Arquitetura moderna

12,094 views
11,545 views

Published on

0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
12,094
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
32
Actions
Shares
0
Downloads
204
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arquitetura moderna

  1. 1. ARQUITETURA MODERNA Fotografia de Arquitetura
  2. 2. Arquitetura Moderna• Arquitetura moderna é uma designação para o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicos que caracterizaram a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo.• A arquitetura moderna é o reflexo das grandes inovações técnicas que começam a surgir no fim do século XIX.• O que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de formas simples, geométricas. Valoriza-se o emprego dos materiais em sua essência como o concreto aparente, em detrimento do reboco e da pintura. As diferenciações apresentadas nessa arquitetura variam quase de arquiteto para arquiteto, podendo-se notar semelhanças regionais.• Um dos princípios básicos do modernismo foi o de renovar a arquitetura e romper com todos os padrões históricos anteriores. A ordem era priorizar a finalidade da obra e eliminar ao máximo os ornamentos.
  3. 3. Arquitetura Moderna• Outra característica importante eram as idéias de industrialização, economia e a recém-descoberta noção do design. Os edifícios deveriam ser econômicos, limpos e úteis.• O ferro passa a ser utilizado de maneira nunca antes vista nas construções. Materiais como o aço e o concreto armado dão aos arquitetos possibilidades inéditas de criação, o que faz com que este estilo se torne completamente diferente de tudo que se viu até então.• As características da Arquitetura Moderna podem ser encontradas em origens diversas como a Bauhaus, na Alemanha; em Le Corbusier, na França, entre muitas outras escolas e arquitetos.• Duas máximas se tornaram as grandes representantes do modernismo: "menos é mais" (Mies Van der Rohe) e "a forma segue a função" (Louis Sullivan).
  4. 4. A origem da Arquitetura Moderna no Brasil• O Modernismo foi introduzido no Brasil por arquitetos estrangeiros adeptos do movimento, embora tenham sido arquitetos brasileiros que mais tarde tornaram este estilo conhecido e aceito.• Foi o arquiteto russo Gregori Warchavchik quem projetou a “Casa Modernista” (1929-1930), a primeira casa em estilo Moderno construída em São Paulo.
  5. 5. Oscar Niemeyer• Oscar Niemeyer (1907-2012) foi arquiteto brasileiro responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília.• Possui mais de 600 projetos em todo o mundo. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história. Tem como característica principal o uso do concreto armado para as suas construções, com seu estilo inconfundível.• Nasceu no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907. Em 1928, casou com Anita Baldo. Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde formou-se engenheiro arquiteto, em 1934. Iniciou na profissão como estagiário no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.• Em 1940, Niemeyer teve a oportunidade de conhecer, o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Convidado pelo político, realiza seu primeiro grande projeto, o Conjunto da Pampulha, formado por um Cassino, a Casa de Baile, o Clube e a Igreja de São Francisco de Assis ou Igreja da Pampulha.
  6. 6. Oscar Niemeyer• Em 1947 participou do Comitê Internacional de Arquitetos que projetou a Sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Realizou obras como o prédio do Banco Nacional Imobiliário (BNI), a Casa Edmundo Cavanelas, em Petrópolis, e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.• Em 1956, a convite do então Presidente da República, Oscar Niemeyer realiza vários projetos para a cidade de Brasília, a nova capital do Brasil. Entre eles o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Itamaraty, o Congresso Nacional, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, o Superior Tribunal Federal e o Teatro Nacional. A nova capital do Brasil foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.• Depois de Brasília, Niterói no Rio de Janeiro, é a cidade que tem um maior número de obras de Niemeyer, entre elas o Museu de Arte Contemporânea, em estilo futurista, inaugurado em 1991. Em 1999 inaugura o Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Oscar Niemeyer Ribeiro Soares Filho faleceu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2012.
  7. 7. Frank Gehry• Frank O. Gehry nasceu em Toronto, mas mudou-se com a família para Los Angeles em 1947. Estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente especializou-se em design na Universidade de Harvard. ​• Seus projetos mais notáveis incluem: The Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, o Museu Guggenheim em Bilbao, Der Neue Zollhof em Düsseldorf e o Marqués de Riscal Hotel Vineyard em Elciego.
  8. 8. Frank Lloyd Wright• Considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20, Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitetura orgânica. Wright acreditava que a arquitetura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade.• Sempre atuou à frente do seu tempo em sua forma e métodos de construção, sendo que nunca foi a uma escola de arquitetura formal. Sua formação humilde americana, levou-o a aprender com Louis Sullivan – outra lenda na arquitetura, conhecido por suas construções de estilo e influências orgânicas. ​• Seus projetos mais notáveis incluem: O Museu Guggenheim em New York City, New York, Fallingwater Residência em Mill Run, Pensilvânia, Arizona State University Auditório Gammage & Taliesin West – casa de Wright eo estúdio em Scottsdale, Arizona.
  9. 9.  Leoh Ming Pei – I.M. Pei• Arquiteto nascido na China, estudou arquitetura nos Estados Unidos ainda adolescente e mais tarde se tornou um dos maiores arquitetos da arquitetura moderna.• Quase 80 anos depois o trabalho IM Pei pode ser visto em todo o mundo e são conhecidos por seu uso exclusivo das formas geométricas e incorporando influências chinesas em seu trabalho. Seu Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica em Colorado encarna ícones e formas geométricas.• Seus projetos mais profundos incluem: John F. Kennedy Presidential Library and Museum, em Boston, The National Gallery of Art, em Washington DC, Le Grand Louvre (Pirâmide), em Paris, The Bank of China Tower em Hong Kong e do Museu de Arte Islâmica em Doha.
  10. 10. Bruna Lopes Daniela Pires Daniele MüllerPoliana de AguiarPriscila Van Lare

×