Surrealismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Surrealismo

on

  • 2,804 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,804
Views on SlideShare
2,777
Embed Views
27

Actions

Likes
1
Downloads
35
Comments
0

4 Embeds 27

http://differentjust.blogspot.pt 21
http://www.blogger.com 3
http://differentjust.blogspot.com 2
http://differentjust.blogspot.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Surrealismo Surrealismo Presentation Transcript

  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologias Comunicação e Multimédia Surrealismo Paulo Miguel Pereira 54063História das Artes Visuais Contemporâneas14 de dezembro de 2012
  • Surrealismo O surrealismo, foi um movimento artístico e literário, surgiu em França nadécada de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir omodernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. As principaiscaracterísticas deste estilo são uma combinação do representativo, do abstrato, doirreal e do inconsciente.Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas deSigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do serhumano. De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica impostapelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar espaçoaos sonhos e as informações do inconsciente.O principal líder e mentor deste movimento foi o poeta e crítico francês AndréBreton, em 1924 protagonizou o Manifesto Surrealista. Neste manifesto, foramdeclarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência dalógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade decriação, entre outros.
  • Além de Breton, seus representantes mais conhecidos, deste movimentosão o dramaturgo francês Antonin Artaud no teatro, o cineasta espanhol Luis Buñuelno cinema e o alemão Max Ernst, o belga René Magritte e o pintor espanholSalvador Dalí no campo das artes plásticas. Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditadospela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquerinformação contrária a lógica. Outros marcos importantes do surrealismo foram a publicação da revistaA Revolução Socialista e o segundo Manifesto Surrealista, ambos de 1929.A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelomundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam asideias e o estilo do surrealismo. No final da década de 1960 o grupo entra em crisee acaba por se dissolver.
  • ARTES PLÁSTICAS Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhorexpressas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocaram as suasemoções, o seu inconsciente e representavam o mundo concreto. O movimento artístico dividiu-se em duas correntes. Aprimeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção ejustaposição de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é APersistência da Memória. Nesta obra, aparecem relógios desenhados de tal formaque parecem estar derretendo. Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão aoinconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst representammuito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e commuitas cores. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica, são duas pinturasde Miró que representam muito bem esta vertente do surrealismo.
  • A Persistência da Memória | 1931 | Salvador Dalí A Cantora Melancólica | Joan MiróO Carnaval de Arlequim | 1925 | Joan Miró
  • LITERATURA Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilostradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias etextos deste movimento são marcados pela livre associação de ideias, frasesmontadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e ideiasdo inconsciente. O poeta Paul Éluard, autor de Capital da Dor e André Breton, autorde O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, são representantes da literaturasurrealista.
  • CINEMA Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico.Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Osideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmesrepresentativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz (1928) e LÂge DOr(1930) de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí.
  • TEATRO O dramaturgo francês Antonin Artaud é o maiorrepresentante do surrealismo no teatro, através de seu teatroda crueldade. Artaud, buscava através de suas peçasteatrais, livrar o espectador das regras impostas pelacivilização e assim despertar o inconsciente da plateia. Umdas técnicas usadas pelo dramaturgo foi unir palco eplateia, durante a realização das peças. No livro O Teatro eseu duplo, Arnaud demonstra sua teoria. Sua obra mais conhecida é Os Cenci de1935, onde ele conta a vida de uma família italiana durante afase do Renascimento. Nas décadas de 1940 e 1950, os princípios dosurrealismo influenciaram o teatro do absurdo.
  • Reflexão / Conclusão Em 1920 foi criado o movimento surrealista nas artes. As teorias deFreud sobre o inconsciente e sua influência na criatividade humana ajudaram afermentar as novas ideias. Libertar a mente dos padrões morais ecomportamentais ditados pela sociedade, fugir da lógica imposta, dar vazão asonhos e fantasias. Ouvir o inconsciente. O primeiro Manifesto Surrealista foilançado por André Breton, poeta e psiquiatra francês em1924.O movimento teve grande força e expansão mundial nos anos 30, mas sedispersou nos anos 60.
  • Webgrafiahttp://sousaesteves.blogspot.pt/http://www.suapesquisa.com/surrealismo/http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo