Curso de Administração Financeira

8,546 views

Published on

Aprenda a controlar mais suas finanças através desta apresentação

Published in: Business
0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,546
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
149
Actions
Shares
0
Downloads
578
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Curso de Administração Financeira

  1. 1. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 1 - Pessoas independentes financeiramente não trabalham pelo dinheiroPode parecer mentira mas é a pura verdade, amente de uma pessoa rica está focada não emtrabalhar pelo dinheiro, ao contrário damaioria das pessoas que vivem assalariadas oucom constantes dificuldades financeiras, osricos fazem o dinheiro trabalhar para eles, ospobres não.
  2. 2. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 1 - Pessoas independentes financeiramente não trabalham pelo dinheiroUm bom exemplo que podemos observar é que em geral a parcela dapopulação que trabalha pelo dinheiro geralmente recebe um salário oupagamento em troca de um serviço, mão de obra ou produto, elas usam seutempo, esforço e instrução para receber este salário ou seja estãoliteralmente trabalhando pelo dinheiro.Esta maneira de sustento não está errada porém podemos aprender muitose prestarmos atenção a maneira que os ricos tem de como ganhar dinheiro.Elas simplesmente fazem o dinheiro trabalhar para elas, o contrário nãoacontece. Em geral os ricos aplicam seu dinheiro em investimentos quenecessitam de nenhuma ou pouca participação de seu dono. É o dinheirotrabalhando para eles.
  3. 3. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 1 - Pessoas independentes financeiramente não trabalham pelo dinheiroBons exemplos de investimentos em que você pode fazer seu dinheirotrabalhar por você são:• Ações• Fundos de Investimento• Compra e venda de imóveis• Aluguel• Títulos
  4. 4. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 1 - Pessoas independentes financeiramente não trabalham pelo dinheiroTodos possuímos uma capacidade interna de obter sucesso, terideias criativas, inovadoras e milionárias, o problema é quemenos de 10% da população tem a mente voltada para a criaçãodestes negócios.Em geral passam tempo de mais pensando em trabalhar cada vezmais para aumentar seu salário e falsamente conseguir serindependente financeiramente. O problema é que o foco delasestá em trabalhar mais e mais e não em trabalhar menos e ganharmais.
  5. 5. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRACAPÍTULO 1 - Pessoas independentes financeiramente não trabalham pelo dinheiro Um excelente exemplo que gosto de citar é do filme A Procura da Felicidade com Will Smith, na história, o personagem principal estava focado em conseguir um emprego em uma corretora da bolsa de valores, e para isto deveria fazer um curso sem remuneração e passar por uma prova onde apenas um aluno entre vários seria aprovado. Sua situação piora quando ele se encontra com sérios problemas financeiros, despejado e tendo que cuidar de seu filho de apenas 10 anos de idade. O personagem interpretado por Will Smith chega a dormir em um banheiro público com seu filho. A grande moral da história para quem tem uma mente rica apurada é: Ele poderia a qualquer momento ter conseguido qualquer emprego e ter condição de alugar uma casa, comprar comida e ter uma vida modestamente confortável. O problema é que se optasse por um emprego dificilmente teria condições de passar no curso e atingir seu verdadeiro objetivo, e apesar das dificuldades seguiu em frente e no final atingiu um objetivo muito maior tornando-se inclusive milionário. “Se você foca em um objetivo maior e quanto mais difícil for sua vida, mais sua mente irá trabalhar em busca de oportunidades, e quando elas aparecerem você saberá reconhecer”
  6. 6. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 2 - Por que aprender a administrar minhas finanças Mais de 90% da população não faz ideia do que é administração financeira e como isto não é passado na escola, isto acaba resultando em uma manada de sonhadores com dificuldades em administrar o próprio dinheiro. Para citar como exemplo temos a clássica história do vencedor da loteria que da noite para o dia ficou milionário mas depois de um tempo perdeu tudo. Como eu disse ninguém ensina este tipo de matéria, cabe a cada um de nós procurar instrução e o objetivo deste curso é abrir sua mente para um universo totalmente contrário do que vive a maioria das pessoas hoje.
  7. 7. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 2 - Por que aprender a administrar minhas finançasO mais importante em Administração financeira é saber a diferença entre um Ativo e um Passivo Ativo – Tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso. Exemplo: Salário, Ações, Royalties, Comissões. Passivo – Tudo aquilo que tira dinheiro de seu bolso. Exemplo: Contas, aluguel, alimentação, lazer. Esta diferença básica é toda a base para você administrar bem seu dinheiro
  8. 8. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 2 - Por que aprender a administrar minhas finançasA diferença principal entre as pessoas ricas e as de mentalidade pobre são que osRicos gastam todo seu esforço e conhecimento para aumentar sua coluna de Ativos.Enquanto as pessoas de mentalidade pobre adquirem mais passivos como forma debuscar prazer imediato, pessoas com esta mentalidade gostam de parecer ou sesentir ricas, mas nunca serão.Como sua residência pode ser um ativo se com ela você tem todos os meses contasde água, luz, gás etc.. Um carro não pode ser considerado um ativo logo que tiradoda concessionária perde 30% do valor de mercado além de trazer contas como IPVA,Combustível, Manutenção e multas (a questão do carro não é válida se ele for suafonte de renda como para taxistas, ele acaba se tornando um ativo e logo mereceinvestimento).Além de focar em aumentar a coluna de ativos, outro grande modo de administraçãodas pessoas ricas quando se trata de dinheiro é sempre manter os ativos maioresque os passivos, independente de quanto dinheiro entre.
  9. 9. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 2 - Por que aprender a administrar minhas finançasMais importante do que quanto você ganha é o quanto você gasta. Qualquer um pode serindependente financeiramente ganhando muito ou pouco, depende de como vocêadministra suas finanças. Várias famílias costumam adquirir novos bens mediante apromoções ou quando são promovidas, o problema é que elas nunca estarão gerando umfluxo de ativos para torná-la independente financeiramente, ganharão mais, gastarão mais,trabalharão mais para ganhar mais para consequentemente gastar mais. É uma bola deneve que apenas cria contas e mais trabalho.Quem nunca ouviu notícias de jogadores milionários que vivem endividados? A coluna deativos destas pessoas geralmente são enormes, para a má administração financeira delas acoluna de passivos também é muito grande.Conheço pessoas que ganham muito menos que alguns “ricos” que conseguem fazer seudinheiro render muito mais. É tudo questão de administração financeira
  10. 10. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 2 - Por que aprender a administrar minhas finanças Grande conselho para Administrar seu dinheiroDivida bem seu dinheiro, sempre que receber qualquer quantia da coluna de ativossepare um pouco para cada coisa. Por exemplo:70% – Reserve para suas despesas ( Água, Luz, Telefone, aluguel).15% – Gaste na sua diversão, você merece!10% – Invista, coloque em uma poupança ou faça algum outro tipo de investimento.5% – Guarde para imprevistos.
  11. 11. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 3 - Porque cuidar bem de seus negóciosCada vez que você investe um real sequer na sua coluna de ativos é necessário que você de totalatenção a este investimento e trabalhe para que ele te gere cada vez mais renda. A importância de secuidar de um negócio é tão importante quanto começa-lo.Meu principal conselho é que seu negócio esteja diretamente ligado aquilo que você ame fazer, poisassim fica muito mais fácil e prazeroso acompanhar as atividades e seus rendimentos, assim como ternovas ideias e buscar melhores resultados. Se vai comprar ações, compre de uma empresa que vocêconheça, pode ser da sua marca de chocolate favorita, da sua pasta de dente predileta ou da gasolinado posto que você sempre abastece, começar investindo em algo que já tem sua confiança pelaqualidade é um ótimo passo.Um negócio mal administrado é um negócio fracassado ou tem pelo menos tem grande potencial aisto.
  12. 12. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 4 - A mente bem treinada sabe ganhar dinheiroNovamente volto a dizer que educação financeira não se ensina na escola ou nasfaculdades e muito menos como se ganhar dinheiro. É revoltante passar nossas vidasestudando apenas para ter boas notas e conseguir um bom emprego e ao final detodo esse processo de instrução entre faculdades, horas de estudo e boas notas.Ainda conheço milhares de casos de pessoas que ficam totalmente perdidas, semexperiência com o mercado de trabalho e muito menos com a mínima ideia de comoganhar dinheiro após árduos anos estudando.É isto que acontece com mais de 90% da população e o motivo pelo qual o dinheiroestá concentrado nas mãos de tão poucos. Quem não conhece o caso de umconhecido que fez uma faculdade X e acabou indo trabalhar com a profissão Y, nãoacho errado contanto que seja realmente isto que você pretende e planeja. Porémnão é o que acontece na maioria dos casos.
  13. 13. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 4 - A mente bem treinada sabe ganhar dinheiroA habilidade de criar dinheiro está diretamente ligada ao foco, você já deve ter ouvido falar de casos de pessoasricas que perderam tudo seja por uma crise ou negócio mal sucedido, deve ter ouvido falar também que estapessoa mais tarde conseguiu recuperar todo seu dinheiro e talvez ter feito ainda mais. Isto porque a mente destapessoa está focada na riqueza. Como os filhos de pais ricos que consequentemente serão ricos no futuro. Tenho ocostume de atribuir esta riqueza dos herdeiros não apenas ao fato de ser filho de alguém rico mas ao de ser criadocomo alguém para o sucesso e para ter muito dinheiro. Quando esta pessoa não é criada assim simplesmentetemos casos de filhos que acabaram com a fortuna do pai apenas por não saber administrar o negócio.Inventar dinheiro parece fácil para quem tem uma mente financeiramente bem treinada, chega a um ponto emque investir é tão prazeroso que passa a ser um jogo bem divertido, como ações que podem ter seu valoraumentado da noite para o dia ou um negócio que exija apenas inteligência e não necessariamente dinheiroinvestido, como no caso de músicas, obras de arte etc...O dinheiro parece surgir do nada para estas pessoas, porém elas apenas tem uma mente bem treinada parareconhecer uma boa oportunidade de investimento e “fazer dinheiro” mesmo quando a situação parece não sertão incentivadora, como existem casos de pessoas que enriquecem durante as crises econômicas.
  14. 14. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 5: Trabalhe para aprender e não pelo dinheiroChegamos a outro ponto do curso que espero que sirva como um divisor de aguas na maneira de como você encara seusrendimentos, despesas e modo em como enxerga a vida e seu atual emprego.Já vimos aqui que as pessoas ricas não trabalham pelo dinheiro, fazem ele trabalhar por elas, já que a ideia deste curso é libertar suamente e fazer você enxergar as coisas como as pessoas de mentalidade rica, você também não vai querer trabalhar pelo dinheiro.Trabalhe pelo aprendizado que aquela função pode te oferecer, trabalhe pelo conhecimento.Se você tem um cargo não muito alto em alguma empresa procure aprender sobre a relação do chefe com os funcionários, a maneiracomo as coisas na empresa caminham, toda infra estrutura daquele negócio. Ou seja, absorve o máximo daquilo que você puder,mesmo que você apenas vá servir o café para o chefe. Procure tirar proveito mesmo se aquela função não tiver a sua cara ou vocênunca desejar trabalhar novamente naquilo. Trabalhe para aprender não pelo salário.Porque disso? Quando você está trabalhando em qualquer cargo de uma empresa a tendência é que você conheça mais as áreasdaquele negócio, do trabalho do porteiro até o alto executivo. Como muitos pais fazem com seus filhos visando instruir eles para umdia assumirem a empresa e o grande legado da família, em geral eles começam bem de baixo e com isto passam a conhecer todas asáreas do negócio. Lembra que falamos que era importante conhecer seu negócio? Está ai a prova.Isto também fará com que você possa usar a experiência adquirida em outras áreas da sua vida. Se você trabalha em uma empresade contabilidade, aprenda o máximo possível sobre o negócio, aprenda sobre os clientes, contratos, números tudo. Quem sabequando você tiver seu próprio negócio de contabilidade a experiência adquirida não vá valer a pena.
  15. 15. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 5: Trabalhe para aprender e não pelo dinheiroUma Pequena HistóriaMe lembro da história de um escritor que disse ter conseguido um emprego em uma padaria, seu sonho eramontar seu próprio negócio, porém antes começou trabalhando em um local que já estivesse funcionandopara aprender tudo a respeito do ramo. Começou de baixo, limpando o chão, pratos, e ia conversando comclientes, com os padeiros, pegava receitas e mostrava sempre enorme interesse com os negócios da padaria,recebia bem pouco e apesar de parecer ruim, sua posição lhe permitia o contato com várias áreas donegócio, não demorou e recebeu uma proposta de promoção, passaria a trabalhar no caixa, ganharia mais eteria um trabalho menos cansativo.Ele recusou na hora, queria continuar onde estava, atrás de uma caixa registradora ele sabia que aprenderiamuito menos do que desejava, continuou trabalhando até o dia que pediu demissão e abriu seu negócio,sabendo praticamente de tudo sobre como administrar uma padaria.O que eu tento dizer a você que está acompanhando este curso é: Tenha foco, o caminho até o seu sonhocom certeza será árduo e parecerá longo e pode nem parecer o caminho correto, porém se você se distrair doseu objetivo com certeza o caminho ganhará mais alguns quilômetros. Caso nosso amigo da história acimativesse aceitado a promoção dificilmente teria aprendido mais e o caminho até a abertura do seu próprionegócio teria sido adiado.
  16. 16. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 6: Superando obstáculos Muitos afirmam que desejam ser ricos ou livres financeiramente, porém acabam fazendo muito pouco ou quase nada para de fato atingirem este objetivo, alguns dos motivos pelo qual as pessoas não atingem seus sonhos são alguns obstáculos como: 1- Medo 2- Ceticismo 3- Preguiça 4- Arrogância
  17. 17. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 6: Superando obstáculos O medo é o pai de todos os obstáculos, é ele que nos impede de investir, arriscar, ir atrás do nosso objetivo, sair da nossa zona de conforto e ir em direção ao topo. O medo de perder dinheiro é latente em qualquer ser humano, o problema é que este medo impede as pessoas de ganhar rios de dinheiro. Todos tem medo de perder dinheiro, ricos, pobres, classe média, todos. A grande diferença dos ricos dos demais é a capacidade de agir apesar do medo, isto faz a diferença no mundo das finanças e da vida. Superar o medo não é evita-lo, é agir apesar da sua presença. Pensem nisso e com certeza serão muito mais felizes em suas ações. Sucumbir ao medo é a base para o fracasso. Vivemos constantemente num misto de ambição e medo, onde um nos empurra a empreender e arriscar em busca do sucesso e o outro nos paralisa e nos impede de conseguir tudo aquilo que queremos. O que as pessoas ricas fazem é equilibrar os dois lados e pensar sempre com a razão para decidir qual a melhor decisão a ser tomada e consequentemente a que trará maiores retornos.
  18. 18. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 6: Superando obstáculosO ceticismo é outro mal que impede as pessoas de subir na vida, e também estámuito ligado ao medo, afirmações como “Não sou Inteligente”, “Fulano é melhor doque eu”, e o famoso “E se”, “E se eu ganhar e perder tudo o que eu ganhei”, “Se euficar rico e perder minha fortuna”. Muito gente evita enriquecer pois tem medo deperder tudo. Mas convenhamos, melhor ter algo para perder do que não ter nada.Convivemos constantemente com pessoas que vivem dizendo coisa do tipo “Se fosseuma ideia tão boa, então como foi que ninguém se lembrou disso antes?” “Isso nãovai dar certo”, frequentemente são pessoas bem próximas a gente e que nos amamque costumam proferir estas palavras desmotivadoras.Não seja pessimista com seu negócio, se alguém tem que acreditar nele é você,investidores e clientes apenas irão aderir aquilo que você oferece se você terconfiança no seu produto.
  19. 19. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 6: Superando obstáculos Preguiça:“Quando tiver dinheiro investirei em algo”, “Amanha eu faço”, “Não dá paracomprar”.A Clássica do “Não dá para comprar” é conhecida por todos nós e amplamentedivulgada por nossos pais, as pessoas não se tocam que deveriam mudar esta frase,quando afirmam que não conseguem comprar algo estão matando ali qualqueroportunidade ou ideia que possa surgir para que ela consiga adquirir aquilo quetanto deseja. Que tal da próxima vez que você pensar que não dá para comprarqualquer coisa mudar a frase para “Como posso fazer para comprar isso?”
  20. 20. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 6: Superando obstáculos Arrogância :Arrogância = Ego + Ignorância. Não deixe que a arrogância tome conta doseu dia a dia, sempre existe algo a aprender, você nunca sabe tudo, sempretem alguém melhor que você, e quando ver este profissional não tentecompetir com ele, aprenda tudo que ele saiba e se possível o contrate parasua empresa.Leia livros, busque conhecimento, procure sempre aprender e assim você irádiminuir cada vez mais a chance de deixar a ignorância tomar conta de você.Um bom conselho sobre administração de empresas: Sempre contratepessoas mais inteligentes que você e seu negócio irá longe.
  21. 21. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO 7: Conselhos que valem ouro No decorrer do curso mostrei para vocês como é importante adquirir conhecimento e não focar seus esforços apenas para o dinheiro, se você não fizer isto trabalhará para o dinheiro o resto da sua vida. Também mostrei como é importante controlar seus gastos e administrar suas finanças, e sempre investir nos seus ativos que como vocês viram é tudo aquilo que coloca dinheiro em seu bolso. Procure sempre fazer uma lista da sua coluna de passivos e corte tudo aquilo que puder cortar, com o dinheiro que sobrar invista em ativos. Crie uma conta bancária onde você chamará ela de conta da liberdade financeira, coloque lá todo dinheiro que sobrar e nunca, mas nunca tire ou gaste aquele dinheiro, a menos que você use para comprar ativos. Aprenda com os ricos não tenha raiva deles – Sempre que converso com alguém de mentalidade pobre sobre pessoas bem sucedidas geralmente falam que eles são ladrões e não merecem ter aquilo que tem. Quando mostro ricos que tem o costume de fazer filantropia logo falam “Mas só podem estar doando para deduzir no imposto de renda” ou “Isso é pura ação de marketing”. Tente mudar este pensamento de que as pessoas ricas são mesquinhas e egoístas, se ser rico é algo que você vê com negatividade porque vai querer ser um deles? Procure sempre se aperfeiçoar e buscar novas ideias criativas.

×