Espaço Geográfico - 3º Ano

17,411 views
16,959 views

Published on

Published in: Technology
1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
17,411
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
80
Actions
Shares
0
Downloads
385
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Espaço Geográfico - 3º Ano

  1. 1. CELM GEOGRAFIA GERAL Diferentes tipos de Espaço: o natural e o produzido Paisagem, Lugar, Território e Espaço Geográfico 3ª Série – Ensino Médio Janiere Mendonça
  2. 2. A Geografia e seu objeto de estudo A presença humana na Terra representa um acontecimento recente na História, mas repletos de transformações relevantes e aceleradas. Aparece então, a Geografia para descrever, analisar e explicar essas transformações e suas interações num determinado espaço. As transformações ocorridas durante o tempo significou a apropriação do homem sob a natureza, ao qual através da ação e do planejamento a resultante maior foi o trabalho. O objeto e sua faces Espaço Natural Espaço Artificial
  3. 3. Quando a natureza fica exposta a serviço da produção, a organização do espaço passou a ser determinada pelas relações sociais, de poder e dominação de um grupo sobre o outro. Paisagem, natural ou cultural? De forma bem simplificada, o conceito é dado como sendo tudo o que vemos, até onde a vista alcança e nossa percepção distingue. De forma mais ampla, é dado como sendo heranças de sucessivas relações e interações entre elementos socioculturais do processo histórico das sociedades. “Unidade do visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança, a paisagem tem seu caráter social, pois é forma de movimentos impostos pelo homem através de seu trabalho, cultura e emoção. Ele é produto da percepção, mas necessita passar a conhecimento espacial organizado, para se tornar verdadeiro dado geográfico.” Ministério da Educação e Desporto, PCN – Ensino Médio, dez, 1999, p.30.
  4. 4. Vejam os exemplos a seguir:
  5. 5. O palco de nossas vidas, o Lugar. É a porção do espaço onde vivemos, é o palco da nossa existência real, das nossas relações afetivas, do nosso aconchego. É nele que crio identidade e vínculo.
  6. 6. Território, mando e desmando. É a área definida e caracterizada por relações de poder. Domínio de vários agentes, políticos, econômicos e sociais. Delimitada por fronteiras imaginárias e reais. Exemplos: O presidente de um país. Domínio de uma empresa em uma determinada área ou domínio de tráfico em favelas. Ter um terreno para plantar ou uma fazenda.
  7. 7. “As fronteiras dividem povos, separam nações e distanciam culturas. Essas barreiras imaginárias já foram cenários de batalhas sangrentas, em que pessoas se digladiavam com um único objetivo de ampliar o domínio geográfico de seus países. Daí a idéia de as fronteiras serem conhecidas como linhas vermelhas. E entrar no território alheio pode ser uma afronta. Os Caminhos da Terra, set. 2000, ano 9, n.9, p.40.Ministério da Educação e Desporto, PCN – Ensino Médio, dez, 1999, p.30.
  8. 8. Afinal, o que é espaço geográfico? Porção específica da superfície terrestre sendo identificado por elementos naturais, humanos e econômicos, que se interagindo com a sociedade. Todos os conceitos anteriores acabam por está inseridos no espaço geográfico. Paisagem Espaço Geográfico Lugar Território
  9. 9. “Um sistema de objetos (fixos) cada vez mais artificiais, povoado por sistema de ações (fluxos), igualmente imbuídas de artificialidade e, cada vez mais tendentes a fins estanhos ao lugar e a seus habitantes.” Milton Santos (pai da Geografia Crítica), 1994.
  10. 10. Finalizando, então a nossa aula, o que seriam essas imagens? Lugar, paisagem, território?
  11. 11. Bibliografia Consultada COELHO, M de A. TERRA, Lygia. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003. BOLIGIAN, Levon. ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2004. ALMEIDA, Lúcia. LIGOLIN, Tércio. Geografia. São Paulo: Ática, 2005. Questionamentos???

×