Escola E.B 2,3 de Castro Verde
Turma PIEF 6ºE
Sida o que é?
 A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência
Adquirida) é uma doença provocada pelo
vírus VIH (Vírus da Imunodefic...
SIDA (HIV)
 A Sida apareceu há já duas décadas
e os primeiros casos surgiram na
comunidade homossexual, mas hoje
em dia s...
SINTOMAS
 Apenas alguns desenvolvem, ao serem
contagiados, os primeiros sintomas, muito
parecidos com os da gripe (febre,...
PREVENÇÃO
 Como é obvio, a única prevenção é não
ter relações sexuais com portadores do
vírus da SIDA. Como isto é imposs...
FORMAS DE CONTÁGIO
 Partilhar seringas infectadas,
 Relações sexuais com portadores,
 Sexo oral,
 Transmissão ao feto ...
No entanto a SIDA não se transmite
por…
 Picadas de insectos,
 Contactos sociais e profissionais,
 Utilizar casas de ba...
Mitos da SIDA
 Em culturas africanas os homens
acreditam que ter relações sexuais com
uma mulher virgem cura a doença;
 ...
Discriminação…
 Já passaram 2 décadas, mas
infelizmente ainda existe muita
ignorância relativamente a esta doença;
 Tudo...
Dia mundial da sida
Dia mundial da sida
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Dia mundial da sida

666 views
538 views

Published on

Published in: Health & Medicine, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
666
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dia mundial da sida

  1. 1. Escola E.B 2,3 de Castro Verde Turma PIEF 6ºE
  2. 2. Sida o que é?  A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa.  Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro.
  3. 3. SIDA (HIV)  A Sida apareceu há já duas décadas e os primeiros casos surgiram na comunidade homossexual, mas hoje em dia sabe-se que todas as pessoas podem " apanhar" este vírus mortal, pois ainda não há cura .
  4. 4. SINTOMAS  Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com os da gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas;  Estes pacientes não associam este mal-estar com a SIDA, pensam que se trata de um forte resfriado ou esgotamento. Se o inchaço dura 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa é portadora do vírus.
  5. 5. PREVENÇÃO  Como é obvio, a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores do vírus da SIDA. Como isto é impossível de se saber, na maioria dos casos - por vezes, nem o próprio portador sabe que a tem - a única prevenção possível é utilizar sempre o preservativo.
  6. 6. FORMAS DE CONTÁGIO  Partilhar seringas infectadas,  Relações sexuais com portadores,  Sexo oral,  Transmissão ao feto pela mãe,  Tatuagens com agulhas não esterilizadas,  Partilhar objectos cortantes e pessoais (lâminas, escovas de dentes, máquinas de barbear...).
  7. 7. No entanto a SIDA não se transmite por…  Picadas de insectos,  Contactos sociais e profissionais,  Utilizar casas de banho públicas,  Beijar, abraçar, tocar, partilhar roupa, utilizar os mesmos talheres, tomar banho com portadores, brincar com portadores.
  8. 8. Mitos da SIDA  Em culturas africanas os homens acreditam que ter relações sexuais com uma mulher virgem cura a doença;  Acredita-se que se a pessoa tem boa aparência, não é portador da doença;  Que quem já tem o HIV e é sexualmente activo, não precisa mais praticar sexo seguro.  Que uma mulher não pode transmitir HIV a outra mulher por relação sexual.
  9. 9. Discriminação…  Já passaram 2 décadas, mas infelizmente ainda existe muita ignorância relativamente a esta doença;  Tudo o que se sabe sobre a mesma, de nada tem servido para mudar comportamentos e atitudes...

×