Pinterest

2,989 views
2,793 views

Published on

O Pinterest possibilita criar categorias e inserir "pins" de itens interessantes encontrados por você sejam eles conteúdo, imagens ou vídeos.

Ou seja, você "alfineta" conteúdo da web para compartilhar através de imagens em um board.

Facilitando o entendimento, o Pinterest é um grande mural virtual com belas imagens que linkam para outros sites.
Curso elaborado pelo agente Teia de Diamantina: Breno Mourão.

Pinterest

  1. 1. O que é o Pinterest? O Pinterest é uma rede social baseada na publicação, organização e compartilhamento de imagens pelos usuários e foi lançado oficialmente em 2010. Atualmente, é a oitava maior rede social dos EUA com cerca de 5 milhões de usuários no país, com mais de 10 milhões em todo o mundo, segundo a comScore. Durante o mês de fevereiro, o site teve quase 18 milhões de visitas únicas, um crescimento de 52% em relação a janeiro, de acordo com pesquisa divulgada pela consultoria, que afirma que o Pinterest vale US$ 500 milhões.
  2. 2. O que é o Pinterest? O Pinterest possibilita criar categorias e inserir "pins" de itens interessantes encontrados por você sejam eles conteúdo, imagens ou vídeos. Ou seja, você "alfineta" conteúdo da web para compartilhar através de imagens em um board. Facilitando o entendimento, o Pinterest é um grande mural virtual com belas imagens que linkam para outros sites.
  3. 3. O grande potencial doPinterest A busca pelo destaque entre o mar de concorrentes é constante e técnicas como segmentação de mercado de acordo com interesses é aposta para acertar o público- alvo. Uma rede social que vem ganhando destaque pela facilidade em compartilhamento de conteúdo através de imagens é o Pinterest. O nome provém da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse).
  4. 4. Quem usa o Pinterest? O site é utilizado por lojas, que apresentam vestidos, sapatos, bolsas e maquiagem, por exemplo, por meio de publicações no Pinterest, levando o usuário para o site que vende estes produtos por meio de poucos cliques. Por conta disso, ele é acessado por uma maioria feminina. As imagens são dispostas em categorias como arquitetura, roupas, alimentos, etc, e aparecem como se fossem colocadas em um mural. Os usuários podem "gostar" de uma imagem e até republicá-la em seus murais. É possível conectar a conta do Facebook e do Twitter para publicar automaticamente as imagens nestes serviços. A empresa é sediada em Palo Alto, na Califórnia, e tem 30 funcionários.
  5. 5. Acessos do Pinterest Acessos no Mundo Facebook Twitter Pinterest Google+
  6. 6. Por que o Pinterest viroumania? O interessante do Pinterest é a quantidade de material visual de acesso fácil e rápido. Você consegue filtrar os itens por nível de interesse baseado em categorias como filmes, música, estilo de vida, técnologia, viagens, etc. Além disso, você pode visualizar boards de outras pessoas e descobrir conteúdo diferente.
  7. 7. Benefícios para marcas A proposta do Pinterest é interessante para marcas que querem destacar seus produtos já que a rede social é uma grande vitrine virtual. O site possui uma seção Gifts onde o usuário pode encontrar diversos itens disponíveis para a compra divididos por faixa de preço entre $1a $500. Caso ele tenha interesse no produto, basta clicar na imagem que ele será redirecionamento para a loja. Esse tráfego para sites e-commerce foi destaque no final de 2011 e atualmente é maior do que websites como YouTube, Google+ e LinkedIn combinados.
  8. 8. Marcas que usam o serviço A marca de roupas GAP utiliza de um profile no Pinterest para apresentar as inspirações de sua nova coleção.
  9. 9. Marcas que usam o serviço O site Brainstorm9 também possui conta na rede e compartilha referências, imagens, livros, vídeos inspiradores e criativos.
  10. 10. Pin It A rede conta também com o botão Pin It para implementar em sites no estilo do curtir do Facebook gerando maior alcance entre usuários. A interação cresce todos os dias e grandes marcas associam o Pinterest como estratégia para destacar seus produtos.
  11. 11. Campanha publicitária A empresa Kotex, que vende absorventes femininos, fez a primeira campanha publicitária no Pinterest. A marca escolheu a rede social para sua ação, já que a maior parte dos usuários são mulheres. As ações de marketing já usam e abusam do Facebook e do Twitter, e depois desta iniciativa devem investir no novo queridinho da Internet.
  12. 12. Campanha publicitária Para comemorar o dia das mulheres em Israel foram selecionadas cinquenta pessoas do sexo feminino com boards criativos e perfis semelhantes ao público-alvo do produto. Cada uma delas recebeu uma caixa com alguns pins, objetos que elas marcaram como interessantes na rede. Como a ideia da campanha era mostrar a mulher como única, cada uma recebeu um presente diferente e pessoal.
  13. 13. Campanha publicitária A ação de marketing viral buscava uma reação espontânea da mulher que recebesse o presente. E foi isso que aconteceu. Quase todas tiraram fotos das lembrancinhas recebidas e postaram no Pinterest, o que gerou milhares de comentários positivos sobre a marca com 694 mil impressões. As presenteadas ainda postaram as imagens no Facebook e no Twitter, levando a campanha para outras redes.
  14. 14. Campanha publicitária A Kontex disponibilizou um vídeo que apresenta a campanha, assista: http://www.youtube.com/watch?v=UVCoM4ao2Tw
  15. 15. Números do Pinterest Uma pesquisa feita pelo PriceGrabber, site de comparação de preços do grupo Experian, mostrou que o Pinterest não apenas tem gerado tráfego de referência para varejistas online como também tem influenciado na decisão de compra: 21% dos usuários da rede social já compraram um produto que conheceram por meio das imagens compartilhadas. Entre os produtos mais adquiridos, 33% estão relacionados a alimentos e cozinha, 32% a moda e vestuário, 30% a casa e decoração, e 26% a artes. Buscar receitas de culinária foi considerada a atividade preferida entre os usuários da rede. Cerca de 70% dos donos de perfis citam receitas e culinária como a categoria que mais comporta "pins". A pesquisa levou em conta entrevistas com 4.851 consumidores online norte-americanos, entre 13 e 26 de março deste ano.
  16. 16. Como se registrar no Pinterest A princípio existem duas maneiras de conseguir uma conta no Pinterest. A primeira é pedir um convite para algum amigo que já está associado a rede social. Caso você não encontre, o site possibilita pedir um convite onde você cadastra seu e-mail e aguarda retorno em no máximo dois dias. Você pode se conectar via facebook e twitter e assim que você favorita um item ele aparece em sua timeline.
  17. 17. Como se registrar no Pinterest 1º – Vá ao website oficial do Pinterest, em http://www.pinterest.com; 2º – De seguida, clique em Request an Invit (“requeira um convite”).
  18. 18. Como se registrar no Pinterest 3º – Na página seguinte, insira seu endereço de email e clique em Request Invitation.
  19. 19. Como se registrar no Pinterest 4º – Em seguida, você receberá um email do sistema informando que seu endereço de email foi adicionado à fila de espera para ser convidado a fazer parte da rede social.
  20. 20. Como se registrar no Pinterest 5º – Algumas horas depois (ou talvez dias, dependendo da fila de espera), você receberá um novo email contendo o convite para ingressar no Pinterest.
  21. 21. Como se registrar no Pinterest 6º - Clique no link fornecido no email recebido e será reencaminhado para uma página de registo. É só clicar em Sign Up With Facebook (caso pretenda utilizar seus dados do Facebook para efetuar o registo) ou então em Sign Up With Twitter; 7º - Caso tenha escolhido o Facebook, você será reencaminhado para uma página dentro do Facebook, onde você deverá dar permissão ao Pinterest para acessar seus dados.
  22. 22. Como se registrar no Pinterest 8º - Assim que se abra a janela, clique em Ir Para Aplicação, como mostra a imagem abaixo:
  23. 23. Como se registrar no Pinterest 9º – Você será de novo reencaminhado novamente para o website do Pinterest, onde deverá preencher o formulário indicado com Username, Email e Password desejados. Depois, clique e Create Account.
  24. 24. Como se registrar no Pinterest NOTA: Você deverá ter reparado que é em função do nome de usuário escolhido, que o url pessoal de seu perfil será escolhido. O Padrão é http://www.pinterest.com/USERNAME  E pronto, sua conta no Pinterest está registada!
  25. 25. Configurando o Pinterest Agora que sua conta está criada, seguem os passos de personalização e configuração de sua conta. No passo seguinte será convidado a escolher por entre os ítens e categorias da lista, os quais se adaptavam mais a você e sobre os quais se sente mais interessado.
  26. 26. Configurando o Pinterest
  27. 27. Configurando o Pinterest Após ter submetido os dados, o sistema irá gerar uma lista de contatos e outros utilizadores que, seguindo suas indicações anteriores, poderão lhe interessar:
  28. 28. Configurando o Pinterest Assim que tiver selecionado seus contatos iniciais (a lista pode ser editada a qualquer altura) e tiver adicionado seus amigos de outros serviços, como Facebook e Twitter, que também usem o Pinterest, clique em Create Boards.
  29. 29. Configurando o Pinterest  PRONTO! Você já pode começar a usar a rede Pinterest e explorar tudo o que ela tem a oferecer!
  30. 30. Referências http://www.inmeta.com.br/ http://exame.abril.com.br/ http://www1.folha.uol.com.br/ http://www.techtudo.com.br/ http://www.superdownloads.com.br/

×