Recreacao e tempo escolar

1,670 views
1,615 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,670
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
288
Actions
Shares
0
Downloads
73
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Recreacao e tempo escolar

  1. 1. RECREAÇÃOORGANIZANDO ESPAÇO E TEMPO ESCOLARES PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
  2. 2. OBJETIVOSCompreender o conceito de “RECREAÇÃO” no processode ensino-aprendizagem;Ampliar a compreensão dos conceitos de LUDICIDADE,BRINCADEIRAS, JOGOS;Refletir sobre a importância da recreação notempo/espaço escolar;Vivenciar atividades recreativas para os alunos do 5ºano do Ciclo Complementar;Ampliar o repertório de atividades recreativas.
  3. 3. RECREAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL Do latim “RECREARE”, que significa “RECREAR” – proporcionar recreio a; divertir; distrair.No âmbito escolar, é uma atividade físicaou mental que estimula o prazer, através do desenvolvimento de suas potencialidades físicas, psíquicas, ou sociais.
  4. 4. Recreação no espaço escolar Favorece o processo de ensino- aprendizagem; Favorece a interdisciplinaridade; Transforma o tempo pedagógico em situações de aprendizagem; Promove o desenvolvimento de competências;Promove a formação integral do aluno.
  5. 5. LUDICIDADE Segundo DEBORTOLLI (1998),“A ludicidade é a possibilidade, ou melhordizendo, a capacidade de se brincar com a realidade. Por isso a linguagem lúdica ou o gesto lúdico é a expressão do sujeito criador, capaz de ressignificar o mundo ou até mesmo transformá-lo”.
  6. 6. BRINCAR Para Piaget, “brincar é uma forma de assimilar o real e adaptar-se ao mundosocial dos adultos, permitindo assim, suprir suas necessidades afetivas e cognitivas”.Para Vygotsky, “o brinquedo desenvolve as estruturas básicas necessárias para odesenvolvimento da consciência infantil. A criança vivencia a experiência de brincarcomo se fosse bem maior do que realmente é”.
  7. 7. LAZERÉ um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora(...) (Dumazedier, Joffre, 2001)
  8. 8. JOGO O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamenteobrigatórias, dotado de um fim em si mesmo acompanhado deum sentido de tensão, de alegria e de uma consonância de ser diferente da "vida cotidiana”. (Huizinga, 1996) É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, sejapara divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora(...) (Joffre Dumazedier, 2001)
  9. 9. REFLETINDO COM CELSO ANTUNES...Jogos e brincadeiras ganham um espaço como ferramenta de aprendizagem, na medida em que propõem estímuloao interesse do aluno que, como todo animal, adora jogar,desenvolvendo assim níveis diferentes de sua experiência pessoal e social. O jogo ajuda-o a construir suas novasdescobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva aoprofessor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem” (1998)

×