Estratégias de leitura corrigida

3,577 views
3,655 views

Published on

Estratégias de leitura corrigida

  1. 1. O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental Encontro de Professores do Ciclo da Alfabetização Junho de 2013 Programa de Intervenção Pedagógica Alfabetização no Tempo Certo
  2. 2. -Favorece as condições de estímulos, para que a vida escolar dos alunos seja uma trajetória de sucesso. -Contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender. COMPETÊNCIA LEITORA CONTEXTUALIZAÇÃO
  3. 3. O QUE É UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA? HABILIDADE DESTREZA PROCEDIMENTO TÉCNICA
  4. 4. PARA QUE ENSINAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA? - Ajudar o aluno a aplicar seus conhecimentos prévios. - Realizar inferência para interpretar e compreender o texto. - Formar leitores autônomos.
  5. 5. 1ª IMPLICAÇÃO É preciso ensinar estratégias de leitura para compreensão dos textos
  6. 6. 2ª IMPLICAÇÃO ESTRATÉGIAS Procedimentos de ordem elevada ENVOLVEM O cognitivo e o metacognitivo ENTÃO, Não podem ser tratadas como técnicas preciosas, receitas infalíveis ou habilidades específicas.
  7. 7. LER “Ler é uma atividade cognitiva que exige operações mentais que vão além da decodificação”. ( Solé, 1988)
  8. 8. “Para compreender um texto é preciso associar várias informações, ou seja, ter uma postura de leitor ativo, capaz de mobilizar conhecimentos para construir o sentido”. LEITURA SIGNIFICA: CONSTRUIR SENTIDOS
  9. 9. LEITURA “É um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita ”.
  10. 10. PARA LER Necessitamos simultaneamente Manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, ideias e experiências prévias.
  11. 11. - Definição de objetivo da leitura. - Atualização de conhecimentos prévios. - Previsão, levantamento de hipóteses. - Inferência - Resumo ESTRATÉGIAS FUNDAMENTAIS DE COMPREENSÃO DA LEITURA
  12. 12. QUANDO ENSINAMOS A LER? Quando oferecemos aos alunos estratégias de leitura para Antes, Durante e Depois do processamento da leitura.
  13. 13. 1. Antes da leitura 2. Durante a leitura 3. Depois da leitura MOMENTOS DE UMA PROPOSTA DE LEITURA EM SALA DE AULA
  14. 14. PRATICANDO ESTRATÉGIAS DE LEITURA Capacidade: Identificar a finalidade de texto de diferentes gêneros Texto: “Quando a preocupação vira assunto de saúde” (Patrícia Ester) (Prova Brasil e Saeb Estratégias para desenvolver as capacidades avaliadas – Língua Portuguesa – 4º e 5º anos, página 222)
  15. 15. ESTRATÉGIAS PARA ANTES DA LEITURA 1. Motivar os alunos para a leitura. 2. Acionar os conhecimentos prévios: - Quem escreveu o texto? - Onde e quando o texto foi produzido? - Que gênero está sendo lido? - Outras.
  16. 16. ESTRATÉGIAS PARA ANTES DA LEITURA 3. Estabelecer objetivos de leitura - Qual a finalidade da leitura? - Para que o texto será lido? - O leitor lê para atingir objetivos determinados como informar-se, divertir-se, solucionar um problema, passar tempo, entre outros.
  17. 17. ESTRATÉGIAS PARA ANTES DA LEITURA 4. Fazer previsões, suposições, levantamento de hipóteses - De que o texto vai tratar? - O que vai acontecer? - Como a história continua?
  18. 18. ESTRATÉGIAS PARA DURANTE A LEITURA 1. Verificar as hipóteses e previsões que levantou, procurando, no texto, instruções que podem sustentá-las ou descartá-las. 2. Localizar informações no texto.
  19. 19. ESTRATÉGIAS PARA DURANTE A LEITURA  Do próprio texto.  Do seu conhecimento sobre o assunto.  Realizando inferências necessárias à compreensão. 3. Articular informações vindas de várias fontes.
  20. 20. ESTRATÉGIAS PARA DURANTE A LEITURA 4. Realizar tarefas de “Leitura Compartilhada”. O professor e aluno assumem, ora um, ora outro, a responsabilidade de organização e envolvimento no ato de ler. 5. Confrontar várias partes do texto. 6. Sintetizar ou resumir informações.
  21. 21. ESTRATÉGIAS PARA DURANTE A LEITURA 7. Levantar novas previsões e hipóteses à medida que for lendo. 8. Construir uma representação global do texto, que permite dizer: O texto trata do assunto x.
  22. 22. ESTRATÉGIAS PARA DEPOIS DA LEITURA 1. Analisar a compreensão. 2. Construir uma representação global do texto. 3. Verificar se foi possível articular as informações do conhecimento prévio dos alunos com aqueles que o texto traz. 4. Fazer análise crítica do texto.
  23. 23. ENSINAR A LER É ensinar estratégias de leitura para que o leitor possa atingir seus objetivos. Lidar com a diversidade de gêneros, usando estratégias específicas para a leitura de cada um. Esse ensino compreende:
  24. 24. CONCLUSÃO Devem ser diversificadas para atender aos diversos gêneros textuais. As estratégias de leitura devem ser usadas: Antes – Realização de uma análise textual. Durante – Estabelecimento de relação com as informações apresentadas no texto. Depois – Análise do significado da mensagem.

×