Sibb i
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Sibb i

on

  • 779 views

 

Statistics

Views

Total Views
779
Views on SlideShare
779
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sibb i Sibb i Document Transcript

  • Unidade ISISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Gislaine Stachissini
  • Sistemas de informação Surgimento na década de 1940, com as primeiras iniciativas ligadas à computação e com os equipamentos que automatizam o processamento de dados mediante comandos em linguagem de máquina. máquina A partir década de 1980, as empresas passaram por um forte processo de informatização, com a aquisição de equipamentos mais adequados às empresas de todos os tipos. tipos
  • O que é um sistema? “Um conjunto de elementos interdependentes em interação, com vistas a atingir um objetivo” (CAUTELA; POLLONI, 1986, p.15). “Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo seja foco de atenção.” (CHIAVENATO, TGA, p. 516).
  • Sistemas de informação Quando se fala em sistemas, a maioria das pessoas visualiza os sistemas de computação que automatizam as tarefas diárias, mas o conceito de sistemas é muito mais amplo. Para compreendê-lo, é necessário entender a evolução do desenvolvimento científico e da inteligência humana.
  • Impulsionamento humano Três características para aprimorar sua inteligência:  o medo;  o misticismo;  a ciência ciência.
  • Estrutura hierárquica dossistemas - I A definição de um sistema depende do interesse da pessoa que pretende analisá-lo. Exemplo: Uma organização pode ser entendida como um sistema ou subsistema.
  • Estrutura hierárquica dossistemas - II Aos elementos interdependentes, interatuantes, inter-relacionados, chamamos de subsistemas.
  • O que são Sistemas de Informação? Levando em conta que podemos considerar uma empresa como um sistema, o sistema de informação é um subsistema que, como todo sistema, possui dados e informações de entrada que têm por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades.
  • InteratividadeO que são elementos interdependentes,interatuantes, inter-relacionados ?a) Sistemas.b) Subsistemas.c) Intersistemas Intersistemas.d) Megasistemas.e) n.d.a.
  • Características dos sistemas - IOs sistemas são decorrentes de doisconceitos: Propósito – ou objetivo Globalismo – ou totalidade
  • Características dos sistemas - II Propósito ou objetivo - os elementos ou as unidades, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo a alcançar.
  • Características dos sistemas - III Globalismo ou totalidade - todo o sistema tem uma natureza orgânica pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade, deverá produzir alterações em todas as suas demais unidades. unidades
  • Características dos sistemas - IV Entropia - é a tendência que os sistemas têm para o desgaste, para desintegração, para o afrouxamento dos padrões e para um aumento da aleatoriedade. Com o decorrer do tempo, à medida que a entropia aumenta os sistemas se aumenta, decompõem em estados mais simples.
  • Características dos sistemas Homeostasia - é o equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema. Os sistemas têm uma tendência a se adaptarem a fim de alcançarem um equilíbrio interno em face das mudanças externas do meio ambiente. ambiente
  • Processos em sistemas deinformação Os processos são fundamentais para a elaboração de um sistema de informação bem definido. Esses processos visam detalhar as informações apropriadas para a tomada de decisão. Existem algumas formas de se levantar os processos.
  • Como mapear um processo Entrevistas; Pesquisas; Releitura de materiais existentes; Reuniões com equipe da empresa;
  • Importância do mapeamento deprocessos Através de informações consistentes, é que se define perfeitamente um sistema. Ter informações e não saber onde aplicá-las ou como utilizá-la.
  • Oportunidade de sistemas deinformação As organizações de sucesso sempre utilizaram como base a disponibilidade das informações apropriadas para a tomada de decisões. É necessário possuir um canal de informação direta no mercado e uma filtragem dessas informações para o desenvolvimento das atividades.
  • InteratividadeQual das opções abaixo não pertence aomapeamento de processos?a) Entrevistas.b) Pesquisas.c) Releitura de materiais existentes existentes.d) Escrever uma estória sem os envolvidos.e) Reuniões com equipe da empresa.
  • Coleta de informações - I O grande volume de informações deve estar em um nível de atualização que permita a definição das estratégias da empresa pelos tomadores de decisão, baseando-se em dados confiáveis.
  • Coleta de informações A estrutura para a coleta, o armazenamento, processamento e a disponibilização destes dados é, na verdade, um conjunto de equipamentos interligados por uma rede que permite o fluxo de informação de maneira mais eficiente.
  • Levantamento de processos denegócio Informações de funcionamento das áreas de negocio; Levantamento dos recursos envolvidos ; Papéis e responsabilidades.
  • Levantamento de requisitos Na prática do levantamento de requisitos se levanta as necessidade sistêmicas da empresa; Entende-se como funciona a empresa no processo de negócio; Transfere o negócio para o sistema; Levanta os responsáveis e se os mesmos serão também sistemicamente; Garante que todas as atividades estejam desenhadas para que o desenvolvedor consiga construir um sistema correto com base nelas.
  • Sistemas de informação Sistemas são responsáveis por:  Armazenar informações;  Gerar relatórios para tomada de decisão com base nessas informações.
  • Tipos de sistema deinformação - ISistemas de Apoio Operacional – Os sistemas de apoio operacional são aqueles destinados a atender toda a parte operacional das empresas. São responsáveis pela maioria dos inputs de dados na organização.
  • Tipos de sistema de informação - IISistemas de apoio gerencial – Os sistemas de apoio gerencial são aqueles destinados a atender a área responsável pela tomada de decisão das empresas.
  • Tipos de sistema de informaçãoSistemas especialistas Voltado inteligência artificial, no qual o computador é utilizado para assistir ou mesmo substituir os tomadores de decisão.Sistemas de Informação Geográfica (GIS) São Sistemas de informação automatizados que permitem a integração de dados coletados de fontes heterogêneas. g
  • InteratividadeQual tipo de sistema de informação éresponsável por suportar as tomadas dedecisão a empresa sendo ele base para isto?a) Sistemas especialistas.b) Sistemas de Informação Geográfica (GIS).c) Sistemas de Apoio Operacional.d) Sistemas de apoio gerencial.e) n.d.a.
  • Subclasse do SAOO Sistema de Apoio Operacional estádividido em duas subclasses: Sistema de processamento de transação; Sistemas de automação de escritório.
  • Sistema de processamento detransação Sistemas básicos; Utilizados para registrar as tarefas rotineiras da empresa; Possui função manipular os dados básicos da organização e armazená los, armazená-los, deixando-os disponíveis para o nível tático da organização. Exemplos: controle de estoque, controle de produção, emissão de nota fiscal, controle de recursos humanos, entre , outros.
  • Sistemas de automação deescritório - I São sistemas de apoio aos profissionais cuja função é manipular informações de escritório. Esta tecnologia tem como objetivo principal aumentar a produtividade desses profissionais. Exemplo: planilha de cálculo, processador de texto, gerenciador de apresentações e gerenciador de banco de dados.
  • Sistemas de automação deescritório - II programas de editoração eletrônica, utilizados para a criação e diagramação de cartazes, como o Pagemaker; programas de comunicação, tais como gerenciadores de fax, gerenciadores de correio eletrônico, que estão apoiados em dispositivos de telecomunicações e redes. exemplo: o Outlook Express da Microsoft e o Lotus Notes da IBM;
  • Sistemas de automação deescritório Programas para gerenciamento de cronogramas, como agendas que permitem a marcação de reuniões.  Microsoft Outlook ou o Lotus Organizer; Programas para gerenciamento de projetos, que têm o objetivo de controlar e verificar projetos, como o Microsoft Project;
  • Sistemas de informação gerencial(SIG) - I Esses sistemas oferecem um conjunto de relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa, os quais são utilizados para a realimentação do planejamento operacional (LAUDON, 2004). 2004) Utilizam uma metodologia adequada para selecionar informações estratégicas e, para as atividades críticas da empresa, usam ferramentas que permitem uma visão analítica dos dados e processos processos.
  • Sistemas de Informação Gerencial(SIG) sistemas de gerenciamento de informação, atendem ao corpo gerencial da empresa, apoiando principalmente os gerentes de nível médio da organização. permitem a utilização de relatórios, consultas e visualização dos dados, que são ferramentas incorporadas a algum tipo de gerenciador de banco de dados.
  • Sistemas de Suporte à Decisão(SSD) Possuem interatividade com as ações dos usuários, oferecem dados e modelos para problemas semiestruturados, dando foco à tomada de decisões. Principal exemplo de tomadas de decisão apoiadas pelo computador, esses sistemas devem possuir grande interação com os profissionais táticos da empresa, além de flexibilidade adaptabilidade e capacidade de resposta rápida.
  • Sistemas de suporte executivo(SSE) Focado no nível gerencial do alto escalão da empresa, dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa, ajudando a definir os objetivos a serem estabelecidos. estabelecidos Focado na alta administração, são diferenciados das outras famílias de sistemas, normalmente, trabalham com tecnologias de ponta.
  • Sistemas especialistasEstrutura genérica de um sistemaespecialista: bases de conhecimento, compostas de regras e fatos; bases estão ligadas a um mecanismo que permite pesquisar as regras e ações armazenadas na base de conhecimento; base de conhecimento é a interface de relacionamento entre o sistema de p q pesquisa e o sistema de aquisição de q ç conhecimentos; existência de um subsistema de explicação, e sistema de pesquisa.
  • Sistemas de Informação Geográfica(GIS) É um conjunto de programas, equipamentos, metodologias, dados e pessoas cujos trabalhos são integrados, tornando possível a coleta, o armazenamento, o processamento e a análise desses dados, produzindo dados informações a partir dos processamentos dos dados obtidos.
  • InteratividadeQual sistema de informação possui umsubsistema que contempla oacompanhamento em cronogramas,utilização de editores de texto e planilhas?a) Sistemas especialistas.b) Sistemas de Informação Geográfica.c) Sistemas de Apoio Operacional.d) Sistemas de apoio gerencial.e) Sistemas de suporte executivo.
  • ATÉ A PRÓXIMA!