Portfólio fase 7
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,255
On Slideshare
1,196
From Embeds
59
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
6
Comments
0
Likes
0

Embeds 59

http://proletramentovinhedomat.wordpress.com 59

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 1PREFEITURA MUNICIPAL DE VINHEDOESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE EDUCAÇÃOPRÓ-LETRAMENTO : PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DEPROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALMATEMÁTICA / REVEZAMENTOPROFESSORA TUTORA:MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERImariasilviazampieri@yahoo.com.brPORTFÓLIO 7= REVEZAMENTO= MATEMÁTICA=2012/2013=09 a 16de maio de 2013Fascículo 6: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOFascículo 8: REGISTRO E PORTFÓLIO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEMLocal : Núcleo de Apoio Pedagógico “Espaço do Saber”Professora Tutora : MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERIHISTÓRICO:Nos encontros de 09 E 16 de maio de 2013 foram realizados os estudos dofascículo5: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO e parte dos estudos do fascículo8: REGISTRO E PORTFÓLIO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEMProcurando manter a programação de estudos e a realização de atividadesestabelecidas no guia de Matemática do PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO,demos continuidade ao nosso curso.Leituras compartilhadas, relatos dos encontros anteriores, jogos,vídeos,pesquisas, literatura infanto-juvenil e trocas de experiências fizeramparte desses encontros ondeestudamos novas estratégias de ensino eaprendizagem, além de termos oportunidades de estudos mais aprofundadosdos conteúdos conceituais da Matemática do Ensino Fundamental I e deadaptações curriculares para a Educação Infantil. Vide pautas (roteiros detrabalhodos encontros) nos anexos II e III.Nas fotos a seguir, veremos detalhes desses encontros.
  • 2. 2Leitura dos relatos dos encontros anteriores feitos pelas cursistas Sandra(manhã) e Flávia (noite) no 16º encontro de Matemática da etapa dorevezamento do PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO 2012/2013 em Vinhedo.Em grupos de estudos, formados de acordo com o ramo de atuação dascursistas, foram elencados os temas de trabalho para a elaboração de umportfólio, conforme mostrado nas fotos acima.
  • 3. 3Fotos do trabalho produzido pelos alunos da professora Sandra= 3º ano=sobreo tema Calendário.Estudando o Calendário, alunos do 3º ano = profª Sandra= já realizaram acoleta de dados e o tratamento da informação sobre as datas dos aniversáriosdos alunos da classe e sobre as principais atividades por eles desenvolvidasdurante o dia.
  • 4. 4Através de desenhos, alunos do 3º ano = profª Sandra= comunicam as suasatividades prediletas de final de semana.Hora da pesquisa:Quantos copos de leite você bebe por dia?
  • 5. 5A coleta, a tabulação e a interpretação de dados sobre o consumo diário deleite pelas cursistas, numa tomada interdisciplinar do tema “AlimentaçãoSaudável” desenvolvido também no “PROJETO EDUCANVISA” , incluiu aleitura de notícias de jornal nas aulas de Matemática.Ea aula de estatística continua no estudos das possibilidades: “Quantosapertos de mão podem trocar entre si quatro pessoas quando elas seencontram?”
  • 6. 6Em resumo, muitos trabalhos foram realizados pelas cursistas com seusalunos, atendendo às indicações do fascículo 6:TRATAMENTO DAINFORMAÇÃO e relatadas em portfólios, conforme sugerido no fascículo8:a cor preferida dos alunos da Educação Infantil da professora Franciele,a merenda e a fruta preferida dos alunos do 3º ano da professora AnaLúcia, quanto medem os alunos do 3º ano da professora Alessandra, evários outros, muito bem elaborados e apresentados pelas cursistasdurante os encontros presenciais do PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTOMATEMÁTICA.Veja, no anexo I, detalhes das atividades desenvolvidas pelas cursistasRosana e Elizângelajunto aos seus alunos.E assim, procuramos dar conta de todas as informações contidas nofascículo 6:TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.VINHEDO, 26 DE MAIO DE 2013.MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERIProfessora de Matemática etutora do PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA em Vinhedo
  • 7. 7ANEXO IPREFEITURA MUNICIPAL DE VINHEDOESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE EDUCAÇÃOPRÓ-LETRAMENTO: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DEPROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALMATEMÁTICAPROFESSORA TUTORA: MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERImariasilviazampieri@yahoo.com.br_____________________________________________________________________________________TAREFAS INDIVIDUAIS Fascículo(s): 5CURSISTAS: Elizangela dos Santos FernandesRosana Cristina da Silva CunhaData de solicitação: 02/05/2013 Data de entrega: 22/05/2013TI 1 – PÁGINAS (DE 38 A 39) – 2ª ATIVIDADE: QUANTO EU MEÇO?Assunto: Quanto eu meço?Conteúdo matemático:Grandezas e Medidas.Objetivo: Comparar grandezas de mesma natureza, com instrumentos variados demedidas.Tempo previsto para a realização da atividade:Ao longo da semana: Aula de 50 minutos com o auxilio dos professores de EducaçãoFísica, 3 aulas de 30 minutos realizadas com a professora em sala de aula e pesquisaem casa com familiares dos alunos.Atividades previstas/objetivo de cada uma das atividades previstas:As atividades serão desenvolvidas a partir da leitura do livro; músicas, brincadeiras eregistros.
  • 8. 8Como propor didaticamente cada atividade:A partir da leitura do livro: “Minha mão é uma régua” – autora Kim Seong-Eun –ilustrador: Oh Seung-Min, onde faremos um paralelo com a atividade sugerida nocurso Pro Letramento, referente a medidas e registros.Soluções esperadas de sua parte:Esperamos que saibam reconhecer e identificar, através dos diferentes instrumentosde medidas: palmo, pés, régua, fita métrica; conforme a nomenclatura quanto à altura,comprimento, largura entre outras.Como os alunos desenvolveram a atividade:Os alunos deverão desenvolver as atividades em grandes grupos, pequenos grupos eduplas, na sala de aula com intervenção da professora, na quadra com a professorada sala e auxílio dos professores de Educação Física, espaço aberto com aprofessora da sala, e em casa, com familiares.Boletim de anotações:Durante o desenvolvimento e observação das atividades verificamos que os alunosinteragiam entre si, organizando suas ideias e questionando outras duplas quanto àforma correta de medirem seus parceiros, ou a sequencia dos palmos. Lançamosquestionamentos que prontamente eram respondidas e confrontadas com respostasde outras crianças, criando desafios as perguntas levando-os a refletir sobre suasperguntas.As atividades exigiram dos envolvidos atenção e registros constantes.Nossa preocupação girou justamente em torno de como conduziriam estes, pois nosvaleriam posteriormente deles para finalizarmos a atividade. Porém, ao término dasetapas em que se fazia necessário nos reportar aos registros, percebíamos que osalunos haviam de maneira exemplar, acompanhado as anotações, o que possibilitou acontinuidade e avanços no que diz respeito à oralidade e percepção do objetivoesperado.Vejam, a seguir,fotos do desenvolvimento das atividades das professoras junto aosseus alunos.
  • 9. 9Medindo o colega com fita métrica , anotando as medidas efazendo comparações de comprimento (maior/menor).Medindo o colega com barbante.Medindo o colega com passo. Medindo a lousa com palmo.
  • 10. 10Medindo a sala com o passo.Medindo a mesa (carteira) com palmo. Medindo a porta com palmo.OS REGISTROS:
  • 11. 11Registros das medidas: as mais diversas formas de registros: contribuiçãoimprescindível para o ensino e aprendizagem aconteçam.A alegria do trabalho realizado estampada no semblante de nossaquerida aluna do 1º ano do Ensino Fundamental e registrado pelasua professora ROSANA.
  • 12. 12ANEXO IIPREFEITURA MUNICIPAL DE VINHEDOESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE EDUCAÇÃOPRÓ-LETRAMENTO : PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DEPROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALMATEMÁTICAPROFESSORA TUTORA:MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERImariasilviazampieri@yahoo.com.brpauta /roteiro de trabalho 16º ENCONTRO09/maio/2013MÃE É VERBO“O verbo que cuida, protege. Confia, perdoa, repete.O verbo que às vezes fala que vai fazer e não faz.O verbo que tem coração mole e nos ama demais.Que de vez em quando reclama e solta o verbo. Mas também solta a verba.O verbo que sempre vai estar em tudo.Mãe é o verbo que nos acompanha no passado, presente e futuro.Cuidar, proteger, confiarMãe é todo verbo que signifique amar”.( AUTOR NÃO CONHECIDO)I) INTRODUÇÃO:Leitura do relato do encontro anterior pela cursista responsável.Devolutiva da(s) tarefa (s) do (s) encontro (s) anterior (es).II) FASCÍCULO 8,parte 2 : Leitura das páginas 21 a 24 “ REGISTRO EPORTFÓLIO E AVALIAÇÃO DEAPRENDIZAGEM”
  • 13. 13MOTIVAÇÃO : elaborar um portfólio quando da realização da TI 1 dofascículo 5 .REVISÃO :revisar o roteiro do trabalho individual para o fascículo 5(pedido no encontroanterior)O TRABALHO INDIVIDUAL = TI 1,página 34 a 45.TI 1 ( 1º, 2º e 3º ANO) TI 1 ( 4º e 5º ANO)1ª Atividade : O calendário (páginas34 a 37)2ª Atividade : Quanto eu meço? (pág38 e 39)1ª Atividade : As terras do meu Brasil (pág39 a 43)2ª Atividade : Compras no mercadinho (pág43 a 45)Escolher uma das atividades acima para ser aplicarem sala de aula comos alunos e elaborar um relato descrevendo a aplicação , como sugeridona página 34 do fascículo 5.Elaborar um portfólio quando da realização da TI 1 do fascículo 5seguindo o roteiro dado no fascículo 8, páginas 21 a 24, a saber:PORTFÓLIO: Atividade 1 (página 23): Liste as atividades que você desenvolverá em suasala de aula real, a partir do planejamento da TI 1 DO FASCÍCULO 5,iniciando pelo nome da atividade escolhida no quadro acima e contemplandoos seguintes itens: Assunto (título) Conteúdo matemático Objetivo Atividades previstas Objetivo de cada uma das atividades previstas Como propôs didaticamente a atividade Soluções esperadas de sua parte. OBS: Você poderá ter o portfólio de cada aluno e poderá também ter o seuportfólio.No portfólio de seus alunos, estarão organizadas as atividades que elesfazem , as lições deles, as produções deles, os registros que eles fazem, etc.No seu portfólio, você poderá organizar os seus registros, suas observações,suas impressões, seus relatos. No seu portfólio, professor (a), vão constar asobservações que você faz das atividades deles. Atividade 2 (página 23): Considerando os dados registrados na atividadeanterior, construa um boletim de anotações dos seus alunos. Faça-o de modocomo faz sempre em sua escola. Se for por meio de notas ou de conceito,lance a nota ou o conceito e justifique detalhadamente o porquê da mesma.
  • 14. 14III) FASCÍCULO 6: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOLeitura compartilhada: 1) O tratamento da informação e a aprendizagem(pág 6).2) Tratamento da informação e Matemática (páginas 7e8).Um olhar sobre os conteúdos propostos no tratamento da informação(pág9 e 10): A combinatória tarefa 1 A probabilidade tarefa 2 A estatística tarefa 3Representação de dados estatísticos (páginas 10 a 18): Tabelas e gráficosIV) RECOMENDAÇÕES DELEITURA:• Matemática: Tratamento da informação• O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar oconteúdo desejado.• Leitura e interpretação de tabelas nutricionais• Plano de aula de Matemática usa tabelas nutricionais para abordar otratamento da informação em sala de aula• Leitura e criação de gráficos e tabelas• Plano de aula de Matemática sobre tratamento da informação para EnsinoFundamental 1.• Leitura de gráficos sobre os animais do zoológico• Sequência didática sobre tratamento da informação para 2º e 3º anos.• Comparação de ofertas• Sequência didática que aborda o diagnóstico da turma dos anos iniciais doEnsino Fundamental da EJA a respeito de estratégias de cálculo.• De olho na dengue• Sequência didática de Matemática sobre leitura e interpretação de dadosorganizados em tabelas de dupla entrada. Atividade voltada para o EnsinoFundamental I.• Inaf: comentários sobre as questões de Matemática• Confira exemplos e comentários sobre as questões de Matemática do Inaf• Gráficos e tabelas para organizar informações• Reportagem sobre o trabalho com leitura e interpretação de gráficos e tabelasnas séries iniciais.• Problemas com cálculo de tempo• Reportagem sobre o cálculo de duração de eventos para o 4º e 5º ano.• Números bem tratados• Reportagem sobre atividade para turmas iniciais que introduz conceitos detratamento da informação, em Matemática.• Prova Brasil de Matemática - 5º ano: tratamento da informação• Reportagem que analisa questões de Matemática daProva Brasil para 5º ano ou 4ª série.• Alfabetização estatística
  • 15. 15• Reportagem mostra como ensinar os alunos das séries iniciais a coletar dadose organizar gráficos.• http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1. matematica.tratamento-da-informacao• http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1.matematica.tratamento-da-informacaoV) VÍDEO :• Professores contamcom ferramenta de pesquisa para ajudar na rotina em salade aulahttp://www.youtube.com/watch?v=DoUj9s6SVCgwww. vamoscontar.ibge.gov.br• Publicado em 14/02/2013• NBR NOTÍCIAS - 13.02.13: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) disponibiliza, na internet, uma ferramenta voltada ao professorbrasileiro: o site Vamos Contar. O objetivo é ser uma fonte de pesquisa para oprofessor, já que reúne diversas informações sobre o Brasil, e também ajudar oeducador a levar estas informações para a sala de aula, por meio deorientações e propostas didáticas. Os professores podem acessar a ferramentapelo site vamoscontar.ibge.gov.br_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ANEXO III
  • 16. 16PREFEITURA MUNICIPAL DE VINHEDOESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DE EDUCAÇÃOPRÓ-LETRAMENTO : PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DEPROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALMATEMÁTICAPROFESSORA TUTORA:MARIA SILVIA LEITE ZAMPIERImariasilviazampieri@yahoo.com.brpauta /roteiro de trabalho = 17º ENCONTRO =16/maio/2013““ Por que o tema Tratamento da Informação está associado àmatemática? Podemos citar dois motivos principais:· Inúmeras informações divulgadas incluem dadosnuméricos (índices,taxas, porcentagens, valores em dinheiroetc.);· Há um ramo da Matemática, a Estatística, que visaorganizar, apresentare interpretar as informações. AEstatística trabalha com médias, percentagens, tabelas,gráficos etc.”Fascículo 6, Guia de Matemática do PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO, página6.I) INTRODUÇÃO:Leitura do relato do encontro anterior pela cursista responsável.Devolutiva da(s) tarefa (s) do (s) encontro (s) anterior (es).II) FASCÍCULO 6: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUm olhar sobre os conteúdos propostos no tratamento da informação(pág9 e 10) A combinatória tarefa 1 A probabilidade tarefa 2 A estatística tarefa 3
  • 17. 17Representação dos dados estatísticos (páginas 10 a 18): Tabelas , gráficos e medidas de tendência central : tarefas 5,6 e 7 O cotidiano na escola: sugestões de atividadesRoteiro do trabalho individual (páginas 20 a 27):Textos para leitura: A situação atual da terra indígena de comboios O cotidiano na sala de aula II:TI 1, 2,3 e 4.IV) RECOMENDAÇÕES DELEITURA:• Matemática: Tratamento da informação• Leitura e interpretação de tabelas nutricionais• Plano de aula de Matemática usa tabelas nutricionais para abordar otratamento da informação em sala de aula• Leitura e criação de gráficos e tabelas• Plano de aula de Matemática sobre tratamento da informação para EnsinoFundamental 1.• Leitura de gráficos sobre os animais do zoológico• Sequência didática sobre tratamento da informação para 2º e 3º anos.• Comparação de ofertas• Sequência didática que aborda o diagnóstico da turma dos anos iniciaisdo Ensino Fundamental da EJA a respeito de estratégias de cálculo.• De olho na dengue• Sequência didática de Matemática sobre leitura e interpretação de dadosorganizados em tabelas de dupla entrada. Atividade voltada para o EnsinoFundamental I.• Inaf: comentários sobre as questões de Matemática• Confira exemplos e comentários sobre as questões de Matemática do Inaf• Gráficos e tabelas para organizar informações• Reportagem sobre o trabalho com leitura e interpretação de gráficos etabelas nas séries iniciais.• Problemas com cálculo de tempo• Reportagem sobre o cálculo de duração de eventos para o 4º e 5º ano.• Números bem tratados• Reportagem sobre atividade para turmas iniciais que introduz conceitosde tratamento da informação, em Matemática.• Prova Brasil de Matemática - 5º ano: tratamento da informação• Reportagem que analisa questões de Matemática daProva Brasil para 5º ano ou 4ª série.• Alfabetização estatística• Reportagem mostra como ensinar os alunos das séries iniciais a coletardados e organizar gráficos.FONTES :
  • 18. 18http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1.matematica.tratamento-da-informacaohttp://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1.matematica.tratamento-da-informacaoV) VÍDEO :http:// vamoscontar.ibge.gov.br_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________