• Like
A galinha verde
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

A galinha verde

  • 681 views
Published

A partir do texto "A Galinha verde", os alunos de Educação Especial, sob orientação da professora Mafalda Carvalho, elaboraram um Guião de Leitura. …

A partir do texto "A Galinha verde", os alunos de Educação Especial, sob orientação da professora Mafalda Carvalho, elaboraram um Guião de Leitura.
Este trabalho foi desenvolvido e publicado em articulação com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de escolas Gândara Mar - Tocha. Inclui soluções.

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
681
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5

Actions

Shares
Downloads
10
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Agrupamento de Escolas Gândara Mar-Tocha Biblioteca Escolar - EB 2,3 João Garcia Bacelar Ano Letivo 2013/2014 Um trabalho dos alunos de Educação Especial
  • 2. O Autor: Ricardo Alberty • A história " A Galinha Verde" foi escrita há muito tempo, pelo escritor português, Ricardo Eduardo Rios Rosa y Alberty. Esta foi a sua primeira obra, tendo ganho o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, em 1958. • Recebeu, em 1980, o "Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Para Crianças", com Matilde Rosa Araújo. • Ricardo Alberty nasceu em Lisboa em 22 de Agosto de 1919.Frequentou o Curso Superior de Letras e o Conservatório Nacional, tendo concluído o curso de Desenho e Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes. • Fez traduções de obras de Walt Disney, adaptou clássicos da literatura infanto-juvenil mundial, como Grimm e fábulas de Esopo. Escreveu muitas obras para crianças: contos, fábulas, peças de teatro infantil e de fantoches. • Faleceu em Lisboa, em 1992.
  • 3. A GALINHA VERDE GUIÃO DE LEITURA
  • 4. 1. O título desta história é: a) Galinha Roxa b) Galinha Amarela c) 2. O autor desta história é: a) António Torrado b) Ricardo Alberty c) António Mota 3. Onde se passa esta história? a) Num galinheiro. b) Num comboio. c) Numa discoteca. A Galinha Verde – Guião de Leitura Galinha Verde
  • 5. 4. Por que é que a Galinha Verde acordou com cautela? a) Para passar a roupa a ferro. b) Para não acordar os pintos. c) Para visitar o Galo Vaidoso. 5. Quem foi bater à porta da Galinha Verde? a) Galinha Preta. b) Galinha Amarela. c) Galinha Roxa. 6. Qual era a profissão da Galinha Amarela ? a) Polícia. b) Camionista. c) Engomadeira.
  • 6. 7. A Galinha Verde era asseada porque... a) Comia pipocas. b) Arrumava a casa. c) Andava a brincar . 8. Por que é que a Galinha Amarela se sentiu desconsiderada? a) Porque a Galinha Verde lhe fechou a janela na cara. B) Porque a Galinha Verde a tratou mal. c) Porque a Galinha Verde andou na escola. 9. Por que é que a Galinha Amarela achava que a outra tinha bruxedo ou doença? a) Porque tinha andado na escola. b) Porque tinha uma cor diferente. c) Porque era inteligente.
  • 7. 10. Com quem foi ter a galinha amarela para conversar sobre a Galinha Verde? a) Com Galo Vaidoso. b) Com a Galinha Preta. c) Com os pintainhos. 11. A Galinha Preta era… a) gorda, lenta, desmazelada. b) lenta, gorda, vaidosa. c) gorda, rápida, asseada. 12. A que conclusão chegaram a Galinha Amarela e a Galinha Preta acerca da Galinha verde? a) Que ela era muito amistosa. b)Que ela era um perigo para o bairro. c)Que ela era pretensiosa.
  • 8. 13. Com quem foram elas ter a seguir ? a) Com o Galo Vaidoso . b) Com os pintainhos. c) Com a Galinha Roxa . 15. O que é que o Galo Vaidoso foi fazer a casa da Galinha Verde? a) Foi prendê-la. b) Foi investigar a situação. c) Foi jantar com a Galinha Verde. 14. O que foram fazer elas à esquadra da polícia? a) Elas foram queixar-se que no bairro havia uma Galinha Verde que era um perigo para todos. b) Que a casa da Galinha Verde tinha sido assaltada. c) Que os filhos da Galinha Verde tinham sido raptados.
  • 9. 16. Por que é que o Galo Vaidoso não prendeu a Galinha Verde? a) Porque ter uma cor diferente não é nenhum crime. b) Porque não lhe apeteceu . c) Porque não tinha tempo. 17. No final , qual foi o convite que a Galinha Verde fez ao Galo Vaidoso ? a) Convidou-o para jantar. b) Convidou-o para beber um licor sêmeas. a) Fez-lhe um pedido de casamento. 18. Qual a moral desta história? a) Devemos desconfiar do que é diferente. b) Não se deve julgar as pessoas pela sua aparência. c) Devemos julgar as pessoas pela sua aparência.
  • 10. Grelha de Correção Questão 1 2 3 4 5 6 7 8 Resposta c) b) a) b) b) c) b) a) Questão 9 10 11 12 13 14 15 16 Resposta b) b) a) b) a) a) b) a) Questão 17 18 Resposta b) c)
  • 11. http://ludotecaomoinho.blogspot.pt/2011/04/um-pouco-sobre-o-conto-galinha-verde- e.html, 04/02/2014 http://www.fazendavisconde.com.br/inicial_detalhes.asp?ref=641, 03/02/2014 http://galeria.colorir.com/animais/aves/galinha-1-pintado-por-galinha-ruiva-687418.html, 03/02/2014 http://www.shampoo.art.br/ilustracoes/historinha-a-maior-gincana-de-publicidade-do-sul-do- pais, 03/02/2014 http://galeria.colorir.com/animais/aves/galinha-e-pintainhos-pintado-por-imshampoo- 1018860.html, 28/02/2014 http://calendinhas.blogspot.pt/2008_10_01_archive.html, 28/02/2014 NETGRAFIA