Uso formal da língua

11,400 views

Published on

Material de Português sobre uso formal da língua, apresentado pela professora Isabel Oliveira aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do colégio 7 de Setembro.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,400
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
269
Actions
Shares
0
Downloads
385
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Uso formal da língua

  1. 1. Dificuldades da Língua Portuguesa Professora Isabel Oliveira
  2. 2. 1. A / HÁ Emprega-se a na indicação de tempo futuro; emprega-se há na indicação de tempo passado. Ex.: Ela voltará daqui a um ano. Ex.: Eu não a vejo há muito tempo.2. A FIM DE / AFIMA fim de é uma locução prepositiva, que indica finalidade; afim é adjetivo esignifica semelhante. Ex.: Voltei a fim de resolver esse problema.Ex.: Os dois tinham interesses afins.Ex.: Finalmente encontrei um adversário afim. afim
  3. 3. 3. ACERCA DE / HÁ CERCA DE / A CERCA DE / CERCAAcerca de é uma locução prepositiva e corresponde a “a respeito de”; hácerca de equivale a “há aproximadamente”; a cerca de equivale adistância e cerca de equivale a aproximadamente. Ex.: Falou-me acerca de seus problemas. Ex.: Há cerca de dois anos não o vejo em Campo Grande. Ex.: Moro a cerca de duas quadras da escola. Ex.:O candidato recebeu cerca de trezentos novos.
  4. 4. 4. AO INVÉS DE / EM VEZ DEAo invés de significa “ao contrário de”; em vez de equivale a “em lugar de”.Ex.: Ao invés de baixar, a taxa de juros subiu neste mês.Ex.: Em vez de nos ajudar, ele nos prejudicou bastante. 5. AONDE / ONDE Usa-se aonde com verbos dinâmicos, isto é que dão ideia de movimento, equivale a “para onde”; usa-se onde, com verbos que não expressam a ideia onde de movimento. e de onde ou donde com verbos que indicam procedência. Ex.: Aonde ele vai assim tão cedo? Ex.: Onde você nasceu? Ex.: De onde você saiu? Ex.: Donde você surgiu?
  5. 5. 6. MAS / MAIS Mas é uma conjunção coordenativa adversativa (expressa uma idéiacontrária, oposta).Ex: Ele pretendia apoiá-la, mas desistiu. Mais indica quantidade, é o contrário de menos. Ex.: Converse menos e trabalhe mais.
  6. 6. 7. MAL / MAU A palavra mal classifica-se como: advérbio de modo – contrário de bem, equivale a bem“incorretamente”. Ex.: O contrato estava mal redigido. substantivo – contrário de bem, pode vir antecedido de artigo, adjetivo ou pro- bemnome.Ex.: O mal dele é acreditar em tudo que lhe falam.  conjunção subordinativa adverbial temporal – equivale a “assim que”,“logo que”.Ex.: Mal cheguei, começaram as comemorações. prefixo – mal-educado, malcriado, mal-humorado, etc. mal mal mal Observação: Observação Há exigência do uso do hífen quando o prefixo mal for sucedido de uma palavra que se inicie com vogal ou com a letra h.
  7. 7.  Mau é adjetivo e, portanto, modifica um substantivo.Ex.: Ela está sempre de mau humor.8. SENÃO / SE NÃO  Use senão quando equivaler a:Ex: Luta, senão estás perdido! ( do contrário)Ex: Não era ouro, nem prata, senão ferro. ( exceto)Ex: Ninguém, senão os irmãos dele, compareceram à festa. ( a não ser)Ex: Não encontrei um senão em seu trabalho. ( erro, defeito) Use se não em frases que indicam condição, alternativa, incerteza, dúvida: Ex: Se não for possível, me avise. (condição) Ex.: Havia dois jogadores, se não três. (incerteza)
  8. 8. 9. NA MEDIDA EM QUE / À MEDIDA QUENA MEDIDA EM QUE exprime relação de causa e equivale a porque, já que,uma vez que.Ex.: O fornecimento de combustível foi interrompido na medida em que ospagamentos não vinham sendo efetuados.Ex.: Na medida em que os projetos foram abandonados, a população carenteficou entregue à própria sorte.
  9. 9. À MEDIDA QUE indica proporção, desenvolvimento simultâneo e gradual.Equivale a “à proporção que”.Ex.: Os verdadeiros motivos da renúncia foram ficando claros à medida queas investigações iam obtendo resultados.Ex.: A ansiedade aumentava à medida que o prazo fixado ia chegando ao fim.10. QUE / QUÊQue é pronome, conjunção, advérbio ou partícula expletiva. Por se tratarde monossílabo átono, não é acentuado.Ex.: O que você pretende?Ex.: Você me pergunta o que vou fazer.Ex.: Convém que o assunto seja discutido seriamente.Ex.: Quase que me esqueço de avisá-lo.
  10. 10. Quê recebe acento quando:• representa um monossílabo tônico. Isso ocorre quando encontramosum pronome em final de frase, imediatamente antes de um ponto (final, deinterrogação ou exclamação) ou de reticências;• ou quando quê é um substantivo (com sentido de ‘certa coisa’ ou umainterjeição (indicando surpresa, espanto). Ex.: Afinal, você veio fazer o quê? quê Ex.: Você precisa de quê? quê Ex.: Há um quê inexplicável em sua atitude. Ex.: Quê! Conseguiu chegar a tempo? Quê11. A PAR / AO PAR A par tem o sentido de bem informado, ciente.Ex.: Mantenha-se a par de tudo o que acontecer.Ex.: É importante manter-se a par das decisões parlamentares.Ao par é uma expressão usada para indicar relação de equivalência ouigualdade entre valores financeiros (geralmente em operações cambiais).Ex.: As moedas fortes mantém o câmbio praticamente ao par.
  11. 11. 12. EMPREGO DOS PORQUÊS Por que (separado e sem acento): Normalmente usado no início de frases interrogativas.Pode ser substituído por: pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual motivo. Ex.: Por que temos de economizar água? Ex.: Não sei por que os jogadores estão discutindo jogadores...) Ex.: Este é o motivo por que não fui à excursão. Por quê (separado e com acento): Quando também estiver escrita ou subentendida a palavra razão e quando aparecer no final de frases. Ex.:Você não fez a lição. Por quê? quê Ex.: Muitos reclamaram das notas, mas não havia por quê. quê Ex.: Você não gosta de jiló, por quê? quê
  12. 12.  Porque (junto e sem acento): Usamos em respostas, para explicação ou causa. Pode ser substituído por, pois. Ex.: Ele não fez a lição porque não a entendeu. Ex.: aula foi cancelada porque não havia luz na escola. Ex.: Muitas plantas morrem porque não chove. Porquê (junto e com acento): Sempre que houver o artigo o antes dele. Pode ser substituído por motivo, razão. Ex.: Você não me explicou o porquê da sua falta. Ex.: Ainda bem que você me explicou os porquês da sua demissão. Ex.: Aprender o uso dos porquês é muito importante.
  13. 13. 13. AO ENCONTRO DE / DE ENCONTRO A AO ENCONTRO DE indica ser favorável, aproximar-se de. Ex.: Ainda bem que sua opinião veio ao encontro da minha. Pudemos, assim, unir nossas reivindicações. Ex.: Quando a viu, foi rapidamente ao seu encontro e a abraçou afetuosamente. DE ENCONTRO A indica oposição, choque, colisão. Ex.: Como você queria que eu o ajudasse, se suas opiniões sempre vieram de encontro as minhas? Nós pertencemos a mundos diferentes. Ex.: O caminhão foi de encontro ao muro. Ninguém se machucou, mas os prejuízos foram grandes.
  14. 14. 14. DEMAIS / DE MAIS Demais pode ser advérbio de intensidade, com o sentido de muito. Aparece intensificando verbos, adjetivos ou outros advérbios. Ex.: Aborreceram-nos demais. demais Ex.: Isso nos deixou indignados demais. demais Ex.: Estou até bem demais. demais Demais também pode ser pronome indefinido, equivalendo a “aos outros”, os restantes. Ex.: Resolvi partir sozinho, deixando aos demais a liberdade de escolher. Ex.: Fiquei sabendo posteriormente que os demais membros da comissão também acabaram abandonando os projetos. De mais pode significar o contrário “de menos”; ou ainda, “de mais um”. Ex.: Não vejo nada de mais em sua atitude! Nem de mais, nem de menos. Ex.: Preciso de mais um copo de leite.
  15. 15. 15. PARA EU / PARA MIM Usa-se para eu, quando o eu é sujeito (geralmente seguido de um infinitivo). Ex.: Empresta-me este livro para eu ler. Usa-se para mim, quando, após essa expressão, não existir verbo (ou, em estando ali o verbo, o pronome não for o seu sujeito). Ex.: Empresta este trabalho para mim. mim Lembre-se: MIM nunca faz nada, portanto MIM não pode ser sujeito.
  16. 16. 16. POR ISSO, DE REPENTE e A PARTIR DE São expressões que, por serem compostas por vocábulos independentes, são grafadas separadamente. separadamente Por isso (e não porisso), de repente (e não derrepente), por isto (e não poristo), a partir de (e não apartir de).17. ENFIM / EM FIM As expressões enfim (= finalidade) e em fim (= no final) não devem ser confundidas: enfim escreve-se junto, com N; e em fim constitui-se de dois termos, a preposição em + o substantivo fim. Ex.: Enfim sós, graças a Deus. Ex.: Estes profissionais estão em fim de carreira.
  17. 17. 18. SEQUER / SE QUER Não disse sequer uma palavra para agradecer. (“pelo menos”, “ao menos”) Se quer pedir demissão, peça. (conjunção “se” mais o verbo “querer”)19. AO NÍVEL DE / EM NÍVEL DE Ao nível de  à mesma altura. O barco estava ao nível do mar. Em nível de  hierarquia. Isso foi resolvido em nível de governo estadual. Obs: A nível de não existe!
  18. 18.  20 . EM PRINCÍPIO / A PRINCÍPIO Em princípio  em geral. Em princípio, concordo com tudo isso. A princípio  no início. A princípio, eu lecionava inglês; agora, leciono português.
  19. 19. FIXAÇÃO - PRATIQUE! CONFIRA GABARITO NO ÚLTIMO SLIDE1) Complete com a opção correta:a) _________________ o tempo passava, ele ia ficando mais nervoso. (à medida que / na medida em que)b) _________________ você aceitou o emprego, não pode reclamar. (à medida que / na medida em que)c) Ele saiu _________________ horas. (a / há)d) Corra que você chegará _________________ tempo. (a / há)e) _________________ ficar folheando revistas, vá estudar. (em vez de / ao invés de)f) Você não se saiu _________________ durante o debate (mal / mau)g) Há apenas um ____________ em seu passado. (senão / se não)h) Fale baixo _________________ quiser ser ouvida . (senão / se não)i) Ele passou _________________ corredor apressadamente. (pelo o / pelo)j) _________________ vestibular deveria ter redação. (todo / todo o)
  20. 20. k) Eles estão _________________ de arranjar outro emprego. (afim / a fim)l) Eu e meu chefe temos ideias _________________. (afins / a fins)m) _____________ de dez analistas de sistema estavam discutindo _____________ de computadores velozes. (acerca / cerca / há cerca)n) Eu queria _________________ conversa sobre esse assunto. (menos / menas)o) _________________ ele foi mandado embora por justa causa. (de repente / derepente)p) Eu irei trabalhar sozinho _________________ de segunda-feira. (a partir / apartir)q)Várias pessoas expuseram opiniões que vieram _________________ minhas durante o debate, o que muito me animou. (ao encontro das / de encontro às)r) Muitas pessoas têm opiniões que vêm _________________ minhas, o que não chega a me desanimar. (ao encontro das / de encontro às)
  21. 21. s) Não há nada _______________ em sua atitudes, mas ele trabalha___________. (de mais / demais)t) Não gosto de teatro, ___________ tenho de admitir que estasforam as cenas ______ emocionante que vi. (mas / mais)u)_________________ está seu orgulho? (onde / aonde)v) Irei ________________ estiverem prestando assistência médica.(onde / aonde)w) Ele não informou ____________ o novo endereço. (sequer / sequer)x) Joana preferiu viajar __________ de fazer uma festa deaniversário. (em vez de / ao invés de)y) Ele enviou o relatório __________ analisar. (para eu / para mim)z) A promoção começará ___________ desta semana. ( a partir /apartir)
  22. 22. 2) Complete com PORQUE, PORQUÊ, POR QUE OU POR QUÊ:a) Não sei _________________ você tem tanto medo da informatização.b) Ele está assim _________________ perdeu o emprego.c) Não fez o trabalho _________________ passou a noite inteira jogando.d) A causa _________________ lutamos é muito justa.e) Eu quero saber o _________________ do seu aumento de salário.f) Eles não dormiram _________________?g) Não se sabia o _________________ da tua revolta.h) _________________ a empresa não comprou programa pirata? _________________ é crime.i) Jamais te pedirei emprego. Sabe _________________?
  23. 23. GABARITO QUESTÃO 01a - `A MEDIDA QUE n – MENOSb – NA MEDIDA EM QUÊ o – DE REPENTEc - HÁ p – A PARTIRd - HÁ q - AO ENCONTRO DASe - EM VEZ DE r - DE ENCONTRO ÀSf - MAL s - DE MAIS // DEMAISg - SENÃO t – MAS // MAISh - SE NÃO u - ONDEi - PELO V - AONDEj - TODO W - SEQUERK – A FIM X – EM VEZ DEl – AFINS Y – PARA EUm – CERCA // ACERCA Z – A PARTIR
  24. 24. GABARITOQUESTÃO 02 a - POR QUE b - PORQUE c - PORQUE d - POR QUE e - PORQUÊ f - POR QUÊ g - PORQUÊ h - POR QUE // PORQUE i - POR QUÊ

×