta, pare de segui-la. Já vimos como manter o perfil atualizado e sobre retribuir as menções recebidas. Agora vamos falar sobre os seguidores que não te seguem de volta. É comum as pessoas seguirem e pararem de seguir e nada mais justo que retribuir o unfollow. Um site que pode te indicar quem são os usuários que não te seguem é o Friend Or Follow. Ela é muito simples de ser usada. Primeiro faça o seu cadastro, depois basta digitar o seu e-mail e senha para acessar o site. Além da sua conta do Twitter, você pode gerenciar os seguidores do Instagram. Basta conectar as contas almejadas. Clique em Connect To Twitter e autorize o Friend Or Follow usar a sua conta.
  • 12. GUIA BÁSICO DO TWITTER Para ver quem não te segue de volta, clique em View Results. Abrindo a página, vai aparecer quem não te segue. Para dar unfollow basta passar o cursor em cima do perfil que vai aparecer uma mini tela e clique no botão verde (Following) para parar de seguir. ANALISANDO O CONTEÚDO Agora que já sabemos as regras básicas do usuário do Twitter e como fazer com que elas se cumpram, vamos falar sobre como avaliar como está a sua relevância.
  • 13. GUIA BÁSICO DO TWITTER Costumo usar o Twtrland. Ela é uma ferramenta muito prática que me oferece um mix de informações. Nela, é possível acompanhar quais conteúdos geram mais Rts (retweets), qual o perfil dos seguidores do Twitter em questão e quais os assuntos mais repercutiram. Se você estiver logado em sua conta do Twitter, o Twtrland vai direcionar para o painel de análise, caso contrário, digite os dados de acesso da conta do seu Twitter. Existe o perfil público que mostra quantos Rts você recebe a cada 100 postagens, mensagens mais retweetadas, informações demográficas dos seguidores e temas mais publicados no seu Se você clicar no Home, terá acesso a mais algumas informações. Twitter.
  • 14. GUIA BÁSICO DO TWITTER CONSIDERAÇÕES FINAIS Espero que essas dicas possam te ajudar a conhecer melhor o que o Twitter pode fazer por você. Criar e buscar conteúdo, postar e monitorar é um ciclo que precisa ser acompanhado diariamente para que você conquiste novos seguidores e que eles permaneçam no seu perfil. Não seja apenas mais um usuário. Seja O usuário!