GestãO Ambiental

32,029 views

Published on

0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
32,029
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
62
Actions
Shares
0
Downloads
839
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

GestãO Ambiental

  1. 1. Sistema de Gestão Ambiental Freqüentemente usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de parques e reservas florestais, gestão de áreas de proteção ambiental, gestão ambiental de reservas de biosfera e outras tantas modalidades de gestão que incluam aspectos ambientais.
  2. 2. A gestão ambiental empresarial  voltada para organizações (corporações, firmas, empresas ou instituições). • Conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais; • Levam em consideração a saúde e segurança das pessoas, proteção ao meio ambiente; • Eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais.
  3. 3. Objetivos e Finalidades       Objetivo maior da gestão ambiental  melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.       Há também objetivos específicos da gestão ambiental, claramente definidos segundo a própria norma NBR-ISO 14.001. • gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia; • manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores; • produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis; • colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.
  4. 4. O que diz a norma NBR-ISO 14.001 Objetivos da gestão ambiental · implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; · assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida; · demonstrar tal conformidade a terceiros; · buscar certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa; · realizar uma auto-avaliação e emitir auto-declaração de conformidade com esta Norma.
  5. 5. Fundamentos Básicos da Gestão Ambiental    • O crescimento da população humana, principalmente em grandes regiões metropolitanas e nos países menos desenvolvidos, exerce forte conseqüência sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular. • A legislação ambiental exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, exigência essa que conduz coercitivamente a uma maior preocupação ambiental. • Pressões públicas de cunho local, nacional e mesmo internacional exigem cada vez mais responsabilidades ambientais das empresas. • Bancos, financiadores e seguradoras dão privilégios a empresas ambientalmente sadias ou exigem taxas financeiras e valores de apólices mais elevadas de firmas poluidoras. • A sociedade em geral e a vizinhança em particular está cada vez mais exigente e crítica no que diz respeito a danos ambientais e à poluição provenientes de empresas e atividades. Organizações não-governamentais estão sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislação ambiental, a minimização de impactos, a reparação de danos ambientais ou impedem a implantação de novos empreendimentos ou atividades.         
  6. 6. • A imagem de empresas ambientalmente saudáveis é mais bem aceita por acionistas, consumidores, fornecedores e autoridades públicas. • Acionistas conscientes da responsabilidade ambiental preferem investir em empresas lucrativas sim, mas ambientalmente responsáveis. • A gestão ambiental empresarial está na ordem do dia, principalmente nos países ditos industrializados e também já nos países considerados em vias de desenvolvimento. • Cada vez mais compradores, principalmente importadores, estão exigindo a certificação ambiental, nos moldes da ISO 14.000, ou mesmo certificados ambientais específicos como, por exemplo, para produtos têxteis, madeiras, cereais, frutas, etc. Tais exigências são voltadas para a concessão do “Selo Verde”, mediante a rotulagem ambiental .
  7. 7. Figura 1 – Modelo de Sistema de Gestão Ambiental              Fonte: Adaptado da NBR-ISO 14001
  8. 8. Figura 2 – Fluxo do Sistema de Gestão Ambiental             Fonte: WRUK, Hans-Peter. Kapitel 4.3: Normative Vorgaben In: Praxishandbuch Umweltmanagement – System. Tradução livre.
  9. 9. Benefícios da Gestão Ambiental Economia de custos -Redução consumo água, energia e outros insumos; -Reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos, diminuição de efluentes. Benefícios -Redução de multas e penalidades por poluição. Econômicos Incremento de receita - Aumento contribuição marginal de “produtos verde” (vendidos a preços mais altos); -Aumenta da participação no mercado; - Linhas de novos produtos para novos mercados; -Aumento da demanda para produtos que contribuam para diminuição da poluição. -Melhoria da imagem da instituição; -Renovação da carteira de produtos; Benefícios -Aumento da produtividade; estratégicos -Alto comprometimento do pessoal; -Melhoria nas relações de trabalho; -Melhoria da criatividade para novos desafios; -Melhoria da relações com órgãos governamentais, comunidades e grupos ambientalistas; -Acesso assegurado ao mercado externo; -Melhor adequação aos padrões ambientais. Fonte: Adaptado de North, K. Environmental business management, Genebra: ILO,1992.
  10. 10. SGA – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL Etapas de um SGA • Política do Ambiente  posição adotada pela organização em relação ao ambiente; • Planejamento é recomendado que uma organização formule um plano para cumprir sua política ambiental. Identificação aspectos ambientais e avaliação dos impactos ambientais (por exemplo: ruído, resíduos industriais, águas residuais). No planejamento a organização deve ter o cuidado de:  estabelecer e manter procedimentos para identificação de aspectos ambientais que controla e que mantêm influência;  garantir que os impactos ambientais causados estejam considerados no estabelecimento da sua política ambiental.
  11. 11. PROGRAMA AMBIENTAL Clarifica a estratégia que a organização irá seguir na implementação do SGA. Deve-se considerar neste programa: • um responsável para atingir os objetivos em cada nível da organização; • meios e determinação de tempo para que os objetivos possam ser atingidos.  IMPLEMENTAÇÃO - para uma efetiva implementação, é recomendado que uma organização desenvolva a capacitação e os mecanismos de apoio necessários para atender sua política, seus objetivos e metas ambientais. As regras, responsabilidades e autoridades devem estar definidas, documentadas e comunicadas a todos, por forma a garantir a sua aplicação.  VERIFICAÇÃO E AÇÕES CORRETIVAS - definir, estabelecer e manter procedimentos de controle e medida das características chave dos seus processos que possam ter impacto sobre o ambiente; - Analisar não conformidades e adotar ações corretivas e preventivas. Manter registros ambientais (formações e auditorias) identificáveis e acessíveis;
  12. 12. - Procedimentos e planos para garantir auditorias periódicas ao SGA. É recomendado que uma organização mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental.  REVISÃO PELA DIREÇÃO - Rever o SGA, avaliar a adequabilidade e sua eficácia (documentado). “É recomendado que uma organização analise criticamente e aperfeiçoe continuamente seu sistema de gestão ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.”
  13. 13. “ Após todo esse processo a organização deverá estar em condições de proceder à respectiva certificação do seu SGA por uma autoridade independente e externa”.

×