Workshop SMW SP - Métricas para Facebook

5,222 views
5,160 views

Published on

Workshop de Métricas para Facebook realizado por Pri Muniz e Mariana Oliveira no Social Media Week 2012.

Outro Workshop: Monitoramento no Facebook - http://www.slideshare.net/pri.muniz/workshop-smw-sp-monitoramento-para-facebook

2 Comments
35 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
5,222
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,205
Actions
Shares
0
Downloads
153
Comments
2
Likes
35
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Workshop SMW SP - Métricas para Facebook

  1. 1. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK Pri Muniz e Mariana Oliveira
  2. 2. PRI E MARI QUEM?????PRI MUNIZANALISTA DE INTELIGÊNCIA DIGITAL ::MONITORAMENTO E MÉTRICAS NA GAUGE@primuniz | pri.muniz@gmail.com MARIANA OLIVEIRASUPERVISORA DE MONITORAMENTO NA OGILVY@marianarrpp | marianarrpp@gmail.com
  3. 3. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK NÓS ESTAMOS AQUI :) MÍDIA MÍDIA MÍDIA PAGA PRÓPRIA ORGÂNICAA mídia que é comprada Canais proprietários e É a mídia ganha. O que écom objetivo de ampliar controlados pela marca: dito espontaneamentea audiência nos canais: Ex: Fan Page, Perfil no Twitter, sobre uma marca.Ex: Facebook Ads, Canal no Youtube etc. Ex: Menções em MídiasPromoted Tweets, Sociais, imprensa etc.Youtube TrueView etc.
  4. 4. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKQUAL O SENTIDO DE UMA MÉTRICA? A MÉTRICA É UM SISTEMA DE MENSURAÇÃO. OU SEJA, ELA EXISTE PARA MEDIR ALGO. MEDIR ALGO É IMPORTANTE PARA ENTENDER E AVALIAR AÇÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS.KPIs? O KPI É UM INDICADOR DE DESEMPENHO QUE PODE SER DEFINIDO ATRAVÉS DE UMA MÉTRICA. ELE DETERMINA O SUCESSO DE UMA AÇÃO QUE, POR SUA VEZ, DEPENDE DOS OBJETIVOS.FOCA NO OBJETIVO! AQUELE MESMO QUE VOCÊ TEM PRA SUA VIDA, OU NÃO. É O PONTO EM QUE QUEREMOS CHEGAR ATRAVÉS DAS NOSSAS AÇÕES. E COMO ISSO FUNCIONA NO FACEBOOK?
  5. 5. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKMÉTRICAS, KPIs E OBJETIVOS NO FACEBOOKO FACEBOOK É UMA DAS MÍDIAS QUE MAIS OFERECEM POSSIBILIDADES DE MÉTRICAS. POR OUTROLADO, É UMA FERRAMENTA TOTALMENTE DINÂMICA. OU SEJA, MUDA O TEMPO TODO. ISSO SIGNIFICAQUE UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES É ENTENDER A LÓGICA POR TRÁS DESSA MÉTRICA, E NÃOAPENAS A MÉTRICA EM SI.PORÉM, ANTES DE COMEÇARMOS A FALAR SOBRE MÉTRICAS, É NECESSÁRIO FALAR SOBRE OBJETIVOS: OBJETIVO: DEFINIR O OBJETIVO DE UMA PRESENÇA NO FACEBOOK É IMPORTANTE PARA ENTENDER O QUE DEVEMOS MEDIR, ALÉM DE DIRECIONAR O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO FEITO. COMO EU SEI QUAL O MEU OBJETIVO? - POR QUE A PÁGINA EXISTE? AWARENESS, RELACIONAMENTO, ENGAJAMENTO, VENDA... - ESSA DECISÃO VAI IMPACTAR DIRETAMENTE NAS MÉTRICAS ESCOLHIDAS - NÃO IGNORAR: HISTÓRICO DE COMUNICAÇÃO, SEGMENTO, MOTIVAÇÕES EM TORNO DA MARCA E OUTROS FATORES - ALINHAR EXPECTATIVAS COM TODOS OS ENVOLVIDOS
  6. 6. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK
  7. 7. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKUP, ALTAS MÉTRICAS!*ALGUMAS MÉTRICAS DE PÁGINAS:DAILY NEW LIKES: NÚMERO DE NOVOS LIKES (OU SEJA, FÃS) QUE A PÁGINAGANHOU POR DIA.DAILY UNLIKES: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE DEIXARAM DE CURTIR ASUA PÁGINA POR DIA.LIFETIME TOTAL LIKES: NÚMERO TOTAL DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE CURTIRAM ASUA PÁGINA. SE A VISUALIZAÇÃO FOR POR DIA, A MÉTRICA MOSTRA QUANTOSFÃS A PÁGINA POSSUÍA NAQUELE DIA ESPECÍFICO. FORMATOS DE VISUALIZAÇÃO: DIÁRIO, SEMANAL E 28 DIAS.PEOPLE TALKING ABOUT THIS: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE CRIARAMUMA HISTÓRIA SOBRE A SUA PÁGINA. OS DADOS DO FACEBOOK PODEM DEMORAR ATÉ 48H PARA SEREM GERADOS. PORTANTO, CONTE COMLIKES BY GENDER, AGE, COUNTRY OR CITY: SÃO DADOS DEMOGRÁFICOS SOBRE ESSE TEMPO “EXTRA”.SEUS FÃS. AS INFORMAÇÕES DE GÊNERO E IDADE SÃO BASEADAS NO QUE ÉDISPONIBILIZADO PELO FÃ EM SEU PERFIL. JÁ OS DADOS DE GEOLOCALIZAÇÃO QUANDO UTILIZAMOS MÉTRICAS DOSÃO BASEADOS NO IP. FACEBOOK É IMPORTANTE DEFINIR APENAS UMA FONTE DE DADOS. https://developers.facebook.com/docs/insights/Histórias incluem curtir a sua página, postar em seu mural, curtir, comentar ou compartilhar umdos seus posts, responder uma pergunta, confirmar presença em um evento, mencionar a página,taguear a página em uma foto ou realizar check-in em um local.GLOSSÁRIO DE MÉTRICAS CRIADO PELA NATÁLIA TRALDI: http://www.mediafire.com/view/?i87me74vo1jjkfv um oferecimento Jota :)
  8. 8. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKUP, ALTAS MÉTRICAS!TOTAL REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISUALIZARAM QUALQUER CONTEÚDO ASSOCIADO COM A SUAPÁGINA.ORGANIC REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISITARAM OU VISUALIZARAM A SUA PÁGINA OU UM DOSSEUS POSTS ATRÁVES DO NEWS FEED/TICKER. ESSES USUÁRIOS PODEM SER FÃS DA PÁGINA OU NÃO.VIRAL REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISUALIZARAM A SUA PÁGINA OU UM DOS SEUS POSTS ATRAVÉSDE UMA HISTÓRIA PUBLICADA POR UM AMIGO.PAID REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISUALIZARAM UM ANÚNCIO OU SPONSORED STORY QUEDIRECIONAVA PARA A SUA PÁGINA.ALGUMAS MÉTRICAS DE POSTS:LIKES, SHARES AND COMMENTS: NÚMERO TOTAL DE INTERAÇÕES (CURTIR, COMPARTILHAR OU COMENTAR) DECADA POST.NEGATIVE FEEDBACK: OCORRE QUANDO UM USUÁRIO REALIZA ALGUM FEEDBACK NEGATIVO. ESSA AÇÃO PODEENVOLVER O REPORT SPAM, HIDE CLICK, HIDE ALL CLICKS E UNLIKE PAGE.TALKING ABOUT THIS: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE CRIARAM UMA HISTÓRIA SOBRE UM POST. MESMALÓGICA UTILIZADA NO PEOPLE TALKING ABOUT THIS.
  9. 9. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKE O ENGAJAMENTO?O OBJETIVO DA TAXA DE ENGAJAMENTO É MEDIR O GRAU DE INTERAÇÃO QUE OS USUÁRIOS TÊM COMOS DIFRENTES CONTEÚDOS OFERECIDOS POR UMA MARCA EM UMA DETERMINADA PLATAFORMA.COMO FUNCIONA: • DEFINIÇÃO DE META DIFERENTES PESOS DE INTERAÇÕES • CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO DE ENGAJAMENTO (LIKES, SHARE, COMMENTS) • QUAL O SEU: SEGMENTO, CONTEXTO, HISTÓRICO... • MARCA MAIS ENGAJADA X MOTIVAÇÕES DE ENGAJAMENTO BASE DE FÃS, REACH... • POSITIVO OU NEGATIVO? • ENGAJAMENTO + ANÁLISE QUALITATIVAEXEMPLOS: SOCIAL BAKERS EXEMPLOS: GRAPHMONITOR
  10. 10. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKA ANÁLISE DOS DADOS Entender as motivações dos picos: Um bom analista deve ser curioso e buscar entender o que está por trás dos números. Por que o diaQue formato de 02/07 representou o maior número de likes do período? Investimento de mídia? Alguma açãográfico usar? estava acontecendo? Conteúdo qualificado? Alguma referência externa?Caso a opção sejatrabalhar com oexport do facebookinsights, os gráficosserão criados peloanalista. Logo,estudar visualizaçõesde dados e o quecada formatorepresenta éextremamenteimportante. Paramostrar o volume delikes/unlikes, ográfico utilizado foi ode barra. Já paramostrar a evoluçãodo total de fãs noperíodo, foi inserido Definição do Período:um gráfico de linha. Quais métricas usar? Qual período devo olhar?Essa diferença auxilia O interessante das métricas é que elas possuem diversas Semanal? Quinzenal? Mensal?na compreensão. possibilidades de cruzamento e visualizações. No exemplo, o Período de uma ação? Ou objetivo é saber como está o crescimento da minha base de período anual, com a fãs e o quanto estou ganhando/perdendo de fãs por dia. possibilidade de olhar o todo?
  11. 11. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKVISUALIZAÇÃO DOS DADOS 77% 22%
  12. 12. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK Eu sou um exemplo :)POR QUE FAZER ANÁLISE DE CONTEÚDO?- Para acompanhar volume de interações com o objetivo de entender emelhorar a performance da página e seu conteúdo.- Para buscar, através de métricas como Engajamento, a efetividade deformatos de comunicação que envolvemtipo, categoria, horário, linguagem etc.- Para descobrir qual a melhor forma e o melhor momento de interagircom os fãs.- Para direcionar ou reafirmar estratégias definidas no planejamento.ALÉM DE MEDIR INTERAÇÕES, TAMBÉM É INTERESSANTE:- Destacar os melhores e piores posts levando em consideraçãométricas como Reach, Talking About This, NegativeFeedback, Engajamento etc. Além disso, esses dados podem sercruzados com dias da semana e horários, sempre com o objetivo decompreender o que apresenta melhor resultado.
  13. 13. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKLEMBRAR DE NÃO ESQUECERRELATÓRIOS DE PERFORMANCE PODEM SEGUIR MODELOS SIMPLES OU COMPLEXOS. QUANDO OASSUNTO É MÉTRICA PARA FACEBOOK, SEMPRE DEVEMOS CONSIDERAR QUE:• É DESAFIADOR TRABALHAR COM MÉTRICAS EM UMA PLATAFORMA QUE É INCONSTANTE.• PRECISAMOS SABER O QUE ESTAMOS FAZENDO E PARA ONDE ESTAMOS INDO (LEMBRA DOS OBJETIVOS?).• CADA CLIENTE POSSUI MATURIDADE E EXPECTATIVAS PRÓPRIAS. É NECESSÁRIO ENTENDER O MOMENTO DE CADA UM.• AO MESMO TEMPO QUE É NECESSÁRIO COMPREENDER QUANDO PODEMOS AVANÇAR E OFERECER RELATÓRIOS MAIS COMPLETOS.• TRABALHAR COM NÚMEROS É PRESTAR ATENÇÃO EM CADA PASSO. VERIFICAR INFORMAÇÕES É UMA ROTINA.• SE ALGUÉM QUISER VER APENAS DADOS, BASTA ACESSAR O FACEBOOK INSIGHTS. O PAPEL DO ANALISTA É MAIS DO QUE REUNIR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES, É OFERECER DIRECIONAMENTOS E MOSTRAR DESCOBERTAS. PODE PARECER SIMPLES, MAS MUITOS VEZES NÃO É. APRENDER A DRIBLAR OS DESAFIOS DA ANÁLISE E OFERECER RELATÓRIOS DE QUALIDADE É O QUE DEFINE SE UM TRABALHO É EFICIENTE OU NÃO.
  14. 14. OBRIGADA ;)

×