• Save
Palestra redes sociais aberj novembro 2011
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Palestra redes sociais aberj novembro 2011

on

  • 620 views

palestra na ABERJ em novembro de 2011

palestra na ABERJ em novembro de 2011

Statistics

Views

Total Views
620
Slideshare-icon Views on SlideShare
620
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Palestra redes sociais aberj novembro 2011 Palestra redes sociais aberj novembro 2011 Document Transcript

    • REDES SOCIAIS E OSPROCESSOS DE ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAS. Angelo Peres AS QUALIDADES QUE VÃO DETERMINAR O SUCESSO OU O FRACASSO DAS EMPRESAS. COHEN, D. A Empresa do Novo Milênio. São Paulo: Abril, 2000. virtualidade,conectividade, capacidade de adaptação, rapidez, consciência, emoção e inovação. COHEN, D. A Empresa do Novo Milênio. São Paulo: Abril, 2000.
    • Virtualidade Estar na internet hoje é fator mínimo decompetitividade, geração de valor para o cliente, lucratividade, novos negócios e eficiência. A Internet acelera osprocessosde negócio.
    • Angelo PeresEstima-se que a web dobre seu conteúdo a cada 9 meses. COHEN, D. A Empresa do Novo Milênio. São Paulo: Abril, 2000. A cada segundo 7 novas pessoas se conectam à internet.
    • Nessa perspectiva vive-se nummundo onde a virtualidade avança, bem como as redes sociais (na internet) seguem esta tendência. O que são Redes Sociais? São redes de relações.
    • Redes de relações são inerentes às atividades humanas. Somos seres sociais. Ao longo de nossas vidas vê-se surgir um sem-número de redes:escola, relacionamentos,profissional, entre outras. outras Essas redes são um sistema vivo e dinâmico, e são elas que dão sustentação às nossas vidas.
    • O que diferencia as redes sociais das redes espontâneas é a intencionalidade nos relacionamentos, os objetivos comuns conscientes, explicitados, compartilhados.Ainda, as redes sociais estãopermeadas, e são canais de circulação de informação, conhecimento e valores. Redes Sociais são ainda ...
    • Reunir um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores. Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. especiais Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos. tó especí ficos Isto porque, a Internet se tornou um modo de vida. Milhares de usuários da internet são membros deuma ou mais redes sociais.
    • O Facebook, por exemplo, já ultrapassou a marca de ½ bilhão de usuários. Lady Gaga é a primeira artista a atingir 1 bilhão de visitas no YouTube. Fonte: G1, 25.10.2010. Grosso modo, redes sociais são relaçõesentre os indivíduos na comunicação por computador. Fonte: Wikipedia, 2011.
    • Ainda, rede social é interação, cujo objetivo é conectarpessoas, proporcionar a comunicação e utilizar laços sociais. Para Kotler há 7 modos de uma empresa usar a internet... Ou seja, se conectar ao mundo virtual.
    • 1 - Fazer pesquisa; 2 - Dar informações; 3 - Promover fóruns; 4 - Fazer treinamento; 5 - Comprar e vender; 6 - Fazer leilão; e 7 - Entrega de bits. Hoje uma empresa pode se tornarefetivamente virtual, ou seja, imaterial. PROCESSOS DE ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAS. Angelo Peres
    • RECRUTAMENTO SELEÇÃO SELEÇÉ um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatospotencialmente qualificadose capazes de ocupar cargosdentro da sua organização. A função do Recrutamento é a de suprir a Seleção de matéria- prima básica (candidatos) para seu funcionamento.
    • O Recrutamento é feito a partirdas necessidades presentes (e futuras) da organização. O recrutamento não é importante apenas para a organização. Ele é um processo de comunicação bilateral. Nesse processo de comunicação bilateral, ambos os lados enviam sinais sobre as relações de trabalho.
    • Assim, recrutamento de Pessoas é?É o processo de atração. Na verdade é umprocesso de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado. O fundamental do processo de recrutamento é que ele atraia e traga candidatos para serem selecionados.
    • Então...Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para sua organização. Isto porque... Seleção de Pessoas
    • É o filtro que permite que apenas uma (ou mais) pessoa possa ingressar em sua organização. A seleção busca, dentre os candidatos recrutados,aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho da organização.O processo seletivo baseia-se em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido. Por outro lado, temos os candidatos profundamente diferentes, disputando a mesma posição. Nestes termos, a seleção passa a ser configurada como um processo de comparação e decisão.
    • A seleção é um processo decomparação entre duas variáveis:de um lado os requisitos do cargoa ser preenchido e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção. Angelo PeresA seleção além de ser um processo decomparação é um processo de escolha.
    • Por vezes nos deparamos com candidatos em condiçõesaproximadamente equivalentes a serem indicados para ocupar o cargo vago. Cabe a área de RH apenas prestar seuserviço especializado. Porém, a decisão final é sempre da área requisitante. ESTRATÉGIAS DE USO EFICAZ DE UMA REDE SOCIAL NOS PROCESSOS DE ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAS. Numa rede social o recrutador pode verificar informações de um candidato, se ele possui alguma atitude comprometedora, etc.
    • Existem muitas formas de se usar as redes sociais nos processosseletivos. Por exemplo: na triagem dos currículos.Isto porque, existem redes sociais exclusivamente profissionais. Neste caso, os candidatos formam em vez de um perfilcomportamental e pessoal, um perfil com informações informaçprofissionais, como formação formaç acadêmica e experiência profissional, por exemplo. exemplo Assim, através das redes sociais o RHpode conhecer melhor seus candidatos na fase da seleção. Angelo Peres
    • Ou seja, as redes sociais vêm ajudar a conhecer melhor o candidato; a compreender outras facetas da suavida; gostos e personalidade; lugares que ele frequenta; Angelo Peres O jeito de se expressar em público; como ele escreve; preferências, dentre outras informações cada vez maisvalorizadas na hora de buscar operfil mais adequado à vaga nos processos seletivos. Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin são redes sociais que não podem faltar a lista das redes às quais o RH precisa estar atento.
    • O conteúdo encontrado sobre o candidatoem uma rede social (fotos, comunidades, oque ele escreve, sua filosofia, o quanto ele usa de sua liberdade de expressão e os assuntos com que ele se identifica) pode ser muito útil na consolidação das informações na hora de se compor um perfil mais detalhado do candidato. Assim, pode-se afirmar que as redes sociais podem agilizar o processo de procurar pessoas e ampliar sua eficácia. Angelo Peres Angelo Peres E-Mail: ppconsul@unisys.com.br http://twitter.com/#!/angeloperes http://angelo-peres.blogspot.com/ http://pt-br.facebook.com/people/Angelo-Peres/737972403 21 8283 7996