Refração da luz
O fenómeno da refração ocorre quando um feixe luminoso ao
incidir na superfície de separação de dois meios transparentes,...
A luz (radiação) será mais refletida ou mais refratada dependendo
das características dos dois meios e da inclinação do r...
A mudança de direção dos raios luminosos resulta do fato de a luz se
propagar com velocidades diferentes nos dois meios. ...
•Quando a luz incide perpendicularmente à superfície de
separação dos dois meios transparentes, essa passagem da luz
de um...
•Quando a luz incide na superfície de separação de outro meio
transparente, nem toda a luz passa esse outro meio. Há uma p...
Reflexão Total
Quando a luz passa de um meio transparente
mais denso (mais refringente) para um meio
menos denso (menos r...
A reflexão total só se verifica quando a luz passa de um meio
mais denso (mais refringente) para um meio menos denso (men...
Fibras Óticas
As fibras óticas são muito utilizadas
nas telecomunicações, em substituição dos
cabos de cobre que transpor...
Quando um feixe de raios luminosos
incide numa extremidade da fibra ótica,
sofre sucessivas reflexões totais nas suas
par...
Refração da luz e reflexão total
Refração da luz e reflexão total
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Refração da luz e reflexão total

2,214 views
1,813 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,214
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Refração da luz e reflexão total

  1. 1. Refração da luz
  2. 2. O fenómeno da refração ocorre quando um feixe luminoso ao incidir na superfície de separação de dois meios transparentes, atravessa o segundo meio. Refração da Luz Neste fenómeno verifica-se: •Parte da energia transportada pela onda incidente propaga-se através do segundo meio, podendo ou não desviar-se a sua direção; •Uma fração da luz incidente reflete-se ao incidir na superfície de separação dos dois meios. •Uma parte da energia transportada pela onda incidente é absorvida pelo material.
  3. 3. A luz (radiação) será mais refletida ou mais refratada dependendo das características dos dois meios e da inclinação do raio incidente. Quando a luz incidente passa de um meio para outro, a sua velocidade de propagação altera-se, e, em resultado disso, sofre um desvio na sua trajetória. Este desvio depende da relação da velocidade de propagação entre os dois meios e da inclinação inicial do feixe.
  4. 4. A mudança de direção dos raios luminosos resulta do fato de a luz se propagar com velocidades diferentes nos dois meios. No vazio e no ar, a velocidade da luz é 3,0x108 m/s. No vidro, na água ou em qualquer outro meio é menor. Pode concluir-se que: •O raio refratado aproxima-se da normal (N) quando a luz passa para um meio mais denso ou mais refrangente/refringente (meio no qual a velocidade de propagação da luz é menor); •O raio refratado afasta-se da normal (N) quando a luz passa para um meio menos denso ou menos refrangente/refringente.
  5. 5. •Quando a luz incide perpendicularmente à superfície de separação dos dois meios transparentes, essa passagem da luz de um meio para o outro ocorre sem mudança de direção.
  6. 6. •Quando a luz incide na superfície de separação de outro meio transparente, nem toda a luz passa esse outro meio. Há uma parte que é refletida. É por isso que o feixe de luz refratado é menos intenso do que o incidente.
  7. 7. Reflexão Total Quando a luz passa de um meio transparente mais denso (mais refringente) para um meio menos denso (menos refringente) o raio refratado afasta-se da normal. Aumentado o ângulo de incidência, o ângulo de refração vai aumentando e o raio refratado vai- se aproximando cada vez mais da superfície de separação dos dois meios e chegar-se-á a um ângulo de refração que é igual a 90º . O ângulo de incidência para que o qual o ângulo de refração é igual a 90º é designado por ângulo crítico ou ângulo – limite (θc). Para ângulos de incidência superiores ao ângulo crítico, a refração deixa de ocorrer e toda a luz se reflete. Este fenómeno designa-se por reflexão total da luz.
  8. 8. A reflexão total só se verifica quando a luz passa de um meio mais denso (mais refringente) para um meio menos denso (menos refringente). Quando o ângulo de incidência é igual ao ângulo crítico, o valor do ângulo de refração é de 90º.
  9. 9. Fibras Óticas As fibras óticas são muito utilizadas nas telecomunicações, em substituição dos cabos de cobre que transportam os sinais elétricos muito lentamente e com interferências. As fibras óticas são fios de vidro flexíveis envolvidos por um revestimento menos refringente, para além de uma proteção exterior, capazes de transportar luz. Meio menos refringente Meio mais refringente
  10. 10. Quando um feixe de raios luminosos incide numa extremidade da fibra ótica, sofre sucessivas reflexões totais nas suas paredes internas, percorrendo-a toda até sair na outra extremidade.

×