Plano de 1ª aula 5ªsérie6º ano gestar 2012

972 views
844 views

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Gostei do plano de aula, tirou algumas dúvidas, mas como posso importa-lo, um vez que não acho a ferramenta de transferência.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
972
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de 1ª aula 5ªsérie6º ano gestar 2012

  1. 1. PLANO DE AULAMódulo/Semestre/ Disciplina:Matemática Professor(a):Antonio Carlos C. BarrosoSérie:5ªsérieCentro ou Unidade Escolar: Aula nº:01 Data:Colégio Estadual Dinah GonçalvesTema/ Conhecimento: Tempo da aula:Começando a conversa sobre alimentação. 2h/aulas (100 min) OBJETIVO(S)1 Realizar operações com números decimais. COMPETÊNCIAS HABILIDADE(S)2 Realizar operações com decimais;Analisar, interpretar e resolver situações- Utilizar o sistema de medidas;problemas,compreendendo diferentes significados dasoperações envolvendo númerosnaturais e decimais. Resolva situações-problemas envolvendo números naturais e decimais. CONTEÚDO(S) Números e Operações Decimais; Medidas de Comprimento e Massa. METODOLOGIA3 (técnicas, estratégias, métodos)INTRODUÇÃO: Apresentar o Caderno de atividades aos alunos e fazer a leitura da “Carta ao aluno”.DESENVOLVIMENTO: Espalhar cartazes na sala sobre as dicas para uma dieta saudável da página 11 do Caderno do Aluno da 5ª série (6º ano), com matérias de jornais e revistas que versem sobre o assunto, com a fórmula do IMC e com a tabela de resultados do IMC ou levar arquivos no Pen Drive contendo essas informações. Iniciar uma conversa sobre a importância da alimentação na adolescência (utilizando o texto do Subanexo 01) e convidar os alunos para realização da atividade. Orientar a atividade que será realizada. Formar grupos para realização da atividade. Ler e discutir o texto “Começando a conversa sobre alimentação” do Caderno do aluno, 5ª série, página 11. Articulando com o texto com os cartazes ou as informações do Pen Drive (com auxílio da TV Pen Drive). Realizar as atividades 1 e 2 (da página 12 do caderno do aluno), mediado pelo professor (deixar os alunos analisando a atividade por um tempo sozinhos para depois iniciar a mediação).CONCLUSÃO: Promover a socialização das atividades em grupo, ressaltando as aprendizagens dos estudantes. RECURSOS NECESSÁRIOS4
  2. 2. TV Pen Drive; Controle da TV Pen Drive; Pen Drive contendo arquivos que serão utilizados; Cartazes sobre o tema; Fita Adesiva; Lousa; Pincel atômico; Apagador; Caderno do Aluno da 5ª série; Papel Ofício; Lápis e borracha; Balança; Fita métrica. AVALIAÇÃO5Através da participação e contribuição nas discussões e nas atividades em grupo no trabalho colaborativo, pelasestratégias e registros apresentados na resolução da atividade, bem como na socialização dos resultados encontrados. REFERÊNCIAS6Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II.Matemática: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: matemática na alimentação e nos impostos. Brasília: MEC, 2008.Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II.Matemática: atividade de apoio à aprendizagem. Caderno do aluno – 5ª série. Brasília: MEC, 2011.Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: ProvaBrasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensinofundamental: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.Matriz de Referência do GESTAR.Plano de Curso da U. E.Projeto Político Pedagógico da U. E. 1 Neste campo devem ser apresentados os objetivos geral e especifico. Os objetivos aqui são elencados conforme as habilidades que se espera desenvolver no estudante, são, em tese, uma expectativa que se constrói a partir do que se desenvolve na metodologia. Os verbos no infinitivo marcam os objetivos. Ressalta-se a importância de verbos com sentidos concretos. Evitar verbos com valor subjetivo como: compreender, estimular, incentivar, pois não há garantia de que, por exemplo, o trabalho possa fazer o grupo de alunos compreender. É importante enfatizar como objetivo o que se pode perceber durante a execução das atividades. 2 As habilidades são marcadas pela expressão “espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de análise, de interpretação, de construção, de inferência” 3 Descrever ações abordando o início o meio e o fim do trabalho, apresentando técnicas, estratégias, métodos. Ressalta-se a importância de iniciar as ações com substantivos ex.: apresentação, socialização, discussão etc. 4 Apresentar os recursos necessários para o desenvolvimento da atividade. 5 Orientar acerca dos pontos qualitativos que devem ser observados, assim como orientar para a correção quantitantiva da atividade, se for o caso. 6 As referências devem ser apresentadas conforme normasda ABNT.

×