Artigos cientificos

10,479 views
9,886 views

Published on

1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
  • A Paz de Deus!
    Paulo Guilherme,
    A partir deste material fiz um roteiro para a minha turma de Gestão Escolar II, da Faculdade CECAP e estou tendo muita dificuldade em redigir a referência pois não consegui localizar o ano, o título e não tenho certeza da autora ou do autor.
    Você poderia fazer um slide inicial com todas essas informações e/ou melhor, me enviar a referência para que eu possa respeitar a lei de direitos autorais.
    O meu e-mail é ou .
    Fique na Paz de Deus!
    Profª. Waldicéia de M. T. da Silva
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
10,479
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
114
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Artigos cientificos

  1. 1. FORMATAÇÃOFolha – ofício formato A4Encadernação - plástico transparenteCapa• Nome do ITOP na parte superior da folha -centralizado, caixa alta e em negrito•Nome do Aluno a um espaço abaixo do Nomedo ITOP, centralizado, em caixa alta e em negrito•Título do artigo centralizado, em caixa alta e emnegrito• Cidade em caixa alta e, logo abaixo, o ano.
  2. 2. FORMATAÇÃOFolha de rosto:•repetem-se as informações e a formatação dacapa• acrescenta-se caixa de texto em tamanhode letra 10, um espaço abaixo do título,alinhada à direita, justificada, comespaçamento simples entre linhas: consistena explicitação de que se trata de um artigocientífico, mencionando-se o curso de pós-graduação e o grau pretendido.
  3. 3. Exemplo Artigo científicoNote-se que o texto apresenta-deste exemplo estáampliado para ser do ao Instituto de Pós-bem visualizado. No Graduação – ITOP, comoartigo, portanto, o requisito parcial paratamanho é o acima obtenção do título dedescrito Especialista em Administração.
  4. 4. Estrutura do RESUMOTítulo e subtítulo centralizados, em caixa alta eem negrito;Autor(a) – indicar o nome por extenso, em caixabaixa, um espaço abaixo do título, alinhado àdireita e inserir nota de rodapé para seacrescentar o mini-currículo do autor;Mini-currículo do autor(a) – refere-se a umabreve descrição do perfil do aluno, indicando suaformação acadêmica, bem como sua experiênciaprofissional; o mini-currículo, por vir em nota derodapé, deve estar em letra 10, espaçamentosimples.
  5. 5. Estrutura do RESUMOResumo– Informação sucinta e clara sobre todo o trabalho: apresentação do tema, questão-problema, autores citados (SOBRENOME, ano), metodologia utilizada e resultado obtido.– O texto do resumo deve • não ultrapassar 250 palavras, • ser em um único bloco, sem parágrafo, • estar localizado a um espaço abaixo do nome do autor, com a palavra RESUMO em caixa alta e negrito, centralizada, • Estar em fonte 10, espaçamento simples, seguindo o modelo de margem de todo o texto, • Ser o último tópico a ser redigido.
  6. 6. Estrutura do RESUMO Palavras-chave – de 3 a 5 (média) palavras/expressões significativas do conteúdo do artigo, são separadas por ponto, vírgula, e/ou hífen. Devem vir a um espaço abaixo do texto do resumo, com o item ‘Palavras-chave’ em negrito, caixa baixa, alinhado à esquerda e justificado.
  7. 7. ELEMENTOS TEXTUAISCom o objetivo de delimitar as partescomponentes do artigo, as palavrasIntrodução, Desenvolvimento eConclusão devem vir no decorrer dotexto, digitadas à esquerda, em caixabaixa e em negrito.
  8. 8. Introdução Exposição breve em que se apresenta, de maneira geral, o tema tratado e se relacionam as fontes teóricas consultadas para a realização do artigo.
  9. 9. Introdução Objetivo: Situar o leitor no contexto do tema pesquisado. Conteúdo:• tema e questão-problema• visão global do estudo realizado• definição de conceitos (referencial teórico)• justificativa e objetivo(s) da pesquisa.
  10. 10. Desenvolvimento Núcleo do trabalho onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. (Material e métodos, resultados e discussão).
  11. 11. Desenvolvimento Nesta parte do artigo, o autor deve fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. Conteúdo:• Metodologia• Revisão de literatura• Resultados• Discussão BARBA (2006)
  12. 12. ConclusãoParte final do trabalho e deve expor umaresposta para a problemática do temaproposto na Introdução.A redação deve ser breve, concisa e referir-se às hipóteses levantadas e discutidasanteriormente.O autor pode explicitar seu ponto de vistapessoal com base nos resultados queavaliou e interpretou.
  13. 13. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS Conjunto de elementos que permitem aidentificação de documentos impressosou registrados em diferentes tipos demateriais.
  14. 14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASTrata-se de uma listagem dos livros, artigos eoutros elementos de autores efetivamenteutilizados e referenciados ao longo do artigo.[grifo nosso]As publicações devem ter sido mencionadasno texto do trabalho e devem obedecer asNormas da ABNT 6023/2000. BARBA (2006)Referências bibliográficas são apresentadasem ordem alfabética.
  15. 15. Referência de LivrosSOBRENOME, Nome. Título. ed. Local: Editora,ano.Veja o exemplo:PECOTCHE, Carlos Bernardo González.Introdução ao conhecimento logosófico.2ed. São Paulo: Logosófica, 1983.
  16. 16. Referência de CapítulosSOBRENOME, Nome. “Título do capítulo”. In:SOBRENOME, Nome (org.). Título. ed. Local:Editora, ano.Veja o exemplo: BASILIO, Margarida. “Expressões daruma x-da: uma verificada informal”. In:NEVES, Maria Helena de Moura. (Org.)Descrição do português: definindorumos de pesquisa. Araraquara: EditoraCultura Acadêmica, 2001.
  17. 17. Referência de Artigosde Revistas CientíficasSOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Revista, Local,vol., n°, periodicidade, pp., ano.Veja o exemplo:GATTI, Bernadete. “Implicações eperspectivas da pesquisa educacional noBrasil contemporâneo.” Cadernos dePesquisa, São Paulo, n. 113, jul., pp. 1-11,2001.
  18. 18. Referência de Artigosde Sites CientíficosSOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. In:site, data de acesso.Veja um exemplo: SEIXAS, Cristina Faganeli Braun. “Dissecação de um peixe”. In: http://noticias.uol.com.br/educacao/salado professor/planosdeaula/fundamental/ult39 00u105.ihtm, em 15 de maio de 2007.
  19. 19. ELEMENTOSPÓS-TEXTUAIS Título e subtítulo centralizado e em negrito em língua estrangeira (Opcional); Abstract (caixa alta, em negrito, centralizada) – resumo em língua estrangeira do conteúdo estudado, não devendo ultrapassar 250 palavras. O texto do resumo deve estar em fonte 10, espaçamento simples, seguindo o modelo de margem de todo o texto. Na há paragrafação no resumo, então, deve ser
  20. 20. ELEMENTOSPÓS-TEXTUAISKey-Words (negrito, caixa alta, alinhado àesquerda) - Palavras-chave em línguaestrangeira - 3 a 5 (média)palavras/expressões significativas doconteúdo do artigo, são separadas por ponto,vírgula, e/ou hífen. Devem vir um espaçoabaixo do Abstract. (Opcional);Anexo e/ou apêndices (Opcional);
  21. 21. FORMATAÇÃO (medidas) Paragrafação para todo o texto: 1,5 a 2,0cm Margem direita: 2,0cm Margem esquerda: 3,5cm Margem superior: 3,0cm Margem inferior: 2,0cm Espaço entre linhas (para o texto, exceto oresumo, as citações longas, a nota de artigo e omini-currículo que devem vir em espaço simples):1,5 cm
  22. 22. FORMATAÇÃOFonte (letra do texto): Arial ou times tamanho12Nota de artigo, texto do resumo e citaçõeslongas: fonte tamanho 10, espaço simplesCitação longa: recuo de 4 cm da margemesquerda, espaçamento simplesTítulos: 12 – caixa alta – negritoSubtítulos: 12 – caixa baixa – negritoPapel: A4 – Texto justificado.
  23. 23. CITAÇÃO Citação Direta Reprodução das idéias e palavras de outros autores. Pode ser Curta e Longa:•Citação Direta Curta Citação de até 3 linhas. Deve ser inserida no corpo do texto.Veja o exemplo: “No léxico, como em outros componentes daestrutura lingüística, observam-se muitasexceções.” (LOUSADA & FARIA, 1987, p. 32).
  24. 24. CITAÇÃO• Citação Direta Longa Citação com mais de 3 linhas. Devem vir recuadas ou em blocos, com caracteres menores do que o do texto (fonte10), com o recuo de 4 cm da margem esquerda.Veja o exemplo: É necessário considerar que, de modo geral, nas universidades, onde a pesquisa educacional nem sempre encontramos condições institucionais que apoiem e, nesse quadro, a investigação é revestida de características de iniciativa individual. (GATTI, 2001, p. 05)
  25. 25. CITAÇÃO Citação Indireta Não se transcrevem as palavras de um autor, mas reproduzem-se as suas idéias, informações ou posições.Veja os exemplos: Lapa (1977, p. 274), com muita sagacidade, levanta a questão: o Amadis teria de fato autoria portuguesa? Pode-se dizer que Iracema é o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica. (CÂNDIDO, 1964, p. 219)
  26. 26. CITAÇÃO DE CITAÇÃOApud - citação embasada em outra citação.– O texto é retirado de uma fonte secundária.– LAPA, 1977, p. 274, apud CÂNDIDO, 1964, p. 219. – O texto é de autora de LAPA, mas foi retirado no texto de CÂNDIDO.
  27. 27. DICAS PARA ELABORAÇÃODO ARTIGO CIENTÍFICOPrepare-se!Mantenha registros de tudo o que faz: notas de suas idéias, documentação de programas, anotações de aulas, notas sobre artigos lidos, resultados obtidos em pesquisas.
  28. 28. DICAS PARA ELABORAÇÃODO ARTIGO CIENTÍFICOPlaneje o que vai escrever.Eleja alguém para ler e revisar seu artigona versão preliminar.Observe teor e relevância do que seescreve.Cuide da linguagem e da forma textual.
  29. 29. DICAS PARA ELABORAÇÃODO ARTIGO CIENTÍFICO Não tente dizer muito em um artigo! Fixe-se no assunto principal e somente inclua o que for essencial a ele. Observe o foco e a finalidade do artigo. Busque a questão chave a ser resolvida. Construa frases que impressionem e capture a essência da sua significação. Proporcione aos leitores informações suficientes que lhes permitam julgar se é conveniente fazer uma leitura aprofundada do texto.
  30. 30. Váaté o fim
  31. 31. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1) Tema e título * Adequação do tema ao curso; * Delimitação do tema; * Adequação do título ao conteúdo do artigo. 2) Nível textual * Ortografia; * Pontuação; * Coesão; * Coerência; * Concordância. 3) Formatação e estrutura * Adequação às normas da ABNT e do Instituto; * Estética; * Número de páginas.
  32. 32. * Desenvolvimento do conteúdo;* Seqüência lógica dos fatos;* Enfoque ao título.5) Rigor científico* Cópia de pequenos trechos;* Embasamento teórico;* Metodologia de pesquisa;* Uso de citações;* Aprofundamento teórico;* Análise dos resultados;* Coerência na relação entre teoria e pesquisa;* Exposição das fontes das imagens.
  33. 33. Título do artigoNome(s) do(s) autores Resumo Palavras-chave Breve currículo
  34. 34. Citação mais de 3 autoresTabelas recebem numeração sequencial. Títulos são indicadosacima da tabela.
  35. 35. Título centralizado Espaçamento simples na referência 2 espaços simples entre as referências Modelo de acordo com NBR 14724, de apresentação de trabalhos acadêmicos (Sistema de chamada autor-data)
  36. 36. MODELO DE ILUSTRAÇÃO (FOTO) Identificação sequencial por tipo de ilustraçãoFoto1 - Sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) - SAIN Bloco C Asa Norte - Brasília - DF Identificação da fonteFonte: Brasília (2005). semelhante à citação dentro do texto

×