Abuso
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,754
On Slideshare
968
From Embeds
786
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
41
Comments
0
Likes
1

Embeds 786

http://www.nossasenhoraconceicao.com.br 786

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente. A História do 18 de Maio. Por que 18 de Maio?O 18 de Maio foi instituído pela LeiFederal nº. 9.970/00, como o DiaNacional de Combate ao Abuso e àExploração Sexual de Crianças eAdolescentes. Essa data foi escolhidaem razão do crime que comoveu todaa Nação Brasileira, conhecido como oCrime Araceli, em que uma menina deapenas oito anos de idade foicruelmente assassinada após ter sidoestuprada em Vitória, no EspíritoSanto. A intenção é destacar a datapara mobilizar e convocar toda asociedade a participar desta luta.
  • 2. O que você precisa saber para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes: O que é violência sexual:É uma violação dos direitos sexuais, porque abusae ou explora do corpo e da sexualidade, seja pelaforça ou outra forma de coerção, ao envolvercrianças e adolescentes em atividades sexuaisimpróprias á sua idade cronológica, ou ao seudesenvolvimento, psicológico e social.A Violência sexual pode ocorrer de duas formas;Intrafamiliar, violência sexual, abuso ouexploração, que ocorre no ambiente familiar,quando há relação de parentesco entre o agressore a vitima. Extra familiar, quando não há relação deconvivência entre o agressor e a vitima.Abuso Sexual: É a utilização do corpo de umacriança ou adolescente, por um adulto ou umadolescente para a pratica de qualquer ato denatureza sexual.Exploração Sexual: Caracteriza-se pela utilizaçãode crianças e adolescentes com intenção do lucro
  • 3. A vitima de AbusoQuando uma criança ou adolescente sãoabusados sexualmente eles costumam ficarcalados, sem contar nada para ninguém. Issoacontece porque quem sofreu algum tipo deviolência tem medo de ser identificado peloabusador e sofrer retaliações . Ela pode sentirvergonha e não ter a quem recorrer ou atémesmo ou até mesmo por não ter consciênciado que esta acontecendo, não procurar ajuda.
  • 4. Quem é o agressor sexualEm 90% dos casos é uma pessoa da famíliaou alguém próximo a ela;São pessoas normais e não apresentamnenhum distúrbio mental;Geralmente é pai,padrasto,irmão,tio e etc.Existem casos que o agressor é uma pessoaestranha ou distante;O agressor pode estar em qualquer classesocial,raça,sexo,idade ou ocupar qualquerárea profissional.
  • 5. MITOS SOBRE ABUSO SEXUAL MENTIRA: Só acontece em classe econômicas menos favorecida.Apenas meninas e adolescentes do sexo feminino são vitimas de abuso sexual. VERDADE: Não é verdade , acontece em todas classes sócias. Não é verdade, atinge homens e mulheres de todas as idades e geralmente é vivida num muro de silêncio.
  • 6. É PRECISO ACREDITARAs crianças não costumam contar sobre os abusos, elas semantém caladas por medo e por se sentirem ameaçadas.Muitas vezes, o abusador ameaça em abandonar a criança,já que é uma pessoa próxima, ou fazer mal a alguém de suafamília. Mas quando as vitimas costumam contar sobre a violênciamuitos não acreditam. Às vezes os pais tomam comofantasias da criança. Como na maioria das vezes sãopessoas próximas, as famílias tendem a não acreditar. Èimportante estar atento e escutar a criança, porque elaspodem até fantasiar, mas tem coisa que não fazem parte dorepertório infantil, como detalhes e coisas mais chocantesque estariam fora do conhecimento da criança. Especialistas ainda chamam a atenção para uma serie deconseqüências negativas nas vitimas do abuso sexual. “Elaspodem desenvolver futuramente neuroses, depressão, abusode álcool e drogas e até cometerem suicídio”.
  • 7. INDÍCIOS QUE PODEM ESTAR RELACIONADOS AO ABUSO SEXUAL CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS: Comportamento sexual discordante com a idade, transtorno do sono, terrornoturno, condutas regressivas como querer voltar a dormir com os pais, perda do controle das necessidades fisiológicas, tremores inexplicáveis. CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS: Mudanças bruscas no rendimento escolar,problemas com figuras de autoridades, passam a mentir sobre situações que as envolve, apresentam fobias, dor de cabeça e dores abdominais.ADOLESCENTES: Dependência química, conflito com a lei, anorexia, bulimia, perda parcial ou completa de lembranças, de identidade, de sensações imediatas, de movimentos corporais e tentativas de suicídio.
  • 8. Conseqüências do abuso sexual-Problemas físicos;-Gravidez precoce e indesejada;-Contaminação por DST e AIDS;-Frustração;-Reprodução de violência, visto,que grande parte -dos abusadoresjá sofreu algum tipo de violência-sexual na infância.
  • 9. PARA PROTEGER CRIANÇAS E ADOLESCENTES É ESSENCIAL O ENVOLVIMENTO DE TODOSCIDADÃO: é seu dever denunciar qualquer suspeitade violência ou maus-tratos ,a denuncia pode seranônima.FAMILIA: cabe aos pais ou responsáveis zelar pelodesenvolvimento saudável dos filhos.PROFESSORES ,DIRETORES E PROFISSIONAIS DAÁREA DE SAÚDE COMO MÉDICOS,ENFERMEIROS EAGENTES DE SAÚDE: o artigo 245 prevê que deixarde comunicar a autoridade competente os casos deque tenha conhecimento, envolvendo suspeita ouconfirmação de maus-tratos contra criança ouadolescente: PENA-MULTA de 3 a 20 salários dereferência ,aplicando –se o dobro em caso dereincidência.
  • 10. Agora que você já sabe o que é, não deixe de denunciarNÓS PODEMOS SALVAR MUITAS CRIANÇAS EADOLESCENTES DESTA CRUEL EHUMILHANTE FORMA DE OPRESSÃO EVIOLÊNCIA. A VIOLÊNCIA PODE SERDENUNCIADA ATRAVÉS DOS TELEFONES:CREAS:3731-1283CONSELHO TUTELAR:3731-1490 OU0800-283-0533POLÍCIA MILITAR:190 SE VOCE NÃO DENUNCIA, VOCÊ PERMITE. FAÇA DIFERENTE, DENUNCIE!