Alterações Climáticas

2,583 views

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,583
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
80
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alterações Climáticas

  1. 1. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
  2. 2. O que são alterações climáticas? Em muitos países do mundo, incluindo Portugal, o Homem nem sempre tem respeitado a Natureza. Por causa do progresso e da invenção de novas tecnologias, como a electricidade, o computador, o automóvel, etc., temos alterado o ambiente e prejudicado a vida das plantas, dos animais e também a nossa. Também temos alterado a qualidade do ar, da água e dos solos. Assim, por causa da poluição que todos nós fazemos, a atmosfera está a ser alterada e o nosso planeta está cada vez mais quente (o clima está a alterar-se). <ul><li>ESTAMOS A SOFRER ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS POR CAUSA: Da poluição dos mares; Da poluição dos solos; Da poluição do ar. </li></ul>
  3. 3. A poluição do ar A Terra está protegida por uma camada de gases chamada atmosfera, que é fundamental para a vida de todos os seres vivos, pois sem ela não teríamos oxigénio para respirar . É a camada de ozono, existente na atmosfera, que nos protege do calor e da luz do Sol. Mas a nossa atmosfera está doente, principalmente por causa do fumo das fábricas, do fumo que sai dos tubos de escape dos automóveis, dos grandes incêndios e da progressiva destruição da floresta para fazer casas.
  4. 4. Alguns produtos como os gases libertados por alguns sprays e alguns aparelhos que usamos no dia-a-dia (ar condicionado, frigoríficos, pesticidas, extintores, etc.) estão a contribuir para a diminuição da camada do ozono que já tem um buraco. A camada do ozono
  5. 5. O efeito de estufa é o aquecimento anormal do nosso planeta. O dióxido de carbono que se acumula na atmosfera forma uma camada que funciona como uma estufa e aumenta a temperatura da Terra. O clima do nosso planeta vai-se alterar muito : os gelos existentes nas zonas geladas da Terra vão começar a derreter, o nível das águas dos oceanos vai subir e as povoações localizadas junto ao mar desaparecerão. Efeito de estufa
  6. 6. Efeito de estufa 1928 2004
  7. 7. Os gases poluentes andam no ar transportados ao acaso pelo vento. Quando chove são transportados pelas águas das chuvas – são as chuvas ácidas. As águas das chuvas, assim como a neve, geada e neblina ficam carregadas de ácido e ao caírem prejudicam os solos, as águas, as casas e monumentos, os animais, as plantas e as pessoas. Chuvas ácidas
  8. 8. O que podemos fazer para diminuir a poluição do ar? Quando é possível, andar a pé ou de bicicleta; Verificar se a gasolina do carro do pai ou da mãe não tem chumbo; Evitar utilizar o ar condicionado e sprays; Comprar frigoríficos amigos do ambiente (que não produzam clorofluorcarbonetos); Nunca fazer fogueiras na floresta e se vires um incêndio liga depressa para os bombeiros.
  9. 9. A poluição da água A água do planeta está a ficar muito poluída e a vida dos oceanos, lagos e rios corre perigo. Vários são os factores que contribuem para a poluição das águas: Acumulação de lixos junto de fontes, poços e cursos de água; Esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou mares; Resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios; Produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água;
  10. 10. Lavagem não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível; Naufrágios dos petroleiros que causam o derrame de toneladas de petróleo, sujam as águas e matam a vida marinha – as chamadas marés negras.
  11. 11. O que podemos fazer para diminuir a poluição das águas? Não deixar lixo nas praias, pois na maré alta o mar leva esse lixo; Ao passear de barco, nunca deitar lixo para fora deste ; Se virmos esgotos a ir para o mar, devemos denunciar a situação às entidades responsáveis. Atenção: A água contaminada faz com que morram ou fiquem doentes os animais e plantas; não se pode beber, não podemos tomar banho nem com ela regar as plantas.
  12. 12. A poluição do solo A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa , da sua rua , do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias , quando, no final de um agradável dia de Verão, regressam às suas casas e deixam o lixo na areia.
  13. 13. O que podemos fazer para diminuir a poluição dos solos? Não deitar lixo para o chão, mesmo que seja de pequenas dimensões; Separar o lixo em casa e deitá-lo no ecoponto ( vidro no vidrão ; papel e cartão no papelão, plástico e metal no embalão e pilhas no pilhão); Saber que as lixeiras a céu aberto prejudicam o ambiente e podem causar doenças. O lixo deve ser transformado nas incineradoras, nos centros de compostagem ou nos aterros sanitários; Conhecer e aplicar a regra dos 3 erres: reduzir, reciclar e reutilizar.
  14. 14. Lixo orgânico Centro de compostagem Aterro sanitário Incineradora
  15. 15. Lixo orgânico Centro de compostagem Aterro sanitário Incineradora
  16. 16. Desequilíbrios ambientais Os desequilíbrios ambientais provocados pelo Homem podem provocar a extinção de recursos naturais existentes na Terra, como a água potável, a fertilidade dos solos, o petróleo, o gás e até animais e plantas. Está na hora de começar-mos a respeitar o ambiente. Para que certos recursos não desapareçam da Terra, é importante conhecer-mos outras formas de produzir energia a partir de recursos que nunca se esgotarão como o vento, a água e a luz do Sol .
  17. 17. Outras formas de produzir energia As turbinas eólicas são moinhos de vento gigantes que produzem energia a partir do vento. A força da água em queda pode activar máquinas chamadas turbinas para produzir electricidade. (barragens) Os painéis solares podem absorver o calor a partir do Sol e usá-lo para aquecer a água.
  18. 18. Medidas de protecção da Natureza Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário proteger o ambiente. Assim devemos: Diminuir a quantidade de gases que enviamos para a atmosfera; Diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água; Cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente; Reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras; Limpar rios, poços, florestas; Plantar árvores, etc.
  19. 19. A poluição do ar provoca grandes estragos na Natureza. As árvores libertam oxigénio que purifica o ar poluído. Por isso é muito importante proteger os bosques e as zonas verdes das cidades e das zonas industriais. Por cada criança que nasce, para cada carro que circula, deveríamos plantar dezenas de árvores. As árvores podem melhorar a qualidade do ambiente? Vamos proteger as florestas! E ensinar aos nossos amigos e familiares o que devem fazer para as proteger.
  20. 20. Vamos tratar bem o planeta porque ele não é nosso apenas o pedimos emprestado!!!

×