Aula 4 ucam 2013.1 jpa avaliação de empresas - goodwill

1,452 views
1,145 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,452
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 4 ucam 2013.1 jpa avaliação de empresas - goodwill

  1. 1. Aula 4Disciplina: Avaliação Empresas. Prof. Angelo Peres
  2. 2. Avaliação de Empresas a Partir da Análise do GOODWILL.
  3. 3. Era uma vez... um casal jovem, ambos sem bens. Unidos em matrimônio, foram morar em uma casa cedida pelo pai de um deles. Para sesustentar, começaram a produzir pizza e vender para as redondezas. A pizza teve grande aceitação, e as pessoas começam a consumir cada vez mais. A pequena produção teve que ser ampliada, mas, por falta de espaço, começou a ser entregue em domicílio. Logo a pequena produção caseira tornou-se uma marca reconhecida associada a um número de telefone. Fábula retirada de artigo científico: Ativo intangível: goodwill ou capital intelectual.
  4. 4. Um dia o casamento se desfez, e o casal, agora não mais tão jovem, enfrenta um dilema: como repartir o patrimônio? É bem verdade que vários ativos foramincorporados, mas a empresa vale muito mais do que o valor que havia contabilizado, porque o grande gerador de valor agora é a marca consolidada associada a umnúmero de telefone, e que foi constituído a partir das habilidades de gestão, campanhas de marketing, qualificação da mão-de-obra. Enfim, aspectos que geram valor para a empresa, mas que são de difícil quantificação.
  5. 5. GOODWILL
  6. 6. O que é goodwill? Há ativos identificáveis e nãoidentificáveis? Que ativos são estes? Uma das características dogoodwill é a inseparabilidade. O que isto quer dizer especificamente?
  7. 7. Outra característica do goodwillé ser gerado pela sinergia dosativos. O que isto quer dizer? Como se faz uma análise deempresa através do goodwill? Qual é a diferença do termo tangível para intangível?Quais são os tipos de goodwill?
  8. 8. O conceito de goodwill ainda émotivo de discussão pela sua subjetividade e dificuldade de mensuração.
  9. 9. Segundo Hendriksen (1999) goodwill é um ativo intangível, assim como contas a receber, despesas antecipadas,aplicações financeiras e outras*, no entanto estas contas são facilmente identificadas, ao contrário do goodwill. * Ativos identificáveis.
  10. 10. Segundo Pinho (1997), o goodwill é definido como sendo bens intangíveis, tais como: o bom relacionamentocom os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceito nos meiosempresariais, boa localização.
  11. 11. O goodwill pode serdefinido como um lucro anormal, além doesperado, sendo que a dificuldade reside na mensuração do valor atual dos benefícios futuros esperados.
  12. 12. Uma das características dogoodwill é a inseparabilidade, ou seja, não é possível separar o goodwill da empresa, ou mesmoidentificá-lo em uma máquina, ou em um imóvel, pois assim já deixaria de sê-lo.
  13. 13. O goodwill tem como característica ser geradopela sinergia dos ativos; aincerteza na geração dos benefícios futuros prováveis; e a impossibilidade do uso alternativo.
  14. 14. Para que entendamos o conceito de goodwill devemos lembrar que o termo tangível vem dolatim tango (tocar), o que significa, literalmente, perceptível ao toque.
  15. 15. Assim, grosso modo, pode-se conceituargoodwill (ativo intangível)como o que possui valor econômico, mas carece de existência física.
  16. 16. Hendriksen (1999)apresenta três enfoques para mensuração do goodwill:
  17. 17. I - Este diz respeito à valoração do comportamento intangível daempresa, ou seja, está relacionado com a boa administração, o bom relacionamento com os clientes, fornecedores, funcionários e comunidade, bem como a vantagens negociais, localização favorável ao negócio.
  18. 18. II - O goodwill neste segundocaso é a mensuração do valorpresente e as expectativas de lucros futuros em excesso.
  19. 19. III – É a diferençaentre o valor total da empresa e as avaliações de seus ativoslíquidos tangíveis e intangíveis individuais.
  20. 20. Esquema retirado do artigo científico: Ativo Intangível, s/d.
  21. 21. Esquema retirado do artigo científico: Ativo Intangível, s/d.
  22. 22. Esquema retirado do artigo científico: Ativo Intangível, s/d.
  23. 23. Esquema retirado do artigo científico: Ativo Intangível, s/d.
  24. 24. ANÁLISE DE EMPRESASATRAVÉS DO GOODWILL.
  25. 25. A análise do goodwillrepresenta, via de regra, o maior problema para o processo de análise deinvestimentos inerentes a aquisição, fusão ou incorporação de uma empresa por outra.
  26. 26. A análise do goodwill é revestida de elevada complexidade, dado que ele não depende só da localização da empresa e da clientela, mas de vários outros aspectos, tais como: a posturaadministrativa dos proprietários,os processos administrativos, as tecnologias aplicadas, etc.
  27. 27. Comercial AdministrativoGOODWILL Financeiro Tecnológico
  28. 28. No limite, GOODWILL é uma resultante do valor da empresa como um todo, em termos decapacidade de geração de lucros futuros, bem como valor econômico de seus ativos identificados e contabilizados.
  29. 29. Portanto, GOODWILL envolve:A análise de capacidade degeração de lucros futuros;A análise de ativos nãocontabilizados ousubavaliados*; * Marcas e patentes, localização, RH capacitados e motivados, fornecedores e consumidores leais, etc.
  30. 30. Análise do valor da continuidadeda empresa;Análise da sinergia (o valor daempresa é maior do que a somados valores econômicos de todosos ativos utilizados).
  31. 31. O GOODWILL difere dosdemais ativos identificáveis e separáveis que podem ser transacionadosindividualmente, pois tem sua existência vinculada a existência da empresa, dela não podendo ser separado e vendido.
  32. 32. Como se medir o GOODWILL de uma empresa?
  33. 33. Estimativa de lucro daempresa;Identificação e mensuraçãodo valor econômico dos seusativos;Taxa de desconto ideal autilizar para a apuração dovalor atual.
  34. 34. De uma forma simplista, pode-se considerar ogoodwill como o resultado do valor do mercado da empresa menos o montante deinvestimentos realizados.
  35. 35. ASSUNÇÃO, A; SILVA, G; SILVA, N;LIMA, C. Ativo intangível. Natal:UFRN, s/d.OLIVEIRA, D.P.R. Manual deAvaliação de Empresas e Negócios.São Paulo: Atlas, 2004.

×