Your SlideShare is downloading. ×
Alterações Climáticas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Alterações Climáticas

1,819
views

Published on


1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,819
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
69
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
  • 2. O que são alterações climáticas? Em muitos países do mundo, incluindo Portugal, o Homem nem sempre tem respeitado a Natureza. Por causa do progresso e da invenção de novas tecnologias, como a electricidade, o computador, o automóvel, etc., temos alterado o ambiente e prejudicado a vida das plantas, dos animais e também a nossa. Também temos alterado a qualidade do ar, da água e dos solos. Assim, por causa da poluição que todos nós fazemos, a atmosfera está a ser alterada e o nosso planeta está cada vez mais quente (o clima está a alterar-se).
    • ESTAMOS A SOFRER ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS POR CAUSA: Da poluição dos mares; Da poluição dos solos; Da poluição do ar.
  • 3. A poluição do ar A Terra está protegida por uma camada de gases chamada atmosfera, que é fundamental para a vida de todos os seres vivos, pois sem ela não teríamos oxigénio para respirar . É a camada de ozono, existente na atmosfera, que nos protege do calor e da luz do Sol. Mas a nossa atmosfera está doente, principalmente por causa do fumo das fábricas, do fumo que sai dos tubos de escape dos automóveis, dos grandes incêndios e da progressiva destruição da floresta para fazer casas.
  • 4. Alguns produtos como os gases libertados por alguns sprays e alguns aparelhos que usamos no dia-a-dia (ar condicionado, frigoríficos, pesticidas, extintores, etc.) estão a contribuir para a diminuição da camada do ozono que já tem um buraco. A camada do ozono
  • 5. O efeito de estufa é o aquecimento anormal do nosso planeta. O dióxido de carbono que se acumula na atmosfera forma uma camada que funciona como uma estufa e aumenta a temperatura da Terra. O clima do nosso planeta vai-se alterar muito : os gelos existentes nas zonas geladas da Terra vão começar a derreter, o nível das águas dos oceanos vai subir e as povoações localizadas junto ao mar desaparecerão. Efeito de estufa
  • 6. Efeito de estufa 1928 2004
  • 7. Os gases poluentes andam no ar transportados ao acaso pelo vento. Quando chove são transportados pelas águas das chuvas – são as chuvas ácidas. As águas das chuvas, assim como a neve, geada e neblina ficam carregadas de ácido e ao caírem prejudicam os solos, as águas, as casas e monumentos, os animais, as plantas e as pessoas. Chuvas ácidas
  • 8. O que podemos fazer para diminuir a poluição do ar? Quando é possível, andar a pé ou de bicicleta; Verificar se a gasolina do carro do pai ou da mãe não tem chumbo; Evitar utilizar o ar condicionado e sprays; Comprar frigoríficos amigos do ambiente (que não produzam clorofluorcarbonetos); Nunca fazer fogueiras na floresta e se vires um incêndio liga depressa para os bombeiros.
  • 9. A poluição da água A água do planeta está a ficar muito poluída e a vida dos oceanos, lagos e rios corre perigo. Vários são os factores que contribuem para a poluição das águas: Acumulação de lixos junto de fontes, poços e cursos de água; Esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou mares; Resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios; Produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água;
  • 10. Lavagem não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível; Naufrágios dos petroleiros que causam o derrame de toneladas de petróleo, sujam as águas e matam a vida marinha – as chamadas marés negras.
  • 11. O que podemos fazer para diminuir a poluição das águas? Não deixar lixo nas praias, pois na maré alta o mar leva esse lixo; Ao passear de barco, nunca deitar lixo para fora deste ; Se virmos esgotos a ir para o mar, devemos denunciar a situação às entidades responsáveis. Atenção: A água contaminada faz com que morram ou fiquem doentes os animais e plantas; não se pode beber, não podemos tomar banho nem com ela regar as plantas.
  • 12. A poluição do solo A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa , da sua rua , do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias , quando, no final de um agradável dia de Verão, regressam às suas casas e deixam o lixo na areia.
  • 13. O que podemos fazer para diminuir a poluição dos solos? Não deitar lixo para o chão, mesmo que seja de pequenas dimensões; Separar o lixo em casa e deitá-lo no ecoponto ( vidro no vidrão ; papel e cartão no papelão, plástico e metal no embalão e pilhas no pilhão); Saber que as lixeiras a céu aberto prejudicam o ambiente e podem causar doenças. O lixo deve ser transformado nas incineradoras, nos centros de compostagem ou nos aterros sanitários; Conhecer e aplicar a regra dos 3 erres: reduzir, reciclar e reutilizar.
  • 14. Lixo orgânico Centro de compostagem Aterro sanitário Incineradora
  • 15. Lixo orgânico Centro de compostagem Aterro sanitário Incineradora
  • 16. Desequilíbrios ambientais Os desequilíbrios ambientais provocados pelo Homem podem provocar a extinção de recursos naturais existentes na Terra, como a água potável, a fertilidade dos solos, o petróleo, o gás e até animais e plantas. Está na hora de começar-mos a respeitar o ambiente. Para que certos recursos não desapareçam da Terra, é importante conhecer-mos outras formas de produzir energia a partir de recursos que nunca se esgotarão como o vento, a água e a luz do Sol .
  • 17. Outras formas de produzir energia As turbinas eólicas são moinhos de vento gigantes que produzem energia a partir do vento. A força da água em queda pode activar máquinas chamadas turbinas para produzir electricidade. (barragens) Os painéis solares podem absorver o calor a partir do Sol e usá-lo para aquecer a água.
  • 18. Medidas de protecção da Natureza Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário proteger o ambiente. Assim devemos: Diminuir a quantidade de gases que enviamos para a atmosfera; Diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água; Cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente; Reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras; Limpar rios, poços, florestas; Plantar árvores, etc.
  • 19. A poluição do ar provoca grandes estragos na Natureza. As árvores libertam oxigénio que purifica o ar poluído. Por isso é muito importante proteger os bosques e as zonas verdes das cidades e das zonas industriais. Por cada criança que nasce, para cada carro que circula, deveríamos plantar dezenas de árvores. As árvores podem melhorar a qualidade do ambiente? Vamos proteger as florestas! E ensinar aos nossos amigos e familiares o que devem fazer para as proteger.
  • 20. Vamos tratar bem o planeta porque ele não é nosso apenas o pedimos emprestado!!!