Jornalismo Empresarial

8,907 views
8,583 views

Published on

Dicas para elaborar um veículo institucional.

0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,907
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
118
Actions
Shares
0
Downloads
225
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Jornalismo Empresarial

  1. 1.
  2. 2. JORNALISMO <br />EMPRESARIAL<br />Comunicação Institucional<br />
  3. 3. JORNALISMO EMPRESARIAL<br />O QUE É?<br /><ul><li>Não é Assessoria de Imprensa.
  4. 4. É uma técnica utilizada na Comunicação Institucional.
  5. 5. Utilização de técnicas de jornalismo aplicadas na comunicação organizacional.
  6. 6. O veículo de comunicação institucional constitui um instrumento de integração, motivação, entretenimento, formação de opinião e, sobretudo, informação.
  7. 7. Direcionado, principalmente, a colaboradores, clientes e fornecedores. Em alguns casos podem ser distribuídos para formadores de opinião, entidades governamentais e classe acadêmica.
  8. 8. Exemplos de Ferramentas: Revistas, jornais e informativos institucionais.</li></li></ul><li>JORNALISMO EMPRESARIAL<br />OBJETIVOS<br /><ul><li>Fortalecer a imagem da organização perante seus públicos de interesse.
  9. 9. Ser um canal de referência sobre os temas de interesse da organização e manter seus públicos informados.
  10. 10. Divulgar assuntos de interesse da organização (assuntos operacionais, conquista de prêmios, cobertura de eventos, notícias do mercado, informações para colaboradores etc).
  11. 11. Estreitar relacionamento com os públicos de interesse.</li></li></ul><li>JORNALISMO EMPRESARIAL<br />ESTRATÉGIAS<br /><ul><li>Alinhar a ferramenta aos objetivos estratégicos de comunicação da organização;
  12. 12. Realizar pesquisa para conhecer as necessidades dos públicos de interesse;
  13. 13. Criar um comitê editorial coordenado peloss departamentos de Comunicação e Recursos Humanos e com participação de colaboradores voluntários das demais áreas da empresa;
  14. 14. Elaborar um planejamento editorial que vá ao encontro das necessidades dos leitores;</li></li></ul><li>JORNALISMO EMPRESARIAL<br />ESTRATÉGIAS<br /><ul><li> Elaborar planejamento gráfico que estimule a leitura e esteja de acordo com a natureza da organização e seus públicos de interesse;
  15. 15. Estimular a interatividade com os leitores abrindo espaço para sua participação;
  16. 16. Utilização de linguagem e fontes que proporcionem maior prazer na leitura.</li></li></ul><li>PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />
  17. 17. PLANEJAMENTO EDITORIAL<br /> O planejamento editorial é uma ferramenta que irá fornecer as diretrizes que irão compor a personalidade do veículo de comunicação.<br />É composto pelas seguintes etapas:<br /><ul><li>Público Alvo – Quem pretendemos atingir?
  18. 18. Características do Veículo – Como será nosso veículo?
  19. 19. Periodicidade, Tiragem e Circulação – quando iremos publicar, quantos e onde iremos distribuir?
  20. 20. Política Editorial – Como serão definidas as pautas? Que tipo de notícia iremos privilegiar? Veicularemos anúncios?
  21. 21. Linguagem– Que tipo de linguagem iremos utilizar na redação das matérias? Uso de termos técnicos? Adejetivações? Utilização de exemplos?
  22. 22. Programação Visual – Quais são as características gráficas do veículo?
  23. 23. Distribuição do Espaço – Como será cada seção? Em que páginas estarão?</li></li></ul><li>PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />EXEMPLO DE PLANEJAMENTO EDITORIAL<br /> Utilizaremos o exemplo de uma instituição sem fins lucrativos, um sindicato, que pretende elaborar um jornal para os seus associados.<br /> <br />Organização: SINDIPLAN – Sindicato dos Planejadores de Comunicação e Marketing<br /> <br />Público-alvo<br />Associados do SINDIPLAN, publicitários, relações públicas, administradores, estudantes de comunicação, imprensa e formadores de opinião.<br /> <br />
  24. 24. PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />EXEMPLO DE PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />Características do Veículo<br /><ul><li> Jornal;
  25. 25. Formato: Tablóide;
  26. 26. Cor: policromia 4x4;
  27. 27. Papel: jornal;
  28. 28. Número de paginas: 8 páginas.</li></ul> <br />Periodicidade, Tiragem e Circulação<br /><ul><li> Periodicidade mensal.
  29. 29. Tiragem de 6.000 exemplares.
  30. 30. Envio para os associados e distribuição em agências de comunicação e faculdades de comunicação e marketing. (Envelope ou auto-etiquetável). </li></li></ul><li>PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />EXEMPLO DE PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />Política Editorial<br /><ul><li> Será formado um conselho editorial coordenado pelo Departamento de Comunicação formado pelo Coordenador de Comunicação, um Analista Comercial e três associados voluntários, além da empresa “X” que irá executar o projeto (redação das matérias e diagramação).
  31. 31. Cada edição do jornal será feita a partir de uma reunião de pauta onde os participantes do conselho levarão sugestões de assunto para as matérias.
  32. 32. Nessa reunião serão definidas prioridades e espaço estimado para cada matéria. </li></li></ul><li>PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />EXEMPLO DE PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />Linguagem<br /> <br /><ul><li> Linguagem clara e objetiva. Buscar um melhor entendimento através de recursos gráficos de apoio.
  33. 33. Eventualmente utilização de termos técnicos.
  34. 34. Evitar adjetivações.</li></ul>Programação Visual<br /> <br /><ul><li> Páginas divididas em 4 colunas;
  35. 35. Utilização de fotos, ilustrações esquemas gráficos, tornando o lay out; mais amigável para o leitor;
  36. 36. Fontes maiores do que as tradicionais;
  37. 37. Utilização de esquema de cores padrão do SINAPERS.</li></li></ul><li>PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />EXEMPLO DE PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />Distribuição do espaço<br /> <br /> Abaixo apresentamos um exemplo de distribuição do conteúdo do jornal. As páginas sugeridas servem apenas para exemplificar esta distribuição.<br />Página 01 – Capa – Introdução à reportagem especial, e tópicos sobre as principais matérias da edição;<br />Página 02 – Editoriais e Expediente – Textos do presidente e do Vice-Presidente. O expediente é a relação das pessoas que fazem o jornal;<br />Página 03 – “Jurídico” e “Curtas” – Informações jurídicas e notícias curtas;<br />Páginas 04 e 05 – “Capa” ou “Especial” – páginas centrais que concentram as matérias principais;<br />
  38. 38. PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />EXEMPLO DE PLANEJAMENTO EDITORIAL<br />Distribuição do espaço<br /> <br />Página 06 – “Mundo Planner” – Assuntos de interesse dos planejadores, dicas de sites e blogs, resenha de livros, novas ferramentas.<br />Página 07 – “Agenda” e “Lembretes SINDIPLAN” – Encontros, reuniões e eventos com participação do SINDIPLAN e um Box-coluna com lembretes e informações aos associados;<br />Página 08 – “Cases de Sucesso” – Cases e ações inspiradoras.<br />
  39. 39. DICAS FINAIS<br />
  40. 40. DICAS FINAIS<br />REFLITA<br /><ul><li> Pense bem quais os objetivos a organização pretende atingir com o veículo.
  41. 41. Se for fazer a reformulação do veículo, avalie com o cliente os pontos fortes e o que deverá ser mudado. Também avalie com a criação o que será mantido e o que deverá ser modificado.
  42. 42. Não esqueça o orçamento.
  43. 43. Faça tudo com muita antecedência.
  44. 44. Identifique as prioridades: endereço, telefones, espaço para a postagem (etiqueta) etc.</li></li></ul><li>DICAS FINAIS<br />REFLITA<br /><ul><li> Faça um checklist das atividades indicando prazos e responsáveis.
  45. 45. Não esqueça de prever um prazo para revisão.
  46. 46. Peça uma prova para a gráfica antes de publcar.
  47. 47. Pense nos recursos materiais e humanos que irá precisar para elaborar o veículo. Às vezes é melhor deixar a execução para uma empresa terceira.
  48. 48. Avalie sempre os resultados e identifique pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados.</li></li></ul><li>Compartilhe, divulgue, <br />mas não esqueça os créditos.<br />

×