Portfólio fase 8

2,025 views

Published on

Arquivo com atividades que possibilitam estabelecer conexão entre Matemática e literatura infantil, promovendo ligações cognitivas entre o raciocínio lógico matemático e a linguagem.

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,025
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
88
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Portfólio fase 8

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE VINHEDOESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE EDUCAÇÃOPRÓ-LETRAMENTO : PROGRAMA DE FORMAÇÃOCONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAISDO ENSINO FUNDAMENTALMATEMÁTICAPROFESSORA TUTORA:MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERImariasilviazampieri@yahoo.com.brTAREFAS INDIVIDUAISCURSISTAS :Rosana Cristina da Silva Cunha eElizangela dos Santos FernandesANO/SÉRIE : 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ITEMA : MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTILFASCÍCULO 3 : ESPAÇO E FORMAHISTÓRICO: Durante os encontros do fascículo 3 “ESPAÇO E FORMA”tivemos a oportunidade de ler o livro CLACT...CLACT...CLACT...deLiliana & Michele Iacocca, Editora Abril Educação /FNDE .São Paulo.2010.As cursistas Rosana Cristina da Silva Cunha eElizangela dos SantosFernandes trabalharam com os seus alunos do 1º ano do Ensino Fundamentale nos brindaram com as imagens a seguir.Nota-se, nas legendas das fotos,que os comandos foram dados às crianças deacordo com a leitura das páginas do livro CLACT..CLACT..CLACT...
  2. 2. CLACT...CLACT...CLACT...de Liliana & Michele Iacocca, Editora AbrilEducação /FNDE .São Paulo.2010.Nossa turminha estava a postos e assim começoua ouvir a história de umatesoura ....
  3. 3. Um dia uma tesoura encontrou um monte de papel picado.- Que horror! - ela pensou. - Eu nunca teria feito um serviço tãomalfeito.Mas o papel já estava picado e não tinha jeito de fazer isso outravez.Foi então que a tesoura achou que poderia por ordem naquilo,porque os pedaços de papel eram de várias cores e todas as coresestavam misturadas.
  4. 4. - Clact... Clact... Clact... os amarelos todos do lado esquerdo! - faloua tesoura..E os pedacinhos amarelos foram para o lado esquerdo.
  5. 5. - Clact... Clact... Clact... os azuis para o lado direito!
  6. 6. E os azuis foram para o lado direito- Clact... Clact... Clact... Os vermelhos fiquem no meio.E os vermelhos ficaram no meio.
  7. 7. E assim, um pouco mais pra cá e um pouco mais pra lá,.,a tesoura separou os verdes,
  8. 8. os pretose os alaranjados.
  9. 9. Ela olhou.e não se deu por satisfeita.
  10. 10. -Clact... Clact... Clact... quero que os amarelos formem um círculo!
  11. 11. E os amarelos formaram um círculo.- Clact... parece uma abóbora! - falou a tesoura e não se deu porsatisfeita- Clact... Clact... Clact... quero que os azuis formem um quadrado!E os azuis formaram um quadrado.
  12. 12. - Clact... que coisa horrorosa! - falou a tesoura e não se deu porsatisfeita- Clact... Clact... Clact... quero que os vermelhos formem umtrângulo!.E os vermelhos formaram um triângulo.- Clact... se isto é um triângulo, eu sou um serrote! - falou a tesoura enão se deu por satisfeita.
  13. 13. E assim aconteceu com todas as outras cores.E a tesoura
  14. 14. nunca se dava por satisfeita.E ela foi ficando nervosa, cada vez mais nervosa.
  15. 15. - Clact... Clact... Clact... Clact... Clact... Clact...Até que um Clact saiu errado e virou um tremendo de um espirro:
  16. 16. Clactchimmmmmmmmmmmmmmmm!E todos os papéis voaram, e a tesoura se viu presa num labirinto depapéis coloridos.
  17. 17. “E todos nos fizeram felizes para sempre!”1Nosso muito obrigado aos alunos e às professoras Rosana e Elizangela quenos presentearam com essesmomentos especiais de ensino e aprendizagem.Vinhedo, 1º de junhode 2013.MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERITutora de MatemáticaPrograma PRÓ-LETRAMENTOVinhedo= SP=_____________________________________________________________1.Nota da relatora

×