Your SlideShare is downloading. ×
0
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
O batismo de jesus
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

O batismo de jesus

206

Published on

O Episódio do Batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão, Neste evento Jesus foi revelado ao mundo como sendo o filho de Deus.

O Episódio do Batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão, Neste evento Jesus foi revelado ao mundo como sendo o filho de Deus.

Published in: Spiritual
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
206
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A Festa do Batismo doSenhor, celebrada noDomingo depois daEpifania encerra o ciclodas Festas daManifestação do Senhor, ociclo de Natal.Comemoramos o Batismode Jesus por São JoãoBatista nas águas do rioJordão. Sem ter manchaalguma que purificar,Jesus quis submeter-se aesse rito tal como sesubmetera às demaisobservâncias legais quetambém não o obrigavam.
  • 2. O Senhor desejou serbatizado, diz SantoAgostinho, “paraproclamar com a suahumildade o que para nósera uma necessidade”.Com o batismo de Jesus,ficou preparado o Batismocristão, diretamenteinstituído por Jesus Cristoe imposto por Ele como leiuniversal no dia da suaAscensão: Todo poder mefoi dado no céu e na terra,dirá o Senhor; ide, pois,ensinai a todos os povos,batizando-os em nome doPai e do Filho e do EspíritoSanto (Mt 28, 18-19).
  • 3. O dia em que fomosbatizados foi o maisimportante da nossavida, pois nelerecebemos a fé e agraça. Antes derecebermos o batismo,todos nós nosencontrávamos com aporta do Céu fechada esem nenhumapossibilidade de dar omenor frutosobrenatural.
  • 4. Devemos agradecer aDeus a Graça doBatismo. Agradecer quenos tenha purificado aalma da mancha dopecado original, bemcomo de qualquer outropecado que tivéssemosnaquele momento. Aágua batismal significa eatualiza de um modoreal o que é evocadopela água natural: alimpeza e a purificaçãode toda a mancha eimpureza.
  • 5. “Graças ao sacramentodo Batismo tu teconverteste em templo doEspírito Santo: não tepasse pela cabeça –exorta São Leão Magno –afugentar com as tuasmás ações um hóspedetão nobre, nem voltar asubmeter-te à servidão dodemônio, porque o teupreço é o sangue deCristo.”
  • 6. Na Igreja, ninguém é umcristão isolado. A partirdo Batismo, o cristãopassa a fazer parte de umpovo, e a Igrejaapresenta-se como averdadeira família dosfilhos de Deus. O batismoé a porta por onde seentra na Igreja.
  • 7. “E na Igreja, precisamentepelo Batismo, somostodos chamados àsantidade” (LG 11 e 42),cada um no seu próprioestado e condição. Achamada à santidade e aconsequente exigência desantificação pessoal sãouniversais: todos,sacerdotes e leigos,estamos chamados àsantidade; e todosrecebemos, com o batismoas primícias dessa vidaespiritual que, por suaprópria natureza, tende àplenitude.
  • 8. É importante lembrar ocaráter sacramental doBatismo “um certosinal espiritual eindelével” impresso naalma no momento (Dz,852). É como um seloque exprime o domíniode Cristo sobre a almado batizado. Cristotomou posse da nossaalma no momento emque fomos batizados.Ele nos resgatou dopecado com a suaPaixão e Morte.
  • 9. Com estas consideraçõesé fácil compreenderporque é de desejar que ascrianças recebam logo obatismo. Desde cedo aIgreja pediu aos pais quebatizassem os seus filhosquanto antes. É umademonstração prática defé. Não é um atentadocontra a liberdade dacriança, da mesma formaque não foi uma ofensadar-lhe a vida natural, nemalimentá-la, limpá-la, curá-la, quando ela própria nãopodia pedir esses bens.
  • 10. Pelo contrário, a criançatem direito a receberessa graça. No Batismoestá em jogo um beminfinitamente maior doque qualquer outro: agraça e a fé; talvez asalvação eterna. Só porignorância e por uma féadormecida se podeexplicar que muitascrianças sejam privadaspelos seus próprios pais,já cristãos, do maior domda sua vida.
  • 11. Também nós fomosmarcados pelo EspíritoSanto. No batismo ele,derramou-se sobre nós.Fomos chamados a viversegundo o Espírito. Istosignifica um ato de fé napresença atuante doEspírito Santo em nós.Implica umadisponibilidade paradeixar-se conduzir por elea fim de realizar umamissão como a de Cristo.
  • 12. Em virtude do batismosomos chamados a serdiscípulos e missionáriosde Jesus Cristo. Como diz oDoc. de Aparecida nº 209:“Os fiéis leigos são oscristãos que estãoincorporados a Cristo pelobatismo que formam o povode Deus e participam dasfunções de Cristo:sacerdote, profeta e rei.Realizam, segundo a suacondição, a missão de todoo povo cristão na Igreja e nomundo. São homens daIgreja no coração do mundoe homens do mundo nocoração da Igreja.”
  • 13. “Enquanto batizado, ohomem deve sentir-seenviado pela Igreja atodos os campos deatividade queconstituem sua vocaçãoe missão, para dartestemunho comodiscípulo e missionáriode Jesus Cristo…” (nº460 do Doc. deAparecida).
  • 14. Texto - Mons. José MariaPereirahttp://www.presbiteros.com.br/site/homilia-do-mons-jose-maria-%E2%80%93-festa-do-batismo-do-senhor/Música – Alelluia - HaendelImagens – GoogleFormatação - Graziela

×