Your SlideShare is downloading. ×
Você sabe o que é Car Play ?Descubra!
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Você sabe o que é Car Play ?Descubra!

998
views

Published on

Published in: Technology

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
998
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 8 coisas que você precisa saber APPLE CARPLAY
  • 2. 1. O QUE É O CARPLAY? CarPlay é o nome do sistema de informação e entretenimento “in-car” da Apple. Estes sistemas são conhecidos como IVI (infotainment in-vehicle system). É uma forma avançada de se conectar seu iPhone ao sistema de informação e entretenimento de um carro, permitindo acesso a uma variedade de funções do smartphone, como música, mensagens e navegação, além de apps desenvolvidos para o CarPlay. Visualmente, o CarPlay inclui um console touchscreen no carro mais botões localizados no volante para ativar a Siri - o sistema de comandos por voz do iOS.
  • 3. 2. COMO FUNCIONA? Em carros equipados com o CarPlay o usuário irá conectar seu iPhone 5, 5S ou 5C ao conector disponível - isto irá ativar o sistema (touchscreen e botões no volante) para controle, obtenção de dados e informações diretamente do iPhone (com a vantagem extra de carregar sua bateria enquanto isso). A partir disto, o iPhone pode ser controlado por voz; por meio da interface touchscreen presente no carro; ou por meio de botões localizados no volante.
  • 4. 3. O QUE PODERÁ SER FEITO? Inicialmente as ações possíveis são relacionadas ao acesso aos contatos; biblioteca de conteúdo; sistema de navegação; e a ativação e uso das funções por meio da Siri O usuário poderá atender ou realizar ligações, escutar mensagens de voz ou texto - tanto a partir da interface touchscreen quanto utilizando a Siri. A Siri poderá ser usada também para redigir mensagens de texto. O acesso à música pode ser feito diretamente à biblioteca do iTunes ou por meio de apps de música e rádio, como Spotify, iHeartRadio, Stitcher e BeatsMusic. Com o CarPlay o usuário também poderá usar o Apple Maps como sistema de navegação, podendo identificar localizações a partir dos contatos, emails e mensagens de texto. Este sistema funcionará de modo semelhante a sistemas GPS, com o mapa ocupando a tela, navegação ponto a ponto, informações de tráfego e duração do percurso. Podemos esperar novos apps e funções (como calendário) no futuro.
  • 5. 4. ONDE TEM O CARPLAY? Os iPhones compatíveis serão os modelos 5, 5S e 5C, atualizados com a mais recente versão do iOS 7 – (iOS 7.1). Os primeiros modelos de veículos com CarPlay – já em 2014 - serão lançados por: Volvo; Mercedez- Benz; Jaguar; Ferrari; Hyundai; e Honda. Os seguintes fabricantes também se comprometeram a lançar modelos compatíveis:  BMW  GM  Ford  Toyota  Kia  Land Rover  Mitsubishi  Nissan  Peugeot  Citröen  Subaru  Suzuki Além disso, o recurso de CarPlay estará disponível apenas para usuários nos seguintes países:  Canadá  EUA  México  França  Itália  Alemanha  Espanha  Suíça  Reino Unido  Coréia do Sul  Hong Kong  Japão  Austrália
  • 6. 5. MAS JÁ NÃO HÁ VÁRIOS SISTEMAS SEMELHANTES? QUAIS SÃO OS COMPETIDORES? Hoje há três plataformas disponíveis para o desenvolvimento de sistemas de informação e entretenimento em veículos (IVI): Windows CE; Blackberry QNX; e Linux. Em janeiro deste ano o Google anunciou uma parceria com Audi, GM, Honda e Hyundai com o objetivo de implementar o sistema operacional Android nos carros, chamada Open Automotive Alliance. A estes a Apple se une com o Car Play. Os três primeiros já estão presentes em diversos veículos, por meio de sistemas como o Ford Sync (que utiliza Windows CE).
  • 7. 6. QUAL A DIFERENÇA PARA OUTROS SISTEMAS? A abordagem da Apple é a grande diferença para as demais (incluindo a aliança do Google para Android) plataformas para carros conectados. Uma boa forma de entendermos a diferença pode ser feita por meio da comparação entre AirPlay e Smart TVs. Com o CarPlay a Apple está conectando o carro a partir do iPhone - os apps e informações residem neste e em tese poderia ser utilizado com outros sistemas. Já as outras abordagens pretendem substituir inteiramente os sistemas operacionais existentes nos carros. Os apps e informações poderiam estar nos próprios carros - não necessariamente nos smartphones. Esta abordagem mais simples e conservadora da Apple é o que permitiu este grande número de fabricantes comprometidos em lançar modelos compatíveis com CarPlay.
  • 8. 7. E QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO CARPLAY? Em termos de números, de acordo com a empresa de pesquisas de mercado IHS Automotive, espera-se que apenas 215,000 carros sejam vendidos em 2014 com o CarPlay. Para 2020, no entanto, a IHS projeta 25 milhões de unidades com CarPlay - o que representa 25% da estimativa de carros sendo vendidos em 2020. Mas os desafios estão além dos números. Assim como no mundo dos smartphones, a tendência é existir uma convergência para uma disputa Apple X Android. Com vários sistemas competindo, os fabricantes precisarão definir como irão oferecer seus modelos ao público. Uma abordagem neutra seria a mais favorável aos fabricantes de automóveis, que não precisariam ver o risco de alguém decidir seu próximo automóvel pelo sistema operacional que oferece. O Car Connectivity Consortium - que reúne 80% do mercado global de automóveis (em territórios que representam 70% dos smartphones) - tenta fazer justamente isso, por meio do MirrorLink - http://www.mirrorlink.com/ - que é basicamente uma interface padrão para se conectar quaisquer devices aos sistemas operacionais dos carros. Ao passo que este caminho de uma interface única padronizada - tornaria mais simples todo o processo: da produção à comercialização à realização de updates ao sistema - muito poucos apostariam na participação da Apple em iniciativa semelhante. Com mais de 50% dos consumidores de automóveis nos EUA dizendo que as opções de tecnologia “onboard” serão parte importante de sua decisão de compra no futuro (Forrester Consumer), os fabricantes têm pela frente uma decisão complexa caso queiram oferecer seus modelos a todos os consumidores sem exceção.
  • 9. 8. E O MEU APP? PRECISO FAZER ALGO MAIS PARA FUNCIONAR NO CARPLAY? Os apps que quiserem fazer uso do CarPlay precisarão ser adaptados utilizando uma API específica para isto. No momento a Apple liberou esta API apenas para alguns parceiros selecionados – Spotify, iHeartRadio, Beats e Stitcher. Quando estiver disponível para os demais aplicativos, a expectativa é que seja necessária uma integração simples – no próprio app, sem que seja preciso gerar um novo app dedicado ao CarPlay. YOUR APP
  • 10. atendimento@pontomobi.com.br QUER SABER MAIS?