Uploaded on

são compatíveis a ciência e a fé em deus? Declarações de vários galardoados com o prémio Nobel

são compatíveis a ciência e a fé em deus? Declarações de vários galardoados com o prémio Nobel

More in: Education , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
801
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
35
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ♫ Enciende los parlantes HAZ CLIC PARA AVANZAR Declarações de vários galardoados com o prémio Nobel
  • 2. ARTHUR COMPTON (1892-1962) “«Para mim, a fé começa com a compreensão de que uma inteligência suprema deu o ser ao universo e criou o Prémio Nobel de física 1927 pela sua homem. Não me custa ter descoberta do denominado efeito essa fé, porque a ordem e Compton e da sua inteligência do cosmos dão investigação dos raios cósmicos e da testemunho da mais sublime reflexão, declaração jamais feita: “No polarização e espectros dos raios princípio criou Deus”...» X.
  • 3. ARNO PENZIAS (1933- ) «Se não tivesse outros dados que os primeiros capítulos do Génesis, alguns dos Salmos e Prémio Nobel de outras passagens das física 1978 pela sua descoberta da Escrituras, teria chegado radiação de fundo essencialmente à mesma cósmico, padrões que outros físicos conclusão quanto à origem interpretaram do Universo como a que como prova de que o Universo foi nos oferecem os dados criado a partir do científicos». nada ou Big Bang.
  • 4. ERNST BORIS CHAIN (1906 - 1979) «A ideia fundamental do desígnio ou propósito [divino]... olha fixamente para o biólogo não importa onde ponha este os olhos... Prémio Nobel A probabilidade de que um de medicina acontecimento como a 1945 pelo seu trabalho origem das moléculas de com a ADN tenha tido lugar por penicilina. pura casualidade é simplesmente demasiado minúscula para a considerar com seriedade...»
  • 5. ARTHUR L. SCHAWLOW (1921 - ) «Uma pessoa ao encontrar-se frente a frente com as maravilhas da vida e do Universo, inevitavelmente se pergunta porque é que as Partilhou o únicas respostas prémio Nobel de física possíveis são de ordem 1981 pelo religiosa... Tanto no desenvolvim ento da Universo como na minha espectroscop própia vida tenho ia do laser. necessidade de Deus».
  • 6. MAX BORN (1882 - 1970) «Só as pessoas tolas dizem que o estudo da ciência leva ao ateísmo». DEREK BARTON Prémio Nobel de física (1918 – 1998) 1954 pelas suas «Não há incompatibilidade investigaçõe alguma entre a ciência e a s sobre a religião... A ciência mecânica quântica. demonstra a existência de Deus». Partilhou o prémio Nobel de química em 1969 pelas suas contribuições no campo da química orgânica no desenvolvimento da análise conformacional.
  • 7. CHRISTIAN B. ANFINSEN (1916 – 1995) «Creio que só um idiota é capaz de ser ateu». Um dos galardoados ALBERT EINSTEIN com o prémio Nobel de (1879 – 1955) química 1972 pelo seu «Apenas calco trabalho sobre a estrutura as linhas que dos aminoácidos e fluem de Deus». a actividade biológica da Prémio Nobel de física 1921 pelo seu enzima trabalho sobre física teórica, em ribonucleica. particular, a lei do efeito foto-eléctrico.
  • 8. WILLIAM D. PHILLIPS (1948 – ) «Há tantos colegas meus que são cristãos que não poderia cruzar o salão Prémio Nobel de paroquial da minha física 1997 pelo seu emprego de igreja sem topar com raios laser para produzir uma dezena de temperaturas de apenas uma físicos». fracção acima do zero absoluto.
  • 9. «Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. O dia transmite ao outro esta mensagem e a noite a dá a conhecer à outra noite». SALMO 18, 1-2
  • 10. «O que é invisível n’Ele ‒ o seu eterno poder e divindade ‒ tornou- se visível à inteligência, desde a criação do mundo, nas suas obras». ROMANOS 1, 20 A ciência pura e legítima aponta para a existência de Deus e valida a fé n’Ele.
  • 11. Hoje em dia são cada vez mais os cientistas respeitados que por sua vez se declaram crentes, sobretudo graças às suas observações empíricas da criação divina. Quanto mais descobertas realizam, mais patente se lhes torna que o Universo não se produziu por um fenómeno casual nem pelos denominados processos naturais; por trás disso houve necessariamente um Artífice, UM CRIADOR INTELIGENTE!
  • 12. O poeta estadunidense Ralph Waldo Emerson mostrou de maneira sucinta o vínculo entre a ciência e a fé quando afirmou: «Tudo o que vejo me ensina a confiar no Criador acerca de tudo o que não vejo».
  • 13. E TU? Conheces Aquele a quem “conhecer é a vida eterna”? ELE MANIFESTOU-SE ATRAVÉS DE SEU FILHO: Jesus disse: “Quem Me vê a Mim, vê o Pai” (João 14, 9).