Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Receituários de acordo com a port 344 98
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Receituários de acordo com a port 344 98

  • 3,995 views
Published

Este Material é um Resumo sobre as Regras para os Receituários de Medicamentos Sob Controle Especial da Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO e foi produzido pelo blog/site …

Este Material é um Resumo sobre as Regras para os Receituários de Medicamentos Sob Controle Especial da Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO e foi produzido pelo blog/site Farmacêutico Digital para auxiliar os profissionais da saúde e a população sobre este assunto.

Published in Health & Medicine
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
3,995
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
119
Comments
0
Likes
5

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. ♦ REGRAS PARA AS NOTIFICAÇÕES DE RECEITA “A”
  • 2. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. ♦ REGRAS PARA AS NOTIFICAÇÕES DE RECEITA “B1” E “B2”
  • 3. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. ♦NOTIFICAÇÃO DE RECEITA B2  A Notificação de Receita “B2” é utilizada para prescrição de substâncias da lista B2 também chamados de substâncias psicotrópicas anorexígenas. (Port.344/98) (Resolução - RDC Nº 52, de 10 de outubro de 2011)  A Notificação de Receita “B2” contendo medicamento à base da substância Sibutramina deve ser utilizada para tratamento igual ou inferior a 30 (sessenta) dias. (Resolução - RDC Nº 52, de 10 de outubro de 2011) TODAS AS REGRAS PARA O PREENCHIMENTO DA NOTIFICAÇÃO DE RECEITA B1 APLICAM-SE À NOTIFICAÇÃO DE RECEITA B2 SALVO ALGUMAS EXCEÇÕES:  Nos campos: QUANTIDADE, DOSE e POSOLOGIA deve-se calcular a dispensação da quantidade de medicamento suficiente para ATÉ 30 DIAS de tratamento. Não mais que isso.  Substância Sibutramina, sais, isômeros só podem ser prescrita observando: a - Dose diária menor que 15 mg/dia (quinze miligramas por dia). b- É necessário o preenchimento de um TERMO DE RESPONSABILIDADE pelo médico, pelo paciente e pela farmácia juntamente com a Notificação de Receita B2. Emitido em 3 vias. c - O medicamento à base da substância Sibutramina deve ser utilizado em pacientes de peso obesos com índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30 kg/m2 (trinta quilogramas por metro quadrado), num prazo máximo de dois anos. d - O uso deve ser acompanhado por um programa de reeducação alimentar e atividade física. MODELO: NOTIFICAÇÃO DE RECEITA B2  Para as substâncias: anfepramona cloridrato; fenproporex e mazindol classificadas como Anorexígenas e medicamentos que as contenham estão proibidos a aquisição, distribuição, fabricação, manipulação e dispensação após 09 de dezembro de 2011;
  • 4. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. »MODELO: Termo de Responsabilidade do Prescritor para uso do medicamento contendo a Substância Sibutramina Notificação de Receita C2 http://www.anvisa.gov.br/servicos/form/med/gemec/Anexo15.pdf
  • 5. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. ♦REGRAS PARA AS NOTIFICAÇÕES DE RECEITA “C2”
  • 6. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte.
  • 7. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte.
  • 8. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. ♦REGRAS PARA AS NOTIFICAÇÕES DE RECEITA “C3”  O medicamento deve ser prescrito em receituário próprio - “Notificação de Receita de Talidomida” - acompanhado do Termo de Responsabilidade / Esclarecimento.  A “Notificação de Receita de Talidomida” tem validade por 20 (vinte) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida no estado onde foi emitida.  A quantidade prescrita pode ser no máximo para 30 (dias) de tratamento.  O Termo de Responsabilidade/Esclarecimento deve preenchido e assinado pelo prescritor e paciente, em 3 (três) vias, sendo que a primeira via deve ficar retida no prontuário; a segunda via deve ser arquivada na farmácia e a terceira via deve ser entregue ao paciente.
  • 9. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. ♦REGRAS PARA RECEITUÁRIO DE CONTROLE ESPECIAL
  • 10. RECEITUÁRIOS DE ACORDO COM A Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO www.farmaceuticodigital.com NÃO é permitida a reprodução, parcial e/ou total, do material disponível no FD sem a devida identificação da fonte. ♦ SOBRE ESTE MATERIAL: » Este Material é um Resumo sobre as Regras para os Receituários de Medicamentos Sob Controle Especial da Portaria SVS/MS nº 344/98 – CAPÍTULO V – DA PRESCRIÇÃO e foi produzido pelo blog/site Farmacêutico Digital para auxiliar os profissionais da saúde e a população sobre este assunto. » Se você quiser compartilhar, copiar ou imprimir este material. Fique à vontade! Informação tem que ser compartilhada! Apenas peço que não retire os créditos. » Link útil ANVISA Formulários: http://www.anvisa.gov.br/servicos/form/med/gemec/index.htm » Quaisquer observações, correções e/ou comentários sobre este material que você desejar acrescentar. Por favor, envie um email para  contato@farmaceuticodigital.com SOBRE O BLOG O Farmacêutico Digital é um blog/site destinado aos profissionais farmacêuticos e todos os profissionais de saúde que exercem sua profissão com ética e competência. O objetivo do blog/site é o de disponibilizar conteúdos para auxílio didático e prático relacionados a área de atuação do farmacêutico e também para ensinar de forma clara a todos os leitores sobre: medicamentos, farmacologia, saúde, bem estar e todos os assuntos pertinentes para promover o uso racional de medicamentos além de promover um atendimento de qualidade nos balcões das farmácias e drogarias. Uma tentativa de despertar na população a necessidade e a importância do uso racional dos medicamentos.